Dez 29 2011

Beja: ainda o chumbo do orçamento

Publicado por as 13:17 em Geral

Comentário ao chumbo do Orçamento de Beja publicado por Paulo Barriga (Diário do Alentejo) no facebook

” Para o ano, que congenitamente já seria mau, a Câmara de Beja vai gerir o concelho com dinheiro de algibeira. Em duodécimos. Que é como quem diz, vai haver dinheiro para os ordenados, para pagar ao segurança e para repor um ou outro cabo de esfregona que para aí de parta. E nada mais. O executivo deixará cair os projetos fundamentais para o desenvolvimento do concelho e da cidade. Pela simples razão que a Assembleia Municipal de Beja, numa atitude inaudita, chumbou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2012. Uma parvoíce. A CDU, em maioria na Assembleia, ficará agora com o ónus da culpa pela gestão foleira que a Câmara por certo terá ao longo do ano. É evidente que este Orçamento era mau, criticável e que, com certeza, poucas razões haveriam para o deixar sobreviver. Mas não foram essas, as razões estratégicas, que levaram ao chumbo do documento. Foi uma miseranda verba de 200 mil euros, num bolo de mais de 38 milhões. E quando as duas principais forças políticas da região não conseguem acordar entre elas vinte e cinco tostões, é porque estão mesmo mais empenhadas em andar à pazada uma com a outra, do que em fazer o bem comum. O que se votou na terça-feira não foi o Orçamento da Câmara, foram as birrinhas, os ódios antigos e aparentemente insanáveis, foi a patetice. O Orçamento é mau? É! Mas esta Câmara foi eleita para quatro anos. É a que temos. É a que as pessoas quiseram ter. E cada qual tem aquilo que merece. Antecipar a sua queda através de jogos de bastidores é um erro que pode sair muito caro à CDU. A campanha eleitoral por Beja está ao rubro. Mas, à distância de dois anos, parece-me que ambos os contendores sairão chamuscados deste braseiro de vaidades.”

Paulo Barriga

Share

12 Resposta a “Beja: ainda o chumbo do orçamento”

  1. Zezinho diz:

    Realmente não poderia concordar mais com o texto, ou pelo menos com a maioria do que está escrito.
    É incrivel como neste país desgraçado as pessoas mais egocentricas, menos altruitas, menos eticamente correctas, com mais interesses ilegitimos, com menos noção de estado é que vivem da politica.
    A CDU em Beja é importante no sentido de manter o partido vivo e os seus membros no activo… o PS em Beja é importante para os que o constituem no sentido de evoluirem na escada politica para outros voos… acho que é bom de perceber isto… poderia era haver um efeito colateral de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos para ganharem notoriedade… mas parece que não.
    Isto tudo por uma razão simples, a politica dá lucros pessoais e profissionais a todos os que dela vivem. Mas ainda assim têm um problema, é que vivem das opiniões (voto), por isso é que precisam que se gerem opiniões publicas favoráveis à sua cor politica e usam meios para formar essa opinião, no entanto essas opiniões estão a começar a ficar descontroladas porque já não se geram apenas em jornais, blogues, televisões, etc, pela mão de pessoas que fazem parte desse grupo interessado em gerar a opinião colectiva… neste momento todas as opiniões são cruzadas com todas as outras em redes sociais, e-mails, etc… o que forma uma panóplia de ideias…basta apenas que as pessoas tenham o minimo de informação para perceber o que está em causa para perceber o que aconteceu… e o que aconteceu foi a formação de tendência de voto de parte a parte para as próximas eleições autárquicas numa altura em que a Câmara de Beja pouco podia desenvolver devido às imposições do Estado e da TROIKA… por isso pensaram antes em eleições e as pessoas que se lixem.
    Então se é assim o melhor é mesmo reformar o modelo de funcionamento das autarquias e os seus órgãos… porque este anulamento uns dos outros é que não pode acontecer porque isso penaliza os cidadãos que assumiram defender… venha lá a reforma do poder local!!! Não fui eu que pedi, os nossos autarcas é que o justificam!

  2. Béu Béu diz:

    Optimo comentário do Paulo Barriga!!! Realista, directo e objectivo. Pena que a maioria dos bejenses não tenha pachorra para ler uma linha do que o Paulo e outros escrevem nos orgãos de comunicação social da cidade. Uma pena mesmo …

  3. JP diz:

    quem o viu e quem o vê…
    mas não deixa de ter razão. não tem sentido de estado/Câmara, chamem lhe lá o que quiserem
    o escândalo maior, é que será um PSD a ganhar a Câmara daqui a dois anos, visto esta guerra…
    ò ò ò J. Espinho: chegue-se à frente pá! eh eh

    bom ano para todos, mas todos mesmo!

  4. Baleizão diz:

    O Sr. Paulo Barriga, moço armado em muito mais esperto que a maioria dos mortais (veja-se os comentários tão generosos aqui logo expressos) para além de dizer uma série de barbaridades, revela muita ignorância para quem se joga assim a atacar outros. Eu diria que o homem mais os da Câmara se passaram do juizo! ou querem coisas que não dizem! E assim vai a nossa vidinha já tão desgraçada pelos PSDs e CDSs no governo e agora ainda aturar estas lamexisses de “políticos” locais. O que vale é que estamos numa época festiva!

  5. joao diz:

    Quem governa têm que procurar consensos e não tomar atitudes pouco democráticas, nem a totalidade da bancada do PS votou a favor do orçamento. De referir que no poder autárquico não existem duodécimos, permanece em vigor o orçamento do ano anterior até aprovação do novo orçamento, não é caso único e nenhuma outra autarquia tomou uma atitude tão ridicula e anti democrática como este executivo da autarquia bejense.

  6. João Espinho diz:

    @baleizão – você tem alguma opinião formada sobre o assunto em discussão? ou limita-se a boçalidades?

  7. Homem da Luta diz:

    A malta quer dinheiro pra comprar um carro novo pá!!

  8. CarlosC diz:

    A CDU estava habituada a mandar e era feito! Habituada a que todos fossem ao beija-mão! Isso agora acabou! E ainda bem. Goste-se do Pulido Valente ou não eles têm tido a coragem e a frontalidade de os enfrentar, algo que nos faltou a quase todos nós durnate muito tempo! Nunca a CDU negociou nada com ninguem e agora queria continuar da mema maneira. Falam, falam, falam todos e aqui nos blogs vêm armar-se os encarttados todos em anjos e virgens! Por amor de Deus: olhem para o que fizeram, olhem para quem meteram durante anos a fio nas Câmaras e nas Associações e nas instituições que dela dependem! Olhem para o que fizeram e para o que estão a fazer na COOPERATIVA Proletário ALentejano vejam o que nos estão a fazer! Vejam o que continuam a criticar nos outros quando os outros não fazem nem nunca fizeram um MILÉSIMO do que vocês fizeram e FAZEM! Jorge Não tenha medo deles, enfrente-os que por muito que eles falem que vai acontecer isto e o outro isso vai ser tudo treta!

  9. jr diz:

    Com o chumbo do Orçamento para a CMB, o PC cometeu um enorme erro que lhe vai sair caro, estou em crer.
    Ficou claro para toda a gente que para o PC, mais importante que o interesse da população, está o seu próprio interesse.
    Percebe-se porquê. Com a derrota nas Câmaras de Beja e Aljustrel, o PC sofreu um forte rombo na estrutura de suporte à sua acção política. Poiso de muitos funcionários do PC, fundamental para aliviar as despesas do partido com o pagamento da sua estrutura de pessoal, a perda destes municípios teve como consequência a necessidade de reenviar os mesmos, sobretudo para Moura e também Serpa e Castro Verde. Já para não falar da diminuição substancial de financiamento desse pseudo-isento órgão de comunicação social, que dá pelo nome de Rádio Voz da Planície. Ganhar Beja nas próximas eleições é fundamental. Permite o regresso de alguns extraditados (até porque não é seguro que, com a saída de Pós de Mina, consiga ganhar Moura) e paga as dívidas que entretanto a Voz da Planície vai acumular até lá. A derrota da CDU em Beja nas próximas eleições terá um impacto negativo sem precedentes na estrutura do PC. Os dirigentes do PC sabem disto. Por isso estão nervosos. Por isso cometem estes erros primários. Veremos se os partidos adversários terão a lucidez necessária para perceber a importância das próximas eleições autárquicas na diminuição de influência do PC no distrito de Beja e se têm a capacidade de definir e executar uma estratégia correcta que lhes permite livrar Beja e o distrito do atraso de vida que representa o PC.

  10. Reinaldo Louro diz:

    Num texto com palavras nuas e cruas, o PB teve o que falta a muita gente, pensar e escrever, a sua atitude é de coragem, crítica, corrisiva e verdadeira !

  11. Ventura diz:

    Enquanto se entretêm com guerras e guerrinhas, vaidades e vaidadezinhas o cidadão de Beja é que se lixa.

    Maldita cidade esta que nunca passa da cepa torta. Que merda de gente!

  12. Morto de Riso diz:

    Agora que os comunas foram corridos fica um problema… já não há desculpa para a incompetência dos que ficaram agarrados ao pote.

    Quem poderemos culpar agora?…

Deixe Uma Resposta