Abr 27 2012

a cegueira do PCP

Publicado por as 12:50 em A minha cidade

O PCP/CDU reprovou ontem, na Assembleia Municipal de Beja, a proposta de atribuição de uma medalha de mérito municipal ao Dr Rui Sousa Santos.
A propósito de mais este acto de cegueira do PCP, o Dr Dinis Cortes escreveu no mural do Facebook de Rui Sousa Santos o seguinte texto, que transcrevo e aplaudo:

“Amigo e grande companheiro:

Soube há pedaço que foi “vetada” pela CDU, leia-se , pelos eleitos da CDU por Beja a atribuição ,à tua pessoa, a título póstumo, da medalha de mérito Municipal…
Fiquei triste…sabes Rui …é que se trata da segunda má notícia que tenho nestes dias…anteontem foi a da morte do Miguel Portas, uma incontornável figura da Esquerda Europeia…também ,como tu , meu particular amigo
Sabes bem que nunca votei em ti, nem isso te fazia mossa…olhavas-me por cima dos óculos e dizias..”estás parvo , ou quê?”…
Conheci de perto as tuas convicções de Democrata e Socialista mesmo antes de seres militante do PS…Conheci de perto a tua devoção ao serviço público como conheci muitos dos teus(eventuais) erros e das tuas enormes virtudes…eras combativo , determinado e por vezes até te subia á cabeça aquele sangue setentrional que também me corre nas veias,mas que aprendi a conter ao mesmo tempo que me embranquecem os cabelos…(hoje , por acaso não me apetece contê-lo…) … deixa-me recordar os tempos idos de 1980 em que chegámos a Beja movidos por um abnegado principio social de …Trabalhar…apenas isso…Trabalhar como Médicos numa Região Carenciada… fizemos o Serviço Médico á periferia em Serpa…foste médico em Brinches e coordenaste a Saúde Infantil no Centro de Saúde de Beja , lembras-te? foram tempos importantes em que a mortalidade Infantil do Distrito de Beja, uma das mais elevadas do País, começou a descer…a descer…para os níveis de hoje…o Moleiro e a Irene, no Hospital criaram o serviço de Neonatologia ..estarás por certo recordado…eras Médico de Família em Baleizão , onde permaneceste por vários anos…depois dirigiste o Centro de Saúde de Beja …Mais tarde foste Presidente da Sub-região de Beja e , na hora da tua passagem pelo Portal do Infinito eras Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo…

Não sei se este Curriculum pessoal aliado ao percurso Partidário ,tendo sido inclusivamente Chefe de Gabinete de um Secretário de Estado de um Governo Socialista,um percurso, dizia eu, de intervenção cívica , de interesse real pelas pessoas , pelas venturas e desventuras dos contextos sociais e económicos…seria por si só suficiente para te atribuírem a tal medalha…

Eras veemente , eu diria, por vezes, implacável para com os adversários a quem descortinavas no discurso ou na atitude a deslealdade ou a inverdade populista manipulada em nome de um qualquer colectivo abstracto…eras inteligente…muito inteligente e isso, ser inteligente, incomoda muita gente…

Viveste com muita alegria a vitória do PS em Beja…eu mais uma vez perdi umas eleições , pois mais uma vez votei no Camarada errado , mas não votei no PS, como sempre soubeste , mas isso não beliscou a nossa amizade e a compreensão mútua de que estando em campos diferentes convergimos no sentido do Serviço Público..talvez com um pragmatismo diverso e uma visão menos coincidente , mas lá no fundo semelhantes…

Não sei que dizer-te mais…mas palpita-me que alguns dos que hoje se encontram vivos e de boa saúde poderiam não estar se as taxas de mortalidade infantil se mantivessem elevadas . O teu trabalho de direcção e formação de pares tem um valor imenso e a sua tradução em ganhos em saúde é bem percepcionada por quem trabalha neste “métier”…a tua intervenção ajudou a salvar vidas todos os dias , tanto na prática clínica como na área de gestão…seja qual for a avaliação da mesma os indicadores aí estão para o provar…

Não conheço os argumentos de quem te recusou esta distinção , que , como sabes tem um valor meramente simbólico e “Municipalmente localizado”…mas acho que cai mal a quem te conhece e merece uma explicação mais alargada que extravase o âmbito de uma Assembleia Municipal…que terão esses cidadãos contra a tua pessoa? ser escrutinado assim não me parece a forma mais digna de “não receber” a famigerada medalha , mas penso que mancha indelevelmente quem ta recusou…”

Share

13 Resposta a “a cegueira do PCP”

  1. J.L diz:

    Mas à que respeitar o direito dos eleitos na Assembleia Municipal de Beja e provavelmente Pulido Valente já sabia disto mas como é velhaco que nem um cão levou à votação para lançar a confusão e não ponho em causa a pessoa do Dr. Sousa Santos.

  2. LS diz:

    Espero que na próximas autarquicas, a CDU (PCP), não fique com a maioria na AM.
    Ao que parece, tem sido umas atras das outras.
    Não sei qual a o problema do pcp com o Dr. Rui.
    O pcp é pior que,… sei lá o quê!!!

  3. Ventura diz:

    Nada me espanta vindo daquele partido de espantalhos.

  4. Bejense diz:

    Mas o voto não foi secreto? Em boa verdade como é que se pode afirmar que foram estes ou aqueles que votaram contra. E já agora era obrigatório votar a favor?

  5. Qualidade da Democracia diz:

    Uma atitude ‘ MISERÁVEL ” dos eleitos do PCP e da CDU, que mais não são que ” paus mandados ” e cegos pela ignorância .

    O Rui Sousa Santos era e é um exemplo cívico e de dedicação democrática, que a maioria que votou gostaria de o ser e jamais o será .

    Estas são as pessoas que se dizem democratas ( e muitos até o são ), de esquerda, defensores de tudo e do nada, e que na prosa do Dinis Cortes aqui e agora foram tão bem retratadas no teu imenso cv de serviço público.

    Estejas onde estiveres Rui, sei pelo que te conheci e contigo convivi superior a este tipo de tomada de posição e que para ti alérgico a medalhas de mérito e que bem os conhecias não foi supresa esta indignidade e dirias unidade com um murro em cima da mesa, para os vencer como nas últimas autarquicas em Beja !!!

  6. Raiano diz:

    Cada vez me orgulho mais de ser anti-comunista primário (universitário).

  7. Jose Luis diz:

    Nao confundam as pessoas. Isto é só para criar ruido e fundo e camuflar o que nao foi feito até agora na cidade.

  8. MARIA FLORES diz:

    @ jose luis — o que não foi feito ????? pelo PC que Governou a CMB durante mais de 30 anos ? ou pelo JPV que está na CMB há 2,5 anos ??.

    Esta decisão do PCP só revela é estupidez e atraso mental de quem toma essa decisão.Não se trata já de questões ideológicas ou politicas , mas unicamente de tacanhez de espirito.

    Não tinha qualquer próximidade ideológica com RSS , mas no essencial estou de acordo com aquilo que o DC escreve.

    A Rua da Ancha e os seus capangas nunca serão capazes de compreender o que é liberdade a democracia e a tolerância democrática.

  9. Atento diz:

    Se o voto foi secreto, em abono da verdade, não podemos afirmar que foram estes ou aqueles que votaram contra. Já não podemos dizer o mesmo daqueles(as) que abandonaram a sessão, antes da votação!! Se estavam todos(?) interessados em reconhecer o mérito do trabalho desenvolvido pelo Rui Sousa Santos – que a não atribuição da medalha não mitiga – então não se percebe o porquê da saída intempestiva de alguns deputados municipais.

  10. vergonha diz:

    Esta cidade está uma vergonha. vive-se um conflito sem memória. a medalha a RSS é tão justa quanto outras. Não havia razão nenhuma para que n fosse aprovada. os interesses mesquinhos partidários estão a acabar com tudo e para que prevaleçam vale tudo. são atribuídas medalhas a pessoas ligadas à cdu cujo mérito, esse sim, pode ser discutível. A CDU mais n fez no passado com estas medalhas do que distinguir os que lhe dão apoio.
    Por estas e por outras é que o outro tinha razão em dizer que a democracia chegou a Beja na noite em que ganhou. O pior não é o presente, é o futuro e não tardará muito o comunismo regresse para esmagar o pouco que resta nesta cidade.

  11. MJ diz:

    É muito triste ver e ler comentários como os que acabei de ler, é triste ver pessoas a apontarem os dedos as outras a criticarem quando hoje em dia nos deparamos com uma crise política criada por esses senhores que vocês defendem e dissem de ser bons, é triste ver o telejornal e ver que nada está a melhor, é trsite ver famílias, homens, mulheres e crianças a passar fome.
    Mas acima de tudo é triste usarem palavras como democracia e liberdade quando nem sabem o seu significado, porque eu sempre ouvi dizer quando não se sabe o significado de algo não pronociamos essa palavra(s), pois podemos estar a ofender alguem sem o querer.

  12. Mais Atento diz:

    Beja é actualmente uma cidade miserável a quem não resta esperar mais do que as migalhas que os Governos deixam cair dos seus fartos pratos porque o Partido Comunista assim fez por isso. Pulido Valente não fez obra, concordo. Mas, depois de todas as palhaçadas que se tem vindo a assistir nas sucessivas reuniões da Assembleia Distrital onde os eleitos do Partido Comunista continuam a fazer valer a DITADURA COMUNISTA (graças a Deus que Salazar conseguiu chegar antes ao Governo senão ainda não tinhamos alcançado a Liberdade) acredito que é necessário um segundo mandato com mais poderes para demonstrar se tem valor para estar à frente da Câmara ou se é necessário mudar novamente (só não me apareçam com aquele trolha do Miguel Ramalho a candidato para o que quer que seja).
    Sr ou Srª MJ, o País está mal não por causa de muitos senhores. Se voltar um bocadinho atrás verá que depois da Troika ter ido embora o Sr Cavaco Silva apanhou um País com saúde financeira e vendeu ao desbarato e deu dinheiro para luxos aos amigos descurando o nosso futuro (melhor o nosso presente porque é hoje que estamos a pagar por isso), o Guterres e o Sócrates fizeram obras com dinheiro que não tinham, o Durão viu que isto possivelmnete daria para o torto e pirou-se entregando ao pobre do Santana Lopes a responsabilidade de em 4 meses gastar o Orçamento de Estado para um ano.
    Não quer que o PC e o BE tenham culpas no cartório? Então entregaram isto tudo de mão beijada ao Passos Coelho, só existem para fazer o mesmo que na Assembleia Distrital de Beja. Que é pura e simplesmente estorvar.

  13. Celso Pereira diz:

    “… (só não me apareçam com aquele trolha do Miguel Ramalho a candidato para o que quer que seja). ”

    – Nunca pode ser um trolha. Os trolhas trabalham.