Fev 18 2013

A CDU e o anúncio dos seus candidatos

Publicado por as 12:03 em autárquicas 2013,Crónicas

bisca lambida

“Estará a CDU a perder votos a cada dia que passa sem anunciar candidatos?”

A CDU – o PCP, para ser mais pragmático, tem o seu tempo muito bem distribuído e como partido centralista não deixa margem para grandes novidades ou surpresas. Diz-se, talvez injustamente, que o eleitorado comunista vota em qualquer candidato que o Partido lhe apresente. Mesmo que, na hora de votar, se tenha que fechar os olhos. Em Beja, nas últimas eleições autárquicas, o PCP defrontou-se com uma nova situação: subiu a sua votação mas isso não lhe bastou para ganhar. A maioria dos eleitores decidiu “derrubar” os comunistas e foi isso que aconteceu. De pouco serviu a tradicional fidelidade dos votos comunistas, que não foram suficientes para reeleger um candidato que, toda a gente o sabia, era um mau candidato. Todas as contas saíram estragadas aos dirigentes da CDU. Posteriormente, numa demonstração antidemocrática, o candidato derrotado veio para a rua falar em “sindicato de voto” e em “cambão eleitoral”. O Presidente derrotado chegou a proferir a expressão “verdadeira fraude eleitoral”. Ora, este mau perder foi indício de que as coisas tinham corrido muito mal e que as estratégias escolhidas tinham sido as erradas. Porém, o PCP nunca admitiu a derrota. A subida do número de votos e a maioria absoluta na Assembleia Municipal chegavam para cantar vitória e, em quatro anos, preparar o caminho de regresso à Praça da República.
Chegados a Fevereiro de 2013, ano de eleições autárquicas, o PCP não tem, neste momento, um rosto a fazer oposição ao actual executivo. A CDU, com esta estratégia de adiamento do anúncio do seu candidato, arrisca-se a repetir a anterior derrota, só que, desta vez, sem as desculpas de fraudes eleitorais.
Sem conhecer o trunfo, arrisco uma manilha de espadas. Pode ser que os parceiros de bisca revelem o seu jogo.
João Espinho
(no DA)

Share

13 Resposta a “A CDU e o anúncio dos seus candidatos”

  1. MARIA FLORES diz:

    Se não houver um Golpe de Estado na Rua da Ancha , o candidato será anunciado no próximo sábado.

  2. VIGILANTE AO LONGE diz:

    @Maria Flores:
    Sempre bem informada! Tiro-lhe o meu chapéu!
    Vai haver novidades ?

  3. João Espinho diz:

    @vigilante – a única novidade será o cabeça de lista à Assembleia Municipal. E não, não estou bem informado. 🙂

  4. El Juanito diz:

    “A CDU e o anúncio dos seus candidatos”

    Like!

  5. Mafalda diz:

    arrisco a dizer que o candidato ainda não saiu oficialmente porque eles próprios andaram um pouco a ver que candidato é que deveria avançar… por um lado, já o Rodeia Machado tinha dito em praça publica que gostaria de ser candidato, por outro (e talvez o unico que podesse fazer tremer o PS) Pós de Mina anuncia que “já não está mais para isto” e que basicamente quer a reforma (terá sido bluff?), o João Rocha é, claramente um tiro no pé como candidato pois, pouco ou nada diz aos bejenses (João quê?! Huumm??). Pode ser que esteja para sair outro coelho da cartola (que raio de animal fui eu lembrar-me agora!) e aí sim fique tudo com medo do lobo mau!!

    Agora que finalmente vai sair o candidato no próximo fim-de-semana (também já tinha ouvido esse boato) veremos, pacificamente quem será, para depois, calmamente fazer as apostas para Outubro

  6. F@ce to f@ce diz:

    Vão jogar com uma ” carta ” já mais do jogada e esgotada em dívidas, porque o medo de arriscar em Miguel Ramalho como cabeça de lista o irá colocar em posição secundária e o Bloco de Esquerda já afirmou que a irá contestar no Tribunal Administrativo.
    Resultado final uma incógnita na eventual substituição.

  7. Carmen Patrício diz:

    Bom comentário. Boa iniciativa.

  8. z diz:

    Nestas eleições, até o BE tem a sua CDU: MPBCT…

  9. Sportinguista diz:

    Então e o Lopes Guerreiro????

  10. João Espinho diz:

    @sportinguista – Então o quê?

  11. Sportinguista diz:

    Não se candidate como Independente????

  12. João Espinho diz:

    @sportinguista – e???

  13. Sportinguista diz:

    E… nada…

Deixe Uma Resposta