Mar 21 2012
1ª Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo na Ovibeja
Acelgas, catacuzes, beldroegas, tengarrinhas são apenas uns escassos exemplos de como a necessidade aguçou o engenho. E apaladou os sabores da gastronomia tradicional alentejana. Na procura do que a natureza oferece em cada época, os alentejanos foram aprimorando, ao longo dos séculos, a sua relação com as ervas, muitas de nascimento espontâneo, que enriqueceram e diferenciaram a gastronomia tradicional alentejana. Para dar a conhecer aos visitantes a riqueza da nossa gastronomia e preservar o receituário tradicional, a Confraria Gastronómica do Alentejo, em colaboração com a organização da Ovibeja, estão a preparar a 1ª Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo. E as sopas tradicionais do Alentejo caracterizam-se por pratos ricos (confeccionados como prato principal) acompanhados de pão, o que na região se denomina sopas de pão. A Mostra apresenta-se no dia 28 de Abril, sábado, altura em que cada participante revela a sua receita de eleição que pode ir desde a tradicional açorda, às sopas de tomate, poejada de bacalhau com feijão manteiga, sopas de toucinho, feijão com catacuzes ou com tengarrinhas, migas de bacalhau com poejos, entre muitas outras que a memória dos participantes consiga recuperar do seu baú familiar. As receitas são confeccionadas pelos membros da Confraria Gastronómica do Alentejo e por particulares conhecedores do receituário tradicional alentejano.
Para preservar a riqueza do receituário tradicional e faze-la perdurar na história da gastronomia da região, as receitas apresentadas na 1ª Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo vão ser integradas numa publicação a apresentar e divulgar na edição da Ovibeja do próximo ano.
22 de Março de 2012 às 10:26
hummmmmmm,que saudades dos tempos de menina,tambem era o havia com fartura.
22 de Março de 2012 às 15:44
O ALENTEJO TÊM:
Óptimo azeite, excelente pão, boas águas, coentros, poejos, ovos de galinha do campo, etc. etc. tudo do bom e do melhor….. como tal, fazer umas BOAS SOPAS, não é muito difícil.
Bom vinho, bons amigos, fazem uma boa tertúlia……….
Já me está a crescer “água na boca”…….. sem grandes ensaios, podem fazer-se petiscos de suprema qualidade e eleição, basta um pouco de imaginação. ABAIXOOOOOOOO o MICRO ONDAS, vivam as panelinhas de barro e o fogo de lareira.
ABAIXOOOOO os Macdonald,s e as pisas VIVAAAAA a açorda e as sopas de toucinho!
VIVA O ALENTEJO GENUINO!
22 de Março de 2012 às 21:47
@Vigilante:
Onde é o petisco ? Faço-me já convidado!
Concordo com o combate às novas tecnologias da cozinha e com o combate aos “Fast food”, que mais não são do que comida de engorda e sem sabor.
Açordas, gaspachos, vinagradas, sopas de tomate, sopas de toucinho, sopas de peixe (do rio ou da ribeira), sopas de beldroegas, …… enfim, sopas, quem sabe fazer ? quem gosta ?: Foi assim que muitos de nós fomos criados; era o que havia e não havia “posses” para mais. Uma “açordinha” com um “ovinho” era ouro !
Outros tempos!
17 de Abril de 2012 às 4:25
Falta de imaginação: a OVIBEJA está a imitar e a copiar a ideia do evento do Congresso AÇORDAS de Portel. Já agora só faltava organizar também uma “Feira do Montado”. hehehe