Nov 02 2010

Sócrates, o orçamento e a falência

Publicado por as 11:15 em Geral

José Sócrates afirmou esta manhã, na Assembleia da República, que o OE2011 é um “orçamento de convicção e coragem”, acrescentando que no governo “faremos a consolidação das contas públicas de modo a cumprir rapidamente os critérios e os objectivos associados à zona euro; actuaremos principalmente do lado da despesa; faremos uma repartição equilibrada do esforço de consolidação e prosseguiremos a nossa agenda política de modernização do país.”
O primeiro-ministro esqueceu-se do básico: por sua inteira responsabilidade a dívida portuguesa total ultrapassa já 200% do PIB, acima dos 300 mil milhões de euros. E vai continuar a crescer. Sócrates oculta aquilo que todos nós já adivinhamos no horizonte: a recessão e a falência. Como ele só sabe governar com dinheiro, e este se esgotou, está na altura de se ir embora.
Há alguém que lhe indique o caminho da saída?

Share

14 Resposta a “Sócrates, o orçamento e a falência”

  1. AVLISESTE diz:

    Não concordo:
    O sr. Socrates e a sua “pandilha” ainda têm de estar cá mais algum tempo, afim de que o povo sinta à séria na pele, todos os malefícios da sua triste governação. Já agora, quem aguentou tanto, terá de fazer o esforço de aguentar mais um bocadinho e depois de aprendida a lição, então, correr com esta “seita” para bem longe e por muitos anos.
    Se partirem agora, o odioso da questão, ficará todo para quem vem a seguir, porque a memória das pessoas é curta e rápidamente se esquece das asneiras cometidas por esta “sucia” e que tantas mazelas está a deixar na sociedade portuguesa. Se o PPC, entrar já, terá de ser forçosamente um ditador e cortar tudo a torto e a direito, sendo o mau da fita.
    É preciso vir o FMI impôr ordem a isto, mandando o sr. Socrates fazer o que tem de ser feito e depois…. já com a casa arrumada, venha gente séria do PS, do PSD, ou donde fôr: Têm é de ser gente competente, séria e honesta, desprendida de mordomias, chorudas reformas….. enfim, outra gente que não esta, que se tem governado à “fartazana”!
    Tudo aquilo que o sr. Socrates disser, já nada admira, porque já se viu que é capaz de dizer o mesmo e o contrário a cada passo: Podia dizer uma coisa antes de almoço e outra após o almoço; mas não, mente, desmente, contraria-se a todo o momento.
    Quem havia de dizer, que uma licenciatura de fim de semana, seria tão nefasta!
    Até quando Catilina ….. abusarás da nossa paciencia ?

  2. Peter Wingender diz:

    Há alguém que lhe indique o caminho da saída?

    http://www.faz.net/s/Rub0E9EEF84AC1E4A389A8DC6C23161FE44/Doc~EAA514B61FEB340F38693D55F066AAD0D~ATpl~Ecommon~SMed.html

    Saida … 😉

    1. Uma tenda grande para toda a familia
    2. Uma horta grande para arranjar comida
    3. Um monte de cerveja ….. para sobreviver 🙂

    Olá João,

    deine Foto-website http://home.fotocommunity.com/joaoespinho habe ich leider nicht anschauen können, weil sie sich nicht öffnen ließ.
    Ich hoffe ihr hattet einen schönen Sonntag in Alvito. Wir sind vor dem Wind und Regen geflüchtet.

    Grüße Peter

  3. João Espinho diz:

    Hallo Peter
    Die FAZ Artikel ist heute in allen portug. media erwähnt.
    Wir sind schnell weggefahren, denn der Himmel sah sehr dunkel.
    Habe gerade dir e-mail geschickt.

    Danke für deine Anmerkung.

    LG
    joão

  4. Paulo Nascimento diz:

    @AVLISESTE
    “Têm é de ser gente competente, séria e honesta, desprendida de mordomias, chorudas reformas….. enfim, outra gente que não esta, que se tem governado à “fartazana”!”

    Traduzindo:
    Não sei o quê…… uma cambada de ladrões……. O bloco deve ir para o governo.

  5. Paulo Nascimento diz:

    Quanto ao Socas estar de saída.

    Para mal dos nossos pecados, não é bem assim. O homem já conseguiu enrolar o PPD fazendo-se passar por vitima e obrigar o Pedro a Tocar os Passos. Num tango em que o PPD tem de dançar embalado pelo Sr Engº quer queiram quer não.

    Depois de tudo que lhe foi atirado para cima:
    Freeport, Projectos de habitação na Guarda,Caso TVI,Universidade Independente….

    Ganhou umas eleições depois de ter feito o oposto do que prometeu. no meio de uma guerra civil com os professores e os funcionários públicos, Juízes ….. etc…

    Por muito que não goste do homem, tenho de lhe reconhecer a sua extraordinária capacidade de sobrevivência.

    E não acho linear que o PPD vai já a seguir para o governo. não comessem já a salivar, porque o socas ainda vos troca os passos.

  6. Paulo Nascimento diz:

    Ainda estou na duvida se o Cavaco quis ajudar o Sócrates a ganhar, com aquela história das escutas do Palácio de São Bento.

  7. João Espinho diz:

    @paulo – sobre este teu último comentário, deverias ouvir o núcleo “duro” da Manuela Ferreira Leite a desenvolver a teoria da conspiração. Mas como na passada terça-feira andaram todos aos beijinhos no CCB, estou em crer que já se diluíram os rancores.

    (recebeste o meu mail?)

  8. AVLISESTE diz:

    Paulo Nascimento:
    O povo portugues já demonstrou + que uma vez a área onde elege a sua governação:
    Para se saiba e conste: CDS, PSD e PS e seguramente não vai sair desta zona; portanto BE, PC, Verdes e outros se quiserem sobreviver, limitem-se a mandar uns “bitates” e a ter uma acção fiscalizadora.
    Há gente altamente competente nos três partidos da área governativa: O que é preciso e conseguir motivá-los para a governação.
    Refira-se a propósito o exemplo da Dra. Ana Paula Vitorino que soube ser forte e não permeável às pressões inerentes ao processo do Face Oculta: Como ela, felizmente, ainda há gente séria neste país.
    O sr. Socrates, nunca poderá queixar-se de forças de bloqueio, facto que o professor Cavaco Silva, tem uma enorme experiência. O professor Cavaco Silva, provávelmente, deu à vontade a mais ao sr. “Eng.” Sócrates !

  9. Pedrada no Charco... diz:

    Infelizmente o mau tempo económico / financeiro veio para ficar talvez na próxima década e ainda estamos a entrar num longo ciclo negativo sejam os actuais ou futuros governantes do PS ou PSD.

    Mesmo com o acordo para o OE de 2011 entre os dois, o mercado penalizou e fez subir os juros da dívida para 6,3 % valor recorde !

    É elucidativo se é que alguém tinha dúvidas, mesmo dando a mão ou dançando o tango, a CRISE está aí para ficar e todos nós a vamos sofrer.

  10. Paulo Nascimento diz:

    @AVLISESTE

    Concordo consigo sobre o facto de existir muita gente séria e responsável na politica, em particular no PPD e PS.

    Mas o problema não é a falta de gente séria nos partidos de governo. O problema resume-se em duas coisas:

    1- As pessoas sérias subirem na hierarquia partidária e assumirem posições onde possam fazer mossa.

    2- Por existirem demasiados interesses instalados e esqueletos escondidos nos partidos do regime. Mesmo que alguém sério quisesse combater ou denunciar situações de abuso, teria enormes resistências internas, e o próprio futuro do partido estaria em causa.

    E o risco que essa gente séria corria era elevadíssimo, a começar por ataques de carácter, falsas acusações e incriminações judiciais, até mesmo a própria vida estaria em perigo.

    Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa que o digam.

    Por ultimo, o Bloco até pode chegar ao poder, provavelmente coligado com o PS.
    Mas não com este PS.
    É por haver gente séria no PS (e PPD) que esta hipótese existe, mas o PS teria que estar disposto a mudar muito a sua politica, e posso garantir-lhe que casos de abuso de confiança são fortemente combatidos no Bloco, que o diga o Sá Fernandes.

    Nenhum partido é imune a gente corrupta, mas quando se anda no poder durante trinta anos é natural que o partido esteja infestado de gente desta.

    Uma desinfestação precisa-se.

    @João Espinho
    (Recebi – depois dou resposta)

  11. AVLISESTE diz:

    Paulo Nascimento:
    A sua referência aos inolvidáveis Drs. Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, modificou em mim a moldura onde já o tinha colocado.
    Confesso que concordo consigo: Pelo que vejo e tenho lido, tambem você é um desiludido com toda esta “grande cambada”!
    Não podemos “baixar a guarda”: É preciso denunciar os corruptos, onde quer que eles estejam.
    Uma desinfestação precisa-se e URGENTEMENTE (Desde a aldeia à cidade).
    Se alguem, desinteressadamente, começar a compilar, e só ao de leve, os casos de corrupção e compadrios, verificados nos últimos vinte anos, desde as autarquias à administração central (após isso prescrevem), terá muito que fazer e terá de contratar um batalhão de “escribas”: Se o presidente do Tribunal de Contas pôe “a boca no trombone”… ai valha-me Deus… não há aviões que cheguem para levar todos os fugitivos (aqueles que têm um minimo de vergonha)!

  12. MARIA FLORES diz:

    @AVLISESTE — olhe que assim ainda o déficite vai aumentar. Já viu quanto custará a ampliação das prisões para meter a malta da luva branca ?

  13. Anónimo diz:

    Por incrível que pareça (ou talvez não) este é o mesmo José Sócrates que tecia rasgados elogios a Passos Coelho quando Manuela F. Leite era líder do PPD/PSD! …

  14. Paulo Nascimento diz:

    AVLISESTE disse
    “Se alguem, desinteressadamente, começar a compilar, e só ao de leve, os casos de corrupção e compadrios,…”

    Deixo aqui um link interessante.

    http://www.scribd.com/doc/39558568/O-Cidadao-Descontente

Deixe Uma Resposta