Out 22 2010

Uma janela de oportunidade

Publicado por as 11:05 em Geral

Bloqueado na EDIA o acesso ao blog Praça da República, alguém teve uma fugaz oportunidade de aqui vir. Apaguei a hora do acesso, não vá alguma bufaria tentar, sabe-se lá com que métodos, exercer represálias.
Depois das centenas de visitas ao “Cortar despesas“, na EDIA passou a imperar a lei da cegueira.
Qualquer dia fazem como noutro organismo bejense: impedem o acesso ao gmail.
Vá, desbloqueiem lá a coisa…

Share

24 Resposta a “Uma janela de oportunidade”

  1. Ze da moca diz:

    Estás a ser mausinho (Digamos que estás a dar um tiro no pé). Com este post provavelmente vais perder este poster e todos os outros que vão alimentando o teu blog, mantendo o anonimato, de dentro e fora da EDIA.
    Mas quem sabe da tenda é o tendeiro!

  2. João Espinho diz:

    @ze da moca – quem alimenta o blog sou eu e quem me visita. Quantos mais bloqueios tiver o blog mais atractivo se torna. Porém, não escrevo nem edito em função do número de clicks no blog. Isso é para os neo-bloggers 🙂 que andam a ver se conseguem ultrapassar a barreira dos … digamos … 500 uniques/dia.
    (entretanto: há quem na EDIA consiga consultar o blog; não revelo como)

  3. Rato dos Pomares diz:

    Tendo em conta a proveniência de ambas, atrevo-me a dizer que há traços de genética comuns entre esta decisão e a “exsitação” que dá Moca. Será que nem todos os terminais foram bloqueados? . . . Mistério!
    Assinado: Mousinho de Aquaparque, a partir de terminal de Rato!

  4. AVLISESTE diz:

    Isto é muita …. giro !
    E se um elefante … incomoda muita gente …… 2, 3, 4…… 8…. 10 ….. 20…… 100 elefantes incomondam muito mais!
    FORÇA… MUITA FORÇA E CORAGEM JANECA ESPINHO!
    Nem nos tempos aureos do PC (1974-1975) te dobraram no Liceu, com toda a brigada Brejenev à perna, não será agora que bates em retirada (Não nos desiludas).
    Continua a desmascarar estes “papalvos”; contamos contigo !

  5. JP diz:

    …e quando o papalvo Coelho chegar a Primeiro, e mantiver a estrutura igual em numero, mas com bois diferentes, o barulho será o mesmo?
    é que isto só da este alarido, pois aquilo é mais 1 antro de bois made in pinocrates

  6. fernanda diz:

    João Espinho estamos e estaremos sempre contigo.

  7. JC diz:

    Qual é a diferença ter sido bloqueado na EDIA e ter sido bloqueado na Câmara de Beja?

  8. João Espinho diz:

    @jc – na EDIA o bloqueio tem 2 dias. Na CMB é crónico e muito antigo.

  9. João Espinho diz:

    @AVLISESTE – do que tu te foste lembrar! Histórias ainda por escrever 🙂

  10. Zézinho diz:

    Acho muito bem que as empresas e demais organismos públicos (Câmaras, Juntas de freguesias, Inst. Públicas) cortem a internet a determinados sites, visto existirem estudos de mercados, onde prova que entre 80% a 90% da internet gasta pelo colaborador, é feita exclusivamente para lazer…
    Ao final do mês é bastante, isso por não falar que os restantes computadores da rede informática ficam mais lentos, devido a existirem muitos computadores ligados à internet ao mesmo tempo e em sites que gastam muitos bytes (ex: youtube; farmville; facebok; hi5, entre outros…) ou cheios de virus.
    Também é certo que quando somos nós que estamos a trabalhar gostamos de ter livre acesso na internet, mas depois queixamo-nos quando temos de ir a um balcão público (tipo finanças, cartório, segurança social,etc) e o pc do funcionário está a bloquear, teve algum crash ou tem um virus que impede o seu normal funcionamento, enfim…

  11. João Espinho diz:

    @zezinho – apesar de não concordar consigo, ocorre-me, porém, colocar-lhe uma questão: por que razão é que a EDIA só há 2 dias é que se lembrou de limitar o acesso dos seus funcionários à net?

  12. Clara Palma diz:

    Olá Espinho,

    Antes de mais parabéns por este espaço onde as podem opinar livremente.

    Agora, na qualidade de colaboradora da EDIA tenho que esclarecer que o bloqueio a determinados sites não é novo … temos acesso à net, como sempre, mas com algumas restricções (o que me parece lógico).

    Acredites ou não coincidiu com esta “questão” a implementação de um novo software de filtragem.
    Mas hoje em dia todos temos “net” em casa … e isto assim é muito mais giro.
    Aguardamos pacientemente por chegar a casa e dar uma espreitadela à “novela”.

    Um abraço a todos.

  13. AVLISESTE diz:

    JOÃO ESPINHO:
    Conta….. que eu ajudo-te e testemunho…..! Estes rapazes de agora não sabem o que foi lutar pela liberdade logo após o 25, quando o PC quiz dominar tudo.
    Quanto ao ZEZINHO….. penso que é mais um pseudo tecnocrata, que serve o “regime” e mal diz quem lhe faz frente.
    Não se pode impedir que a luz entre em nossas casas: Por mais que procuremos tapar todas as frestas, nunca o conseguimos; existirá sempre um raio… uma centelha de luz para alumiar: Viva a internet e quando nos queixamos no balcão público…. TEMOS + QUE RAZÃO, porque NÃO TEMOS PACHORRA PARA ATURAR A INCOMPETENCIA DO FUNCIONÁRIO OU A SUA DESCARADA PREGUIÇA !

  14. João Espinho diz:

    @clara p. – sem querer entrar em detalhes, a curiosidade é que o “filtro” não é para todos. Calculo que “filtrados” sejam os acessos dos escalões médios e inferiores da Empresa. Porque no topo, seguramente, não há filtros. E, como escrevia a outra: “não há coincidências”….
    Cumprimentos

  15. Ediazinho diz:

    João, está redondamente enganado.

    Mas como sei que está, eu explico.

    Existem milhares, talvez milhões de sites bloqueados na EDIA desde há vários anos. Por exemplo, o Facebook está bloqueado 24 sobre 24 horas há meses. youtube, farmville etc… há muito mais tempo.

    Eles na EDIA, e em muitos outros locais, utilizam listagens internacionais de sites não recomendados, e é esse actualmente o seu caso. Desde sexta-feira que o seu blog deixou de estar em cima. A mensagem que aparece é muito simples, site bloqueado devido ao carácter de sexo/sexo explícito, pois é assim que ele está nas famosas listagens das principais empresas de firewall’s internacionais. Repito, desde sexta-feira passada, há uma semana atrás.

    Mais, durante muito tempo o seu e a quase totalidade dos blog’s, bem como inúmeros outros sites estão bloqueados na EDIA entre as 9-13h e das 15-18h, o que acho muitissimo bem. Quem se quer actualizar, que o faça entre as 13 e as 15H, mais nada, de resto é para trabalhar.

    Por último, a “notícia” que o João pensa que foi o motivo é um quadro que consta nos vários relatórios de contas da empresa tb há vários anos, com ligeiras alterações de ano para ano.

    Tomara a nós que em Beja tivéssemos 10 empresas destas….

  16. Manelito diz:

    Quanto à CMB não sei. Quanto ao resto, tanta inanidade também farta. O dono deste BuLdOGue com o seu gigantesco ego, acha-se tão importante que até lhe querem meter açaime, bloqueando-lhe o blog.

    Faz lembrar a formiga e o elefante que caminham juntos no deserto. A dada altura a formiga olha para trás e comenta para o elefante: – Ena, já viste o pó que gente vai fazendo!

    Desculpa alguma dureza JE mas é aquilo que penso. Gosto de cá vir e por isso aceito os defeitos e as virtudes do blog (que tem muitas), mas desta vez tive de comentar.

  17. João Espinho diz:

    @ediazinho – tenho pena de não ter feito um print screen da cerca de uma centena de acessos (via EDIA) ao blog , no dia 20 (passada quarta-feira) entre as 13h45 e as 17h30 (ocasião em que verifiquei o contador). Para além disso, também foram efectuados comentários em horário de bloqueio. E, acredite se quiser, o que me chamou à atenção ( e daí ter feito o post “bloqueios” já na quinta-feira) foi verificar no contador, após alguém me avisar “bloqueram-te o blog na EDIA”, que as visitas da EDIA tinham desaparecido.
    Eu não sei, mas você deve saber, as razões para tal ter acontecido.
    Mas vamos ao cerne. O post reproduz um organograma que é público. Limitei-me a questionar se não seria possível “emagrecer” a estrutura. Não faço, nem sei fazer, notícias. Mas, e você sabe disso, o post incomodou algumas almas acomodadas. Deixemos passar o tempo e que a poeira assente. Concordo que deveriam existir muitas empresas, mas oxalá a EDIA não se transforme em eucalipto.

  18. AVLISESTE diz:

    BOA !
    Já vamos começando a ficar esclarecidos…. é pena ser tardiamente…. mas já é melhor que nada (agua mole em pedra dura ……. tanto bate… até que …….).
    Sr(a) Ediazinho, quando se fala da empresa, não é para a fechar ou destruir….: Falamos e falaremos sempre no sentido de melhorar e tentar que os maus principios não singrem e procurando arredar os “mamôes” e CHULOS (infelizmente… muitos) que por lá proliferam.
    Empresas com a dimensão e alcance da EDIA, fazem falta a Beja, à região e ao país, desde que racionalmente BEM GERIDAS e com visão estratégica para o futuro: Nunca poderão ser um feudo ou coutado SÓ para alguns, como infelizmente se tem constatado. Para haver moralidade ….. o bolo tem de ser repartido por todos!

  19. João Espinho diz:

    @manelito – bom fim de semana.

  20. AVLISESTE diz:

    Janeca:
    Convem explicar, para quem não saiba, o eucalipto, seca e mata tudo à sua volta: Não é isso que se pretende do Alqueva…. com tanta água !
    Bom fim de semana…… Provem os bons vinhos do Alentejo (e não só) em exposição na Vinipax 2010.
    VINIPAX …… Excelente montra !

  21. João Espinho diz:

    @AVLISESTE – não me referia ao empreendimento, mas sim à Empresa. É que, provavelmente, para dar de beber à mega-estrutura é natural que venham a secar outras empresas/associações. Cá estaremos para ver.

  22. zezinho diz:

    Sr J.Espinho, eu não me referia propriamente só a este caso da EDIA, que sem dúvidas teve esta atitude porque identificam este blogue como rival dos seus interesses, mas esta entidade é um “deitar fora” de dinheiro publico, onde predominam os “tachos” com elevado salário entre outros pontos negros bem preocupantes que ocorrem nesta organização.
    Quanto ao facto de se limitar os acessos à internet nos locais de trabalho, eu sou a favor desta ideia, tendo-o feito na empresa onde trabalho mesmo não sendo quem paga do meu bolsa o conta de internet, mas se sou o responsavel e tenho o objectivo de redução de custos alguma coisa tem de ser feita, assim como limitar as chamadas telefonicas inuteis para o bom desempenho da organização, para esses telefonemas devemos utilizar os nossos telemoveis pessoais e não os profissionais.
    Ahhh e parabéns pelo blogue, sou leitor assiduo e gosto bastante, alem de partilhar a maioria dos ideais que nele se transmite.

  23. zig diz:

    João, é normal certas empresas bloqueraem ou limitarem o acesso à net em geral, sistemas modernos até têm uma espécie de espião “a bordo” que verifica que tipo de sites certo e determinado empregado visita. Outras empresas “aproveitam” uma renovação do sistema informático para limitarem ao máximo o acesso à net, possibilitando apenas a consulta ao email e pouco mais…enfim, são os “tempos modernos”. Só que, há empresas que reagem como se ninguém tivesse net em casa, bloqueando certos e determinados sites que são depois ainda mais visitados fora da hora de expediente 😉

    Só uma nota final: é tão bom, pelo menos neste caso, trabalhar por conta própria, peeenso eu de que!

  24. Manuel de Jesus diz:

    Os espartilhos acentuaram-se nesta legislatura,
    disso não haja dúvida…
    A liberdade deixou de passar por aqui…
    A liberdade deixou de passar por aqui…
    Alentejo, Alentejo!…

Deixe Uma Resposta