Jul 11 2011
Degradação
foto: joão espinho
Não há para os lados da Câmara Municipal de Beja ninguém que olhe para o estado em que se encontra o Museu Jorge Vieira? É que a Casa das Artes caminha para um lastimável estado de degradação e qualquer dia encerra as portas e acontece-lhe o mesmo que à torre de menagem do Castelo.
foto: joão espinho
11 de Julho de 2011 às 8:39
Parece-me, João, que o caso não é único em Beja… Além do mau estado de conservação do edifício que obviamente não tem condições para albergar a belíssima colecção artística de Jorge Vieira, está o facto de peças desta natureza, raras e frágeis, poderem vir a sofrer danos irreparáveis, pois não têm qualquer protecção à sua volta. Também lhe falta um bom projecto museológico, coisa que nunca houve, como se vê… Ainda há quem pense que museologia são só visitas, exposições e catálogos (e quando estes existem nem a coisa vai tão mal assim), esquecendo as funções essenciais de um museu que são inventariar, investigar, conservar, expôr e divulgar o seu acervo, o resto, qualquer esplanada resolve e dá mais vida à cidade.
Abraço, LBorrela
11 de Julho de 2011 às 12:34
Um espelho do país e da pouca atenção que se presta ao que mais nos representa, a Cultura, a Arte, e a História.
Um abraço.
11 de Julho de 2011 às 14:27
Concordo com tudo, mas parece-me que o povo anda mais preocupado com o INTERCIDADES…..
11 de Julho de 2011 às 14:29
Cresci com a Casa das Artes e já lá ganhei muitas horas, felizmente passei lá muitas tardes e noites quando ainda tinha cafetaria, participei e actividades, vi exposições,música, teatro… enfim! Subscrevo totalmente que para ser Museu lhe falta muito e não menos para ser uma galeria que valha! É por isso necessário potenciar a cidade de espaços com vida, com uma programação atractiva, bem estruturados e que fixem as pessoas no centro histórico. Gostaria de saber em termos estátísticos quantos visitantes recebe o Museu como está neste momento? Não menos vergonhosa foi a deslocalização da Escultura de Jorge Vieria para as portas de Mértola num lugar sem destaque, onde não “respira” e onde já foi varrida por uma carrinha de descargas! Deve ser dada importância ao património histórico, artístico e cultural e não concentrar as apenas as energias em acontecimentos efémeros. Não posso deixar de prestar uma Homenagem ao Sr. Aleixo (Funcionário da casa das artes durante muitos anos) que nos deixou à poucos dias e que, graças à sua teimosia, “manteve” aquele espaço durante muitos anos.
14 de Julho de 2011 às 23:54
Praça, bastou um post seu e a pintura começou. Quero que faça um post sobre a Avª 25 de Abril na Salvada, para ver se tem o mesmo efeito mediatico.
15 de Julho de 2011 às 0:00
@js – isto aqui não é o programa de “posts pedidos”. E tenho por hábito de só falar daquilo que sei. Ainda há achigãs na Salvada?
15 de Julho de 2011 às 0:45
Em relação as achigãs, sim ainda há. Em relação aos post pedidos venha comer o peixinho e constate o facto..
23 de Agosto de 2011 às 7:47
[…] encerrado ao público para que haja um requalificação do espaço. É uma obra urgente, tal como aqui […]