Fev 10 2012

NERBE com nova presidência

Publicado por as 11:08 em A minha cidade

Filipe Pombeiro é o novo presidente do Nerbe/Aebal – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, sucedendo a Luís Serrano.
Nas eleições realizadas ontem, dia 9, a lista B, encabeçada por Pombeiro, somou um total de 61 votos, mais três do que a Lista A, de Serrano.
Já nos votos para a presidência da mesa da Assembleia Geral, a lista B obteve 62 votos e a lista A 58, enquanto que para o Conselho Fiscal a lista B venceu com 62 votos contra 57 da lista A.
(in Correio Alentejo)

Share

14 Resposta a “NERBE com nova presidência”

  1. VIGILANTE AO LONGE diz:

    Até que enfim……… mais vale tarde que nunca!
    Parabéns ao Filipe Pombeiro e à sua equipa, mas cuidado: Há muito trabalho para fazer e as coisas obviamente, estão ou ficaram “armadilhadas”, porque o deposto presidente tem mau perder. Se não tivesse mau perder não se tinha recandidatado, uma vez que já não tem empresas em actividade.
    Deseja-se e pede-se à nova equipa dirigente que olhe atentamente para o tecido empresarial da região: É necessário arranjar motivações para que os empresários, novos e velhos, consigam fazer face às grandes agruras destes tempos.
    A economia da nossa região não pode ser menosprezada ou esquecida, há que encontrar estímulos e forças para contrariar as tendências e todos os atrasos a que nos tem, criminosamente, votado.
    É preciso, reivindicar mais e mais, sempre mais e não ser complacentes com o poder naquilo que nos é prejudicial.

  2. BATEPEDRA diz:

    A renovação necessária concretizou-se.Para quando a renovação na Stª Casa da Misericórdia de Beja e na Caixa de Crédito ???
    O Grupo que controla aquelas Insituições é o mesmo que apoiava LS.

  3. VIGILANTE AO LONGE diz:

    Até que enfim….. mais vale tarde que nunca!
    Parabéns ao Filipe Pombeiro e à sua equipa, mas cuidado: Há muito trabalho para fazer e as coisas obviamente, estão ou ficaram “armadilhadas”.
    Deseja-se e pede-se à nova equipa dirigente que olhe atentamente para o tecido empresarial da região: é necessário arranjar motivações para que os empresários, novos e velhos, consigam fazer face às grandes agruras destes tempos.
    A economia da nossa região não pode ser menosprezada ou esquecida, há que encontrar estímulos e forças para contrariar as tendências e os atrasos a que nos tem, criminosamente, votado.
    É preciso, reivindicar mais e mais, sempre mais e não ser complacentes com o poder naquilo que nos é prejudicial.

  4. VIGILANTE AO LONGE diz:

    Batepedra……. é capaz de ter razão!
    Valia a pena pensar no ele (a) diz!
    Já agora pergunta-se: Quem manda na Misericórdia é a Diocese ? Quem manda na Caixa de Crédito é a Caixa Central, Fenacam ou B.Portugal ? Convinha esclarecer!
    Será que os seus dirigentes confirmam aquilo que se diz na terra dos meus pais? Quem mexe nos cântaros do mel…… sempre lambe! e por isso estão mais agarrados ao tacho?

  5. VIGILANTE AO LONGE diz:

    Batepedra……. é capaz de ter razão!
    Valia a pena pensar no que ele(a) diz!

  6. Zei diz:

    Já que andamos numa matéria de renovações\sangue novo, porque não também uma renovação na ACOS?

  7. VIGILANTE AO LONGE diz:

    @Zei:
    Pergunto: Há candidatos? Nada consta?! Ou será que são só insinuações ?

  8. VIGILANTE AO LONGE diz:

    Pergunta-se:
    Quem manda na Santa Casa da Misericórdia de Beja ? É a diocese e a igreja católica ou é um Grupo laico?
    Que poderes tem o Bispo da Diocese? Como é eleito (nomeado, escolhido) o corpo directivo? A.G., Provedoria, direccão etc. ?
    Quem manda na Caixa de Crédito Agrícola de Beja ? A quem reporta ? à Caixa Central, Fenacam ou Banco de Portugal?
    Que poderes tem a sua direcção? e quem a nomeia ?
    Não é por nada, mas convinha saber estas coisas, as quais “fogem” ao mais comum dos mortais!
    Será que o ditado antigo tem razão de ser? “Quem mexe nos cântaros do mel…. sempre lambe”.

  9. BATEPEDRA diz:

    @VILGILANTE AO LONGE
    A Mesa da Misericordia é eleita pelos IRMÃOS ( OS quais na maior parte nada têm de Cristão). Os IRMÃOS escolhem-se entre eles para assumir a MESA detendo ainda o poder de admitir ou não novos IRMÃOS.Se analisar a composição da MESA com a composição da lista derrotada no NERBE , pode em muitas situação quase fazer o copy past. MESA tem total poder para comprar , vender , contratar , etc, etc. Nestas situações não existe Tribunal de Contas.
    O BISPO DE BEJA pode-se dizer que é um ” parceiro adormecido ” , face á ” enorme dinâmica ” de gestão da MESA.
    Ainda há semanas assisti na nossa cidade a diversos comentários acerca do enorme poder de influência que a LOJA MOZART tem na sociedade Portuguesa. Não seria também de se olhar para certas organizações que muitas vezes aparecem atreladas á IGREJA CATÓLICA.?

    A CCAM tem tambem uma MESA ( neste caso Administração ) em que também uns” IRMÃOS ” se vão auto-elegendo.

  10. Zei diz:

    @VIGILANTE AO LONGE
    Sim, já houve tentativas de candidaturas avançarem (uma delas assisti- aqui reitero que assisti de muito perto e não que participei – há sua génese), o problema é que é crónico, essas pessoas são englobadas dentro da direcção, e assim se dá mais uns tachos e calam-se as vozes incómodas, ou pensa que em quase 30 anos nunca houve tentativas de mudança? Ou que não haverá novas ideias, novos rumos para a mesma. Não tenho nenhum interesse profissional ou pessoal na mesma, mas “ditaduras” de décadas é uma coisa que me faz confusão.

  11. MARIA FLORES diz:

    @ZEI -parecem verdadeira monaquias

  12. MARIA FLORES diz:

    Para evitar que se perpetuem as mesmas pessoas nos mesmos cargos , a solução poderia passar pela limitação de mandatos.

  13. Campaniço da cidade diz:

    Em tese, concordo com o que defende @Maria Flores; mas pergunto, como lá se chega? Estatutáriamente? Imposição legal / constitucional ?. Cabe aqui lembrar, que muitas das vezes, existe muita “arruaça”, mas arranjar pessoas com capacidade e disponíveis para dar a cara e fazer trabalho válido e algo social, não é fácil, muito embora haja remunerações (às vezes principescas) e mordomias significativas.
    Concordo também com @Batepedra, quando afirma que alguns irmãos da Santa Casa, nada têm de Cristãos: Eu, conheço alguns e até dirigentes, que de cristandade, nada têm, nem laivos por onde ela passasse. Aí, acho eu, sem ser inquisitorial, o senhor Bispo, podia e devia ter uma palavra a dizer, como quem diz, vetar este ou aquele, que na sua vida e prática diária, estão muito aquém daquilo que a igreja católica preconiza.

  14. VIGILANTE AO LONGE diz:

    @Maria Flores e @Campaníço:
    Será que não acontece como se diz na gíria: Mudam-se as moscas, mas a m…… é a mesma ?
    Era engraçado e oportuno, fazer um levantamento dos poderes herdados “dinásticamente”, nas associações, fundações e colectividades do distrito de Beja. Estou em crer que apareceriam muitas surpresas. Mas, há um dado curioso: Só verifica a sucessão dinástica onde há “caroço”, onde há “mel”: Pergunta-se: Alguém quer “pegar” no Desportivo de Beja, na Cooperativa Proletário Alentejano? Aceitam-se candidatos a bem feitores!

Deixe Uma Resposta