Dez 23 2010

Germany goes global

Publicado por as 11:25 em Blogosfera


foto: joão espinho

    “Por detrás de muitas das críticas feitas a Angela Merkel – que passou de bestial a besta na óptica de algumas cabeças bem pensantes – há um anti-germanismo alimentado de ressentimentos e nostalgias várias. O que muitos europeus, que acenam com a bandeira da solidariedade quando lhes dá jeito, já esqueceram foi a forma como reagiram à reunificação alemã e como a todo o custo a tentaram evitar. Também já se esqueceram que o euro foi o preço elevado que a Alemanha pagou por ter recuperado a sua soberania.”
    (…)
    “Se os europeus quiserem, a Alemanha pode ser o motor que potencie as outras economias europeias no mercado mundial. Nolens volens será a Alemanha a determinar o rumo que a economia europeia irá tomar. E não é com vinagre que se apanham moscas, nem alemães…”

Para ler aqui.

Share

3 Resposta a “Germany goes global”

  1. Paulo Nascimento diz:

    Alemães apanham-se com salsichas e cerveja. 🙂

    Agora fora de brincadeira

    Angela Merkel, de uma forma típica da direita mais populista, está a por os seus interesses imediatos e partidários á frente de todo o resto.
    Numa retórica Anti-Europeista, destinada a maximizar os seus ganhos políticos internamente.
    Deixando-se manipular pelos interesses de especuladores e agiotas financeiros que visam unicamente a destruição da unidade monetária.

    E não são os alemães que são antieuropeistas, bem pelo contrário.
    O Proprio SPD já vem avisando que discorda desta orientação da CDU da Chanceler.

    São os paladinos da direita que estão a por a europa dos cidadãos em causa, sejam eles Angela Merkel, Sarkozy ou David Cameron entre outros.

  2. Mascherano diz:

    A Alemanha actualmente só tem a pujança económica e o crescimento que tem porque as instituições financeiras insitem em atirar os países periféricos para fora das contas da economia. O bem estar da economia da Alemanha deve-se ao mal estar de economias como as nossas, veja-se o exemplo dos submarinos em Portugal, isso é que é agilidade económica por parte da Alemanha ham? Que espanto essa engenharia financeira de sacagem de dinheiro ao Estado e ao povo Português para entregar à economia Alemã, que depois se assume como um exemplo a seguir como a peça o demonstra. É esse o exemplo a seguir? Roubar-mos os outros países e os outros povos mais pobres através das nossas empresas para apresentarmos lucros ? É ISTO O EXEMPLO A SEGUIR???

    O que mais me espanta e me questiona é se será aceitável que um Português ficar admirado pelo enrequecimento de um país à custa do roubo da seu povo???

  3. zig diz:

    Se vocês soubessem o quê é que o povo alemão (sim, também existe…) fala sobre a crise, o Euro e a UE…

Deixe Uma Resposta