Jul 24 2013

Uma ou duas boas razões para votar na CDU

Publicado por as 9:40 em autárquicas 2013

A candidatura de João Rocha afirma que a Câmara de Beja deve regressar para as mãos da CDU.
Os meus leitores, tão atentos ao que se passa na nossa cidade, digam-me uma ou duas razões ( válidas) que levem os eleitores a querer o regresso do PCP à Câmara de Beja.
Vá, um pequeno esforço e vocês serão capazes de enunciar essas (boas) razões.
Obrigado.

/este é o post 8.300 da Praça/

Share

41 Resposta a “Uma ou duas boas razões para votar na CDU”

  1. Carla Esteves diz:

    1. Para que possam meter os caciques de volta a controlar os trabalhadores da Câmara e voltar a reconstruir O NINHO;
    2. Para que a programação da cidade volte a ser mais fechada e só para alguns “gostos”

  2. Cromo da Bola diz:

    Para que o Miguel Ramalho continue a fazer as suas asneiras tal como tem feito durante toda a sua vida politica.

  3. se eu pudesse... diz:

    Na minha modesta opinião, o problema não é João Rocha, ou Pulido Valente ou seja lá quem for. O mal é este sistema eleitoral autárquico que temos, completamente decrépito e caduco. Por exemplo na nossa vizinha os Alcaides fazem o que podem e o que não podem para defender a região, não sei se é por terem regionalização ou se são mais exigentes não só com eles, mas com todo o staff eleito. Aqui vive-se uma autentica subserviência ao partido. Situação agudizada nos partidos mais à esquerda do espectro eleitoral, devido ao avassalamento cego que devem as chefias. Muitas vezes fazendo fretes e tomando partido nada positivos à zona que os elegeram e representam.
    É precisamente por isso que a esquerda está a perder terreno eleitoral, e nem com a verdade dos números escarrapachada à frente dos olhos a querem ver.

  4. Rato dos Pomares diz:

    Caro João Espinho! Permita-me que confidencie aquilo que julgo que o meu amigo já saberá. Se eu votar CDU nas próximas autárquicas, será a primeira vez que voto CDU (APU, PCP, etc), em autárquicas ou em qualquer outro contexto. À esquerda, mesmo à esquerda, só votei uma vez, BE, nas eleições para o Parlamento Europeu, em 2004 (se bem me recordo). Ainda à esquerda (???), votei Guterres, em 95 e votei Pulido Valente em 2009.
    Quanto à questão que o meu amigo coloca, razões para votar CDU/João Rocha (a questão não está formulada nestes termos mas vai dar ao mesmo) nas próximas autárquicas, ocorrem-me duas.
    Primeira: Mérito. Comparar o mérito (valor, capacidade, com queira) enquanto autarcas (sublinho enquanto autarcas), de João Rocha com Francisco Santos (o “voltar” que refere no seu post remete clara e obviamente para este ex-autarca) é o mesmo que comparar a Feira de Castro com o olho do cú*, respectivamente. E sem grande esforço até posso substituir o nome de Francisco Santos por mais meia dúzia de “aprendizes do mester da governação autárquica” que a escala que subjaz à comparação que fiz continua a ser a adequada.
    Segunda: Positividade. A democracia, entendo eu, remete para a capacidade de escolha, em liberdade, de um projecto (de governação autárquica, neste caso), sem peias e sobretudo (sublinho sobretudo) sem efeitos retroactivos.
    Se assim não fosse, o PS não mais voltaria a ser governo porque um dia existiu Sócrates e o PSD… Bem o PSD pós Coelho (Relvas, Gaspar), nem nas autárquicas de Tethys voltava a eleger um presidente de junta.
    * Expressão que aprendi no Alentejo e que por isso, presumo, os frequentadores do Praça conhecerão.

  5. Querido lider diz:

    Para devolver a Câmara à população permitindo que as pessoas possam voltar a subir ao primeiro andar da Câmara.

    Para afirmar a cidade de Beja no contexto regional e nacional, dando relevo aquilo que de bom se faz neste concelho, apoiando as coletividades sejam elas deportivas, culturais ou de outro cariz.

    Quer 21 razões? Ou 50? Ou 100?

  6. Ana Maria diz:

    1. Só se quisermos que Beja volte a ser “propriedade” de um partido e encalhada nas ideologias
    2. Só se quisermos perder o que se ganhou nestes 4 anos: a Câmara é a Câmara não é um Partido (ouviu Querido Lider, eu votei sempre CDU e nunca fui tão bem recebida na Câmara como agora, por isso deixe-se de tretas!)

  7. CC diz:

    1 – Para aumentarem a dívida deixada em 2009 de 23 MILHÕES DE EUROS ( reduzida em 3 anos em 11 MILHÕES DE EUROS ) !

    2 – Para fazerem toda a documentação de dezenas de milhares de euros de campanhas autárquicas ( 2009 ) para os concelhos Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo e Mértola, nas instalações da câmara de Beja, com o dinheiro de todos os contribuintes bejenses e portugueses, e que passados 4 anos continua na JUSTIÇA dos tribunais com participação no Ministério Público e Polícia Judiciária, com os computadores e impressoras apreendidas à data, a aguardar julgamento da gestão PCP / CDU, que agora tem o tema CONFIANÇA, em quem se alguns candidatos são os mesmos do anteriormente ???

  8. Atento diz:

    Para continuar com o despesismo, entretanto semi-interrompido; e para voltar a recolocar na Câmara aqueles que tiveram de “fugir” após as eleições de 2009. São razões bastante válidas!

  9. Maria vai com as outras diz:

    Com a permissão de Jamilo da Purificação:
    1 – João Rocha conseguiu limiar as arestas dentro do seu próprio partido, não excluindo ninguém. E apresenta para as eleições sobretudo um projecto abrangente, que envolve toda a sociedade, sem exceções.
    2 -João Rocha não tem ainda as zangas e incompatibilidades institucionais que são por demais visiveis na candidatura de Jorge Pulido Valente

  10. tiro pela culatra diz:

    Quer-me cá parecer que lhe está sair o venenozinho pela cu….latra. Mas pronto, cá vai (de acordo a 100% com o rato dos pomares e o querido lider):
    – para voltar a existir desenvolvimento cultural, apoio às associação e agentes culturais, valorização dos artistas locais.
    – para voltar a haver diálogo, abertura, capacidade de ouvir as pessoas e não entricheiramento no 1º andar dos paços do concelho.
    – para acabar com a falta de respeito pelos funcionários (agora chamam-se colaboradores, é chique) maior consoante as diferentes cores politicas mas geral mesmo para os da mesma cor…
    – para praticar de facto o lobby por uma cidade com desenvolvimento economico e não assente em “pilares” de areia.

    Mais?

  11. Zé do Ferro diz:

    É só rir…

    Resumindo, a razão mais frequentemente apresentada pelos fregueses aqui da tasca (e apoiantes da foice & martelinho) é:

    – Voltar a distribuir euros pelos “camaradas” e amigos nas associações (e certas e determinadas empresas, não é?) que nunca souberam fazer mais nada da vida do que viver à custa do erário Camarário e dos Contribuintes… Belo!

    Já pararam para olhar para o estado do País? Porventura acharão que a Câmara têm uma árvore de patacas?

    Há de facto, gente muito mal habituada nesta Cidade.

  12. Da Cabeça Gorda diz:

    Sr. Espinho permita-me corrigi-lo. A pergunta não está bem formulada. Não se trata do regresso do PC, trata-se da vitória de João Rocha.
    Tal como à 4 anos, as pessoas em Beja estão descontentes, querem mudança e acima de tudo precisam de uma candidatura o mais abrangente possível.
    A candidatura de J.R. é muito mais do que o PC, é também de pessoas de outros partidos, em particular do seu. (Veja-se o caso de Serpa…)
    aqui vão alguns motivos:
    1 – J.P.V. Esteve na C.M.B. dois anos a part time.
    2 – J.P.V. Incompatibilizou-se com quase toda a gente, em particular com várias instituições.
    3 – J.P.V. Não têm estratégia para a cidade.
    4 – J.P.V. Fez promessas e mais promessas que não cumpriu.
    5 – J.R. É um homem de trabalho e obra e não de conversas da treta, como acontece com o actual executivo.
    6 – J.R. É um home “livre” das ideologias e perseguições politico partidarias.
    7 – J.R. Têm a capacidade de trabalhar “com todos” incluindo os que agora são oposição.
    8 – A câmara de Beja precisa de um lider! Não de uma cambada de moços pequenos.
    Já agora, devolvo-lhe a mesma pergunta. Apresente lá duas razões *(validas) para os eleitores votarem nos seus “Amiginhos”.
    *( não contam oferta de bilhetes para espectáculos no Pax Julia e visitas ao gabinete do vereador da COLTURA)
    “Amiginhos” orig. do latim ter inimigos em comum. Unidos em torno da desgraça dos outros. Juntos para dizer mal do próximo.
    E já agora podia apresentar apenas uma razão, para o sr. andar por aqui a defender estes “artistas” e ao mesmo tempo (é?) ou (pretende ser?) candidato do PSD.
    Penso que o PSD “DE BEJA” têm um espinho na garganta. Ou será que têm uma lagrima no canto do olho?

  13. João Espinho diz:

    @cabeça Gorda – como eu gosto de vos ver preocupados com aquilo que eu penso ou deixo de pensar. Repete-se o filme de há quatro anos. Os resultado são conhecidos. Não aprenderam? Parece que não. Pode ser que aprendam com o JR ( tem tarimba).
    e reforço aquilo que escrevi: é o regresso do PC à CMB. A não ser que tentem agora “camuflar” essa intenção…

  14. cardeal diz:

    @ João Espinho–é óbvio que os comunas esqueceram-se que estiveram no poder de 1975 a 2009.É obvio que estão novamente á rasca e pretendem que o eleitorado do PSD vote útil no PCP.É obvio que o JR pretende apresentar um ar mais civilista para o qual conta com a assessoria de dois/três papalvos que se dizem do PSD. É óbvio que por beber champanhe e por viajar pelo estrangeiro não deixa de ser militante do PCP e de colocar em pratica toda a miserável prática politica do seu partido.

  15. José Costa diz:

    @ DA Cabeça Gorda,

    Bilhetes á borla para o Pax Julia? Até parece mentira que aluem que diz ser do meu partido se vende por tão pouco… até custa a acreditar que um pessoa para ter de borla meia dúzia de bilhetes por ano, tenha que se escravizar escrevendo coisas bacocas num blogue asqueroso como este o ano inteiro! Ou será como o tal sacristão que andava a cravar sopa de pedra ás pessoas, e á medida que o tempo passava pedia para juntar presunto… chouriço… um cadinho de queijo… etc…

  16. El Juanito diz:

    Ora bem, uma razão válida!
    Por exemplo o regresso da foguetagem da meia noite de 24 para 25 de Abril, tenho cá umas saudades!!!!
    🙂

  17. Paulo Tiago diz:

    a) Para voltarem a comprar BMWs para a a Câmara de Beja: João Rocha gastou dinheiro num bruto dum BMW antes de renunciar ao mandato em mais de 50 mil euros que o Presidente actual até tem vergonha de tirar da garagem;
    b) Para encher a Câmara de cadeiras bem caras, daquelas que custam milhares de euros e q comprou também la para a sala de Serpa

  18. Jamilo da Purificação diz:

    Obrigado, Maria vai com as outras.
    É a primeira vez que alguém me cita. Pelo que fico não só honrado, como enternecido pelo facto.

    Sobre a proposta de J. Espinho. Aqui vai:
    – Pelo desenvolvimento sustentado de Beja e da sua região. Algo que JPV falhou redondamente.
    – Pelo diálogo institucional entre todos os intervenientes. Algo que também esteve arredado com JPV.

  19. Celso diz:

    João, que entendes por….. “válidas” ?

  20. tigre alentejano diz:

    1ª razão- Para que o Sr. Rocha coloque na Autarquia pessoas competentes como L. Serrano, J. Araujo ou S. Rodrigues, todos da direita ou extrema direita (claro que grandes amigos);
    2ª Razão- Para que voltem os cubanos ao Pax Julia e se apoie as Associações dos amigalhaços, claro que a divida vai aumentar, mas como eles próprios dizem: que se lixe!

  21. cardeal diz:

    @ paulo Tiago— aqui em Beja repete-se muito o ditado ” a galinha da minha vizinha é sempre melhor do que a minha ” é o que se passa com o comuna do JR. Por o homem vir de Serpa parece que vem salvar Beja.

    Aos CDS , PSD e PS nunca se esqueçam : um COMUNA é sempre um COMUNA ,mesmo que venha revestido a diamantes

  22. José Costa diz:

    Espinho:

    Quero pedir-lhe um favor: Apague todos os meus comentários neste blogue, porque não quero continuar presente num blogue nojento como este, porque você é um vendido e um gajo faccioso.

  23. F@ce to f@ce diz:

    A ) – Fazer outro concurso p/ engenheiro civil como em Serpa, eliminar 17 candidatos e colocar a filha em Técnica Superior a única que restou

    B ) – Tentem saber valor da dívida no final de 2012 da autarquia de Serpa a fornecedores e empreiteiros de vários milhões de euros e não conseguem

    É este tipo de homem do PCP e da CDU, já reformado como autarca e que vem acumular vencimento em Beja que os bejenses desejam ?

  24. João Oliveira diz:

    1 – Para “chatear” o Sr. João Espinho.
    2 – Para que os militantes do PSD possam votar num projecto com valores.

  25. João Espinho diz:

    “José Costa diz:
    24 de Julho de 2013 às 22:19 e
    Espinho:
    Quero pedir-lhe um favor: Apague todos os meus comentários neste blogue, porque não quero continuar presente num blogue nojento como este, porque você é um vendido e um gajo faccioso.”

    @zé Costa – num dos intervalos das minhas frequentes idas ao Pax Julia e aos gabinetes da Câmara, vou tratar dos seus comentários. Como compreenderá, é coisa para demorar um certo tempo.

  26. João Espinho diz:

    @celso – válidas, ou inteligentes, se me faço entender

  27. Armando diz:

    Votar na CDU é bom para:
    – alimentar os lobos que ficaram com fome e se fararam de uivar durante este mandato!
    – pôr o partido comunista a tomar conta da câmara e dos trabalhadores como se esses fossem obrigados a isso?
    – pôr o João Rocha a cavar divida novamente como fizeram os seus camaradas e como ele fez em Serpa?
    – dar um ordenado melhor ao tal que ganha pouco na Associação de Jovens?
    – para esbanjar dinheiro à grande com viagens ao Brasil como em tempos idos?

    NÃO, Obrigado!

  28. Mafalda G Veneta diz:

    razões…válidas?! depois do que aqui li.. não há!!

  29. João Espinho diz:

    @oliveira Não me chateio com essas coisas. É assim a vida em Democracia. Uma vezes perde-se, outras ganha-se.

  30. João Espinho diz:

    @zé Costa, mais uma coisa. Se o blog é assim tão “nojento” por que razão insiste em cá vir tantas vezes?

  31. Maria vai com as outras diz:

    O blog não é nojento, antes pelo contrário. É um exemplo acabado de tolerância e de funcionamento correto e democrático.
    E José Costa, esta é a pior altura para daqui sair, isto porque se prevêm debates bem acesos e logo aliciantes. Pelo que seria um erro flanquear esta tribuna aos seus adversários politicos. Isso é o que eles gostariam.
    E se J. Espinho, mesmo do PSD, parecer dar a sensação de estar a linhar com JPV. E se isso for mesmo verdade e a sério. Está no seu pleno direito.

  32. João Espinho diz:

    Gostaria que me indicassem onde e quando manifestei estar a alinhar com JPV. Ou será que estamos perante a teoria de que os amigos dos meus inimigos meus inimigos são?

  33. Rato dos Pomares diz:

    Não tem forçosamente que ser assim. Aliás quer parecer-me que tem sido uma atitude mais do tipo “os inimigos dos meus inimigos, meus amigos são”!
    Mas este é um blog “cool” e democrático. Cada um é o que quiser e isto aplica-se obviamente ao mestre Blogger!

  34. se eu pudesse... diz:

    Mas saíram algumas sondagens? É que estou a achar os comunas mais agitados do que é costume

  35. cardeal diz:

    @ se eu pudesse…. O Xico Santos só na noite eleitoral é que se convenceu que perdia.
    O Rocha já está convencido que vai perder !!!!!!

  36. Desconhecida diz:

    A avaliar o “trabalho” do João Rocha na Câmara de Serpa muito provavelmente será:
    – A Câmara de Beja ficar como uma das mais endividadas do pais (como é o caso de Serpa)
    – Haver festarolas a farta (Como era o caso de Serpa que era mês sim, mês não e a divida da câmara sempre a crescer), e ainda ele vai dizer na sua apresentação que não quer uma câmara de festarolas (com esta tive que rir)…
    – Arranjar os tachos aos seus amigos e familiares (como era o caso de Serpa)…

    Enfim, será então isto que irá acontecer a C.M.B se este “senhor” entrar para lá

  37. Maria vai com as outras diz:

    Vamos lá então analisar um pouco este frenesim em que XUXAS e COMUNAS andam com as próximas eleições autárquicas.

    É do conhecimento público, e já aqui foi referido neste blog várias vezes, que o eleitorado da CDU nestas eleições é maioritário em relação ao do PS. Isso mesmo foi verificado e reverificado em todas as eleições para a autárquica de Beja desde o 25 de Abril de 1974.

    O que aconteceu há 4 anos, foi que o eleitorado do PSD, no qual eu me coloco, estava farto do PCP/CDU e sobretudo do seu elenco governativo. Tudo pessoas algo convencidas, pelo que achavam que não necessitavam de se esforçar mais do que o mínimo e que julgavam estar lá de pedra e cal para sempre. E votou maioritariamente na equipe de JVP e do PS. De forma a arredar de vez, quem parecia não ter capacidade alguma para lidar com os muitos e graves problemas com que as pessoas e a região se deparava.

    Só que volvidos que foram 4 anos, e embora JPV e sus muchachos tenham feito muita coisa bem feita; não fizeram tudo o que prometeram. E ao mesmo tempo resolveram entrar em polémicas e conflitos estéreis e desproporcionados com algumas pessoas, forças vivas e instituições locais, de modo que até certo ponto condicionaram e irão condicionar caso ganhem as próximas eleições, o desenvolvimento económico e até social de Beja, do seu concelho e até outros concelhos vizinhos.

    E depois apareceu João Rocha como adversário.
    Com quem pessoas da área do PSD e do CDS têm uma enorme consideração e respeito, como até é o meu caso.
    E embora nunca tenha com ele falado e ache mal ter andado a comprar carros de luxo como aqui atrás foi referido, para se passear como presidente. Não posso ignorar porque o conheci muito bem, o que era Serpa e o seu concelho antes e depois de ele lá ter estado aqueles anos todos.
    Dá de facto gosto e até me aumenta a autoestima como alentejana, passear e fotografar as ruas do centro histórico e ver a qualidade como foram recuperadas e são mantidas. Ir comer nos seus restaurantes, que deixam os de Beja em termos de qualidade global a anos luz. Todos os bairros envolventes como estão bem inseridos, mantêm as características tradicionais das casas do Alentejo, em que o branco é a cor, que transmite todo o asseio e limpeza que nos eleva. Os acessos estão tão bem feitos, que se pode ir de carro onde se quiser. E até a forma como conseguiu inserir e se relacionou com a comunidade cigana, ao contrário do que sucede em Beja, foi brilhante.
    Isto para não falar das outras povoações do concelho, do desenvolvimento agrícola e até agroindustrial. Tudo isto fruto da sua capacidade de diálogo com tudo e com todos e saber fazer as coisas bem feitas.

    Pelo que me parece, quanto a nós eleitorado do PSD, se se de novo virar as costas ao candidato natural, tal como sucedeu há quatro anos. E eu espero que não, só não sei é por onde anda e o que que anda fazendo o nosso candidato e respectivo staff. Desta vez já haverá divisão, e nem todos irão de novo votar somente e apenas em JPV e no PS. Muitos irão fazê-lo em João Rocha e na CDU.
    Até porque o tempo em que os comunas metiam medo já lá vai. Já que tanta coisa mudou, que até se chegou ao ponto, isto caso seja mesmo verdade, pois ponho as minhas dúvidas. Que os comunas tal como foram buscar Manuel Narra ao PSD para o apoiar na Vidigueira, este ano foram buscar o cabeça de lista de Alvito ao CDS.
    Que diria Lenine e até mesmo Álvaro Cunhal se por cá ainda estivessem?

  38. Hierbabuena diz:

    1ª pq o … não gosta mesmo do jpv
    2ª pq alguns gostam de si e do seu contrário

  39. João Honrado diz:

    @ Maria Vai com as outras, se houvesse esta ferramenta aqui, fazia-lhe um like 🙂

    quanto às duas razões solicitadas,

    1.º apesar de não conhecer a situação económica de serpa, que defensores consideram normal ou sem grandes problemas e críticos a consideram como insustentável, a verdade é que dá gosto lá ir, atendendo à movida cultural existente. seria interessante ver JR tentar igual em Beja;

    2.º a capacidade de diálogo. Após um longo reinado comuna, este interregno socialista parece acabar por ser um pouco fogo fátuo na interacçao com a população em geral e o movimento associativista em particular. Bem sei que os tempos que correm, ditos de crise, são outros, da mesma forma que muitas destas associações (ou dos seus dirigentes) estão demasiado impregnadas de valores puramente ideológicos, que acabam por coarctar qualquer possibilidade de consenso mas diálogo é precisamente isso, falar no sentido de obter pontes para eventuais consensos e nisso JR parece ser superior a JPV.

    No dia de hoje francamente não tenho sentido de voto decidido, nem tampouco ideia se votarei em algum dos 2 mas, mesmo que tal não faça, parece-me redutor querer resumir JR ao temor de virem por aí os perigosos comunas novamente.

    Situação distinta é a eleição para São João Baptista, em que tenho a certeza em quem NÃO irei votar 🙂

  40. trevi diz:

    @ MARIA VAI ……… Um Social-Democrata nunca poderá apoiar qualquer Estalinista , quer se chame Francisco Santos , Carreira Marques , Miguel Ramalho , Caixinha ou João Rocha.

  41. Celso diz:

    @João Espinho

    Sendo assim não encontro nenhumas.

Deixe Uma Resposta