Set 09 2010

Mais um Muro que se desmorona?

Publicado por as 8:40 em Geral

Fidel Castro: “”El modelo cubano ya no funciona ni siquiera para nosotros“.
Que dirão disto os defensores do regime cubano?
Será que o PCP vai apagar Fidel das suas referências? Ou irá desculpá-lo pelo adiantado estado de senilidade?

Ler também:

“Será que o ‘Avante’ noticiará isto?”
Fidel diz que modelo económico da ilha já não serve.

Share

18 Resposta a “Mais um Muro que se desmorona?”

  1. El Juanito diz:

    Aiiiiii !!!! Este senhor ao dizer isto só pode ser um traidor da Revolução. PIRA COM ELE!!!
    Este senhor terá descoberto esta realidade de dezenas de anos, por já estar “reformado” ou porque tirou as paletas dos olhos?!
    É claro que virá alguém dizer que a frase não está no seu contexto original, e que blá, blá, blá (como de costume)

  2. Paulo Nascimento diz:

    Pelo menos ele está disposto a admitir.

    Ao contrário dos liberais do capital, que insistem em afirmar um modelo do século XIX, mesmo no meio de uma das maiores crises mundiais do sistema deles.

    Em Portugal temos cá o Pedro Passos Coelho, que só lhe falta uma cartola, um monocolo e deslocar-se de coche. a conversa é a mesma. Ele e os seus camaradas é que não mudam nada.

  3. Yashmeen diz:

    Precisamente à minha frente tenho um quadro de couro com a cara do Che, que me trouxeram há uns anos de Cuba, quando ainda abandeirava esta causa.
    Passam os anos e dou por mim a pensar que se o Che fosse vivo já teria dado um tiro ao Fidel e feito outra revolução há muito.

  4. Tonecas diz:

    O problema dos crentes nestes tempos que vivemos, sejam eles do que quer que seja, é que se tornou deveras díficil manter uma certa coerência com tudo o que a eles e a essas crenças diz respeito. Veja-se por exemplo o caso da Igreja Católica e os seus escândalos de pedófilia; que até mesmo na nossa região, levaram ao abandono de muitos miúdos da cataquese.

    Também as ideologias sofrem e de que maneira com estes tempos, sobretudo quando passam os anos e os resultados prometidos às populações tardam em chegar.
    Assim, se porventura a já carcaça de dinosauro que se dá pelo nome de Fidel Castro chegou a essa conclusão, apenas denota a sua saúde mental. Pois é por demais evidente que aquilo que pregou durante decénios não está totalmente certo e correcto. E o preço de tudo isso foi pago e de que maneira pelo povo cubano.

    Agora é deveras interessante analisar o que alguns dos nossos paisanos que durante anos e anos, em vez de olharem para o que se passa por cá e tentarem resolver aqui os nossos problemas. Perderam o seu (e o nosso) precioso tempo a debater e a idolotrar pessoas e regimens que afinal acabaram por se revelar falhados, e sobretudo que pouco ou nada têm ou tinham a vêr com a nossa realidade.
    Devo confessar que uma coisa que me irritava solenemente, quando após o 25 de Abril de 1974, vinham cá alguns individuos de países da América Latina dizer-nos que nós embora na Europa, éramos tão atrasados quanto eles. E alguns palermas, sentados ao seu lado, ouviam tudo isto e ficavam impávidos e serenos como que se tal fosse uma verdade eterna com a qual teriamos que viver para sempre.

  5. João Espinho diz:

    @paulo – e qual será a razão para que os manos Castro “depois de cinquenta anos de desastre de «economia de Estado», andam a tentar privatizar fábricas e a estimular a actividade económica privada como solução para saírem da miséria” ? E por que será que a China anda a trilhar os caminhos do “papão” capitalista? E essa coisa do liberalismo de PPC foi extraída de algum manual marxista-leninista?
    Como é bom viver de utopias…

  6. A Qualidade da Democracia diz:

    O comunismo português tem como referência a ditadura da Correia do Norte.

    E ainda ontem à noite o Bernadino Soares ( líder parlamentar PCP/CDU ) referiu que na Europa tinham um governo no Chipre !

    As migalhas de quem deseja ter poder.

  7. Paulo Nascimento diz:

    @João Espinho

    A conclusão a que Fidel Castro está agora a chegar, já o próprio Lenine, a seu tempo tinha chegado, com a sua Nova Politica Económica.

    Reforma essa, que foi parada por Stalin, e pelos seus seguidores dos quais temos como herdeiros os manos Castro e os nossos amigos do PCP. E que só podem manter o sistema deles, pela repressão e silenciamento dos seus opositores.

    Na Cuba de Fidel não existe liberdade de Expressão nem se pode ter uma mercearia ou uma barbearia por conta própria.
    Ainda estou para perceber quem é quem um talhante, um carpinteiro, ou um mecânico estará a explorar se tiver um negócio por conta própria.

    Mas percebo muito bem perceber quem é que o Grupo sonae, a MontaEngil ou grupo Espirito Santo estão a explorar.
    eu chamo a isso viver á custa do trabalho dos outros, ou seja parasitismo social.

    Mas, na Cuba de Fidel existe um sistema nacional de saúde e um sistema de Educação de excelência. não gostaria de viver num país sem liberdade de expressão, mas tenho de reconhecer que algumas coisas funcionam melhor do que aqui.

    Pedro Passos Coelho, diz que defende o Sistema nacional de Saude, mas gostaria de dar aos Ricos a possibilidade de fugirem das suas prestações com esse mesmo serviço inviabilizando o mesmo, com o argumento de que quem pode pagar mais deve poder fazelo e escolher o sistema que quer.

    Pedro Passos coelho quer abrir a porta aos Grupos Mello e amigos para destruírem o SNS e assim parasitarem uma necessidade básica, ganhando dividendos á custa da vida dos pobres.

    Pedro Passos, chega a fazer afirmações MENTIROSAS, tal é a sua ganancia, ao dizer que todos os portugueses pagam o mesmo no SNS.

    Esse MENTIROSO, esquece-se que cada um de nós paga impostos por escalões e que recebe mais, paga mais.

    Esse MENTIROSO, chega a insinuar que o SNS é quase gratuito. NÃO É, nós pagamo-lo com os nossos impostos.

    Mas para que o NEOLIBERALISMO triunfe, tudo vale. tal é a cegueira.

  8. joroca diz:

    @Paulo

    O Espinho só vê cores! Aliás eu acho que ele vê a vermelho e branco! Abomina os Vermelhos e adora os Brancos. Agora querer ensinar a Burro Velho… NEP (Nova Política Económica)!! Que é isso!? Lenine!? É mau… o Diabo. O que ele fez!? Não sei… é mau e pronto. Teorias económicas!? Que é isso!? Diferença entre vias de Socialismo diferentes!? Não sei o que isso é….

  9. Celso Pereira diz:

    ” Mas, na Cuba de Fidel existe um sistema nacional de saúde e um sistema de Educação de excelência.”

    – Isso come-se ?!

    Vá lá meu caro, vá lá…..!!

    Cumpts,

  10. Anónimo diz:

    “Mas, na Cuba de Fidel existe um sistema nacional de saúde e um sistema de Educação de excelência.”

    Quantos cubanos têm acesso a tanta excelência? Areia para os olhos dos papalvos …

  11. El Juanito diz:

    “Mas, na Cuba de Fidel existe um sistema nacional de saúde e um sistema de Educação de excelência.”
    Mas!!! Mas qual mas?!!!
    Pode até existir isso que dizem existir, mas e a LIBERDADE meus senhores, e a LIBERDADE?! Onde está ela?!
    Têm esse sistema de saúde e a excelência escolar, mas talvez sejam obrigados a ter esses resultados, caso contrario, xoldra com eles.
    Não é que não esteja de acordo com elevados graus de exigência e qualidade, mas à força também não estou de acordo.

  12. joroca diz:

    Não sejam estúpidos!! Falem do que sabem… pelos vistos não é muita coisa!

  13. João Espinho diz:

    @joroca – deixe de ser ver ao espelho quando vem aqui comentar, ok?

  14. El Juanito diz:

    @joroca
    Eh eh eh! Voçê é um cromo!
    Tenho lido em muitos blogues de adoradores da foice e martelo e posso dizer que até entre voçês não se entendem, cada um puxa para seu lado ou seja existe sempre um mais comunista que o outro.
    E já agora voçê que é iluminado pela lanterna do puro comunismo, explique cá aos “estúpidos”, se existe LIBERDADE em Cuba.

  15. Paulo Nascimento diz:

    Convêm ler bem aquilo que se comenta, oque eu escrevi foi ..

    “Mas, na Cuba de Fidel existe um sistema nacional de saúde e um sistema de Educação de excelência. não gostaria de viver num país sem liberdade de expressão, mas tenho de reconhecer que algumas coisas funcionam melhor do que aqui.”

    O que significa que…
    Reconheço que em cuba têm um bom sistema de saúde e de educação.
    Mas não vejo em Cuba liberdade de expressão, logo não gostaria de viver lá.

    Uma coisa não implica a outra.

    por ex. nos estados unidos existe liberdade de expressão, mas é um dos países com um dos maiores fossos entre ricos e pobres, e o sistema de saúde deles, é bom mas exclui uma parte significativa da população.

    A china é um dos países com maior taxa de crescimento económico, e tem uma das maiores taxas de produtividade do mundo e no entanto é um estado Fascista gerido por uma elite de parasitas.

    ….

    Por outro lado, afirmaram que em cuba nem todos têm acesso ao sistema de saúde, e que os professores são fortemente punidos se não cumprirem certos objectivos.

    Tal afirmação não corresponde á verdade. em cuba todos têm acesso ao sistema de saúde por igual.
    Em Cuba não se prendem professores por não cumprirem objectivos (em Portugal talvez , dentro de um par de anos).

    Os professores tal como outros cidadãos são presos ou perseguidos por terem divergências politicas, mas isso não tem nada a ver com o sistema de educação.
    E obviamente não posso concordar com perseguições politicas.

    …. dito isto…

    Posso até ter divergências com o Joroca, sobre o regime Cubano em si. Mas estou do lado dele nesta discussão, há muita gente a falar de cor, e alguns a gozar de forma insultuosa, sem argumentar de forma ponderada e minimamente informada.

  16. Celso Pereira diz:

    E o que há para argumentar sobre um regime em que o povo vive amordaçado, uma ilha onde tudo o que as crianças aprendem é sobre o marxismo-leninismo, onde há mais de 50 anos não se constrói uma casa, onde gerações de cubanos dividem a mesma residência, onde a ausência de liberdade se sente em cada rua, em cada esquina, onde não podem comprar o que querem para comer porque o regime não permite e raciona-lhes a comida como se fossem porcos, onde os mercados são autênticas chiqueiras….e mais, e mais, e mais……??!!!
    Depois disto, não estou a ver um cubano a dizer ; ah pois vivo assim , mas tenho um sistema de saúde bom no meu país e vocês não….. ah vivo assim, mas se tivesse dinheiro ia estudar porque vivo num país que tem um sistema de Educação de excelência… !!!!

    – Não vá por aí Paulo, não vá mesmo. Pode argumentar o que quiser, de forma ponderada ou não, mas tudo o que escrever não atenua nem pouco mais ou menos a realidade nua e crua de cuba. Respeito o seu ponto de vista, mas o resto são tretas.

    P.S – Com o devido respeito, aconselho-o a informar-se melhor e principalmente fazer uma viagem até lá.

    Cumpts,

  17. Mariana diz:

    Cuba não irá deixar de ser socialista por fazer reformas deste género. Confesso que como comunista fiquei um pouco “chocada” inicialmente ao ver em letras enormes nos jornais “despedimentos em Cuba”. Mas o que me choca ainda mais é como o grande capital manipula as notícias. Já a questão de que Fidel terá dito que o modelo cubano já nem para eles funcionava, é uma fraude. É interessante reflectirmos e podermos comprovar que não há nenhuma gravação em video, nem nada do género. Está escrito, está! Então e quem não o poderia ter escrito? Sinceramente, acredito em Cuba. Acredito no Fidel. Admito que para mim o Comunismo como Marx e Lenine o idealizaram (e Lenine o executou) não são ideais utópicos mas dificeis de coexistirem num mundo em que o capitalismo domina, mas que acaba por se matar a si próprio. Nós, Portugal, somos exemplo disso. Quase toda a Europa é disso exemplo também. Os EUA são outro exemplo. Mas, isto tudo para dizer que, nem tudo o que os jornais dizem é verdade, nem tudo o que passa para aqui é real, mas deixar assente que quem quiser ver como se vive em Cuba, é simples, vá para lá e então aí critique, se ainda tiver coragem e coerência para isso.
    “Cuba vencerá!”, pode não ser desta ou de outra maneira, mas vencerá porque só os povos com aquela doçura, com aquele ritmo, podem compreender metafisicamente a essência do marxismo, da única teoria que libertará os povos da opressão a que são sujeitos. Deixar daqui os meus cumprimentos a Fidel que nunca deixou de se auto-criticar, de criticar até pontos menos fortes do seu próprio regime, ao contrário destes capitalistas asquerosos que, em Portugal, manipulam, mentem e , pelos vistos, não são alvo de tantos comentários por parte das pessoas como um grande senhor que, apesar de ser erróneo como todos nós, está no poder por amor ao seu país. Tenho dito.

  18. João Espinho diz:

    @Mariana – Fidel está no poder “por amor ao seu País”? O que dirá o seu país deste amor que mantém um povo amordaçado?

Deixe Uma Resposta