Jul 28 2010

O “muro da vergonha”

Publicado por as 8:30 em A minha cidade


foto: carlos pinto

Criado em 2006 pela Câmara de Beja para realojar 53 famílias ciganas que residiam nas barracas entretanto demolidas junto ao Bairro da Esperança, o Bairro das Pedreiras é actualmente um local onde os problemas sociais se acumulam à mesma velocidade com que se degradam as habitações. (leia “Caso complicado“)



foto: carlos pinto

Share

38 Resposta a “O “muro da vergonha””

  1. Terreiro diz:

    Entendo que a sua opinião seria derrubar o muro. Voltar a intervir nas habitações para as colocar no estado em que foram entregues, ou seja, novas. Ou a também entende que isto tudo se resolve com o tal contrato de responsabilização entre os individuos de etnia cigana e a CM?

  2. João Barros diz:

    Só sei de uma coisa, eu se quiser comprar casa, tenho de ir a um banco pedir dinheiro, entregar 2 kilos de impressos, fazer exames médicos, apresentar garantias, fiadores, ter um emprego estável. Além de tudo isto tenho de dar um sinal para a casa, aguardar que o banco depois de isto tudo aprove, alem dos gastos que tenho em andar a procura de uma casa.

    Depois de isto tudo, e se tiver a sorte de o banco me emprestar o dinheiro, sei que todos os meses vou ter um encargo mensal com a prestação (e não estamos a falar de valores que estas pessoas paguem), impostos, pequenas reparações que possam vir a surgir com o passar do tempo…

    Aluma destas pessoas passou por alguma destas etapas?

    Mais, alguma destas pessoas cumpre com as suas obrigações e paga os impostos devidos para ter direito a uma casa oferecida pelos contribuintes? (eu pago, e a unica coisa que o estado me dá são mais impostos para pagar)

  3. fernanda diz:

    Quando tiraram as fotos ao muro e as casas porque não tiraram também aos Mercedes,BMW etc.
    Eu tenho uma casa mas pago ao banco,pago impostos, desconto para a Segurança Social etc.
    Se os ciganos querem os direitos porque não tem os deveres, é por estas e por outras que o pais esta nesta miséria.

  4. " Hobby and lobby " diz:

    A imagem ( foto ) peca por defeito, como já foi referido …

    No exterior das casas as antenas parabólicas, os carros de grande cilindrada e as carrinhas de negócio são aos bandos …

    As casas foram entregas novinhas em folha e passados 4 / 5 anos estão degradadas totalmente a nível de interiores, mas a memória não está esquecida onde está o actual muro degradado existia uma rede e essa foi roubada para fazer cerca de animais no próprio bairro das pedreiras para guardar os animais e daí ter surgido o muro, esta é uma das razões .

    Agora ter casa nova e não pagar aluguer, não pagar água, não pagar nada e voltar a exigir mais e mais, é sinónimo de desigualdade de tratamentos para todos nós cidadãos bejenses e portugueses .

    CARTA COM DÉBITO EM CONTA DE DIREITOS E DEVERES, JÁ !!!
    .

  5. db diz:

    Um caso real, em meados de final de mês, na estação dos CTT, em Beja:

    A sala estava cheia. Uma velhota reparou num senhor de etnia cigana (acompanhado de mulher e filhos) que tinha acabado de receber o rendimento. Este, contava as numerosas notas azuis e amarelas de euro, numa quantidade que deixou a velhota surpreendida com tão avultado valor.
    Velhota: – Veja o senhor que, trabalhando eu uma vida inteira, só recebo de reforma 5 notas iguais às suas.
    Cigano: – Olhe, tivesse fo**** mais!

    Moral da história:
    Enquanto houver o facilitismo na atribuição de subsídios, casas e outras regalias que os restantes mortais não têm acesso, os ciganos vão-se rir e gozar com o Sistema que os beneficia em todos os aspectos.

  6. Camarada Amigo diz:

    Epa, para mim era correr com eles todos daqui. Ainda a pouco vim da piscina de Beja e como é habitual, ao chegar a piscina encontrei 3 carros da ps e varios agentes na piscina porque um cigano armou confusão com outra pessoa.
    Mas o que é isto? deviam era fechar por completo o muro e cair assim milhares de bombas ali naquela zona! Era falar com o Sr.presidente da camara e o Sr.João Espinho falava com o comandante da BA11 para largarem aqui umas bombas!

  7. Pereira diz:

    Muito boa Tarde
    Eu gostava de deixar uma questão no ar:

    Qual o motivo porque os ciganos exigem que lhes sejam dadas casas.
    Porque carga de agua é que estes individuos têm direito a casas . e eu não tenho.
    Eu até ajudo mais a sociedade , faço os meus descontos todos os meses.
    Os ciganos são todos empresários,vendem nos mercados e não descontam um prego .(outras vezes negoceiam em droga e notas falsas ou armas.)
    Mas porquê é que temos de andar com estes pategos ao colo.
    Compram os carros em Leasing para ninguém lhes tocar.outras vezes estão em nome de outras empreas, eu digo isto porque sei.
    dão-lhes tudo , ……………á mas atenção , que a papinha está a acabar.tá tá.
    Registam os moços em todos os lados para receberem mais subsidios.
    Há ciganitos com dois e três nomes diferentes.registam-nos em Beja,em Évora,nas Alcaçovas , etc.
    Nós é que estamos a ser discriminados.

  8. João Espinho diz:

    @camarada – veja lá não vá alguma bomba aterrar-lhe em cima.

  9. Camarada Amigo diz:

    Sr.João, na minha não cai!!! Só se forem bombas daquelas com duas pernas 🙂

  10. Camarada Amigo diz:

    Pena que eu tenho do bairro das pedreiras tar tapado com o bairro dos moinhos, da minha casa sempre podia dar uso a minha carabina, já que as caçadas ao javali estão tão caras! E não sao assim tão diferentes, mesma cor…

  11. fox diz:

    Eu penso que isto tudo é um mal menor, a multiplicarem-se como os coelhos é como o lelo dizia à senhora do correio F….. mais, o problema maior reside no facto quanto esta bicheza que agora andam à escola e forem mais espertos e tiverem consciençia da nossa fraqueza (medo) (de todos incluindo o estado) estamos F………, na minha opinião ai sim vamos ter graves problemas, enfim sinto-mo triste com isto e não vale apena bater mais no ceguinho, vamos esperar que haja alguem com t…… pretos que consiga conter esta bicheza, apesar de reconhecer que existem alguns bichos de bem que querem realmente uma integração digna na nossa sociedade e não apenas chular o estado que somos todos nós.
    cumprimentos.

  12. fox diz:

    só mais uma historia, à algum tempo preguntava a um vendedor de carros como era o negocio com os senhores e foi-me dito que eram os melhores clientes, só pagavam em notas!!! eu para comprar um carro é o mesmo que para comprar uma casa…emprestimo!!!! agradecia comentarios sou eu que estou mal ou eles é que estão bem????

  13. El Juanito diz:

    Enfim! Aqui vamos nós de novo para mais um rol de comentários! Vamos ver se conseguimos chegar aos 100 comentarios com este assunto dos pobres lelinhos!
    Que cansera!!!
    Alguém conhece o presidente da junta de freguesia de Figueira de Cavaleiros?! É que poderia cá vir dar-nos uma formaçãozita! 🙂

  14. fox diz:

    Eu proponho um petição publica para que o senhor nos venha dar a tal formação

  15. João Barros diz:

    onde é que se assina?

  16. El Juanito diz:

    Assina-se aqui: http://peticaopublica.com/
    Agora é só algum letrado criar uma petição e começar a divulgar! 🙂

  17. João Barros diz:

    pois… a parte de escrever texto… já deixo muito a desejar… para lançar uns bitaites no meu site já só Alá sabe… então para redigir algo erudito… upa upa

  18. Zei diz:

    Seria de mau tom pedir um Mussolini para tratar desta gente?

  19. El Juanito diz:

    Então, o texto pode ser simplesmente: “Reivindicar os mesmos direitos que a etnia cigana tem” e “Reivindicar que a etnia cigana tenha os mesmos deveres que os não ciganos”.

    Uma pergunta, eles são a etnia cigana e os não ciganos como se designam?!
    Pronto, pesquisei e parece que os não ciganos se designam por gadgés, isto no léxico deles, é claro! 🙂

  20. El Juanito diz:

    “Parece que os ciganos vieram ao mundo somente para ser ladrões: nascem de pais ladrões, criam-se com ladrões, estudam para ser ladrões (…).”

    – La Gitanilla, Miguel de Cervantes, 1613.

  21. El Juanito diz:

    Um trabalho exaustivo sobre os lelinhos.

    http://www.catraios.pt/profs/salarecursos/mattegi/2/index.htm

  22. JP diz:

    boa, e ja agora tb exterminar os romenos, o v loureiro o Alberto Joao, Isaltino, Ferreira Torres, Fátima Felgueiras, Vale e Azevedo&ca., castrar os panascas, esterilizar os pedofilos, fuzilar os presos que nos gastam o guito dos impostos, libertar o Mário Machado, e elevar o Partido Nacionalista Português a formar governo, fazíamos alianças com o Berlusconi e o Le Pen, tb com o Gueert Wilders da Holanda, e os gajos da suíça que são contra os minaretes, vestíamos camisas negras e desfilávamos todos os domingos de manha!!!!!
    digam-me apenas quando isso vai acontecer (pelo andar do barco, e com tanta ignorância junta, mais o dono desta casa, a por petróleo na fogueira,não demorara muito), para eu ir viver nesse mesmo dia para 1 Pais tolerante e civilizado, que não este, de certeza!
    Se eles não estiverem ao pé do vosso quintal, esta tudo certo, não é ???
    cambada de racistas é o que vocês são!

  23. João Espinho diz:

    @jp – uns são racistas; outros dão provas de extrema intolerância – ao primeiro sinal de hemorróidas começam logo a inquietar-se nas cadeiras.
    Enfim, aconselho-o a ir refrescar-se nas águas temperadas de Alqueva. Pode ser que isso lhe passe.

  24. JP diz:

    provas de extrema intolerância? onde e que você sacou esse belo naco de prosa? porque e que você não usa os termos que REALMENTE quer usar?
    isto resume-se a deixar de por tudo no mesmo saco, só isso!
    isto não é nos e eles,há ciganos e ciganos e há muito brancos mais ciganos do que os piores deles, como acima mencionei, e é isto que esta em causa!
    quando a tomar banho no Alqueva, prefiro costa alentejana, ilha de Tavira, praia da fabrica, carrapateira, cordoama, ponta ruiva, p da luz, quer mais?
    e se estiver muito fria a agua, vou ‘a Vieirinha que tem as tubagens do complexo de sines

  25. El Juanito diz:

    @JP
    Você tem um grande saco, é que consegue meter tudo no mesmo saco.
    Estranhei não ter lá enfiado também os pedófilos da casa pia, os terroristas da al-qaeda, os talibans, etc, etc, etc.
    Se bem que nalguns pontos que referenciou até se poderiam seguir as suas sugestões.
    Diz o senhor que iria fugir para um País mais tolerante. Mas mais tolerante em que termos?! É que pelo que aqui escreveu, esse pais só deve existir noutra galáxia pois que neste Mundo, Portugal até deve ser um dos países mais tolerantes que pode haver. Tolerante e cheio de injustiças.
    O problema dos lelinhos é um deles, mas ao contrario do que você possa estar a pensar.
    Na verdade, os não ciganos é que são injustiçados, pois tem de trabalhar para que esses meninos passem os dias a “polir esquinas”.
    “Se eles não estiverem ao pé do vosso quintal, esta tudo certo, não é ???”
    EXACTO!!! E também que trabalhem para comer e já agora, se não for pedir muito, que também paguem impostos.

  26. Homer Jay diz:

    Pelo que tive já oportunidade de confirmar várias vezes, “agregados familiares” ciganos recebem mensalmente cheques raramente inferiores de 1000 euros e muitas vezes bem superiores sem nunca nenhum membro desse agregado ou até mesmo na árvore genealogica dessa familia ter descontado 1 centimo para o sistema que orgulhosamente parasitam.

    Se têm casas à borla com rendas simbólicas que não pagam rodeadas por um muro significa que estão melhores do que estavam nas barracas do carmo velho. E olhe que já estive no bairro das pedreiras, se as casas estão degradadas, a culpa é deles – caso não saiba os ciganos não sabem construir nem manter qualquer tipo de construção que não seja barraca, nem tampouco manter os espaços circundantes que ocupam livres de lixo e detritos. Pode confirmar isso de forma empirica muito facilmente.

    Agora, JPs que por ai andam, não se admirem se algum dia no café estiverem a falar alto armados em pseudo intelectuais a defender esse tipo de parasitas e um tipo se chegar à vossa beira e vos afinfar meia dúzia de bananos nessas ventas tolerantes…esse gajo provavelmente sou eu que está desempregado à mais de um ano e que o RSI a que teria direito caso mo concedessem pois tenho carro (pago) e dinheiro no banco, era de 189,52 euros mensais.

  27. JOE diz:

    Queriam esquerdas….. tomem lá,
    trabalhem para terem casa,
    enquanto os malandros têm tudo é assim a esquerda Portuguesa, tirar a quem trabalha e dar a quem malandra.

    Têm aquilo que escolheram durante 34 anos.

    Não se queixem…..

  28. El Juanito diz:

    Afinal isto está fraco!
    Parece que se acabaram os argumentos de defesa do indefensável!
    As evidências são tantas que não há como dar a volta à coisa! O muro está lá por alguma razão, e essa razão é sobejamente conhecida e necessária. Penso que seja tempo é de tapar os buracos existentes no muro. Colocar mais cimento para que não seja fácil parti-lo.

  29. JP diz:

    Juanito, já comprou o seu sapo para por á porta de casa e no retrovisor do carro?
    quem é que tem paciência para ouvir as suas bojardas?
    os muros são para derrubar, não para construir, mas essa cabecinha não deve dar para mais…

    homer gay ou jay, calma que Portugal ainda é nosso
    deve ser do norte porque diz “á minha beira”
    se está desempregado é por culpa sua, não será culpa dos ciganos, ou do sistema
    trabalho há para aí aos pontapés, ou só quer de funcionário público?

    se eles recebem isso, e´por culpa dos gajos brancos do governo, não tem nada a ver com os ciganos, qgrande confusão que vai nessa cabecinha ddaassee!

  30. João Espinho diz:

    @jp – e que tal um copinho de água fresca para tornar essas ideias mais … líquidas?

  31. Mais Um diz:

    Boa tarde

    Depois de ler tudo, gostava de perguntar se alguem na situação de desemprego, já foi á segurança social pedir o mesmo que eles dão aos ditos cujos ? Sabe o que lhes diziam ? …não faz parte de uma etnia…!!!!!! Eu estou em crer que faço parte da maior etnia de todas, mas a que mais fo*em…!!!!Era isso que lhe diziam.
    No outro dia ouvi um dizer que se fizesse IRS, que lhe foi pedido numa isntituição bancaria, perdia o Rend. Minimo. Eu nunca tive a oportunidade de escolher. Cada moço tem 2/3 B.Is de zonas distintas e sacam Subsidios nessas zonas para cada um. Se forem 4 filhos,façam as contas. Eu vi 2.500 em subsidios a um só, nos correios. Só não vê quem não quer. Se eu comprar um Mercedes, é sinal exterior de riqueza, levo com os Inspectores em cima. Os carros que param no dito Bairro são a pilhas ???? Foi um qualquer presidente de Associação de Defesa de Direitos Sociais que emprestou ????? Desde BMW,Mercedes, Furgons de todo o tipo, Audis, carros de gama média, mudam mais vezes que de camisa. São vendedores certificados, só falta o stand…!!!!!!!!
    O muro….já viram como está o muro, que mais parece uma rede !!!! E do lixo na estrada e no terreno contiguo ao mesmo ? O lixo que lá é depositado todos os dias….não se fala disso ???? As televisões e outros electrodomésticos que voam por cima, sem sequer haver a preocupação de quem lá passa ou de provocam danos a alguem…isso não se discute….? Eu já vi com estes olhos…! E o movimento de gente na variante a caminho das inumeras passagens que fizeram no muro ? Dão caramelos, vai-se ver…! E para não falar na rua da Lavoura, o perigo que é passar a mais de 20 km/h . Só chego a esta conclusão, esta cidade está nas mãos deles…e nós não fazemos nada…e os politicos entrega-lhes a cidade de bandeja…!!!!!!!

    Espero que um dia possa andar na minha Cidade sem ter de ver isto…!!!!!!!

  32. JP diz:

    João Espinho, tem razão

    vou sair de fininho, mas volto sempre que achar oportuno, pode ser?

  33. João Espinho diz:

    @jp – a porta da Praça está sempre aberta.

  34. El Juanito diz:

    Sim JP volte sempre, nem que seja para se insinuar mais que os outros.
    Não lhe admito pareceres sobre o “estado da minha cabecinha” nem sequer sse tivesse referido à outra cabecinha!
    Quanto aos sapos até que não é má ideia, talvez vá colocar alguns.
    Olhe, até aqui dava jeito um sapo, serviria para afastar certas pessoas pseudo-lelos!

    “quem é que tem paciência para ouvir as suas bojardas?”

    Já agora aprenda a analisar textos, talvez o senhor quisesse ter escrito
    “quem é que tem paciência para ler as suas bojardas?”

    Fique bem e leve os lelinhos para viver junto de si. Depois não se queixe das suas diabruras.

  35. El Juanito diz:

    @Mais Um
    Sabe uma coisa, é por haver JP’s no sitio errado (tipo na Seg. Social) que as coisas estão assim. Se por lá trabalhassem directores com sentido de justiça, talvez essas injustiças não acontecessem.
    Eu conheço e muito bem, duas pessoas, mães solteiras com um filho cada, que recebem o ordenado mínimo e pagam 300€ por uma cave (T1), com contrato de arrendamento, e na segurança social disseram que não podiam ajudar porque estas pessoas recebem um ordenado.
    Agora faça-se as contas e veja-se quanto resta depois de pagar as despesas de água, luz, electricidade.
    Isto é ser sério?! Isto é justiça, dar uma carrada de dinheiro a quem não faz nada, que pelo contrario só faz me…da e a quem trabalha e recebe pouco dizerem que não podem ajudar? Só podem estar a brincar com a dignidade das pessoas.
    Antigamente dizia-se ” A terra a quem trabalha” agora poderia-se dizer “dinheiro para quem trabalha”.
    Ainda mais uma, agora percebe-se o porquê dos buracos no muro, será para facilitar as “trocas comerciais” sim porque esta gente tem uma grande “tradição comercial”.
    Agora para o sr. JP.
    Sabe como dizem os brasileiros?! Olhe sr JP, vá-se catar!!!

  36. El Juanito diz:

    Uma correcção.
    No meu ultimo post, em vez de ter escrito: ”A terra a quem trabalha”
    Era para ter escrito: ”A terra a quem a trabalha”

  37. mac diz:

    bem isto de ciganos ainda não é nada, bairro degradado? casas fadeis de arranjar? uf e o que é isto é comparado com notas falsas, aramas droga etc etc , ate ai tudo bem, ha milhares que fazem isto, mas alguns ainda sao apanhadaos pelas autoridades, agora ciganos/ PSP/GNR/PJ ui ui que ate doi, safa eles ate voltam a cara para o lado para não verem, nao me lixem os ciganos tadinhos, a mim nao me deixavam fazer aos ciganos deixam, que se lixe a taça, fazem eles bem. a s autoridades M P e afins e que sao os culpados não os ciganos.
    afinal se ha ciganois no poder porque nao pode haver no bairro das pedreiras/versus quinta da marinha heeheh

  38. mac diz:

    agora por falar em ciganos, a nossa camara não aprovou uma verba para co-financiar um novo grupo de Nombeiros de 1ª intervenção para apoio ao concelho, falta de verbasssssssssss,
    Depois também nao vai dar “xeta” para o “ja era” novo quartel dos bombeiros, nao ha xetaaaaaaaaaaaaaa

    e bombeiros ha?

Deixe Uma Resposta