Dez 06 2010
Administrar o território
Neste artigo, falámos do concelho de Beja e das suas 18 freguesias.
Entretanto, através desta peça, ficamos a saber que ” (…) Mais de um terço dos municípios em Portugal, sobretudo no interior, não chegam aos 10 mil habitantes, mas, apesar de representarem uma população reduzida, a maioria deles tem, em média, uma Junta de Freguesia para menos de mil pessoas” e que ” (…) no distrito de Beja existem 10 municípios com menos de 10 mil habitantes“.
Volto a este tema por uma simples razão: prevejo que a regionalização (a criação de regiões administrativas prevista na CRP) regresse, brevemente, a discussão pública.
Fará sentido discutir a regionalização – um novo patamar do/no Estado – sem antes se discutir e reformular a actual administração do território?
7 de Dezembro de 2010 às 0:31
É um assunto muuuuuuuuito polémico e que mexe com demasiadas sensibilidades e interesses mas digam lá se o concelho de Barrancos não poderia ser integrado no vizinho concelho de Moura com evidentes ganhos para a escassa população residente? E o de Alvito com o de Ferreira do Alentejo? E os de Cuba e Vidigueira com o de Beja? E o de Aljustrel, Castro Verde e parte de Orique? E o de Almodôvar com parte do de Ourique? E … e … e … Passava-se de 14 para 8!!!