Nov 10 2010

Isto é o quê?

Publicado por as 19:53 em A minha cidade

Manifestação com cinco estudantes escoltada por dez polícias.
Onde?
Em Beja.

Share

18 Resposta a “Isto é o quê?”

  1. MARIA FLORES diz:

    Os Policias pelo menos não andavam a multar ninguem

  2. Nilton de Beja diz:

    Olha que estas a fazer? uma manifestação porque o meu partido pediu. AHAHA bela *****!

    Epá isto é completamente ridiculo!! 5 alunos ou 5 paus mandados da JCP? “Ah vai ali e faz isso que depois pago-te um almocinho” Estudem que é para depois não terem dificuldades em passar nos exames!!! é triste ver jovens desta idade na noite com grandes bebedeiras ao dia de semana com aulas no dia a seguir.. e depois os pais ainda dizem que a culpa é da escola ou do ensino portugues! Não será da educação que se lhe é dada em casa?

    Com o aparato na foto até pensei que fosse um desfile de carnaval na cidade!! 😀

    HEHEHE TOMAAAA já te estraguei a festaaa

  3. Sportinguista diz:

    Nilton de Beja, a pensar assim ainda acabas no intendente a passar recibos verdes!

  4. Sportinguista diz:

    Quando toca a ciganos são 10 polícias negativos, mais vale chamar o INEM ao menos chegam mais depressa e a coisa amainam!!

  5. João Barros diz:

    quanto a manif… no comments… mas a parte do transito caotico é que me deixou de rastos… upa upa…

  6. Pedrada no Charco... diz:

    Este sr. dito jornalista / reporter de bloco de seu nome Carlos Dias e o jornal Público conseguem ser eles próprios notícia ao dar conhecimento nacional de inverdades e sem contactar o comando da PSP de Beja, a foto não é elucidativa e dá apenas para ver 1 moto com um polícia e um carro da PSP c/ 1, 2, 3, 4 ou 5 agentes, no restante como é mais do que óbvio os alunos são telecomandados com fins políticos e caíram no ridículo pela fraca capacidade de adesão do PCP e JCP no protesto estudandil antecipadamente comunicado para centenas e foi o que foi, segundo fonte policial.

  7. Nilton de Beja diz:

    UIIII Sportinguista, Uui tão rude que o sr ou sra é! Adoro gente agressiva :). Sportinguista, mas se esses jovens forem atrás de certas cabeças “rudes” que se escondem por detrás deles talvez nem ao intendente vão ter direito!! ah e veja lá se depois não fica envolvido(a) em nenhum caso de “canja de miudos”! Ja que conhece tão bem o intendente.. 😉

    TOMMAAAA já te estraguei a festa!

  8. Paulo Nascimento diz:

    Esses Jovens estavam lá a lutar por todos os outros que não compareceram.

    Esses outros jovens que acham que lutar não vale a pena, mais tarde serão os explorados a recibos verdes, e que lamberão as botas patrãozinho no primeiro franzir de olho do mesmo.

    Esses outros jovens, que se riem agora da figura destes “comunas”, e que preferem as discos, raves e telemóveis de ultima geração, mais tarde trabalharão sem direitos, com ordenado para subsistir mais um mês. Sem dinheiro para festas e telelés xpto, e que terão de passar fome para que os seus filhos tenham comida na boca.

    Talvez ai, digam aos seus filhos. Filho não seja tão Estúpido quanto o pai foi e luta pelos teus direitos.

  9. El Juanito diz:

    Realmente uma manifestação com 5 pessoas é no mínimo ridículo e alvo de chacota popular!
    Não deveria haver um mínimo de pessoas para se requerer e concretizar uma manif?!
    Quanto à parte policial quero realçar o “enorme prejuízo” que estes provocaram ao não cobrarem multas de transito nesse período de tempo. 🙂

  10. Nilton de Beja diz:

    Paulo Nascimento, a manifestação destes jovens foi ridicula!! Não querem exames nacionais? Estão muito dificeis? Querem mais facilitismo?Se não tem aproveitamento é porque não fazem o minimo para isso!! Pense lá bem…

  11. Paulo Nascimento diz:

    @Nilton

    Esta manifestação tinha razão de ser, o problema parece ter sido falta de capacidade de mobilização e má organização.

    Até o cartaz transportado parece ter sido reutilizado de outra manifestação anterior.

    Basta para isso ler no próprio site da JCP o que eles afirmam ser as razões que motivam o protesto.

    (…Os gravíssimos ataques do governo PS, como os cortes na Acção Social Escolar, as alterações ao Estatuto do aluno para pior e a centralização de poderes no director, o caminho da privatização com a Empresa Parque Escolar, a criação dos Mega-agrupamentos…)

    Eu pessoalmente, no lugar dos organizadores, se não tivesse a tempo percebido que iria haver tão pouca mobilização. no próprio dia teria dito á policia que a manifestação já não se iria realizar , para evitar constrangimentos.

    Mas provavelmente isso teria consequências politicas para os responsáveis.

  12. Paulo Nascimento diz:

    O PCP e em particular a JCP deveriam ter mais cuidado na preparação deste tipo de acções.

    A sociedade de hoje já não reage da mesma forma que reagia no passado.

    Por muita razão que tenham nas suas revivificações ( e eu acho que têm), a falta de mobilização politica da sociedade obriga-nos a procurar novas formas de intervenção, reservando este tipo de acções para os casos em que a mobilização se preveja mais efectiva.

    Este tipo de fracassos só serve para descredibilizar a luta, por muito justa que seja.

    O PCP parece muito agarrado a formas tradicionais de luta , e mantêm um discurso muito datado.

    Talvez seja por isso que têm tantas dificuldades em fazer passar a mensagem.

  13. Nilton de Beja diz:

    “Beja orgulha-se destas manifestações”

    Epá, sou mesmo mauzinho pá!! Adoro ser assim 😀

  14. El Juanito diz:

    Eu ainda acho que a juventude estudantil quer (e está no seu direito) é ter direito a fazer também o cursito das novas oportunidades.
    Para quê maçar a cabeça com disciplinas “inúteis”, se podem fazer uma redacção da própria vida e ter um canudo?!
    Acho que sim, acho que devem exigir as Novas Oportunidades, JÁ!!!

  15. Alentejano diz:

    O nosso perdão de Mil Milhões de €uros da dívida pública Angolana, e a compra da nossa dívida pelos irmãos Timorenses e pelos chineses retratam a actual realidade em que vivemos. Enquanto o PCP viver heroicamente em 1974, quem é que vai ligar alguma coisa a um bando de oportunistas fora de prazo que usam e abusam de conceitos dignos para beneficíos próprios, em detrimento da real defesa que tanto invocam, como os direitos dos trabalhadores??? Dasse trabalho em média 5 h à borla e só vejo estes gajos atrás de votos e tachos, “deslarguem” os putos pá!!!

  16. Ivo Pereira diz:

    Das primeiras vezes que comento no blog, apesar de ser ocasional leitor.

    O motivo pelo qual estes estudantes lutaram – o fim dos exames nacionais e das desigualdades nas escolas -, compreendi após falar com um dos promotores da manifestação.

    E para que fique já marcado, não sigo nenhuma ideologia política. Vario a minha opinião não como o meu “patrão superior partidário” quer, mas sim como vejo o mundo a mexer.

    Sou aluno de 12º no Liceu a frequentar o Curso Profissional Técnico de Multimédia. José Fernandes, um dos promotores desta manifestação, o que ele tentou fazer foi alertar a comunidade escolar para a desgraça que isto é. Não é facilitismos nenhuns, não devem estar a ver bem as coisas.

    Então uma pessoa está 3 anos a fazer os possíveis para melhorar a sua média, e chega ao exame, e calha a estar num dia mau (não digam que não existem – porque mais sabem vocês!) e fica sem o 12º ano? Opa, 3 anos deitados fora?

    Mais. Sendo de Curso Profissional, eu ser for a exame, sou obrigado a ir por externo. A média final das disciplinas parece o exame não me conta NADA. Isto é justo? Não devemos lutar pelos direitos de igualdade?

  17. José Fernandes diz:

    A causa desta manifestação não ter sucesso é e apenas culpa das ofensivas dos partidos que se opõem e atacam o povo! A Juventude de hoje em dia foi educada a calar-se a acreditar no que a corrupção das televisões lhes passa! Preferem ver a série polémica da tvi “Morangos com Açúcar” ou o canal “MTV” entre outros! O capitalismo criou barreiras à volta do comunismo, o ideal que defende a igualdade e direito do povo! Estes 5 jovens não são como o resto da juventude, que essa sim, prefere apanhar bebedeiras e fazer birras aos papás pela ultima geração de telemóveis! Não são 5 jovens mandados por nenhum partido, mas sim 5 jovens que avaliaram o estatuto, a sua escola, o corte no orçamento por 12%, 5 jovens que estão a sofrer com as ofensivas deste governo! 5 jovens que testemunham os actos ofensivos contra o resto da juventude e tentam acordá-los para a realidade! Que lutam pelos seus direitos! 5 Jovens conscientes, do que se está a passar, e tiveram tomates para enfrentar os gozos dos restantes estudantes naquela manhã! Eu fui um desses 5 jovens e vejo-me no direito de me defender contra as acusações e críticas que nos fazem! E sim iremos continuar com a LUTA dos estudantes, chamar mais pessoal para a causa, continuar com as conversas, nas escolas, informar o pessoal! Podemos ter sido avaliados de muitas formas na manhã de 10 de Novembro, mas já alguem se lembrou de pedir à juventude, para ler o estatuto, pelo menos? de certeza que que muito mais de metade diz que não concorda! Só que a Juventude só fica pelas palavras, não parte para os actos. Mas ainda estamos a tempo de mudar isso! E ninguém pede facilitismos! Nós exigimos uma educação democrática, gratuita e justa, um escola pública, a escola de Abril! A escola onde nos ensinam realmente a crescermos como cidadãos e não crianças mimadas que depois enfrentam o desemprego, e dívidas para pagar! A estes 5 jovens, dou o nome da “Resistência à “Ditadura Moderna””! Que com o tempo e esforço irá progredir e terá uma maior aderência da parte dos jovens. E acrescento também que apoiamos a greve geral de 24 de Novembro!

  18. ... diz:

    Nilton, é triste ver que ainda existem pessoas que pensam como tu!
    Um exame é capaz de estragar 3 anos de muito esforço e sofrimento..
    E quanto á comparação que fizeste das “bebedeiras aos dias de semana” deverás estar-te a referir aos universitários, pois, eles sim fazem o que mencionas-te!
    esses 5 alunos com que tu gozaste, são muito corajosos ao tentar fazer o que muito de nós ignora, ao tentar continuar a NOSSA luta e tentar ter sucesso!

Deixe Uma Resposta