Out 30 2012
Independente?
Um movimento independente que quer “envolver a população na construção de um projecto para o concelho” – é este o mote do movimento de cidadãos “Por Beja com todos“, cujo manifesto é apresentado no próximo sábado, 3 de Novembro, num hotel da cidade. (ler aqui)
léxico:
independente adj. m+f.
1. livre, que não depende de ninguém
2. que tem autonomia política
Esclareçam-me: o movimento ” Por Beja com todos! (que originalidade) é independente do quê? Ou será um movimento apartidário? Ou, na pior das hipóteses, anti-partidário? Aguardemos pela vaga de fundo.
30 de Outubro de 2012 às 19:02
Para as eleições autarquicas do próximo ano desenha-se um combate unicamente entre ex e actuais Comunistas.
O PSD/PP tem em cima da mesa a cadidatura do ex-comunista António Sebastião , o PS vai avançar com o ex- comunista Pulido Valente , enquanto que os ” Independentes ” têm como cabeça de cartaz o ex-comunista Lopes Guerreiro. De facto a Universidade Comunista sempre é uma grande Escola !!!!!!
30 de Outubro de 2012 às 22:30
E o PC, com João Rocha ou Pós de Mina?!!!
Vai ser bonito…… se a malta “chegar até lá” ???!!!! Vai ser uma campanha deliciosa!
30 de Outubro de 2012 às 23:25
CAMPANIÇO DA CIDADE– óbviamente será Pós de Mina
30 de Outubro de 2012 às 23:44
@bandeirante – também me parece que o João Rocha tem mais que fazer
31 de Outubro de 2012 às 9:58
Pois a mim quer parecer-me que o PC pode estar a braços com um dilema. “Obviamente” prefere o afável Pós de Mina, ciente que João Rocha é “mais” capaz de o “fazer”!
A passagem de António Sebastião e de Lopes Guerreiro pelo processo (autárquicas – Beja) poderá fazer derivar votos e fortalecer o candidato do PC. O primeiro porque “Valha-me Nossa Senhora” e o segundo, a seu tempo, por apelo directo e inequívoco*.
* Ver link: “(…) Sabendo o movimento que não poderá colocar em prática os objectivos que vierem a ser identificados, esta organização, independente vai, numa outra fase da sua formação, e a longo prazo, apoiar candidaturas autárquicas que se revejam nos mesmos, que apresentem programas dentro das suas linhas orientadoras e com propostas concretizáveis”.
31 de Outubro de 2012 às 11:18
Uns sairam por livre vontade de certos partidos, outros marginalizados pelas ideias que defendiam, outros ainda numa forma de auto-promoção e os restantes pelo que se tenha conhecimento nos nomes vindos à praça na procura de um novo rumo ou nova experiência.
O que não invalida a iniciativa democrática como num passado ainda recente outras do mesmo cariz tentaram fazer com os resultados conhecidos.
31 de Outubro de 2012 às 11:40
Na desgraça em que se encontra o município / autarquia, quer-me parecer que fora do PC, só um mártir aceitará o desafio.
Não tenho grandes dúvidas de que o PC, vai reconquistar a Câmara, sem se esforçar muito e talvez com maioria absoluta.
CDS, PSD, PS, não conseguem apresentar candidatos credíveis para o lugar (pelo menos até agora). Quanto ao grupo de independentes, liderado por Lopes Guerreiro, aguarda-se a divulgação dos outros nomes da equipa: Se for uma equipa formada num espectro alargado, sem coleiras partidárias e/ou interesses obscuros, de pessoas verdadeiramente interessadas na cidade e no seu futuro, talvez os eleitores pensem duas vezes.
Mais do mesmo…….. os bejenses estão fartos e verificam que a maior parte das autarquias à sua volta, têm mais dinâmica!
31 de Outubro de 2012 às 13:53
Creio que LG tem toda a legitimidade democrática para intervir e se candidatar em qualquer eleições.Aguardo com interesse as propostas que a sua plataforma irá avançar.
Todas as contribuições que saiam da ” lógica partidária ” concerteza que serão enriquecedoras.
31 de Outubro de 2012 às 14:27
@maria flores – este movimento não foi criado para concorrer às autárquicas. LG sabe o trabalho que dá constituir listas para concorrer nas freguesias e da mobilização que se exige para arranjar votos em feudos do PCP ou do PS. O Movimento limitar-se-à a dar uns palpites contra o JPV para depois manifestar públco apoio ao candidato do BE. Se não for assm, não vai andar longe disto.
31 de Outubro de 2012 às 14:39
Camarada João
Vejo que está entusiasmado com este movimento, até já pôs uma bandeirinhas sobre uns jornais escritos em cirílico. provavelmente em russo, ou será grego ?
Por outro lado lança umas questões interessantes sobre autonomia politica e liberdade do movimento.
Devo esclarecer que a autonomia não é só visível pelos membros que compõem o movimento, mas principalmente pelas posições e compromissos a que chegaram, numa clara e constante preocupação de respeito pelas várias sensibilidades politicas envolvidas, e pela preocupação de as decisões emanem dos membros do movimento e não de directórios partidários.
Digo-lhe que tenho acompanhado este movimento desde a sua génese, e que, tenho visto como as coisas se foram formando, com reuniões cada vez mais alargadas de gente de vários quadrantes sociais, e que se foram ramificando em reuniões sectoriais , cada vez mais especificas, a partir das quais emergiram os textos e as propostas que compõem o programa eleitoral a apresentar.
A forma como foi preciso quebrar o gelo e reservas de algumas pessoas, devido ás varias sensibilidades e forças envolvidas neste movimento, e que essas mesmas reservas se foram convertendo em entusiasmo e esforço colectivo para chegar a um programa consensual e credível.
Essa necessidade de liberdade do movimento foi sempre uma prioridade de todos os envolvidos.O movimento é autónomo, e posso garantir que essa liberdade é levada muito a sério.
Escrevo isto enquanto a minha impressora imprime alguns manifestos e fichas de inscrição, se alguém estiver interessado, todos são bem vindos.
31 de Outubro de 2012 às 15:24
@paulo – “programa eleitoral”? Essa aguçou-me o apetite…
31 de Outubro de 2012 às 17:17
Camarada João
Podes começar por saciar o apetite no Beja Parque Hotel ás 16:00.
O movimento está aberto a inscrições.
Talvez não sejas o primeiro a vir da área do PPD.
….
Por razões de não ingerência partidária no movimento, é que eu só agora me vou inscrever.
Se te inscreveres agora , quem sabe ainda ficas com um numero de inscrito inferior ao meu.
31 de Outubro de 2012 às 17:20
Beja Parque Hotel ás 16:00 de Sábado
31 de Outubro de 2012 às 19:46
Lopes Guerreiro…… cuidado, é importante que o povo conheça o peso dos bloquistas neste movimento!
Os bloquistas……….. são perniciosos e não acrescentam valor: CUIDADO!
31 de Outubro de 2012 às 22:42
Ahahahah… Excelente comentário do Bandeirante… Combate exclusivo entre comunistas e ex-comunistas em Beja em 2013. Fantástico! É que pode mesmo acontecer!
Sobre este movimento: de independente vai ter muito pouco. Ou Lopes G. abdica para um candidato do Bloco ou o Bloco decide não apresentar-se em Beja, à CM, e apoia a lista “independente” de Lopes G, ficando-se por uma candidatura à Assembleia Municipal a a algumas freguesias (acredito muito mais na 2.ª possibilidade). Nada de novo…
31 de Outubro de 2012 às 23:00
@Snoopy
Talvez se espante com o que o bloco está disposto a fazer para garantir a independência do movimento.
31 de Outubro de 2012 às 23:29
Será de aguardar nos próximos dias uma série de desenvolvimentos acerca da extinção da EXPOBEJA , aprovada na ultima reunião da CMB , com os votos do PS e a abstenção do PCP.
Atendendo a que a ACOS se encontrava a ” Leste ” dos timimgs da CMB e ainda que o Director-Executivo da Expobeja é Lopes Guerreiro estão reunidos os ingredientes para confronto politico nos próximos meses.
1 de Novembro de 2012 às 23:12
Ahahahah, gostaria de ver o Espinho a inscrever-se neste movimento. Caía o Carmo e a Trindade, não era João ???
1 de Novembro de 2012 às 23:51
@tira borbotos – e a torre do castelo de Beja também vinha abaixo 🙂