Ago 28 2013

Mais Beja quer revitalizar centro histórico da cidade

Publicado por as 10:01 em autárquicas 2013

270820131946-440-PSDCentrohistrico
foto: rvp

(a notícia)

Share

33 Resposta a “Mais Beja quer revitalizar centro histórico da cidade”

  1. corbusier diz:

    Não querendo descredibilizar o candidato em questão, acho que o mesmo sofre de “síndrome de arquitecto”.

    Cria um conceito, estabelece a ideia, mas não sabe muito bem como a implementar.

    É uma ideia interessante, contudo de difícil implementação em Beja. Por outro lado a Autarquia não me parece ter a capacidade financeira para algo do género (talvez no tempo do Carreira Marques e nos anos das vacas gordas), o que obriga a depender de terceiros e como todos nós sabemos, hoje o sector da construção civil está praticamente “morto”.

    Lanço uma pergunta ao proprietário deste blog. Procurar saber o número total de habitações devolutas e em péssimas condições no centro histórico de Beja (entenda-se, casas sem condições mínimas para habitar ou ao abandono), o número total de habitações para venda ou habitações em condições para habitar não habitadas.

    Eu não fiz esse exercício (confesso), mas passeando por Beja, facilmente se percebe que não é de novas habitações que a Cidade tem falta. A cidade tem falta é de pessoas e de investidores em novas áreas de negócios, que motivem a vinda de mais pessoas. O resto, vem por acréscimo.

    Atentamente,

    Le Corbusier

  2. mvu diz:

    Não concordo nada com o comentário anterior. O Arquiteto JPC tem muito claro como o vai fazer. Esta grande melhoria na vida da cidade seria conseguida com a abertura de tascas, sim tascas. Como o próprio referiu à RVP “… não cafés, nem restaurantes mas sim tascas…”. Este homem é um génio !!! E para mostrar a força da ideia fez o seu anuncio perante uma plateia de dezenas de pessoas que aproveitaram para dar valiosos contributos que este grande líder ira seguramente implementar. Bem haja JPC

  3. Luis Anonimo diz:

    mvu: esclareça-me só… toda essa convicção em torno do “génio das tascas” é ironia ou é a sério?

  4. João Espinho diz:

    @luis – o mvu só ouviu a parte que lhe interessou. O resto ficou retido na cera dos ouvidos.

  5. Fraquíssima diz:

    O mvu deve de ser algum daqueles génios do tempo dos camaradas e do novo riquismo em que todos sairam da zona histórica da cidade para ir viver num apartamente de luxo ou numa casa com quintal, mais própriamente denominada de “vivenda” e por isso o centro da cidade ficou às moscas tendo a periferia segregado grande parte do comércio e da habitação. Foi por isso que se acabaram muitas das coisas que nos eram tradicionais e faziam parte da nossa história, da nossa cultura e das nossas vidas. Querer revitalizar o centro histórico com aquilo de mais genuino temos e que pode ser uma mais valia para a cidade deveria ser alvo não de críticas mas de aplauso ainda mais numa cidade agrícola em que a vertente vinícula tem cada vez mais importância. Mas as pessoas da nossa cidade são mesmo assim e por isso por muito que se tente, não vai ser fácil que se chegue algum dia a algum lado.
    Se a ideia partisse de outros até talvéz fosse acolhida como que de boa se tratasse, mas uns porque querem esquecer o passado, outros porque se não for em inglês já não soa bem, limitam-se a criticar. Talvéz se JPC tivésse referido à abertura de “cheap eating place” ou “porterhouse” a ideia fosse melhor acolhida pois rimáva mais com “Beja Wine Night”…

  6. Munhoz Frade diz:

    Em que projecto estará a integração das ruínas do Hospital Distrital no centro histórico de Beja?
    (uma provocação bem intencionada…)

  7. AMADO diz:

    O candidato só não falou numa coisa — onde obter recursos financeiros .

    De facto sonhar e mandar umas bocas não custa dinheiro.Mas arranjar casas para artistas se fixarem em Beja , tascas e lojas custa dinheiro Sr. candidato.

    é triste vermos o Sr. Candidato a querer , com os recursos da Camara , arranjar casa para artistas de fora , quando existem tantos BEJENSES que vivem em habitações sem qualquer dignidade !!!!!!!!

    é de facto uma candidatura sem qualquer ideia minimamente coerente e credivel.

    O JPC até parece a equipa do SCP na época passada , arrastando-se penosamente pelos relvados há espera da derrota final.

  8. Melga diz:

    Poucos na foto, mas tudo boa gente !

  9. Francisco Horta diz:

    O JPC é arquitecto????
    O espinho é de esquerda do lado esquerdo????

  10. Francisco Horta diz:

    Confusão…nesta cabeça…

  11. mvu diz:

    @ Luis: então diga-me lá sinceramente o que lhe parece? Ironia é o JPC levar por diante esta candidatura, sério sério era o rapaz ( que até dizem que não é mau tipo) declarar a falta de condições para continuar. Agora, na primeira mostra pública fazer uma conferencia de imprensa para dois jornalistas, pronto foram três, com a proposta de salvar Beja com tascas e casas de artistas !!!!
    Não me lixem …

  12. Fraquíssima... diz:

    Este mvu se não está lá, p’ra lá quer ir…

  13. AMADO diz:

    @ mvu— concordo inteiramente consigo

    Já agora , porque estariam os fotografados tão risonhos ? deixo as seguintes alternativas :
    1- Estavam contentissimos com o elevado nº de jornalistas e fotografos. Segundo consta o Largo da Sé estava repleto.
    2- Tinham tomado conhecimento que Mario Simões tinha sido visto , de sunga amarela , numa Praia das Caraibas , rodeado de beldades.
    3-Tinham tomado conhecimento que João Araujo tinha sido visto com um bruto implante capilar.
    4-Os jovens da foto tinham sido convocados para a Universidade de Verão do PSD.
    5-A candidata á Junta do Salvador tinha tomado conhecimento que a CMB vai promover na 1ª quinzena de Setembro , naquela Freguesia , um concerto com 10 bandas de metalica.
    6-O João Caeiro tinha tomado conhecimento da ultima sondagem do ” EXPRESSO ” a qual lhe atribuia cerca de 1,5 % das intenções de voto.

  14. Melga diz:

    @ AMADO

    Não seja tão mauzinho e a sondagem do expresso, é uma sondagem …

  15. João Espinho diz:

    É interessante como uma simples acção de pré-campanha consegue agitar algumas águas desta parvónia que é a cidade de Beja. Curioso, também, verificar que alguns socialistas, que não teclavam desde Outubro de 2009, regressem agora às caixas de comentários e se manifestem. O que é que se passa para os lados da meia-laranja?

  16. mvu diz:

    @ Fraquíssima: uaiii, isso é que era uma boa ideia, eu ia com o JPC servir os carapauzinhos fritos enquanto ele servia os branquinhos !!! Não me lixem

  17. mvu diz:

    @ João Espinho: não se passa nada, agora. Mas com as ideias do JPC a transformar isto na casa do artista e o JR a fazer um polo da movida serpentina, nunca mais vamos ter sossego. Não me lixem

  18. Zezito diz:

    Realmente,… temos aqui comentadores que, como vivem na tal Beja capital apenas comem no Gambrinus e nem querem ouvir falar de tascas. Mas a verdade é que da Beja capital apenas têm a ilusão e a mania, pois no meio de tantas promessas de “clusters”, não há nada que se veja. E ainda vêm para aqui falar de “sindromes” e “conceitos” quando eles próprios não foram mais do que um conceito inacabado e mal implementado numa cidade que merecia melhor.
    Tive oportunidade de ouvir a entrevista do JPC na integra e posso esclarecer que ele até foi muito concreto quer nas vantagens do que propunha, quer onde iria buscar os fundos para implementar a ideia, nomeadamente ao Programa Jessica, que é específico para a reestruturação de centros urbanos e, para quem não sabe, está à disposição desde o tempo do governo do vosso amigo Guterres. Agora, se as rádios locais, por critérios jornalísticos ou por uma questão de controlo do tempo da notícia, e que eu só posso respeitar, não colocou esta parte no ar, não será problema dele nem lhe poderá ser acatada essa responsabilidade, nem mesmo vir para aqui dizer que são apenas “conceitos”. Disso, estamos nós fartos, de ideias com nomes em inglês para dar mais “finesse” à coisa, mas que não ajudam em nada o nosso Concelho.
    Mas como o PS nada fez e nada tem para mostrar, o que interessa agora é tentar denegrir as outras candidaturas, apelando ao voto útil e até falando em supostas sondagens (que ninguém conhece a não ser estes ilustres e iluminados comentadores) quando, na verdade, se o JPV tivesse tido um mandato decente, não precisaria agora de andar à cata dos votos dos outros pois teria, com mais trabalho e diálogo e menos arrogância, garantido por méritos próprios a votação que eventualmente necessita. Por isso, de cada vez que falam em voto útil, de cada vez que dizem mal dos outros, apenas transmitem a vossa própria incapacidade.
    Continuem assim que a malta, a tal malta que ainda come e bebe nas tascas, está a gostar…!!!

  19. AMADO diz:

    @ MELGA–Cara Melga já não se pode brincar ?

    @ João Espinho– Sabes qual o problema da meia-laranja ? é que o Director de Logistica do Pulido , devido ao facto de estar a tratar de um casal de netos , com 31 meses , 7 dias e 20 horas , não tem podido arranjar uns copos e uns rissóis para a rapaziada.

  20. Zezito diz:

    @mvu – E quantos jornalistas queria que estivessem presentes, se nesta cidade apenas existem 2 rádios e 2 jornais semanais, sendo que um é completamente controlado pelo PS (ou não fosse o seu director o candidato deste partido a Castro Verde) e o outro, que por acaso, e mesmo sendo semanal, até se chama de diário, fecha a edição a meio da semana (o que depois dá azo a que à 6ª feira saiam com títulos já desactualizados)???
    Claro que nas iniciativas do PS devem de estar mais, muitos mais jornalistas…!!! Mandam-nos fazer ali a Beringel!!!
    Vejam mas é se vão já pensando em mandar fazer autocolantes com a carinha do Velez para colar nos cartazes por cima da do JPV. É que hoje, 5ª feira, e até notícias em contrário, o vosso candidato oficial nem sequer é o carequinha do JPV.
    Preocupem-se com a vossa vidinha e deixem os outros trabalhar pela cidade e pelo Concelho.

  21. De Barro diz:

    Uns investimentos vão para Évora, e outros para o Algarve… por cá pintam-se paredes, regam-se as flores, etc.
    A culpa só pode ser de 2 coisas: Ou do PSD, ou da CDU!

    Noticia na Revista Grande Consumo:

    “O grupo Jerónimo Martins está a reforçar a sua capacidade logística, com a construção de um novo centro no Algarve.Irá abastecer todas as lojas Pingo Doce e Recheio, no Algarve e em parte do Alentejo.”

    Onde está a captação de investimento da beja capital? Onde está o contacto com as empresas?

  22. mvu diz:

    @ Zezito: não se enerve homem, que isso pode fazer-lhe mal. Realmente estava a tentar manter um registo com algum humor, confesso que por vezes um pouco negro, mas que deveria manter-se apenas por momentos bem passados no blog do Zé. Mas ainda assim vou ter que lhe dar um toque: não sei se já teve oportunidade de comer no Gambrinus, eu já tive e por várias vezes, mas isso não fez de mim uma pessoa diferente. Pena não termos cá dois ou três destes restaurantes, amigo deixe que lhe explique que ter restaurantes destes é sinal da presença de pessoas, de poder de compra, de desenvolvimento, de criação de emprego, de forte presença turistica, entre outras variáveis que concorrem para o desenvovimento local. Não temos nada de isto em beja porque durante mais de 30 anos os comunistas levaram a cidade à ruína e ao descalabro, sim mesmo que o seu amigo JPC diga que eles são porreiros e bons amigos, a verdade é esta. E queriam agora que o JPV em quatro anos fizesse um milagre? A malta que come e bebe nas tascas, faz muito bem, (eu também o faço, porque ao contrario de si não tenho preconceitos), gostava de alguém que apostasse na sua cidade e no concelho com coisas novas para poderem ter emprego para os seus filhos ou poderem dizer a outros que foram obrigados a sair que voltem. Para isto é necessário um projeto de continuidade que teve o apoio de muitos independentes e social democratas há quatro anos e terá seguramente este ano também. Quando ao JPC a melhor sorte possível mas isto não é para ele. Não vou falar do Mário Simoes por respeito ao JPC

  23. Fraquíssima... diz:

    @ Zezito – Não me parece que os jornalistas das conferências de imprensa do PS sejam de Beringel, … têm mais “pinta” de Paquistaneses… é ás “caminetas”…

  24. AMADO diz:

    @ mvu— mais uma vez estou em total acordo consigo.

    @ zezito–O JPC é uma óptima pessoa só que entrou num campeonato que não é o dele.
    De facto tenho bastante pena de o ver misturado com Simões , Gaspar e Araujo.
    É uma pena vermos alguns sectores do PSD a defenderem uma politica de TERRA QUEIMADA para Beja. Se não somos nós então que seja o PCP , lamentável.

    ZEZITO por acaso já pensou que o Pulido recebeu uma Camara que foi gerida pelo PCP durante mais de 30 anos ,com todos os
    vicios no seu funcionamento interno , com um nivel de endividamento elevado , com uma brutal crise económica e financeira em Portugal ? Duvido que face a todos estes condicionalismos fosse possivel fazer melhor.

  25. De Barro diz:

    @amado

    Você defende tanto o pulido… Deve andar á procura de pão… Deixe lá de criticar os outros, e veja mas é as habilidades que esse cabecinha de rola anda a fazer…

    Conhece a Cebal? Sabe quem é que arranjou lá trabalhinho á pouco tempo? Uma menina chamada Sara Valente… Sabe quem é, ou quer que eu lhe diga?

  26. Rato dos Pomares diz:

    Estive a ler os comentários anteriores e verifico que tenho razão (como é, aliás, costume). Quando no Praça o camarada Espinho é do PSD, as vozes do “voto útil” calam-se.
    Quanto ao desafio bem intencionado do camarada Munhoz Frade, estou capaz de arriscar que, uma boa ruína é sempre muito apreciada num centro histórico. Essa que refere será seguramente integrada até porque vai valorizar muito o miradouro do depósito da água.

  27. Alberto Jardim diz:

    Meus senhores e minhas senhoras, em vez de irem buscar os espiritos do passado (Carreira Marques, etc) Metam na cabeça, que é vergonhoso com a idade que têm passarem tanto tempo a escrever merda, e a criticarem quem sabe e pode fazer melhor! Portanto deixem-lá os espiritos que se auto-masturbão, desliguem os pcs e vão trabalhar. Vão fazer algo de util! Quanto às misteriosas sondagens, que sabe Deus de onde vieram fuck them

  28. AMADO diz:

    @ de barro— relativamente a essas situações não tenho nenhum empatado.
    O que sofro é de uma doença terrivel— sou profundamente anticomunista

  29. Fraquíssima... diz:

    Parece que a falta de gente na conferência de imprensa no Castelo, balança com o nº de comentários deste post…EHEHEHEH, andam nervosinhos andam…andam!!! Já se sabe quem são os candidatos dos “partidos de esquerda” ou estão á espera…ainda!!!

  30. Zezito diz:

    @mvu – Não fico nervoso por tão pouco, só não gosto de pessoas que se arrogam os donos da verdade sem conhecerem todos os factos ou que mandam piadolas sem nexo apenas para criar confusão. Mas fico contente por saber que já comeu no Gambrinus. Eu também, e para lhe dizer a verdade acho que a fama não corresponde à qualidade da comida. Pelo mesmo preço, ou menos, há outros melhores em Lisboa. Mas concordo consigo quando diz que é pena não termos cá dois ou três destes restaurantes, porque efectivamente atraem turistas com poder de compra, criam emprego e contribuem, não só para o desenvolvimento local, mas também para a promoção da cidade e para que se fale de Beja.
    Também nunca ouvi o JPC dizer que os comunistas, em especial, são porreiros e bons amigos. Já o ouvi sim dizer, e várias vezes, que não tem problemas em ser amigo de ninguém nem exclui ninguém apenas por causa da cor política. E isso pode-se facilmente verificar pelos mandatos em que esteve na Junta de Freguesia de Santa Maria, primeiro com a CDU e agora com o PS, em que sempre assumiu a defesa dessa freguesia sem pensar em jogos políticos.
    Efectivamente, o JPC não vomita ódios, nem contra a CDU, nem contra o PS, nem contra ninguém. Ao contrário de alguns.
    @Amado – Relativamente às pessoas de que fala, não me parece bonito nem correcto andar a atacar pessoas sem que essas tenham hipóteses de se defender. Mas essas declarações vão realmente muito na linha daquilo que foram os últimos comunicados da concelhia de Beja do PS para a comunicação social. Muito ataque pessoal e pouca política. É o que dá quando não temos mais argumentos. Se fosse um bocadinho mais bem informado, veria até que as pessoas que refere nem fazem parte das listas do “Mais Beja” nestas autárquicas, pelo que estar a trazer o nome deles à discussão não tem qualquer justificação.
    Relativamente ao que afirma relativamente a este não ser o campeonato do JPC, se calhar tem razão. Ao contrário de todos os outros candidatos, o JPC nunca teve tachos nem panelas, nunca viveu da política, não precisa da política, não tem os vícios de anos de governação autárquica,… Realmente, no meio de tanto tachista, ele se calhar está a mais. Ou não, porque se calhar é mesmo o único que assumiu a candidatura para defender o seu Concelho e a sua cidade.
    Só mais uma coisita. Que eu saiba, o actual executivo ainda conviveu, nos primeiros 2 anos, com a grande expansão económica no tempo do seu amigo Sócrates, ou não??? Justificar o nada ter feito com a crise económica em Portugal parece-me desculpa de mau pagador.

  31. AMADO diz:

    @ zezito — V. Exª ou está mal informado , ou pretende fazer-se parvo. Concerteza que sabe que as peças referenciadas são a ” cupula ” do PSD em Beja. Um é Deputado e Presidente da Distrital , o outro é Presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD , escreve os discursos do 1º , e o resto todos conhecemos. o outro é um professor de ginástica que é o ” coordenador autarquico , além de outra qualidades que todos conhecemos-
    Concerteza que no ” day after” das eleições o PSD terá forças para se regenerar e libertar desta gentalha.

    Acerca do Socrates só lhe dou uma resposta : se quiser ver o cartão do PSD eu mostro.

    Continuo a referir que o JPC é uma jóia , só que está totalmente deslocado daquele lixo que controla o PSD em Beja. Aquelas velhotas que aparecem sempre á volta dele deviam ficar em casa. São um péssimo retrato para uma candidatura que quer ser inovadora.

    Relativamente ao Gambrinus também discordo de si. Há 36anos que lá vou e é de longe o melhor restaurante de Lisboa

  32. Zezito diz:

    Peço desculpa pela demora, mas ao fim-de-semana prefiro a praia à net :-))))
    @Amado – Se quiser mostrar o cartão de militante, essa é uma opção sua… Eu não sou militante de partido algum, nem sócio do Benfica, mas também eu poderia vir para aqui dizer que era militante deste ou daquele partido, pois como não há maneira de confirmar… Mostre então que é homem de coragem, faça um scan do cartão e envie ao Espinho, que ele de certeza publicará.
    De qualquer modo, e para quem é militante do PSD, o sr. é que parece que se quer fazer de parvo, ou então está mesmo mal informado, pois que eu saiba o presidente da Mesa da Assembleia Distrital não é quem o sr. que refere, mas sim o JPRamoa. É o que dá, quando se têm odiozinhos de estimação nem conseguimos enxergar com clareza o que temos à nossa frente…!!!
    Aliás, e já que falo do Ramoa, que me lembre, quando foi ele o candidato do PSD à CMBeja, o presidente da Distrital era, se não estou em erro, o seu amigo de Ourique que também era amigo do Simões e do Gaspar, e não foi isso que impediu o PSD de Beja de apoiar o JPRamoa.
    E para mais, se realmente tem pelo JPC a consideração que tenta aqui demonstrar, nem deveria vir para aqui tentar desacreditar a candidatura dele indo buscar para a discussão nomes que não têm nada a ver com a mesma. Se realmente tem assim tanto ódio por aquelas pessoas, resolva esse problema num psicólogo ou directamente com elas. Volto a dizer-lhe, não venha para aqui, por causa desses seus ódios mal curados, prejudicar quem nada tem a ver com os seus problemas.
    Quanto às senhoras, conheço melhor uma, ou não morasse eu em S. João Batista. E daquilo que é a minha própria experiência, nunca tive melhor presidente de Junta de Freguesia, pelo que entendo perfeitamente que seja ela novamente a candidata, até porque ainda, e ao contrário do seu amigo JPV, não está no limite dos mandatos. A outra senhora conheço menos bem, mas daquilo que me dizem os meus amigos que moram na Freguesia de Salvador, é uma senhora simpática, acessível, sempre prestável, que tem ao longo dos últimos anos trabalhado como ninguém em prol da sua freguesia, e assim sendo só se justifica a aposta nas suas candidaturas.
    Mais uma vez, só podem ser ódios reprimidos isso que vai dentro de si. Você deve ser daquelas pessoas que passou a vida pensando ser o dono da razão e que nunca ninguém compreendeu. Quase que apostava que é filho único!!!! Trate-se!!!

  33. Alberto Jardim diz:

    @ Amado – Deixe-me ensinar-lhe que em qualquer debate, deve haver regras e seriedade. E a primeira regra, é não dizer mentiras! Sublinho: Não dizer mentiras! E que o senhor disse é uma mentira! E o senhor utiliza a mentira para atacar tudo e todos, e depois faz-se de vitima! Mas diga-lá o senhor é a favor ou é contra? O que é que o senhor pensa? O que é que o senhor pensa do combate que estamos a fazer? É favor ou é contra a reestruturação da sua cidade? Quer continuar a assistir à pouca vergonha que é o executivo Socialista Bejense ou quer mudar para melhor? Mudar para uma realidade em que a igualdade social não é uma ideia mas uma realidade? Diga-lá o que é que pensa? O que é que pensa do fim do elitismo socialista de Beja?

Deixe Uma Resposta