Jul 18 2011
O sistema partidário
“Os resultados das últimas eleições para a Assembleia da República (AR) podem ser contabilizados não apenas pelo número de deputados eleitos mas também pelos milhões de euros que os partidos irão receber até às próximas eleições legislativas. O partido vencedor continua a ser o PSD, que irá receber do estado quase 38 milhões de euros, logo seguido do PS (mais de 28 milhões), do CDS/PP (quase 13 milhões), do PCP e os Verdes (mais de 10 milhões) e o BE (mais de 6 milhões). Além dos partidos parlamentares, o PCTP/MRPP irá auferir mais de 777 mil euros e o Partido dos Animais e da Natureza mais de 730 mil euros. (…)
“Em consequência dos resultados obtidos nas últimas legislativas o estado irá pagar aos seis partidos parlamentares bem como ao MRPP e ao Partido dos Animais mais de 24.000.000 de euros por ano, o que, incluída a subvenção para as despesas da última campanha eleitoral, ultrapassará os 105 milhões de euros durante os próximos quatro anos.”
(ler O sistema partidário)
18 de Julho de 2011 às 20:51
A democracia tem custos.
Em ditadura, as eleições são mais baratas, mas o sistema policial e repressivo, juntamente com os corruptos do regime, que são imunes á justiça pela protecção do regime, tornam a conta final mais cara.
em alternativa, se não houver subvenções do estado aos partidos, então impera um regime de financiamento mais ou menos encapotado por parte das corporações de interesses, que depois tem de ser pago. ficando o estado a perder financeiramente e o povo a perder em democracia.
…
Os partidos deviam receber mais, muito mais, e serem auditados de quatro em quatro anos por um organismo judicial.
todos os desvios de verbas ilegal, serem punidos com cadeia. e todos os financiamentos de privados, em dinheiro ou em géneros, ser considerado crime punível com cadeia.
18 de Julho de 2011 às 22:26
Boa!
Bora lá formar um partido novo!!!
O PTP (Partido dos Tansos Portugueses). Não devem faltar militantes e a malta ganha uns cobres!