Mai 21 2010

A moção

Publicado por as 9:10 em Geral

O PCP apresenta hoje, na Assembleia da República, uma moção de censura ao governo.
Fá-lo nesta ocasião por saber que a mesma será reprovada. Ao PCP não interessa fazer parte da solução da crise. Interressa-lhe, isso sim, que a crise se agrave, única forma de receber algum oxigénio que o mantenha vivo e evite o processo de definhamento.
Única forma de garantir hoje os amanhãs que cantam.
Nada de novo, portanto.

Share

48 Resposta a “A moção”

  1. joao diz:

    Que solução? mais este roubo que nos querem impor?

  2. Paulo Nascimento diz:

    Uma moção muito incomoda para as bandas da direita, cola-os demasiado ao PS que tanto criticam. Afinal são alternativa ou apenas ar quente ?

    Talvez houvesse melhor altura para uma moção de censura, mas já que ai está, agora é que vamos ver quem está com o governo e quem está contra.

    E votam a favor porque não são, nem têm alternativas ideológicas. São todos farinha do mesmo saco, governariam tal como o PS está a governar, como se isto fosse uma mercearia, apenas se preocupando com os trocos da caixa. Talvez não deixassem entrar os ciganos e ucranianos na loja, mas o resto é igual.

    E já que o PS afirma que a situação justifica voltar atrás com a palavra dada aos eleitores, por ser uma questão de importância extrema para a pátria, então não deveria ser o PC a apresentar uma moção de censura, mas antes o PS a apresentar uma moção de confiança.

  3. Zandre diz:

    A única hipótese que eles têm, é destruírem o país.Coisa em que eles estão atarefados desde o 25 de Abril.
    Suponho que não devem ter nenhum livro de história mundial .
    João um abraço.

  4. Paulo Nascimento diz:

    errata

    Quando afirmo que votam a favor, refiro-me a favor da continuidade do governo, contra a moção ou abstendo-se.

  5. NG diz:

    Essa conversa e argumentos já são velha conhecida.
    Já em Maio de 2008 o Sócrates dizia, reagindo a outra moção de censura apresentada pelo PCP, que o que o PCP estava a fazer era censurar a concertação social, resistir à melhoria dos direitos dos trabalhadores resultante da revisão do código do trabalho e etc, etc, etc,. Pesquise-se na Net e veja-se.
    Dois anos depois, como estão os Portugueses? Como estão o emprego e os «direitos» dos trabalhadores? A saúde como vai? E da educação, valerá a pena falar?
    Faz muito bem o PCP em apresentar esta Moção de censura: o Governo vem todos os dias à comunicação social tentar «lavar a cara». É bom que haja quem vá lembrando de quem é a culpa de termos chegado aqui e assim!
    Acabo de ver o Marques Mendes, com quem políticamente não concordo mas a quem não posso deixar de reconhecer elevado estofo moral, vaticinar eleições antecipadas para meados de 2011… Será porque nada há a censurar a este Governo?
    E será que alguém em seu perfeito juízo acredita que estes fomentadores das duas crises em que o País se encontra (a intrínseca que geraram e a internacional que apenas revelou a dimensão da primeira – «que estava tudo bem – dizia o Sócrates»), esta incontestável cambada de incompetentes, consegue fazer-nos sair do pântano?
    O País e o Povo precisam ser acordados! Vivam todas as moções de censura a este Governo, venham elas de onde vierem!
    NG

  6. " Esperança " diz:

    O catalizador dos seus movimentos e as justificações perante o seu eleitorado cada vez mais pequeno ( menos do que 10 % ), obriga-os a constestar de todas as formas quem seja governo.

    Resolver problemas não faz parte da ” praia ” deles, mas sim criá-los para se manterem à superfície para irem respirando e terem voz e passar mensagens junto dos média, é a tábua de salvação no decréscimo precentual que cada vez mais se acentua, pelas políticas irrealistas que propõem e que defendem .

    É e será sempre assim o PCP !

  7. joao diz:

    Este modelo económico faliu, o que precisamos é de um novo modelo económico, não mais do mesmo com mais uma recauchutagem que vai piorar tudo e o feito final vai ser explosivo…

  8. NG diz:

    @Esperança:
    Você que gosta tanto de convidar os outros a apresentar políticas alternativas ou credíveis (alternativas a quê, vá-se lá saber, ou como se esta fosse credível como resulta da «fotografia» anexa …) está convidado a desfazer o grande enigma do momento: Ora mostre lá que não fala por falar e aponte um problema (um só) que o seu Governo esteja «a resolver» que não tenha ele mesmo criado ou ajudado a criar…

    @Zandre:
    As hipóteses resultam dos condicionalismos envolventes… Já as intenções, são indepedentes dos circunstancialismos. A sua côr política não tem hipóteses, tem intenções! Quanto à consumação das hipóteses que comete para o PCP, pode ficar descansado: não passa de um seu delírio! Continue a ler a sua história mundial (?), que poderá aprender muita coisa.

    Atentamente
    NG

  9. 4ever diz:

    Desculpem interromper mas já repararam que hoje Beja está em festa?! 😉

  10. ze de beja diz:

    isto precisa mas é de outro Salazar que corra com esta canalha toda……..

  11. joroca diz:

    O senhor João Espinho e o seu anti-comunismo primário…. Tem muita piada você!!! O PCP não quer e não pode ser solução da crise, é o que você entende. Devem ser, portanto, solução para a crise os partidos e as políticas que o senhor apoia!? Ou seja, quem nos levou para esta crise agora é que nos vai tirar de lá com a mesma fórmula ainda mais agravada!? Só dá para rir…. Muita piada tem o PSD a tentar mostrar as diferenças que os distinguem para o PS sem que elas existam por aí além. Não passam de manobras de distracção. Acho que o senhor João Espinho, nem que o país esteja um caos, vai admitir que as políticas, que lhe são caras, são preniciosas para o mesmo!

    Força amigo joão… Portugal deve-lhe a si, ao PS e ao PSD um obrigado! Espero que no futuro os seus descendentes não lhe peçam também responsabilidades pelo futuro que ajudou a deixar-lhes!

  12. 123@clix.pt diz:

    Espinho você sabe perfeitamente que o PSD vota contra a esta moção porque:

    1- Para o Presidente Cavaco Silva não seria favorável,
    2- PSD não quer ser governo já, como se compreende,
    3- Depois da reeleição de Cavaco, este governo não tem mais pernas para andar.

    Tenho pena. Devia ser já. O país ainda vai continuar em sofrimento por pelo menos mais um ou dois anos.

    Ainda há a hipótese de Cavaco entregar o governo a quem consegue governar, porque é urgente.

    O PCP neste caso é acessório e não devia ser atacado, quem nos está a desgovernar é o PS.

  13. NG diz:

    @Zé de Beja:
    Você conheceu o Salazar ou é só opinante de ouvir falar?

  14. Filipe C diz:

    O PCP adora isto, fazer de conta que apresenta uma moção de censura mas certificar-se que vai ser reprovada.
    Adoram gritar “Ó mamã, os meninos são maus e não me apoiam”. Eles gritam o país está assim devido ao PS e PSD, depois urram que o PSD não apoia a moção de censura. Tudo no estado, expropriação das empresas que dão lucro, e clamam que o CDS não vota a favor.

    É de meninos! Ou apresentam uma moção de censura que valha a pena e seja uma questão politica ou sabem perfeitamente que baseada em factores ideologicos a mesma nunca seria aprovada, fazem bluff e mostram as cartas. O Primeiro Ministro fica com mais esta para agradecer.

  15. joao diz:

    o psd não votou contra absteve-se

  16. Zandre diz:

    NG

    o sr já sabe mais que eu, visto saber da minha cor politica. posso lhe garantir que não tenho cor politica, sou um homem livre dessa treta.
    quando voto, voto em pessoas nas quais acredito. mas conhecendo com eu vos conheço posso vos garantir que aquilo que não sou é comunista., é mais não passais de ditadores que num pais realmente democrático não deviam nem existir.
    O único que sabeis fazer é meter nas vossas câmaras, inúteis em troca de um voto que cada vez arruína mais o meu país.
    Fico por aqui, porque senão a conversa não teria fim…

  17. NG diz:

    Zandre: cinzentão, então??? Você tem todo o direito de não ser comunista e até de não gostar deles! Agora, o que não percebo é que ache que num pais realmente democrático, os comunistas não devam existir! Que raio de democracia é a sua?

  18. Zandre diz:

    NG
    Se tivemos um 25 de Abril para acabar com uma ditadura, diga-me para que precisamos de outra?
    Cinzento?… sim, com muito orgulho! Ainda que prefira a cor preta.

  19. joroca diz:

    Zandre… Por haver quem vote em pessoas é que o Hitler chegou ao poder!!! Ou seja, quem vota na pessoa não vota em competência. Vota no aspecto fisico e na eloquência! Muito inteligente você.

  20. João Espinho diz:

    @joroca – ahahahaha. Esse comentário é assim, deixe-me procurar o termo, …. é assim… inqualificável. Deve ser um ignorante da História: acha que algum alemão apoiou AH pelo aspecto físico? Muito mais lhe poderia aqui escrever, mas seguramente que o Joroca sabe, muito melhor que eu, como se edificam ditaduras: o exemplo da ex-União Soviética pode iluminar-lhe as ideias.
    Volte sempre.

  21. joroca diz:

    Caro iluminado João Espinho: Caso não tenha visto, não me referi apenas ao aspecto físico mas também à eloquência, aliás a teatralidade nos discursos e a eloquência foram as grandes armas de Hitler. Tudo isto com base numa ideologia populista que ia de encontro aos interesses da maioria da população, ainda que não fossem as medidas mais correctas!! Quem lhe disse que faço uma apologia do que se passou na União Soviética!? Mas a verdade é que se teve aspectos maus, também teve muitos aspectos sociais relevantes que o seu fim acabou por destruir. A Revolução Bolchevique é talvez um dos maiores acontecimentos da Humanidade e é unânime que o Mundo ficou muito mais perigoso e desequilibrado com o o fim do polo Soviético. Caro João Espinho não vale a pena tentar colar-me a exemplos de Socialismo Internacional porque esse argumento comigo não cola! O meu comentário vai apenas no sentido de ser preferível acreditar nos ideais do que nas pessoas e esse príncipio que deveria reger todos os partidos do espectro partidário está perdido. A Manelinha era presidente do PSD e tinha umas ideias, chegou o Passinhos ao poder e as ideias são outras e o grupo parlamentar não pensa. O grupo parlamentar segue a ovelha alfa do rebanho que diz: Eu penso… eu acho… eu decido… e vocês seguem-me! No PCP não se passa assim!! O colectivo pensa e diz o que acha tendo por base uma ideologia que por sua vez já limita a sua actuação e depois o Secretário-Geral é um veículo dessa mensagem. Portanto, é muito mais seguro acreditar e confiar num partido que tem por base uma ideologia, que pensa em grupo do que acreditar na cabeça de uma pessoa que sendo bem aparentada ou falando bem… hoje diz uma coisa e amanhã diz outra! Percebeu!? A Manelinha até pode ser muito mais competente que o Passinhos, mas não era bonita a senhora e não tinha um discurso fluido não era!? É o culto da personalidade instalado à boa maneira ditatorial…. Lembra-se quando toda muita gente criticava o desempenho do Carvalhas!? A sua manutenção pelo PCP só mostra que para este partido a retórica por si só não é importante. O PCP não é uma individualidade mas um colectivo… Aprendeu alguma coisa!?

  22. João Espinho diz:

    @joroca (camilo?) – a esta hora da noite só consegui ler o “caro iluminado”. Amanhã, se houver tempo, dedico-lhe leitura mais atenta.

  23. camilo diz:

    joroca???????? não me confunda caro joão espinho eu sou camilo e nada tenho a ver com joroca nenhum sou só uma pessoa não utilizo varios nomes sou apenas e só camilo.
    Camilo é camilo, joroca é joroca agora não me apreçe bem estar a dizer que camilo é joroca e joroca é camilo até porque uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa é o senhor insiste em dizer que outra coisa é uma coisa e uma coisa é outra coisa, não está certo da sua parte está a tentar confundir quem aqui vem ler e escrever tentando colar o meu nome ao de outra pessoa.
    Não pude deixar de ler o comentário do tal joroca e vejo que existe uma troca de carinho entre o senhor joaõ espinho e o tal de joroca, não se acanhem demostrem o vosso carinho e afecto afinal o presidente da republica já promologou a lei, e agora é que é mesmo para terminar vai um conselho meu caro joroca li atentamente e com especial atenção as ultimas 3 palavras do seu comentario e o meu conselho é o seguinte não vale a pena o esforço porque como diz o ditado burro velho não aprende linguas…………….
    saudações democarticas até a proxima

  24. El Juanito diz:

    Pronto! Tenho a solução para este imbróglio! Proponho o nome “jorocamilo” 🙂 Satisfeitos agora?! 🙂

    Esta ideia do PC ser um partido democrata dá-me vontade de rir!
    Eh Eh Eh!!!
    Veja-se os países que ainda são governados por essa cor! Uiii ! Tresandam a democracia!!! 🙂

  25. joroca diz:

    El Juanito… você também!!!? Por acaso sabe quem governa no Chipre!? País da UE? Então va-se informar e depois fale…

  26. El Juanito diz:

    @ joroca
    Sei, mas não quer dizer que sejam comunistas.
    Diga-me que democracia existe nos orgulhosamente sós, Cuba, Coreia do Norte e China? E ainda, se o comunismo era (ou é) assim tão bom, porque razão acabou na ex União Soviética?!

  27. El Juanito diz:

    Só para acrescentar o seguinte:
    Na verdade o comunismo não acabou na ex União Soviética mas sim deixou de ser governo por não reunir votos suficientes.
    Penso que esse partido lá, tal como aqui, se mantém à tona d’água fruto de um saudosismo de uma pequena parte da população. Pequena parte essa, maioritariamente composta por sexagenários e septuagenários que no seu auge de vida activa sofreram graves lavagens cerebrais e intoxicação propagandista da foice e martelo.

  28. joroca diz:

    @El Juanito
    Tens de ler mais imprensa!! Quem Governa no Chipre não são Comunistas!? Partido irmão do PCP!? Partido Comunista do Chipre!!! Se esses não são Comunistas porque ha-de vossa excelência achar que a Coreia do Norte é um estado comunista!? É você quem decide aqueles que podem auto-proclamar-se comunistas!? Boa senhor provedor do comunismo!!!
    E quanto ao saudosismo na Russia: veja as sondagens e estudos e as faixas etárias da população saudosista!! Às vezes não é preciso ter vivido naqueles tempos para ter saudades…

  29. camilo diz:

    Pronto! Tenho a solução para este imbróglio! Proponho o nome “Juanito Espinhito” Satisfeitos agora !?

  30. El Juanito diz:

    @joroca

    Boa tarde!
    A minha fonte de informação sobre o que escrevi, é aqui na NET. E pelo o que li acerca de Chipre, nada é dito sobre o partido no poder. Mas pelo menos no Chipre existem eleições, coisa que é TABU nos últimos bastiões do PC (China, Coreia do Norte e Cuba).
    Uma coisa lhe digo, se esse partido é tão bom, porque razão a maioria do Povo Mundial não lhe dá maiorias para governar?!
    Não será por não inspirar confiança dado o que a História nos conta?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Chipre#Pol.C3.ADtica

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreia_do_Norte

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba#Pol.C3.ADtica

    http://pt.wikipedia.org/wiki/China#Pol.C3.ADtica

    @camilo

    Ó homem deixe lá isso! Foi só uma pequena graça que fiz com os dois nomes e que espero não ter ofendido ninguém.
    Se ofendi, peço desde já desculpa pelo facto.

    Mais informo que não sou o Sr. Espinho e o Sr. Espinho não é o Sr El Juanito! 🙂

    Cumprimentos para todos.

  31. camilo diz:

    @ El juanito
    Ó homem deixe lá isso! Foi só uma pequena graça que tambem fiz com os dois nomes e que espero não ter ofendido ninguém.
    Se ofendi, peço desde já desculpa pelo facto.
    Mais informo que não sou o Sr. joroca e o Sr. joroca não é o camilo!

    Cumprimentos para todos.
    Peço desculpa por não ter feito copy past do bonequinho.

  32. El Juanito diz:

    @camilo
    Taben, está desculpado! 🙂

    (o bonequinho é muito fácil de fazer, são só três sinais gráficos, “dois pontos”, “traço” e “fechar parêntesis”

  33. joroca diz:

    Governo e política
    Artigo principal: Governo e política da Chipre
    O governo da Chipre organiza-se de acordo com a Constituição de 1960 que repartiu o poder entre as comunidades grecochipriota e turcochipriota.

    Em 1974, Turquia conseguiu o controle da terceira parte do território, ao norte do país.

    Em 2004 Chipre ingressou na União Européia. No entanto, a aplicação do acervo comunitário limita-se a parte-a sul da ilha, até que se produza a reunificação.

    Actualmente o Partido Progressista dos Trabalhadores da Chipre, nome do Partido Comunista a partir de 1941 conhecido como AKEL, governa o parlamento. Seguem sendo partidários da reunificação e de estar na Europa.

    @El Juanito

    Se os Comunistas governam no Chipre e lá há, segundo vossa excelência, eleições democráticas, o porquê de tanto medo do Partido Comunista Português!? Tem dois pesos e duas medidas porquê!? Contaram-lhe histórias medonhas sobre comunistas quando era pequenito!? Só pode ser….

    Quanto ao que é democracia ou não é, não vou discutir até porque nem todos os países podem ter o mesmo sistema político. E utilizar exemplos de regimes comunistas ou de outros que se dizem comunistas para impor o medo dos comunistas, a mim não pega. Digo-lhe já que não reconheço a Coreia do Norte como país comunista e tenho opiniões pessoais sobre a China e Cuba que n vou perder tempo aqui a discorrer sobre elas. Mas abra os olhos… deverá ter mais medo do centralão e da Direita do que dos Comunistas!

  34. El Juanito diz:

    Obrigado pela breve descrição sobre o Chipre. O mesmo também eu já tinha lido na net.
    A minha sobre o comunismo mantém-se. E já agora, recuso-lhe a expressão a mim dirigida de “abra os olhos”.
    Os meus estão bem abertos e não uso palas nos olhos como certos e mui nobres animais usam.
    Quanto aos bastiões do PC não vale a pena falar mais sobre eles, pois são infelizmente, mundialmente conhecidos pelas piores razões.
    Fique bem!

  35. Cubano diz:

    El Juanito vou-lhe dar um exemplo de um bastião comunista que é mundialmente conhecido ao contrario do que diz não pelas piores mas pelas melhores razões, Como deve saber Cuba é conhecido por ter um dos melhores sistemas de saude publica do mundo, e que curiosamente é gratuito, coisa que nem o senhor nem eu sequer podemos sonhar ter um dia em Portugal, se por cá se quisermos ter um atendimento decente temos que recorrer ao privado, o que nos custa os olhos da cara, ora os cubanos tem tudo bem melhor que nós e não pagam nada por usufruir de um dos melhor serviços de saude do mundo, quanto a ensino é a mesma historia ensini gratuito para todos em Cuba e por cá como é??????? Uma das menores taxas de analfabetização do mundo e por cá como é ?????????? E como vejo que gosta muito da wikipedia aqui deixo um link para o senhor ver que governava Cuba antes da revolução, http://pt.wikipedia.org/wiki/Fulgencio_Batista, este era apoiado pelos americanos, que por sinal até fazem um embarco ilegal que priva os cubanos de alguns ben essenciais e até lá tem uma prisão que ai sim se cometem as maiores atrocidades com os prisioneiros muitos deles presos ilegalmente, mas como não é comunista tá-se bem, temos que malhar é nos comunas, certamente deve ter visto ultimamente manifestações em cuba ora se existe falta de democracia por lá como são permitidas as manifestções ????? como saiem as imagens para fora do pais???????????? Se o preocupa tanto a falta de democracia porque não se preocupa com com o que Israel faz com os palestinianos, com Mugabe ditador no Zimbabwe, com o povo Sauri em Marrocos será que não se preocupa com estas e outras atrocidades só porque não são comunistas que as cometem ????????????????”

  36. El Juanito diz:

    Claro que sim que me preocupa o que se passa com o Zimbábue, já não tanto com o que se passa com os Palestinianos nem com os Israelitas, desses dois se um é mau o outro não lhe fica atrás.
    Mas estava-se a falar sobre os comunistas. Sim sei que em Cuba é em parte como aqui o sr. escreveu. Mas…. porque fogem aquelas pobres almas de Cuba para a America, em barcaças sem alguma segurança, tantas vidas que já se perderam na tentativa de fugir de Cuba.
    Lembra-se do muro de Berlim?! Quem o construiu? Depois de construído, porque arriscaram a vida os fugitivos da RDA para a RFA?! Muitos até morreram na esperança de serem livres.
    Não me venham para aqui também tentar intoxicar com propaganda comunista.
    Para mim chega, já basta.
    Para mim o comunismo é o que é. E para os senhores (senhor) também é o que é.
    Ainda bem, por mim falo, que a maioria no Mundo não é comunista.
    O comunismo está mais que provado que é um modelo falhado, embora a génese do comunismo ser de boas intenções e até justas, mas não funciona e isso está mais que provado.
    Apesar dos princípios serem bons, existe sempre alguém a querer ser mais comunista que o parceiro do lado.
    Não me perguntem qual é o modelo perfeito porque não há. Sei que o comunismo não o é de certeza.
    Por mim está terminado o assunto.
    Fiquem bem.

  37. joroca diz:

    Na primeira frase do anterior comentário mostrou toda a sua inteligência assim como no comentário em que referiu ter lido aquela descrição na internet, mas porém, ignorou-a! Mostra ser alguém muito bem informado mas só lê o que quer. Quanto ao muro de berlim aqui fica um link http://movimentodaspalavrasarmadas.blogspot.com/2009/07/alemaes-de-leste-preferem-rda.html

    Leia tudo e sobre Cuba poderia estar aqui uma tarde a tentar-lhe ensinar aquilo que não quer aprender… mas não vale a pena! Deixo-lhe mais um link do meu blogue http://movimentodaspalavrasarmadas.blogspot.com/2004/12/danos-e-prejuizos-causados-pelo_9995.html

  38. Cubano diz:

    O modelo Comunista tem defeitos e virtudes como todos os outros modelos, mas certamente não foi o modelo comunista que nos levou a este estado de coisas, e mais lhe digo segundo uma sondagem do Instituto Emnid, publicada no jornal Berliner Zeitung, a maioria dos inquiridos considera que a antiga República Democrática Alemã (RDA) tinha «mais aspectos positivos que negativos».Num universo de 1208 pessoas, 49 por cento dos inquiridos no Leste do país responderam que «havia alguns problemas, mas globalmente vivíamos bem». Se juntarmos os oito por cento que responderam que «na RDA havia sobretudo aspectos positivos e que vivíamos felizes e melhor do que na Alemanha reunificada de hoje», concluímos que, passados 20 anos de anexação, 57 por cento da população da ex-RDA continua a defender o socialismo e segundo o mesmo estudo , a «modernização» capitalista da RDA redundou numa das maiores taxas de desemprego da Europa (13,2%), quase o dobro da registada nos estados de Oeste. E com o agravamento da crise, a situação social não tende a melhorar.
    E sobre a Alemanha de leste mais não digo, acho que este estudo dispensa mais palavras. E o muro de Berlim não foi construido para evitar a saida de alemães de leste, como sabe foi o inicio da chamada guerra fria e o muro foi construido mais com esse intuido de um barreira psicologica da propria guerra fria, porque não sei se sabe mas sempre existiram alemães de leste a trabalhar na RFA e voltavam todos os dias para casa na RDA.
    Quanto a Cuba muito provalvemente as pessoas não saiam tanto de Cuba se não fossem vitimas de um embargo ilegal que as priva de muitos bens essenciais e como normal as pessoas vão procuras melhores condições de vida, como fazem os portugueses, brasileiros, espanhois, etc etc etc.

  39. João Espinho diz:

    @cubano – chega a ser hilariante a sua referência à ex-RDA e ao leste da Alemanha. Também li essa mega-sondagem, que as eleições vieram desmentir. Veja-se o caso de Berlim onde a CDU de Angela Merkel ganha, relegando o SPD (sociais-democratas) para segundo lugar. E se fosse como o Cubano afirma, os Linke (uma espécie de bloco onde convivem ex-SPD + comunistas + ex-colaboradores da STASI + desiludidos da “anexação”) não seriam mandados para trás dos liberais do FDP. Mas isto são coisas dos sistemas democráticos onde existem eleições democráticas.
    Mas, já agora, e se tiver paciência, relato-lhe o seguinte:
    Dez anos depois da queda do Muro, residindo eu na zona leste de Berlim (por minha escolha), habituei-me a ir ao barbeiro mais perto de casa. Uma barbearia tradicional, tal como aqui a conhecemos. O barbeiro (só havia uma cadeira), homem dos seus 60 anos, enquanto me tesourava o cabelo, ia-me sussurrando as conversas ao ouvido. Em surdina. Percebia que, cada vez que entrava um cliente, ele se calava. Perguntei-lhe da razão de me falar assim. Relatou-me que, apesar de viver há já 10 anos em Democracia, continuava com receio de que a sua conversa pudesse vir a ser ouvida por algum amigo-informador-denunciador e não tinha a certeza de que a STASI não voltasse ao poder. Excuso-me de aqui lhe contar as dezenas de episódios que ele me relatou. Tive o privilégio de, há cerca de ano e meio, visitar a sua barbearia, agora transformada numa casa de memórias da resistência, com exposições diversificadas e onde se lê poesia. Recordo, desta visita, os seus olhos cansados, a sua coluna vergada aos anos, mas não esquecerei a alegria com que me cumprimentou e, num tom mais alto do que lhe conhecia, pedir-me para não lhe tirar fotografias.
    Desculpe, Cubano, esta chatice que é descrever situações que metem emoções à mistura.
    Para terminar: tem noção de como é que se vivia na ex-RDA?

  40. cubano diz:

    Blá blá blá blá blá blá
    E senhor Espinho isto não são as «minhas referencias à ex RDA» foi um estudo ou uma sondagem e se realmente a leu como diz sabe que é verdade que existiu mesmo,ao contrario de outros contos que metem emoções a misturam mas que não tem como provar a sua veracidade.
    Quanto as eleições digo-lhe já que na ex RDA o Die Linke ganhou 14 distritos, e não se esqueça que se está a referir a uma Alemanha unificada por isso a vitoria de Merkel, visto que a a ex RFA tambem tem mais populaçao que a ex RDA, e na ex RDA a margem de Merkel é bastante pequena e como deve saber mas por lapso (certamente) se esqueceu de dizer o Die Link fica em segundo lugar na ex RDA e o estudo referiu-se a ex RDA e não a Alemanha como um todo portanto o FDP não mandou o Die Link para trás como disse.
    O senhor Espinho omite imformação das pessoas apenas quer dar a sua versão de anti-comunista primario e depois conta as suas historias da carochina.

  41. João Espinho diz:

    @cubano – fique-se com as suas ilusões. Mas não faça de mim parvo, ok?

  42. Cubano diz:

    Sim sim é o costume não gostas põe na borda do prato, mas quer queira quer não queiras vai ter que viver com os comunistas.

  43. cubano diz:

    Caro João Espinho aqui está o exerto de uma noticia que lhe deve agradar, afinal o Die Linke não morreu como fez querer parecer no seu comentário de 1 de junho às 19:27 o Die Linke afinal cresceu e não só na ex RDA cresceu em todo o territorio Alemão mais a baixo mando-lhe o link da noticiapara poder conferir, afinal aquele que pensa que tudo sabe sobre a Alemanha porque lá viveu durante uns anos, está errado e muito, pois pareçe que a esquerda está de muito boa saude lá, o que vem confirmar a sondagem.
    O Partido da Esquerda alemã Die Linke entrou pela primeira vez no Parlamento do Estado da Renânia do Norte-Westfália nas eleições realizadas no dia 9 de Maio, obtendo um grupo parlamentar de 11 deputados. Os resultados confirmaram a gradual implantação do Die Linke em todo o território alemão, a não apenas no Leste, a sua zona de origem. A Esquerda alemã está agora presente em 7 dos 16 Estados federados e definiu como meta o ingresso em 13.

    http://www.beinternacional.eu/index.php/the-week/564-esquerda-alema-die-linke-conquista-novas-posicoes

  44. João Espinho diz:

    @cubano – pensei que já tivesse desistido de vir aqui “à borda do prato”. Percebo-o.
    Não estou com muita apetência em perder tempo consigo. Você não me sabe ler, põe na minha boca coisas que eu não disse e, por uma questão de asseio, não lhe deveria dar troco. Esclareço-lhe o seguinte: por ter vivido na Alemanha não pense que tudo sei daquele país.
    Tenho uma certa dificuldade em estabelecer diálogo com quem desconhece, em absoluto, as diversas realidades da RFA e, por fidelidade ortodoxa, pensa que a RDA foi um paraíso e que a “anexação” (sabe quem é que assim lhe chama?) tenha sido uma desgraça para a Alemanha.
    Fui ao link que me enviou. Mais um sorriso, mais uma gragalhada. Não sei de que data é a notícia. Mas ao ver o cartaz, surgiu-me a questão: você sabe quem é o homem que está à direita? Sabe de que partido foi líder? Sabe que cargos desempenhou? Não sabe, nem tem que saber.
    Os Linke sobem na Alemanha como o BE sobe em Portugal. Mas, cá como lá, e porque vivemos em Democracia, sabemos que não chegarão ao poder. Mesmo com a meta do “ingresso em 13”.
    Venha mais vezes e, na próxima, responda à questão que lhe coloquei: “tem noção de como é que se vivia na ex-RDA?”

    ( quanto ao “parvo”, você sabe que eu sei) 🙂

  45. joroca diz:

    @João Espinho

    Isto de acreditar em histórias tem muito que se lhe diga, senão veja o caso da guerra do Iraque!! Vieram os exilados do Iraque contar histórias e com o apoio dos Estados Unidos espalhou-se a ideia de que os homens estavam equipados com camiões transformáveis que incorporavam laboratórios e como o Cubano escreveu: blá blá blá blá…. levaram a mentira até à ONU que impávida e serena a aceitou melhor, até mesmo a sua não confirmação, do que aceitou a mentira da URSS sobre os misseis Cubanos. Anos depois da guerra onde estão os proclamados projectos, onde estão as provas daquilo que apresentaram para justificar a intervenção!? Não existem. Tudo baseado nas histórias de quem simplesmente estava contra um regime e não gostava dele e com esse sentimento limitou-se a mentir à Comunidade Internacional. Portanto, histórinhas da carochinha que só servem para sensibilizar poupe-as para si! E já agora… quantos PSD’s existem ainda em Beja!? Têm gente suficiente para ainda haver Partido em Beja!? Em breve estão todos a votar PS!!

  46. João Espinho diz:

    que cansêra !

  47. joroca diz:

    Admito que canse tentar rebater argumentos provados…

  48. João Espinho diz:

    presunção e água benta e etc…