Jul 27 2010

O tamanho conta

Publicado por as 1:30 em Geral

Este post, em princípio, interessa mais aos homens do que às mulheres.

Ontem, no FaceBook, escrevi o post-it “comprar atacadores”. Para quem está habituado a ter sapatos descartáveis, isto não lhe diz nada.
Mas para quem tem calçado de marca, o que é o meu caso, o assunto já pode ser relevante, pois a substituição de atacadores é um problema a ter em conta. Os sapatos, por serem de alta qualidade, podem durar uma vida inteira. Já os atacadores podem, a qualquer momento, sofrer um acidente e…. não se jogam os sapatos fora. Nós, habituados aos Prada nas horas de expediente e a calçar Shox Ignite nos tempos livres, fazemos com os atacadores o que toda a gente faz com os pneus gastos do carro. Não se joga um carro fora, pois não?
Porém, comprar atacadores não é tarefa fácil.
Não se chega a uma loja de calçado e, sem mais nem menos, se pergunta: “Tem atacadores?”. A resposta pode ser deselegante, pois todos os sapatos que ali estão à venda têm atacadores. O vendedor, que supostamente deveria ser um comerciante, olha para os Ignite da Nike que levamos no momento e dispara: “Para esse calçado não temos”. Obviamente que não tem. Todos os pais poupados sabem aproveitar os atacadores das sapatilhas que a prole, ao fim de meia dúzia de meses de uso tem que substituir, ou porque o tamanho já não é aquele ou porque a moda deixou de estar na moda.
Adiante.
Segue-se o conselho de um amigo do FB e vai-se a uma loja de um hipermercado. A pergunta é a mesma, já a resposta é de quem sabe do assunto. Quantos furos tem o sapato? É sapato envernizado? Pretende cruzar os atacadores?
Nesse momento deseja-se ter ali um sapato. Mas não. E as questões continuam: de 60 ou 75cm? Encerados ou simples? E, num ápice, o balcão enche-se de pares de atacadores. Uma certeza eu tinha: pretos. Olho e volto a olhar. A medo, ainda questiono qual é a diferença de preço? acreditando que os mais caros seriam os melhores para os meus Prada. A resposta foi seca e com um sorriso: são todos a 1,20€.
Com a minha mania das grandezas comprei os de 75cm, os maiores.
Errei. Sobra atacador e falta sapato.
Afinal, o tamanho conta.

Share

2 Resposta a “O tamanho conta”

  1. strogoff diz:

    E a sorte é que ainda há bons amigos, seja no Facebook ou fora dele. 🙂

  2. db diz:

    Post interessante.
    Já me deparei com a mesma situação, ter que comprar atacadores para calçado experiente e em bom estado. Não uns Prada, ou coisa que se pareça… mas sim uma outra marca mais modesta que também tem o mesmo uso: calçar os pés.

    O tamanho conta, mas tive mais sorte porque não escolhi o maior e por isso acertei no tamanho certo.
    Quanto à tua escolha, acho que fizeste a escolha típica de mulher: Escolher o maior!

Deixe Uma Resposta