Abr 08 2011

A cegueira

Publicado por as 10:45 em Geral

Pita Ameixa, dirigente e deputado socialista, vive ofuscado pelos holofotes das escadarias e corredores do poder do palácio de São Bento e do Largo do Rato. Amestrado pelo aparelho de Sócrates, Ameixa gosta de jogar areia para os olhos dos outros, tentando assim que não se perceba a cegueira em que vive. Fala do PS como se este tivesse sido, nos últimos 6 anos, o viagra do desenvolvimento da região do baixo-alentejo. Não lhe bastando a cegueira, ameaça com fantasmas: “que o PSD, se chegar ao Governo, pode estar a preparar-se para “parar ou atrasar” projectos como o regadio de Alqueva, o aeroporto de Beja ou “a auto-estrada em construção” (in Correio Alentejo).
Pita Ameixa pode continuar cegamente a enganar-se. Mas, por favor, não tente vendar os olhos aos seus conterrâneos que, no próximo mês de Junho, saberão responder, através do voto, aos seus ensombrados delírios.

Share

23 Resposta a “A cegueira”

  1. Chaparreira diz:

    Ainda não vi e nem ouvi dizer, em lado nenhum, que o futuro Governo PSD pode estar a preparar-se para ‘parar ou atrasar’ projectos como o regadio de Alqueva, o aeroporto de Beja ou a auto-estrada em construção. Muito pelo contrário, o sr. Mário Simões tem dado um forte contributo em todo o seu processo político, que a meu ver, irá conquistar votos à sua esquerda.

    Esta manobra política de Pita Ameixa é puro divertimento!
    Assim como todo o teatro encenado por Sócrates no seu papel de vítima.

    Acredito que quem ganhará as próximas eleições será o ‘inexperiente’ Passos Coelho.
    Inesperiente em cargos políticos de responsabilidade.
    Inexperiente em chefia governamental.
    Os Sociais Democratas que não se preocupem, porque ele terá uma grande ajuda:

    SERÁ COMO UMA MARIONETA NA MÃO DO SEU MANIPULADOR(A) DE BRUXELAS/FMI/UEEF

  2. Paulo Nascimento diz:

    Chama-se a isso, a campanha do medo.

    Nada que o PPD não faça também.

    Algo que o BE rejeita. Preferimos apontar soluções.

    Já agora, ainda estou a aguardar as propostas do PPD. As eleições aproxima-se.

    Ou estão á espera que o FMI apresente primeiro, para fazerem Copy/Paste ?

    Em tempo de restrições sempre se poupa em papel. E toner.

  3. Rato dos Pomares diz:

    Por falar em Copy/Paste: “Serão os Doutos fascistas modernos, que a pagarão. Se necessário for com o seu sangue fascista”.
    Tenho que confessar que, quando li isto por aqui, há uns dias atrás, também eu fiquei cheio de medo (e nem sequer sou fascista).
    Ainda bem que era só uma alegoria vibrante e bem condimentada e que, afinal, não passa de uma via rejeitada por aqueles que são a solução. Fico mais descansado!

  4. AVLISESTE diz:

    @Chaparreira:
    Eu não tenho tanta certeza de que “o inexperiente” Passos Coelho ganhe as eleições: As manobras e malabarismo que o Sr. Trocaste e seus “boys” irão fazer até às eleições, vão ser muitas, de modo a confundir ainda mais as pessoas, jogando-lhes areia para os olhos, porque, já promessas não podem fazer (basta as mentiras que propalaram ao longo de 6 anos). O Sr. Trocaste e seus apaniguados seguidores vão insistir até ao fim na culpabilização da oposição, da direita, etc. etc. (insistir até exaustão na ladainha do costume). Se o PPC é inexperiente na governação ou em cargos políticos de responsabilidade, pergunto: Que experiência tinha o sr. Trocaste quando entrou na governação? com uma licenciatura de fim de semana…. é obra, não é para qualquer um, só realmente um “iluminado”. Qualquer governo saído das eleições de 5 de Junho será sempre uma marioneta (seja ele PS, PSD, PSD+CDS, PS+PSD+CDS) nas mãos de Bruxelas, do FMI ou de quem nos ajudar, porque obedece quem deve, manda quem pode e nós já devemos muito, por isso só nos resta obedecer e com “bons modos”!
    @Paulo Nascimento:
    O BE rejeita tudo e todos e as soluções que aponta são de pura retórica e sem a mais pequena probalidade de execução ou êxito, já que assentam numa necessidade de afirmação própria pouco ou nada consequente. O BE já devia ter reparado que não está no arco da governação: Os resultados eleitorais que tem obtido não evidenciam qualquer proximidade ao poder: Assumam-se como um “pequeno grupelho” que manda uns bitates e defende os prostituídos, homo sexuais, ciganos, etc. etc. e onde se abrigam alguns pseudo intelectuais e falsos artistas, sempre havidos de gastar e “mamar” no erário publico. O PSD e seus dirigentes a seu tempo apresentarão as propostas que em seu entender mais se adequam ao momento e realidade presente. O PSD é que marca a sua própria agenda e define os seus timing,s. É relevante e interessante que isso preocupe o BE!
    @Rato de Pomares:
    Essa ladainha de ” Doutos Fascistas e Sangue de Fascista” já não encanta ninguém: Os tempos agora são outros, já ninguém tem medo dos “papões e fantasmas” que a esquerda levou anos a propalar e agitar. Pergunte aos eleitores com menos de 40 anos, se eles sabem definir o que foi o fascismo ? e olhe que há muitos eleitores com menos de 40 anos: Mas se perguntar aos mesmos o que é o comunismo, certamente ouvirá respostas muito elucidativas.
    Venham as eleições de 5 de Junho, venha o FMI ou lá o que vier, qualquer coisa será com toda a certeza, melhor que ser governado por gente como o Trocaste e seus rapazes e viver cada dia com maior incerteza e amargura. BASTA, já chega; é já tempo de embalarem a trouxa e zarpar, para bem longe !

  5. Rato dos Pomares diz:

    AVLISESTE, (permita-me), o som do sangue a golfar a partir de um golpe profundo (sim, produz ruído) e o cheiro deste no primeiro contacto com o ar (se for em quantidade apreciável, cheira a um “adocicado” que “embaça” as vias nasais), é composição que me angustia. Faça-me o grande favor de ler o sétimo comentário ao post “o sr. 100% dívida”, do dia 1 de Abril e o segundo comentário a este (presente) post e depois então releia o meu, s.f.f.. Agradecido.

  6. AVLISESTE diz:

    @Rato dos Pomares:
    Li, conforme me sugeriu, esses post,s de @Paulo Nascimento. Relendo com redobrada atenção, sou levado a pensar que também vc. não comunga dos ideais de PN: Estarei enganado? julgo que não!
    Eu por mim, mantenho e reafirmo o que escrevi !

  7. João Espinho diz:

    @avli – vamos lá ler tudo do princípio… mas com atenção.

  8. João Espinho diz:

    @rato – anda por aqui um CD. Tenho que promover uma mesa de caracóis?

  9. Rato dos Pomares diz:

    AV. Não comungo nem deixo de comungar, muito pelo contrário. Aborrecem-me os raciocínios contraditórios venham eles de onde vierem. E se tiverem um piquinho de demagogia, cheira-me logo a interesseirisse e é o fim da picada. Brotoeja na certa!

    J.E. Jan Garbarek in Miramortos. Inédito, quase de certeza!
    Boa ideia! Ou isso ou uma mesa de caracóis (mas ainda é cedo, não será?).

  10. João Espinho diz:

    @rato – boa ideia a do JG in Miramortos. Amanhã de manhã vou combater a habitual rave dos sábados que tem lugar num ford com duas raparigas, mesmo em frente à minha porta. Vamos ver se não sou alvo de alguma lata de cerveja.

    (Pois, para caracóis ainda é cedo)

  11. Paulo Nascimento diz:

    Ena ! Ena !.

    Já andam a reler e a comentar os meus comentários, sinto-me lisonjeado.

    Já agora, esse cometário foi em jeito de aviso, e não de ameaça.

    Nesse mesmo cometário estava a seguinte frase
    ” E se não for distribuído (o pão) a Bem será a mal”

    Apenas refiro uma coisa evidente. as revoluções começam quando alguém não tem nada a perder. é um facto histórico.

    Podemos, e devemos evitar revoluções, é frequente sair de lá algo pior para o povo,

    Tenho é o habito de apimentar um pouco o discurso. o João que o diga.

    @Rato dos Pomares

    Vejo que aprecia os meus comentários. Não se aflija, deixe-se levar pelo lado vermelho/negro da força.

  12. Paulo Nascimento diz:

    @AVLISESTE

    Para quem acha que o Bloco é uma bando de gaiatos, parece muito preocupado com o bloco

  13. AVLISESTE diz:

    @Paulo Nascimento
    Gaiatos é pouco, porque há gaiatos bons e gaiatos maus; Aos maus dá-se-lhes umas palmadas e o assunto resolve-se!
    O BE é um bando de imbecis, frustrados, incoerentes e inconsequentes, pelo que merece a preocupação que é devida a tais qualidades.

  14. Paulo Nascimento diz:

    Imbecis, frustrados, incoerentes e inconsequentes todos somados, deve dar para aí uns 40% da população.

    infelizmente ainda não temos votações dessa grandeza.

  15. Reinaldo Louro diz:

    Os primeiros ” tiros no pé ” de Passos Coelho ao alvo:

    – IVA de 23 para 25 %
    – CGD optar por parte da privatização
    – Segurança Social cortar nas reformas e nos ordenados da função pública mais ainda porque foi pouco
    – Serviço Nacional de Saúde deixar de pagar taxas moderadoras e começar a pagar consultas, exames de diagnóstico e operações
    – Liberalizar as regras dos despedimentos com contratos verbais entre patrão e trabalhador

    Ou seja o chamado PEC IV era inaplicável e foi reprovado e agora é necessário um PEC V ( imposto pela UE ) mais gravoso para o ZÉ Povinho !!!

    Estas são as diferenças entre o José Sócrates do PS e o Pedro Passos Coelho do PSD, até Manuela Ferreira Leite recusou o convite para pertencer nas listas eleitorais, convinha saber os poraquês, não acham ???

    E fala um independente com linhas de pensamento comuns aos dois partidos e não só .

  16. João Espinho diz:

    @reinaldo – a gente já sabe que a culpa é do PSD, do PPC, do Cavaco, da Maria, da casa de Boliqueime, das marés dependerem das luas e de os rebuçados de actores terem sido inventados por um mau actor. Siga para eleições e o povo que decida.

  17. NHS diz:

    @reinaldo – O PS governou ou desgovernou o país nos últimos seis anos e não tem qualquer responsabilidade na estado a que o país chegou, a culpa foi dos outros partidos que não aprovaram o PEC IV. O PS é um exemplo de virtudes e virgens imaculadas, gente que defendeu sempre os superiores interesses nacionais, coitados, o país está a ser tão injusto com eles. Sócrates devia ser responsabilizado pelo mau desempenho do governo e sofrer as consequências disso, não basta perder as eleições e ir à sua vida, isso é provavelmente o que ele quer.

  18. Anónimo diz:

    @Reinaldo Louro, isto também será culpa do PSD, do PPC, do Cavaco?!

    Quanto gasta o PM por dia ???? !!! Ora veja sff.

    É de loucos!!!! Claro que será (também) por isto que o FMI (ou semelhante) lhes faz medo . . .

    De acordo com a Revista Sábado de 21-10-2010, apresentam-se de seguida algumas das despesas do Gabinete do sr. Sócrates:

    – 436,70 € /dia em combustíveis (aos preços de hoje são 454,9 km/dia);

    – 382,00 €/dia em chamadas de telemóvel (são 53 horas/dia ao telefone);

    – 370,00 €/dia em deslocações e estadas;

    – 750,00 €/dia em despesas de representação; [no orçamento de 2011, aumentram estas em 20%]

    – 276,00 €/dia em refeições;

    Só aqui já vamos em cerca de 2.216,00 € por dia, mas há mais:

    – 220,00 €/dia em locação de material de transporte; ?!?!?!…

    – 72,81 €/dia em telefone fixo;

    – 1.434 €/dia em aquisição de bens;

    Já vamos em cerca de 3.940 por dia !

    E então que dizer do seguinte:

    – 448 são as viaturas da presidência do Conselho de Ministros (gabinete do sr. sócrates e do sr. pedro silva pereira);

    – Desde Outubro de 2009 Sócrates nomeou 71 pessoas para o seu gabinete, onde se incluem 13 secretárias e 20 motoristas;

    Vale a pena ver o artigo. No total é um gasto médio diário de 11.391,00 € .

    ATENÇÃO QUE É MESMO POR DIA!!!

    Assim sim, agora já compreendo e até já estou disposto a pagar mais impostos.

    O tal país periférico, pobre, tretas e mais tretas.

    A bem da Nação…

  19. Rato dos Pomares diz:

    Paulo. Não precisei de reler. Tenho boa memória. E tem razão, aprecio o que escreve! Umas vezes melhor, outras, mais fraquinho. Mas porque aprecio inteligência e coerência na argumentação aborreço-me quando envereda pelo discurso panfletário, provinciano, bacoco. Sem prejuízo tenho a certeza que sem sair da toada vermelho/negro da força (seja lá isso o que for), o Paulo pode ir mais além (isto dito sem ironia rigorosamente nehuma) nos contributos para o “Praça” e fora dele também.
    Já agora, onde é que o Paulo estava no dia do “buzinão” (do original)???

  20. AVLISESTE diz:

    @Reinaldo Louro:
    Um pouco de modéstia não lhe fica mal; para não dizer mais bárbaramente: TOMA TRAMBELHO e não te metas em caminhos apertados. Com independentes assim……. Vou ali e já venho ! Se a senhora Dra. Manuela Ferreira Leite não aceitou integrar as listas do PSD, pode ter várias e ponderadas razões, tais como, está a acontecer aquilo que ELA há muito tempo vinha a falar e necessáriamente a preconizar a antecipação de medidas de austeridade (Chamem-lhe Pec, Pic, Poc ou Puc). Acho de mau tom, fazer juízos de valor sobre uma tomada de posição que é do foro pessoal.
    Seguindo o seu malévolo raciocínio, então também conviria saber quais as razões que levaram o Sr. Dr. Jaime Gama a não aceitar fazer parte das listas do PS ?!
    Estou, uma vez mais, com @João Espinho: INTEGRALMENTE ……Siga para eleições e o povo que decida !
    @NHS: Estou consigo….. mas o que é que lhe havemos de fazer ? É só gastar cera com ruins defuntos !
    BASTA… deixem-nos em paz, já chega o mal que fizeram ao país e às gerações mais novas, que vão ter muito que “pedalar” para ultrapassar este mar de aguas revoltas e cada vez mais infestadas de tubarões e piranhas (boys do PS e quejandos)
    É já tempo de embalarem a trouxa e zarparem para bem longe (eles …. esses malvados)!

  21. Reinaldo Louro diz:

    O debater é positivo e o povo que decida no acto eleitoral de 5 de Junho !

    O pensar escrever e agir de modo diversificado também o é, como sinónimo de democracia com elevação !

    Para o anónimo das 20.16 e não sou advogado de defesa de ninguém, que grande confusão vai nessa mente com as despesas são de um homem só ou do gabinete do PM, que nem imagino quantas pessoas são e se são mais ou menos que as do gabinete do Presidente da República .

  22. Jose Chicharo diz:

    A partir de ho9je q

  23. NHS diz:

    Realmente não dá para entender O Gladiador demissionário, Quando andava meio mundo a tentar provar que ele nem Engenheiro era, ele esgadanhava-se todo para provar o contrário, agora que o mesmo meio mundo lhe quer fazer ver que ele foi o PM, durante estes últimos 6 anos, ele já quer nos fazer crer que nem isso foi. Por amor de Deus, mentiras o povo ainda aguenta, incertezas, tenham paciência mas isso não.

Deixe Uma Resposta