Fev 26 2011

Beja – a maior necrópole islâmica do país

Publicado por as 16:35 em A minha cidade

Share

2 Resposta a “Beja – a maior necrópole islâmica do país”

  1. babe diz:

    Só não me pareceu muito bem a parte em que a sra Raquel dizia qualquer coisa do género como : “não sei muito bem o que aconteceria se a policia me mandasse parar com tantas ossadas na carrinha”…
    Não era suposto eles saberem as leis e regras (desconheço quais são e se existem) dos transportes que fazem?
    No mínimo não devia fazer referência a algo que desconhece.

  2. celtiberix diz:

    Como costumo dizer, vamos lá por partes.
    1 – aquando do alargamento da Av. Fialho de Almeida (1973 ou 1974, já não sei bem), alargamento esse bem visível pela diferença no empredrado da rua ( corte para metade do passeio junto ao muro do Liceu ) foram postas a descoberto bastantes sepulturas, o que desmonstra a existência duma necróple e não meia dúzia de enterramentos “ocasionais”.
    2 – há apenas um par de anos topou-se com mais sepulturas no início da rua de Mértola, não sei se as obras na altura eram para gás, água ou electricidade, mas isso não interessa para o caso.
    3 – parece que já na altura da construção do Liceu se tomou conhecimento dessa mesma necrópole.

    Não estamos, portanto, perante algo de tão inusitado. O que é importante neste momento é realmente a preservação da maior parte de dados possível, sem prejuízo da celeridade necessária às obras.

    Quanto à questão de a escola ficar com um “mini”-museu do espólio, não acho só de louvar como absolutamento justificável e quase obrigatório.

Deixe Uma Resposta