Set 25 2012

Cegueira

Publicado por as 21:55 em A minha cidade

A CDU gastou no seu último mandato à frente da Câmara Municipal de Beja o dinheiro que tinha e não tinha. Somou ao bolo que vinha do anterior, uma dívida considerável. Que deixou como herança para quem viesse a seguir. Num acto de verdadeira cegueira, O PCP chumbou ontem a possibilidade de a autarquia obter um empréstimo, em condições vantajosas, ao abrigo do Programa de Apoio à Economia Local, destinado a liquidar dívidas a 90 dias. As razões? Atentem nesta pérola “não sendo obviamente uma correta opção de gestão a médio e longo prazo, constituindo no curto prazo certamente uma disponibilidade financeira que o Executivo PS / Pulido Valente quer ter para fazer floreados pré-eleitorais, com a promoção de iniciativas de cujo rasto não ficará nada.”
Isto é sintomático de que a azia das últimas autárquicas ainda não foi sarada. Pior. Significa que o PCP/CDU se está nas tintas para qualquer iniciativa/obra/investimento que possa vir a beneficiar o concelho. Nós sabíamos que, para a CDU, o que interessa são os foguetes e os festins para comemorar Abril. Adivinhava-se que, para a CDU, o bem estar das populações e o desenvolvimento do concelho eram meras palavras para jogar em épocas pré-eleitorais. Veja-se o estado em que deixaram a cidade e o concelho. Enquanto puderam foram enganando os distraídos e seus aliados. Em Outubro de 2009 levaram uma forte machadada. Não aprenderam a lição.
Agora, caiu-lhes a máscara. Ficou à vista a sua cegueira política. Incurável.

Share

18 Resposta a “Cegueira”

  1. Raia Real diz:

    Metem nojo estes comunas, deviam ser extintos e proibidos como se fez aos fachistas.

  2. Tira Borbotos diz:

    Calma camarada Espinho, você até me parece que está desesperado com alguma coisa. Siga o exemplo do seu partido camarada e ao mesmo tempo a voz do seu dono!!!!!!

  3. Carlos diz:

    Concordo!
    Eu conheço os contornos deste Programa e acho incompreensível a atitude da CDU. Pensei que o ano passado com os episódios do orçamento teriam mudado e que tivesse vencido a facção de duas ou três pessoas que conheço bem intencionadas e que sei que não se dão lá muito bem com a máquina mais dura do Partido Comunista. Infelizmente não mudaram e voltou a prevalecer essa ala. Beja não merece esta oposição! Não merece mesmo e as pessoas irão castigar este tipo de atitude!

  4. El Juanito diz:

    Eh eh eh!! Não há pachorra para os vermelhinhos!!! E não é que não lhes dá uma diarreiazita nestes dias!!!

    ““não sendo obviamente uma correta opção de gestão a médio e longo prazo, constituindo no curto prazo certamente uma disponibilidade financeira que o Executivo PS / Pulido Valente quer ter para fazer floreados pré-eleitorais, com a promoção de iniciativas de cujo rasto não ficará nada.””

    Têm veia poética! LOL!

    Não lhes chegou trinta e tal anos a fo….er a sociedade bejense e ainda querem mais.
    É caso para dizer “Nem fo…em, nem saem de cima!”
    🙂

  5. tigre alentejano diz:

    Gostava apenas saber quem fabricou estas dividas:PCP ou PS, só depois poderei opinar……..

  6. Jorge Espinho diz:

    O companheiro João Espinho anda desesperado e já não vai tanto na ironia, continua a bater na CDU, não se entende, se é um partido moribundo qual o “gosto” de bater no velhinho até morrer um partido odioso e macabro que profetiza a extinção do capitalismo e uma dieta rica em criancinhas logo pela manhã, ou apenas porque subiu nas sondagens, ou apenas porque a governação de Pulido Valente é um tremendo fracasso?

  7. Snoopy diz:

    O título que escolheu não podia ter sido mais certeiro!
    A troco de sabe-se lá o quê, Beja vai continuar a pagar juros a 8% para fazer face a várias dívidas quando podia fazê-lo por metade dessa taxa.
    Não ganharia o partido A, nem o partido B. Ganharia, e muito, o municipio. Mas a maldita cegueira deitou tudo pelo cano abaixo…

  8. Baleizão diz:

    Que grande asia anda nas hostes direitinhas e xuxas. Então agora preocupam-se assim tanto com o que fazem os comunistas? Estão preocupados com o povo????? Vão mas é dar banho ao cão com a desinformação. Até parece que não percebem (e percebem) que o que está em causa não é um simples empréstimo mas um encargo para décadas e para todos os munícipes? Estudem e depois falem, ou então falem só para provocar e ofender que nisso são bons (porque estão aflitos?). Quando a verdade vier ao de cima, as pessoas depois dir-vos-ão o que fazem com as vossas “campanhas”.

  9. Qualidade da Democracia diz:

    Eles CDU e PCP comeram tudo e não deixaram nada, bem pelo contário milhões de dívidas e agora que se deseja pagar ao fornecedores ou seja na maior parte à economia local, a assembleia municipal com minoria de eleitos mas com os presidentes de junta adicionados a chumbaram o pedido, chama-se a isto gestão / apoio às micros / pequenas empresas.

    Vejam a demagogia populista comunista de falar nos números pedido de 4 milhões de euros a 14 anos emprestado pelo estado só para este fim e não outro qualquer, ao qual irão recorrer elevado número de câmaras nacionais :

    – Juros altíssimos ( segundo os vermelhos ) de quase 2 milhões de euros em 14 anos de dívida, dividindo para juros anuais daria 142 mil euros ou ainda cerca de menos 12 mil euros mês pela disponibilidade de tesousaria do empréstimo.

    É mais uma vergonha a adicionar a muitas outras ao longo destes três anos de oposição com dôr de cotovelo liderado por Miguel Ramalho do PCP .

  10. Alentejano diz:

    Nem quero pensar na mera hipotese desta corja encarnada puder vir a ganhar as autárquicas outra vez…Com Pulido ou sem pulido seja PS ou PSD a CDU é que NÃOOOOOO!!!! ROUBOS/AUSÊNCIA DE GESTÃO/PARTIDARISMO NA GOVERNAÇÃO DA CÂMARA, ESTAGNAÇÃO E A CIDADE ENTRAR EM ESTADO VEGETATIVO…NÃAAOOOOOOOO!!!!

  11. MARIA FLORES diz:

    De facto a Rua da Ancha continua a ” FORMATAR ” cabeças desprovidas de qualquer inteligência e bom senso , do qual é um bom exemplo alguns Post´s aqui colocados.
    Desde há algum tempo que reconheço a total incapacidade de JPV para gerir a CMB . Uma vez que o homem realiza uma proposta correcta é boicotado pela Rua da Ancha , inacreditável.

    Neste momento o melhor aliado da reeleição de JPV é sem dúvida o PCP e os fundamentalistas da Rua da Ancha , também entre eles procurando o maior protagonismo para serem escolhidos pelo Comité Central para as eleições do próximo ano. Decorridos quase 40 Anos da Abrilada a estupidez , o atraso e o autismo continuam a imperar na Rua da Ancha.

  12. João Espinho diz:

    @tira borbotos – não percebi nada 🙁

  13. Atento diz:

    E para continuarem com a politica de terra queimada (e enterrarem-se ainda mais), acrescento que foi solicitada a reintrodução desta matéria num ponto da ordem de trabalhos na próxima segunda-feira (2ª parte da Assembleia), para que os critérios do PAEL sejam reapreciados, já que a taxa de juro, segundo informação da Associação Nacional de Municipios, não será de 4,15%, conforme tinha sido anunciado, mas sim de 2,69%! Em função disto é legalmente possivel nova votação da proposta já que a primeira assentou sobre um pressuposto de peso, substancial e que agora se constata, não corresponde à verdade! Fica pois a questão: será que a cegueira vai continuar? Será que os senhores presidentes de junta do PCP colocarão em risco a real possibilidade de não verem as verbas mensais transferidas, com prejuizo para as respectivas populações? Será que vão impedir o equilibrio dos apoios às Associações, o atenuar das dificuldades por que passam? Será que vão obstaculizar o pagamento aos fornecedores e dessa forma permitir um balão de oxigénio, ou até mesmo um novo impulso para o desenvolvimento do comércio local e consequentemente da cidade? Será que vão permitir que os trabalhadores da Assembleia Distrital continuem a definhar pelos ordenados a que têm direito?

    E Tigre Alentejano, garanto-lhe que a maior fatia pertence ao anterior executivo! Poderá perguntar à Tecnovia, por exemplo, ou até mesmo na Câmara (tem esse direito) ou então apareça na Assembleia Municipal e verá que quando são confrontados com elas, pelos números que as mesmas envolvem nem rabeiam, ficam caladinhos que nem ratos!

    Confesso que a simpatia e admiração que em tempos tive pelo PCP e pelos seus militantes se vai desvanecendo cada vez mais pois sistematicamente colocam a xicana politica, os interesses politico-partidários e eleitoralistas acima das populações e fica cada vez mais demonstrado que têm que recuperar Beja a todo o custo, nem que fiquem com ela moribunda a definhar, sem desenvolvimento e perspectivas de futuro e garanto-vos que a culpa não é unica e exclusivamente dos sucessivos governos mas também de quem a governou durante quase 35 anos e que agora contribui, enquanto oposição, decisivamente para a sua morte!

  14. Bill Clinton diz:

    Senhor Atento, não sei que experiência tem em termos de Assembleias e funcionamento das mesmas, mas depois dos trabalhos iniciados, não pode haver alteração ou introdução de novos pontos da ordem de trabalhos.

    Para além disso, este ponto já foi discutido, votado e concluído. A anterior Assembleia foi interrompida e na próxima Segunda feira, será retomada a partir do ultimo ponto discutido. Embora sejam dois dias de Assembleia, na prática é a mesma sessão da Assembleia.

    2,69% é de facto um substancial, mas não sei até que ponto o PCP/PEV + BE estarão disponíveis para analisar esta candidatura novamente.

    Os juros nunca fizeram parte do argumento que os motivou a chumbar esta candidatura. Aliás, foi dito na Assembleia pelo próprio Senhor Rodeia Machado que se a Autarquia encontrasse um financiamento através de um Banco (quando sabem perfeitamente que nenhum Banco neste momento realiza financiamentos para regularização de dívidas a credores, nem tão pouco no montante em causa, seja para que projecto for), que o PCP/PEV não se iria opor, da mesma forma que fizeram com o financiamento para as obras do Mercado Municipal. Chamo especial atenção para este pormenor, porque a taxa de juro para qualquer financiamento na banca, neste momento é superior a 6% e para montantes reduzidos.

    Ou seja, se fosse um Banco a 6% ou mais, já seria viabilizado. Mas porque este PAEL é fruto da “TROIKA” e porque o Governo reduziu as transferências para os Municípios, sendo que o PAEL é um financiamento através do Governo ainda que com uma taxa de juro imbatível, então votam contra.

    Se isto não é prova provada que o PCP/PEV na Assembleia pretende continuar o regime de chantagem (ou fazem como queremos ou chumbamos) e a ignorar as melhores soluções para o Concelho e para os Bejenses, colocando sempre os seus objectivos (eleitorais) em primeira linha, então não sei o que será.

    A Assembleia deve ser um órgão fiscalizador, mas não pode ser local de acerto de contas sobre eleições mal digeridas!

  15. Praça da República » Ainda sobre a cegueira diz:

    […] seguimento do post “A cegueira“, destaco comentário de […]

  16. Atento diz:

    Sr. Bill Clinton, e para que servem as Assembleias Extraordinárias?
    E quem é que disse que não era a mesma Assembleia (dai eu ter referido “2ª parte” – da MESMA Assembleia naturalmente)?
    Quanto ao resto concordamos em tudo (como também penso que concordará comigo quanto à possibilidade de marcação de uma Assembleia extraordinária), e mais, nem que a taxa de juro fosse de 0,5% aqueles senhores alterariam a sua posição, e tenho muita pena que o Bloco vá atrás (se bem que a diferença até nem é assim tanta, pelo menos na Assembleia não se tem notado).

  17. Tira Borbotos diz:

    O que é que você não percebeu camarada Espinho ???
    Você tem uma enorme aversão ao vermelho ou ainda não percebeu isso ???
    Algo não funciona bem consigo e parece-me que está muito desesperado, Será ???

  18. João Espinho diz:

    @borboto – será?, não será? quem saberá?

Deixe Uma Resposta