Ago 19 2011

Sobre o fim da União Soviética

Publicado por as 11:15 em Geral

É sempre com redobrado agrado que nos lembramos que, por cá, temos o PCP.
Que escreve, pensa e diz coisas como esta.
O que seria do Mundo sem os comunistas portugueses?

Share

14 Resposta a “Sobre o fim da União Soviética”

  1. Paulo Nascimento diz:

    A analise que o PCP faz do momento da queda da URSS está correcta.

    Existia um processo de reestruturação em curso, que foi abruptamente interrompido, por agentes corruptos que souberam usar a contra informação capitalista para desmoronar a URSS.

    Por outro lado, a URSS já não era reformável, a degenerancia do regime não aconteceu nesse momento, como afirma o PCP.
    A degenerancia deu-se com Stalin muitas décadas antes. Convertendo um regime revolucionário e popular , numa ditadura fascista.

    O regime Soviético, era um mundo de contradições. por um lado , uma cruel ditadura, por outro lado um forte catalisador de esperança e farol ideológico para revolucionários de esquerda.

    Devemos olhar a URSS e o comunismo como algo que trouxe esperança mas falhou. perceber as causas do fracasso e continuar a lutar por um mundo melhor.

    Da mesma forma que a igreja católica cometeu crimes inarraveis na história, de longe superior aos crimes dos Nazis e dos Soviéticos juntos. A igreja catolica tem uma mensagem de esperança e homens que agem de boa fé no seu interior. a mensagem mantêm-se justa e actual. o mesmo digo do comunismo.

    Da mesma forma que não podemos culpar Jesus Cristo pelos crimes da igreja, tambem não podemos culpar Karl Marx pelos crimes dos regime ditos comunistas.

    Para quem ficou satisfeito com a queda da URSS deixo algumas perguntas.

    Acham que os Povos da EX-URSS estão melhor agora ?

    Não acham estranho , que num par de décadas, num território onde não existia propriedade privada, existam hoje tantos multibilionarios que controlam as fontes de recursos e matérias primas desses estados ? não vos indigna tal situação ? ou basta que a URSS tenha morrido para o mundo ser um paraíso?

    Acham que estão mais seguros no mundo ? antes existia um estado ATEU, que catalisava os ódios de todos os fanaticos religiosos, até os talibans lutavam juntos com os americanos, nessa gloriosa causa.
    Antes existia dois campos definidos e previsiveis, o fanatismo religioso não se sobrepunha á politica. hoje cada seita mais alucinada que a outra movidos por alucinações colectivas e com acesso a armas de destruição massissa é um potencial fim do mundo para acontecer.
    Acham que estão melhor?

    Por fim , sempre disse e sempre continuarei a dizer , e com muito orgulho. que sou Comunista.

  2. >VEJAM ISTO diz:

    Desvio de dinheiro de Arquidiocese da Igreja Católica constrange portugueses
    Governo de Portugal tem auxiliado investigações, mas se esquiva em dar declarações sobre episódio (…)

  3. Pedro diz:

    Não havendo sistemas perfeitos, creio que todos têm um pouco bom.

  4. serafim anjlo diz:

    E eu continuo a afirmar me e, a lutar contra todas as ideologias totalitárias como o comunismo e,o nacional socialismo.Destruidoras,
    assasinas e crueis da dignidade humana.Fenomenos do século passado responsáveis por milhoes de mortes de seres humanos.
    Alguns nostalgicos querem branquear e,fazer resurgir como se nada se tivesse passado.
    A liberdade e a democracia sao os” Muros “que me separam dessas ideologias do ódio.

    Tudo o resto é conversa fiada…

  5. El Juanito diz:

    Nem era para dizer nada, mas digo.
    Mas este partido ainda é assunto?!

  6. José Bispo diz:

    Oh amigo, prepara-te que os comunistas estão prestes a conquistar o mundo. Desta vez vai ser tudo muito mais fácil. As armas vão ser o próprio Capital. A América está quase nas mãos dos chineses. Os russos têm a Inglaterra na mão e os brasileiros, que durante séculos salvaram Portugal estão sólidos no contexto financeiro mundial sem esquecer a solidez de pequenso paises que vão desde a africa do Sul, passando por Angola e desagundo em Caracas.
    Gorbatchov limitou-se a dar dois passos atrás mais não podia fazer, os condicionalismos da história obrigam a que nem sempre as coisas corram conforme o desígnio dos reformadores.
    Com a apetência que a igreja católica tem pelo dinheiro até o Vaticano vai ser comprado e desmantelado para exposição pública dos desvarios obscurantistas.

  7. Paulo Nascimento diz:

    @José Bispo

    Esse teu argumento tem umas pequenas falhas.

    1º a china não é comunista, mas uma ditadura execrável e fascista.

    2º achas que os EUA vão aceitar ser liquidados por dividas pelos chineses ? O país com as maiores forças armadas do mundo ?

    3º a Russia não é, nem nunca foi comunista. é apenas um país controlado por mafiosos.

    4º A Inglaterra não hesitará em pedir ajuda (militar) ao irmão grande para se salvar, se preciso for até no 51º estado se tornam.

    5º A esquerda Brasileira que está no poder não controla verdadeiramente o país. Eles apenas servem de folclore enquanto não mexerem a sério nos verdadeiros poderosos, as famílias oligarcas brancas.

    6º num colapso financeiro internacional, o dinheiro valerá o mesmo que merda. Só se salvará quem estiver mais perto da auto-suficiência, a solidez económica e o dinheiro do Brasil, de nada servirão, a não ser para limpar o rabo. talvez se salvem pelos recursos que têm. não entes sem terem de lutar por eles numa guerra mundial.

    ironicamente, países como a Cuba e a Coreia do Norte, habituados a embargos, têm boas hipóteses. mas também não são comunistas.

    Angola e africa do sul são comunistas ???? ha ha ..

    Talvez A Venezuela esteja no caminho para o comunismo , mas o Hugo Chaves , é um bocado descontrolado.

  8. José Bispo diz:

    1.º A China é verdadeiramente comunista. Só os fascistas se referem à China dessa maneira. Não é fácil garantir o pão de cada dia a cada cidadão no pais mais idoso e populoso so planeta.

    2.º Os Estados Unidos a exemplo dos grandes Impérios hão-de cair. De que valem as Forças Armadas quando não tiverem dinheiro para comprar as balas?

    3.º A Rússia assumiu uma grande conciência interior moldados em 70 anos de uma realidade nova de libertação e de consciência cientifica. Estes valores nunca se perdem. 30 dias que foram a Comuna de Paris geraram consciências que perduram na politica nas artes e nas ciências. Ainda hoje se morre de amor pela Comuna de Paris.

    4.º A Inglaterra está de rastos a exemplo do Bearings. Numa hora faliu a maior superstrura financeira e capitalista inglesa.

    5.º O Brasil luta pela sua liberdade e o Real não para de crescer criando dificuldades inesperados. Pagou toda a sua dívida externa. O Brasil não deve nada a ninguém e os barcos deixaram de chegar ao Tejo carregados de ouro para alimentar consiências impudicas e fascistas que perduram neste pequeno rectângulo.

    6.º O Colapso já começou. As acções das grandes empresas hoje, 21 de Agosto, valem 1 cêntimo e todos esses paises emergentes estão ideologicamente bem apetrechados e em Angola, por exemplo, a propriedade é do Estado. A propriedade privada é controlada.

    7.º Os comunistas primam sempre pela educação e respeito pelo próximo pelo que me inibo de falar em zonas próximas dos WC para evitar contaminações.

    8.º Sorria porque amanhã teremos um mundo melhor sem a exploração do homem pelo homem

  9. serafim anjlo diz:

    O comunismo falhou e,falhará sempre porque o ser humano é ambicioso por natureza.

    Continuem a sonhar e a divagar sobre os amanhas que cantam.É o que vos resta

  10. El Juanito diz:

    Eh eh eh afinal esse partido ainda é assunto para quem ainda não tirou as palas dos olhos.
    LOL!!! Com que então a China não é uma ditadura!
    A China, com tanta merda que produz, em breve se afogará nela!
    Aquele país já nem ar tem para respirar, a poluição é tanta que nem sequer o vento a consegue dissipar. Coitados, se já eram amarelos, agora com tanta poluição vão virar cinzentos!

  11. José Bispo diz:

    Oh Juanito e o que dizes da América:

    Nos EUA 1/5 dos negros estão na cadeia.
    Nos EUA 50% da população não tem assistência médica e 25% nem consegue tratar-se em qualquer hospital
    Nos EUA a dívida pública atingiu um valor impossível de ser pago em várias gerações e já ultrapassou as centenas de milhares de US$ por família.
    Nos EUA condenam-se a prisão perpétua crianças de 12 anos, por roubo de uma bicicleta.( ????? )
    Nos EUA 6% da população sobrevive com uma refeição diária de comida enlatada …..para animais…..
    A Escola Pública é completamente inútil e caminha para a extinção.
    Nos EUA há mais de 450 organizações policiais e o sistema judicial não é independente do poder executivo: É nomeado por ele!
    Nos EUA as duas maiores indústrias são o armamento e a pornografia.
    Nos EUA 1% da população controla e recebe cerca de 90% do PIB nacional
    Nos EUA a produção de carne e de ovos utiliza legalmente promotores químicos de crescimento.
    Nos EUA não há ordenado mínimo e o trabalho indiferenciado é pago a 4 euros/hora……
    Os EUA estão envolvidos em dezenas de conflitos militares de caráter sujo e para levar a cabo golpes de estado favoráveis aos seus interesses económicos e aos de Israel.
    Os EUA angariam em todo o mundo os melhores cérebros para a sua indústria de armamento e obrigam os seus “aliados” a comprá-las…
    Os EUA são o maior mercado mundial de drogas pesadas e um dos maiores produtores de anfetaminas e de outros químicos dopantes…
    Os EUA imprimem papel-moeda e através de tratados com as suas colónias árabes transformaram o US$ no meio de pagamento internacional em substituição do ouro…
    Obama tem toda a razão: Nada disto se passa em Portugal. Estamos muito atrasados e não sei se algum dia lá chegaremos…
    Só um detalhe: os EUA estão completamente falidos e mais de 10% da população já vive em acampamentos sem saneamento ou serviços públicos básicos…

    Prefiro a China.

  12. El Juanito diz:

    Realmente, os EUA também não são exemplo a seguir mas a China é que não é de certeza um bom país.

  13. El Juanito diz:

    Mas também digo, se os EUA estão em baixo de finanças é por querem “tocar muitos burros” ao mesmo tempo, alguma coisa vai ter de ficar para trás. Ou fica a economia ou fica presença norte americana espalhada pelo mundo.
    Agora a China o que espalha pelo mundo é só porcaria, seja ela poluição ou produtos sem qualquer qualidade e tóxicos.
    Nos EUA a poluição também existe é certo, mas há qualidade e investimento em tecnologias mais amigas do ambiente.
    Acerca da criminalidade e outros factores negativos que apontou dos EUA, não os consegue comparar com a China porque simplesmente a ditadura comunista não quer que se saibam. De vez em quando umas centenas de chineses lá são abatidos em praça publica, tipo galinhas do aviário.
    Ai ai, porque será que as pessoas não entendem que o verdadeiro comunismo é inatingível!!! Vai haver sempre um mais comunista que o outro!
    🙂

  14. Paulo Nascimento diz:

    @José Bispo

    Os EUA têm muitos defeitos, e concordo contigo na ideia que deixas de anda muita gente iludida com esse país.

    Mas , preferiria de longe viver nos EUA, do que na china.

    Em primeiro lugar, e apesar de todos os defeitos, nos EUA eu poderia livremente, afirmar a minha ideologia, mesmo sabendo que socialmente, enfrentaria resistência.

    Por outro lado,os EUA são um país de extremos, e é sem duvida com os Norte Americanos, que teremos de contar para a revolução socialista internacional, saibamos nós criar condições para que tal aconteça. E viver lá seria sem duvida um começo.

    Se nos os dois fossemos viver para a china sr Bispo. o nosso destino seria diferente. eu provavelmente acabaria preso pelas minhas ideias, e com sorte não levaria uma bala na cabeça (a cobrar á minha familia). muito provavelmente você estaria entre aqueles que ajudaria a dar o meu nome ás autoridades.
    Você estaria integrado no regime, e eu a lutar conta ele. mais tarde, e com sorte os papéis invertiam-se, e eu estaria entre aqueles que exigiria o acerto de contas com os que colaboravam com o regime fascista chinês.

    isto se fossemos viver para a china. e eu tivesse a sorte ou o azar de me juntar á luta contra o regime.

Deixe Uma Resposta