Mai 30 2011
Câmara Municipal de Beja
Entra em força na campanha eleitoral.
Sugiro que leiam muito bem a notícia.
Leram?
Agora podem desabafar.
Mai 30 2011
Entra em força na campanha eleitoral.
Sugiro que leiam muito bem a notícia.
Leram?
Agora podem desabafar.
30 de Maio de 2011 às 10:17
Vocês no PPD são mesmo cromos.
Escolhem um bom tema para meter na campanha. Efectivamente as novas oportunidades são uma fraude.
mas…
Em vez de denunciarem o esquema (explicando porque não funciona), e alertar as pessoas que genuinamente acreditam estar a valorizar-se.
Preferem chamar essas mesmas pessoas de ignorantes.
E de uma assentada perderam uma boa oportunidade de atacar o Sócrates, perderam um numero consideravel de eleitores, e deram um trunfo de campanha ao PS.
Bravo !!!!!
…
Esta noticia, na radio pax, pode ser irritante para o ppd. mas foram vocês (o ppd) que fizeram a cama.
30 de Maio de 2011 às 10:39
@paulo – uma mentira repetida até à exaustão, passa a ser verdade. É o que está a ocorrer nesta campanha, onde todas as declarações de PPC ou de qualquer militante do PSD são desvirtuadas, transformando-se na verdade que os PS’s e satélites querem fazer valer. Não dou para esse peditório.
E, relativamente ao meu post, eu só disse que a CMB “entrou em força na campanha eleitoral”. Desmentes?
30 de Maio de 2011 às 11:58
Eu não conheço bem as novas oportunidades mas os Alexandre Soares dos Santos parece conhecer. Se calhar o Pedro Passos Coelho não ficou feliz. Está aqui no tubo: http://www.youtube.com/watch?v=F1S0tVUuJ20
30 de Maio de 2011 às 12:57
Caro João. claro que concordo contigo. a CMB entrou na campanha.
Mas isso é normal, e acontece em todo o país com todas as cores partidárias.
Todos nós sabemos como funciona a imprensa e em particular a maquina de propaganda do Sócrates.
E da mesma forma que tenho sempre dito. volto a repetir. PPC vai perder as eleições contra Sócrates.
Pedro Passos Coelho está a um passo de acabar com a carreira política dele.
Menosprezou o adversário. E deixou-se iludir pelos mesmos jornalistas que agora o estão a enterrar.
….
Ainda te lembras do debate Sócrates-Louçã de 2009 ?
O Socas pega num excerto de texto do programa do Bloco, descontextualiza-o. E enrola o Louça com uma mentira.
Ironicamente, a versão distorcida da lei das comparticipações que Sócrates usou para atacar louça, foi a que apareceu num dos PECS.
30 de Maio de 2011 às 14:08
Não concordo que as Novas Oportunidades sejam uma fraude. É verdade que é necessário melhorar muita coisa no Programa Novas Oportunidades e também é verdade que trabalha mais para as estatísticas do que para uma formação de qualidade. No entanto, é um programa de louvar que trouxe novamente ao ensino muitos milhares de portugueses.
Como é natural as generalizações são sempre um erro e criticar o Programa Novas Oportunidades na sua generalidade é um erro tremendo! Não se pode simultaneamente apregoar que é necessário aumentar as qualificações dos portugueses e simultâneamente apelidar de fraude tudo o que se tenta implementar para mudar essa realidade!
Quanto à Câmara de Beja, recordemos a reunião de Rui Rio com Paulo Portas..também não é campanha?
30 de Maio de 2011 às 14:17
@zé miguel – sim, foi campanha, mas estavam a jogar no mesmo terreno, pois ambos os partidos estão coligados na CMP.
30 de Maio de 2011 às 16:19
Ai como eu gostava de ser estudante de novo! Marimbava-me para as aulas, ia “brincar” com as mocinhas, esperava pelos 18 anos e depois… depois, ia para as novas “opternidades”. Ao fim de relatar a minha vidinha, davam-me um diploma de conclusão do 12º ano! Eh eh eh!!! Isto não é uma farsa, é uma festa!
Mas para mim, é um insulto à minha inteligência! E uma falta de respeito pelas horas que passei a estudar.
Agora, se esta modalidade de estudo fosse já para pessoas bem adultas que nunca tiveram oportunidade de estudar, até aceito, mas um curso como deve ser, ou seja, um 12º como deve ser. Tipo, poder fazer-se o 12º ano em 3 anos por exemplo.
Quem diz o 12º, diz o 9º.
Agora, saltar por cima das disciplinas, não concordo de maneira nenhuma.
Hummm! Estava aqui a pensar que desde pequeno que gostava de um dia vir a ser medico! Será que não se arranja para aí um curso de medicina nas novas “opternidades”?! Estou cá com uma “fézada” que ainda me safo! 🙂
30 de Maio de 2011 às 17:25
@El Juanito obviamente que o modelo de ensino e os conteúdos curriculares para pessoas que estão há anos fora do circuito escolar não podem ser iguais aos que existem actualmente no ensino corrente! Aliás, mesmo os modelos que existem no ensino corrente estão a ser reformulados para alunos em risco de abandono escolar. A oferta formativa tem que ser adaptada para diferentes públicos e ambientes de aprendizagem.
Voltando ao essencial, o Programa Novas Oportunidades é perfeito? Não, não é!
É uma boa iniciativa que permite a milhares de portugueses voltarem a se interessar pela sua formação? É certamente!
É fundamental elevar o nível de competências em Portugal e para isso é necessário voltar a trazer à escola muita gente que a abandonou por diferentes motivos. Obviamente, que o programa Novas Oportunidade pode e deve ser melhorado! Mas isso não se faz denegrindo e humilhando o programa de formação e os milhares de formandos que por lá já passaram.
@João Espinho Continuo a não compreender as diferenças entre a atitude do executivo da Câmara de Beja quando comparado com o executivo da Câmara do Porto…
Que fique claro, para mim é me indiferente que Pulido Valente faça propaganda para Sócrates, ou que Rui Rui faça propaganda para Paulo Portas..
30 de Maio de 2011 às 18:52
@zé Miguel
Vamos por partes:
1 – “É fundamental elevar o nível de competências em Portugal” – é sim senhor! Então por que razão mataram o ensino técnico-profissional? As Novas Oportunidades trazem mais competência a que nível? Do conhecimento? Da aptidão profissional? Então acabe-se com o ensino tal como ele está e vamos todos para as Novas Oportunidades.
2 – Há uma diferença abismal entre os dois casos. Que eu saiba, Rui Rio é apoiante de PPC. Logo, não estará a fazer propaganda pró-Portas. No Porto foi a campanha que entrou dentro da Câmara, em Beja foi esta que veio para a rua para fazer aquela.
3 – Sabe quanto se gastou, só em propaganda, para promover as Novas Oportunidades? Quase que dava para mais um Aeroporto de Beja 🙂
30 de Maio de 2011 às 19:55
De facto é uma tristeza. Não me admito nada que o Pulido Valente perca o próximo mandato e a confiança que despertou a muito eleitorado que o elegeu. Tal como ele próprio sabe, não foi o PS que fez dele Presidente da Câmara, de forma que se continuar com estas atitudes, em menos de nada terá de novo os comunistas à perna!
Parece que há por aí muita coisa que tem prometido e não passa do papel.
Esta de ajudar na campanha de Sócrates é a gota de água!
30 de Maio de 2011 às 22:33
Votei pela primeira vez no PS
Depois de 30 anos a votar nos comunistas, estava farta queria mudar
mas afinal enganei – me redondamente, ficámos na mesma, nada mudou
Os que estavam a chefiar, são os mesmos só mudaram dois ou três, por isso não serviu
de nada, não valeu a pena votar PS.
Nunca mais na minha vida vou votar
em nenhum partido
para mim acabaram – se os votos.
30 de Maio de 2011 às 23:56
@João Espinho
Desculpe mas não mataram o ensino profissional, muito pelo contrário! Aumentaram substancialmente as ofertas de Cursos Profissionais a nível nacional, que dão equivalência ao 12º ano e acesso ao ensino superior, e há uma maior diversidade nos cursos profissionais. Esta melhoria tem sido feita em grande parte com base em fundos europeus do POPH (QREN).
Concordo consigo que as Novas Oportunidade têm sido utilizadas para propaganda política pelo PS e tem-se largado aos sete ventos imenso dinheiro em Consultoria de Imagem e Markting.
No entanto, volto a insistir nesta tecla: todos os defeitos que se possam apontar às Novas Oportunidades não podem invalidar o mérito que o programa teve em trazer novamente ao sistema de ensino milhares de portugueses e principalmente que tenha sido dado um primeiro passo muito importante na certificação e aquisição de novas competências por quem já há muito tempo tinha abandonado a escola.
Por fim, é preciso ter consciência que um programa de formação para adultos, que já não frequentam há muito tempo o ensino, não pode seguir os mesmos modelos educativos e conteúdos curriculares que o ensino regular utiliza. Isso não quer dizer que o nível de exigência tenha que ser mais baixo nas Novas Oportunidades, muito pelo contrário só com a exigência é que podemos ter um ensino de qualidade. É esse o caminho que eu acho que as Novas Oportunidades ainda têm de percorrer.
31 de Maio de 2011 às 9:38
Pois é. Por acaso já quase há um mês que sabia disto.
Os Centros de Novas Oportunidades da cidade andam há anos a tentar fazer parcerias com a CMB que ou são recusadas com mil e uma desculpas, ou são empurradas com a barriga.
De repente, fica tudo para o CNO de Mértola. Curioso, não?
Quem é a directora do CNO de Mértola, quem é?
E já agora, as Novas Oportunidades são o maior logro e a maior pouca vergonha que existe. Até os formandos mais honestos o dizem muitas vezes nas sessões de júri, deixando os formadores com um sorriso mais do que amarelo. É frequentíssimo ouvi-los dizer que não aprenderam nada, que acham aquilo injusto, pois os filhos tiveram que penar para ter o 12 ano mas que, enfim, já que se lhes dá esta oportunidade, aproveitam
Nas NO não se aprende nada de nada, não se qualifica nada de nada nem se dá qualquer competência seja a quem for. Apenas se avalia a capacidade das vítimas de conseguir escrever sobre a sua experiência de vida. E mesmo assim, sabem lá os formadores se foi ele que escreveu aquilo.
Ou seja, é uma treta do princípio ao fim e quem defende aquilo ou é desonesto, ou é do PS, ou não sabe o que é ensinar.
31 de Maio de 2011 às 9:59
@Vitorino
Não sou do PS (nem militante, nem simpatizante), não sou desonesto e já trabalhei como professor.
Gostava de saber qual foi o verdadeiro contacto que teve com o programa Novas Oportunidades até hoje? Ou é só o ouvi dizer, aquele disse-me e o não sei quem comentou…Porque se forem esses os argumentos que utiliza para criticar as NO por mim estamos conversados!
31 de Maio de 2011 às 10:54
Sou formador de STC. Chega-lhe?
31 de Maio de 2011 às 11:01
Aliás, sou formador de STC, desde o início das NO, biólogo, professor, e afirmo e reafirmo: as NO são uma aldrabice. E quem não parece ter qualquer contacto com aquilo e estar a falar e de ouvir dizer é o sr. Zé Miguel.
A propósito, qual é o seu conhecimento das NO? Resulta de quê?
Ah, e já agora se a sua pergunta seguinte for por que razão lá estou se acho aquilo uma aldrabice, a resposta é a de que preciso de trabalhar para viver e dar comida aos meu filhos.
E estamos conversados.
31 de Maio de 2011 às 11:10
è por estas e por outras que a gente gosta de vir à Praça
31 de Maio de 2011 às 14:28
@Vitorino aceito como é óbvio a sua opinião, mas não concordo com ela.
Já trabalhei como professor, nunca directamente nas NO mas sim no ensino regular e profissional. No entanto, o feedback que sempre recebi dos colegas que trabalhavam directamente nas NO sempre foi o de que existem formandos que tentam desenvolver um trabalho sério outros nem por isso. O nível de exigência nas NO provavelmente ainda não está no patamar que todos nós desejamos.
No entanto, pergunto-lhe se não se passa o mesmo no Ensino Regular ou no Ensino Profissional? Há alunos que se interessam e trabalham e outros que andam a passear as mochilas…Para mim o nível de exigência no Ensino Regular também ainda não é o ideal, mas não vai ser por isso que eu vou tentar descredibilizar todo o Sistema de Ensino Público.
Não gosto de generalizações, e considero que todo este zum zum à volta das NO parte de um pressuposto errado: todos os formandos da NO não se esforçam, aquilo é uma brincadeira e só serve para as estatísticas! Não posso aceitar este argumento porque continuo a acreditar que existem formadores e formandos nas NO que encaram o seu trabalho de uma forma séria.
31 de Maio de 2011 às 17:40
Ou seja, nunca trabalhou nas NO e fala por ouvir dizer e pelo que os colegas lhe contam.
Para além disso, diz: “continuo a acreditar que existem formadores e formandos nas NO que encaram o seu trabalho de uma forma séria.”
Portanto, para si é uma questão de fé. Para mim é uma questão de factos.
31 de Maio de 2011 às 22:41
pois…pois….Beja, não tem que se queixar….votaram nele agora aguentem-se à bronca….mas dar o voto a tachistas…realmente…
Relativamente ao assunto colocado sobre as novas oportunidades, tenho um grande amigo meu que dá aulas nessas tais novas oportunidades e diz que aquilo é uma treta…não tem qualidade nenhuma..
31 de Maio de 2011 às 23:48
Ora, nem mais Vitorino!
As N.O. não têm nexo nenhum! Como Já anteriormente aqui disse, este “tipo” de ensino indigna, quem como eu estudou ARDUAMENTE à noite, para acabar o 12º numa escola NORMAL.
As N.O. são um convite ao abandono escolar, já que os jovens podem mais tarde, a partir dos 18 anos de idade, fazer o 12º ano, versão light.
E depois, pergunto eu:
Estes jovens com o 12º vers light podem ingressar na universidade e tirar um curso superior, por exemplo, engenharia civil?!
Tanta vaidade, só para mostrar à Europa uma figura de rico.