Jan 17 2013

A televisão que temos em Beja

Publicado por as 15:15 em A minha cidade

tv siemens antiga

Um telespectador inconformado (in Diário do Alentejo)

“Ó da guarda” quem acode aos idosos do centro histórico e não só?
Sempre se viu televisão em Beja sem problemas de maior. Impuseram essa coisa do “digital” com a ação vergonhosa do maldito apagão. Só deixou de estar às escuras quem comprou televisores novos ou adquiriu essas caixinhas mágicas, “baratas” e fáceis de adaptar. Mas “não para toda a gente” (…) Mas isso foi amor de pouca dura. Os problemas continuaram a registar-se com o semiapagão em traços indivisos ou sem definição. O resultado é verem-se televisores com as respetivas caixinhas junto dos contentores do lixo. Quem é que anda a meter a mão no bolso dos reformados com pensões de 200 ou 300 euros? Além da vergonhosa crise, os idosos (e não só) estão a ser privados da pouca coisa que lhes restava. Senhor diretor, alerte para alguém nos informar do que se está a passar.”

Share

23 Resposta a “A televisão que temos em Beja”

  1. TDTman diz:

    Sei de quem pode dar um toque técnico nisso!
    Caixinhas junto aos contentores do lixo!! Onde?!!!

  2. TDTman diz:

    Bem esta tv da foto nem para áquario já serve quanto mais para usar como monitor de da Box de TDT.
    Só mesmo para museu.

  3. Campaniço da cidade diz:

    @TDTman:
    Cada qual tem de viver com aquilo que tem e pode.
    Como pode um casal de reformados, com uma reforma “milionária” dar-se ao lixo de trocar de aparelho?
    Informe p.f. onde há promoções agradáveis !

  4. TDTman diz:

    A box de TDT, normal SD ou HD, funciona perfeitamente num televisor antigo já com entrada AV (Audio Video) tipo SCART (a ficha grande com 21 pinos) e esta box há e houve à venda por cerca de 20€. Como tal não é necessário uma reforma “milionária”.
    Com isto tudo, não estou a defender a TDT, mas como é o que de momento existe, teremos de nos adaptar a ela.
    Agora a tv da foto é “lixo” sem ofensa para o valor sentimental que alguns proprietários possam sentir por eles. São “lixo tecnológico” com função apenas de peça de museu.

  5. Campaniço da cidade diz:

    @TDTman:
    Obrigado pelo esclarecimento, mas para ver programas da treta como a casa dos segredos ????????

  6. TDTman diz:

    @ Campaniço da cidade:
    Se fosse só a Casa dos Segredos!!!
    Temos um leque de “excelentes” telenovelas! Mais os telejornais que dão noticias nos intervalos das noticias de futebol e depois temos os poucos filmes (a horas de reformados) que dão no intervalo da publicidade. Atenção que refiro os reformados apenas por serem aquelas pessoas que teoricamente já não têm que se levantar de manhã cedo para ir trabalhar, tendo assim disponibilidade de ver esses filmes a partir da uma da manhã.
    Mas isso já é outra questão.
    A TDT substituiu a TV analógica e agora temos é de fazê-la chegar ao telespectador.

  7. Paulo Nascimento diz:

    Alguns factos sobre a TDT que toda a gente deveria saber.

    1 Cada frequência utilizada por cada canal analógico serve para emitir cerca de cinco canais digitais (ou mais, dependendo da qualidade). Através de compactação de dados e multiplexagem de sinais. os MUX

    2 existiam em Portugal quatro canais analógicos, logo. Se multiplicarmos 5 por 4 , temos 20. Ou seja , utilizando apenas as antigas frequências analógicas teríamos pelo menos 20 canais.

    3 Em Portugal, Ao todo estavam disponíveis 6 frequências para a TDT , MUX,s A,B,C,D,E e F.

    4 O MUX A foi implementado pela pt, que também ganhou o concurso (contra uma empresa Sueca que propunha implementar 20 canais extra) para implementar os MUX B a F . MAS A PT recusou-se a cumprir o contrato e foi-lhe devolvido o dinheiro do concurso com a autorização da ANACOM, que não voltou a lançar o concurso novamente.

    5 A PT decidiu implementar a rede TDT numa única frequência , ao contrário do que da rede em multifrequência ANACOM planeara. A consequência disto é que cada emissor não pode emitir com muita potencia, para que o sinal não interfira com o sinal do emissor vizinho. É por essa razão que existem tantas zonas sombra. Mas também é a razão por que existem quebras de sinal, basta existirem alterações meteorológicas, para que o sinal se propague mais e interfira com o sinal dos emissores vizinhos.

    6 As frequências não utilizadas, em vez de serem novamente colocadas a concurso, estão agora a ser vendidas para as operadoras 4G, e deixarão de estar disponíveis para TDT.

    7 Em Portugal existem muitas zonas sombra, a cobertura é das piores da Europa. E tal como noutros países é o satélite que preenche estas falhas. Mas…. Os portugueses têm de comprar o equipamento á PT, que fornece uma caixa MEO satélite. Ao contrário de outros países, por ex França em que o estado fornece um cartão satélite , e o cidadão compra o descodificador que quiser. Se forem por ex ao Bricomarché, vão ver lá recetores de satélite preparados para o sistema TDT satélite francês.

    8 A população nunca foi esclarecida convenientemente e inclusivamente induzida em erro. Lembram-se da frase , “se não têm tv PAGA então fzzzsssss”?

    9 As operadora de tv nunca quiseram informar os cidadãos, são parte interessada, afinal recebem uma boa quantia para estarem na TVCABO e assim não vêm aparecer concorrentes em sinal aberto. Não vêm o Pinto Balsemão de vez em quando a chorar que não quer mais canais privados, lá se vão nas receitas publicitárias ?

    10 as operadoras de TV cabo, obviamente não têm interesse na TDT. Já viram o que aconteceria se de repente tivéssemos a RTP Informação, Memória, Sic Noticias , Radical, Mulher, TVI 24 , Panda, MTV e Discovery sem ter de pagar ? Tal como acontece noutros países.

    È assim que um dos povos mais pobres da Europa acaba com o pior serviço de TDT , que em qualidade , quer em quantidade. Do Contrário da esmagadora maioria do mundo. E têm de pagar TV CABO , para poder ter televisão decente. Apenas para encher o Bolsos a muita gente.

  8. Paulo Nascimento diz:

    Sobre o meu post anterior , mais informação em:

    http://tvdigital.wordpress.com/

    http://tdtnoalentejo.blogspot.pt/

    ….

    Já Agora. essa televisão da imagem pode receber TDT , basta que o receptor tenha uma saída modulada, para ligar um cabo normal de antena.

    mais informações:
    http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/447/Receptor-TDT-Iberosat-TDT5000

  9. VIGILANTE AO LONGE diz:

    @Paulo Nascimento:
    Cada vez fico mais “impressionado” com os teus vastos ” conhecimentos “!
    É verdadeiramente impressionante a forma “sábia e conhecedora” como “opinas” sobre qualquer tema! É realmente uma pena, estar a perder-se um “crânio” como o teu: Andam muita gente distraída !
    Só é pena que o teu “fundamentalismo vermelhusco” venha ao de cima a cada passo.
    Rapaz……. trata-te enquanto é tempo (Olha que o SNS +dia -dia acaba e depois estás f…..)!

  10. João Espinho diz:

    @vigilante – elevação no contraditório, ok?

  11. TDTman diz:

    @Paulo Nascimento:
    A maior parte do que escreveu está correcta, já que o sr baseou-se em informação dos links acima referidos, não obstante algumas falhas tal como a referência à propagação de sinal, nomeadamente de que com condições climatéricas adequadas o sinal “aumenta” e interfere em areas abrangidas por outros emissores. O sinal foi medido e ajustado com boas condições atmosfericas aquando das instalações dos emissores, assim a tendência é para piorar com o mau tempo, daí haver as quebras de sinal na TDT. Mais informo que essas falhas têm ainda origem noutros factores actuais.
    Quanto ao TV antigo, quase de certeza que não tem a banda UHF dada a idade do “dinossauro”, banda a que trabalham os moduladores das boxes TDT. Mesmo se tivesse esta banda, provavelmente iria haver problemas de sincronismo na imagem, além do problema de cansaço do cinescópio (ecrã) onde seria quase impossivel ler as letrinhas pequenas dos menus por falta de contraste e focagem.
    Por ultimo, o modelo de box TDT que sugeriu é um modelo SD que nunca poderia descodificar o canal Parlamento que é HD.
    E já agora um conselho…cada macaco no seu galho, é que esta é a minha área de trabalho.

  12. Paulo Nascimento diz:

    @TDTman

    Quando me refiro ás condições metereologicas, refiro-me a condições de propagação de sinal na atmosfera, e não se está a chover ou a fazer sol.

    Já agora pergunto se acha que as condições atmosféricas têm alguma coisa a ver com a recusa da PT em cumprir o contrato de implementação dos Mux B a F ?

    Ou se é por causa da chuva que temos apenas 5 canais em vez de pelo menos 20 ?

    Ou se, depois de passarmos pelo calvario de provar á PT que a TDT em casa é uma M***A e ter o aval para comprar o obrigatório kit MEO satelite , recebemos um guarda chuva gratis?

    O texto que escrevi foi feito á pressa, como pode verificar pelos erros ortográficos que contêm. Mas no essencial está correcto.

    Apenas tentei explicar da forma mais simplificada possivel para que outros entendam o que se passa.

    E já fiz mais nesse texto do que todas as campanhas oficiais sobre a TDT.

    ….

    Sobre a tv na imagem.

    O sintonizador que escolhi foi praticamente o primeiro que encontrei na net.Não tenho duvidas que se quiser podia perfeitamente utilizar essa televisão para ver o que quiser. basta encontrar o equipamento adequado.

    Já agora, que eu saiba , uma saida SCART não pode emitir em HD. Então como é que os descodificadores conseguem usar essa saida quando está a ver Canais HD ? E se é assim com a saida Scart , então porque não pode existir uma box com uma saída Modulada até para o canais recebidos em HD?

    Isto sem falar que posso ter um modulador independente ligado á saida SCART.

    Quanto aos Macacos e aos galhos.

    Presumo que esteja satisfeito na sua bananeira, e queira as bananas só para si e para os seus amigos que estão na mesma arvore. mas não se esqueca que quando estávamos todos felizes na arvore alguns decidiram descer da arvore, tornando-se bipedes, iventando o fogo e cultivaram bananais. deixando os outros na arvore até que se acabassem a fruta e tivessem de descer, apenas para serem comidos pelos leões.

    Ironias á parte.

    O que tem você feito para esclarecer a população sobre este assunto?
    Acha que o processo TDT correu da melhor forma?
    Acha que a população ficou a ganhar com a TDT ?
    Acha que o processo foi transparente ?

    Gostaria de debater este assunto consigo e com outras pessoas publicamente.
    Vamos todos sair do nosso galho e publicamente prestar um serviço á comunidade, em debate publico.

  13. VIGILANTE AO LONGE diz:

    @TDTman:
    Boa…! Pelo que li…… e não percebendo “patavina” do assunto (+ que ligar e desligar a TV), tenho razão ?! O @PN está sempre a “meter-se” em “caminhos apertados”: Será ?
    As vossas explicações parecem-me demasiado técnicas e profundas, pelo que, o mais comum dos mortais, na sua imensa ignorância, não consegue estar à altura do vosso debate. A gente quer é ver “A Casa dos segredos” !!!!!! Ah ah ah…, de preferência a cores, para poder apreciar aquelas “boazudas”!

  14. João Espinho diz:

    @vigilante – não é capaz de elevar o nível das suas intervenções? O assunto deve ser debatido com seriedade, independentemente de estarmos ou não de acordo com os outros interlocutores. Quanto às “boazudas” da Casa dos Segredos: se lá tivesse uma filha seria assim que se referiria a ela? Vá, elegância!…

  15. João Espinho diz:

    Já agora: gostaria de ligar a minha TV ao PC. Mas sou um verdadeiro nabo. Os técnicos de serviço estão desde já convidados vir beber um vinhito e aproveitam fazem a ligação (vem aí uma catadupa de questões, pelo que informo: a tv tem, do lado da frente uma porta e lá dentro tem buracos amarelo, amarelo e vermelho /L/R e mais um que diz SV). A Torre do PC não está distante da TV mas também não está logo ao lado. Então Vá(z)
    🙂

  16. Paulo Nascimento diz:

    @Vigilante

    O problema é que o processo de implementação da TDT em Portugal foi um desastre. resta saber se foi por incompetência ou por interesse. e para responder a isso basta ver quem ganhou com a situação.

    O assunto infelizmente é demasiado técnico para resumir de uma forma simples. E é muito fácil induzir as pessoas em erro quando não estão a par da situação.

    Essa ignorância foi usada contra os cidadãos, e desperdicou-se uma oportunidade única. para que alguns pudessem lucrar.

    Esta situação é comparável aos negócios do estado e aos orçamentos municipais, em que se usam muitos termos herméticos e camada de complicação e ocultação, para se esconderem muitas negociatas. sempre em prejuízo da população.

    Entre os que percebem do assunto, há claramente uma divisão. entre os que tentam informar e os que tentam manter a população na escuridão. gostaria de saber em que campo está o TDTMan.

    Acho fantástico o argumento de cada macaco no seu galho. É assim, sem argumentos concretos que se tenta calar uma voz incomoda ?

    Alguns argumentos concretos deixo aqui

    Veja quantos canais apanha quando aponta a antena para Espanha. =Porque tantos canais ? E já agora como é possível apanhar com os emissores a cerca de 90 km e ter problemas de recepção na TDT portuguesa com um emissor (por sinal dos mais potentes) na própria cidade de Beja ?

    como nota extra.

    sobre o televisor da imagem. é possível ver tdt naquele televisor, mas isso seria um exercício masoquista. é muito mais simples comprar um pequeno lcd já com receptor de tdt embutido.

  17. Paulo Nascimento diz:

    @joão

    Se queres ver tv no PC, precisas de uma placa sintonizadora para PC. informa-te numa loja de informática.

    Se queres usar a TV como segundo monitor tens de ter uma porta que receba video do PC. e a televisão têm de ser capaz de mostrar imagens do PC.

    Se a tua televisão é das antigas, com cinescópio (cu grande) , esquece. a não ser que tenha uma multisynk. nesse caso deves ter o Elvis em casa a comer com o Nessy.

    Ainda podes ligar uma televisão antiga, mas isso implicava utilização de conversores de vídeo e placas próprias. essa configuração costuma ser usada na edição profissional de vídeo, como forma de fazer uma preview por ex.

    se a tua televisão é mais moderna, tipo Plasa LCD ou LED, então muito provavelmente está com sorte. tens de ter uma ligação compatível.

    vga
    http://en.wikipedia.org/wiki/VGA_connector

    DVI
    http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_Visual_Interface

    HDMI
    http://en.wikipedia.org/wiki/HDMI

    o teu PC têm de ter uma porta extra para conectar o televisor, (isto se não quiseres usar a tv como o teu monitor principal).l

    Os cabos necessários dependem das fichas disponíveis, mas são fáceis de encontrar.

  18. TDTman diz:

    Estimado Paulo Nascimento.

    Aceito aqui, o pequeno questionário que me colocou.

    -O que tem você feito para esclarecer a população sobre este assunto?
    Tenho feito e muito, não só a população que me contacta bem como os próprios responsáveis da TDT em Beja dando-lhes um feedback de trabalhos por mim efectuados com vista a melhorar a recepção da TDT nos quatro quadrantes da cidade e arredores.
    Ainda há pouco, (20:30), estive a ajudar, gratuitamente, uma pessoa que me ligou porque não conseguia “apanhar” TDT. Fiz 4Km de borla.

    -Acha que o processo TDT correu da melhor forma?
    Não tenho, nem tive acesso a quaisquer processos de TDT, não tenho nada a ver com esses assuntos de concursos públicos. Apenas sou técnico de electrónica.

    -Acha que a população ficou a ganhar com a TDT ?
    Notoriamente, claro que não ficou a ganhar com a TDT. Mas não ficou a ganhar por causa dos problemas (técnicos) que surgiram e continuam a surgir. No entanto se tudo estivesse bem com a difusão/propagação do sinal RF (Radio/Frequência) a TDT seria uma mais valia. Seria e será num futuro próximo.
    O numero de canais é o mesmo que se tinha na TV analógica, claro que se poderia ter mais canais, mas num país tão pequeno e uma economia tão débil como a nossa, ter mais canais grátis seria (mais uma vez) fazer figura de rico.
    Na minha opinião, não necessitamos de mais canais grátis, basta sim melhorar a qualidade dos existentes. Menos futebol e novelas e a coisa melhorava com outros programas e filmes. Toda a minha juventude vivi com 2 canais. Um deles só abria ao meio-dia e fechavam ambos à meia-noite (com Hino Nacional, coisa que a maior parte dos actuais jovens nem sequer conhecem) e não foi por falta de novelas da treta e pragas de futebol que não tive uma boa juventude.
    Veja bem, temos um 5º canal e pasme-se é em HD (Alta-Definição), como não havia nada melhor para apresentar em HD os responsáveis (ANACOM) presentearam-nos com o canal da Assembleia da Republica, como se este tivesse algum interesse para o publico em geral.

    -Acha que o processo foi transparente ?
    Não faço a mínima ideia se foi ou não foi transparente, não percebo nada de concursos públicos como tal não opino sobre esse assunto (não é um galho da minha bananeira) 🙂 .

    Fim do questionário.

    A frase de “cada macaco no seu galho” não foi proferida como um insulto, apenas constato que não é técnico de electrónica e como tal apliquei essa frase.
    Quanto ao resto que escreveu não vou tecer mais comentários.
    Cumprimentos.

  19. TDTman diz:

    @ João Espinho
    Por favor enviar em PM (Private Message) qual a referência da TV em questão e se possível uma foto (boa resolução e focagem) dos connectors do PC (Personal Computer).
    Cumprimentos.

  20. João Espinho diz:

    é assim

  21. Paulo Nascimento diz:

    @TDTMan

    Sobre as macacadas, apenas ironizei com o que achei ser um argumento basico e rebaixador.

    Concordo consigo sobre o canal Parlamento, para terem apenas mais esse canal, mais valia a pena estarem quietos.

    Sobre o argumento do país ser pequeno e ter uma economia debil deixo aqui alguns dados interessantes.

    Portugal: População ~10 milhões ; PIB nominal ~230.000 milhões dolares; 5 canais TDT

    Grecia: População ~10 milhões ; PIB nominal ~300.000 milhões dolares ;17 canais TDT

    Filandia: População ~5 Milhões ; PIB nominal ~230.000 milhões dolares : 14 canais TDT

    Lituânia: População ~3 Milhões ; PIB nominal ~43.000 milhões dolares : 14 canais TDT

    República Checa: População ~10 Milhões ; PIB nominal ~200.000 milhões dolares : 10 canais TDT

    Já agora, só para sua informação, sou tecnico de electronica. E da ultima vez que verifiquei o meu cheque de vencimento, ainda lá estava isso escrito. Apesar do trabalho que desempenho ser de tecnico de informática.

  22. Paulo Nascimento diz:

    @João

    Existem computadores com essa saida de video. Até podes comprar uma placa com essa saída se for necessário.

  23. TDTman diz:

    @Paulo Nascimento

    Peço-lhe então as devidas desculpas acerca da suspeita que não fosse técnico de electrónica.
    Pensava eu que conhecia todos os técnicos desta cidade e assim já vi que não.

    Com respeito à lista de países que enunciou salta logo à vista o exemplo da Grécia que actualmente não é exemplo para ninguém.
    Têm 17 canais TDT, importa saber se são todos canais livres, que no caso da Grécia até acredito que sejam canais livres, sabendo nós que os gregos até tinham subsídio da Pascoa, 45 jardineiros (funcionarios publicos) para 4 arbustos, etc etc. 🙂

    Quanto aos outros países também desconheço se são todos canais livres.

    A verdade é que temos 4 + 1 canais livres o que para mim são suficientes se não os enchessem de lixo.

    Temos uma série de canais harmónicos dos principais onde pouco mais fazem que repetir o que passam nos canais principais (só se escapa a RTP2, que não tem harmónicos) 🙂

    Digo aqui o tenho dito ao longo da minha vida.
    A televisão devia de fechar à meia-noite como era antigamente. Os dias têm 24H e destas, temos de retirar algumas para descansar. Das 0:00 até às 07:00 ou 08:00 era o ideal para dormir.
    Uma vez responderam-me. Ah e tal, e aquelas pessoas que trabalham à noite, tipo seguranças e outros?! Ao que eu respondi, se estão a trabalhar é para isso mesmo, para trabalhar e não para ver TV.
    (É a minha opinião)
    Cumprimentos para todos.

    Obs. Vou continuar a tentar melhorar a recepção da TDT às casas dos Bejenses, mas informo que não sou nenhum benemérito. 🙂

Deixe Uma Resposta