Mai 05 2010
Injustiças
foto: joão espinho
Desconheço se, para além de Figueira Mestre, mais algum nome terá sido sugerido para ser homenageado pelo município bejense com a “Medalha de Mérito”, habitualmente atribuída a destacadas figuras que, por isto ou por nada, contribuíram para elevar o nome da cidade.
Também não sei se, à imagem de anos anteriores, o executivo discutiu, à porta fechada, os “nomeados” para tão alta distinção concelhia.
Igualmente não é do meu conhecimento se, tal como em tempos idos, e por diversas vezes, propus na Assembleia Municipal, o regulamento municipal para atribuição destas medalhas já foi revisto (soube entretanto que não), de forma a que a ractificação na AM não seja feita pelo mui democrático método de “braço no ar”.
Também não sei se a entrega destas honrarias continuará a ser feita em sessão solene no feriado concelhio.
Uma coisa eu sei: é de uma enorme injustiça se o nome de Francisco Santos não vier a ser, a curto prazo, perpetuado através de nome de rua ou de medalha dourada.
Por estas razões:
1 – Desaparecido das esplanadas e sítios públicos desde Outubro passado, a memória tende a esquecer o seu relevante papel na promoção do orgulho bejense;
2 – Sem a sua prestimosa e voluntariosa* ajuda, o PS não teria conquistado a Câmara de Beja e, assim, não teríamos direito a festejar a “chegada da Democracia a Beja”;
3 – Foi com Francisco Santos que se democratizou o tratamento interpessoal entre eleito e eleitores, ficando nos anais da história municipal o desabafo “Não me trates por Chico!”;
4 – Com Francisco Santos ficámos a conhecer melhor a linguística brasileira, e isto em tempos de acordo ortográfico tem valor acrescido, pois foi ele quem nos ensinou que, em Beja, as eleições foram um Cambão Eleitoral
Por muito menos já se entregaram medalhas. E muitos dos nomes das nossas ruas pertencem a ilustríssimos desconhecidos.
Está na hora de se fazer justiça. Francisco dos Santos merece-a!
(* sugiro consulta ao dicionário)
5 de Maio de 2010 às 8:39
[…] This post was mentioned on Twitter by João Espinho. João Espinho said: Injustiças http://goo.gl/fb/gPNhQ #aminhacidade […]
5 de Maio de 2010 às 15:35
Esta foi muito baixa…… tal com este blog!
Deve ter o rei na barriga….. so voce é que esta bem, os outros sejam quem forem e que estao mal.
5 de Maio de 2010 às 18:47
@beja – explique-se ou seja mais concisa. Assim, fico num estado depressivo a requerer “baixa”. Tal como este blog 🙁
5 de Maio de 2010 às 19:46
Realmente há quem não consiga viver com uma crítica, e ainda por cima misturada com ironia. Muito bom. Por mim já ganhou a medalha 🙂
5 de Maio de 2010 às 20:27
janekita, assim é que é
5 de Maio de 2010 às 20:51
Alguém me pode explicar porque Beja não tem uma rua com estes seguintes ilustres bejenses e do Baixo Alentejo:
– Al Muthahmid (Muhammad ibn ‘Abbad al-Mu’tamid)
– Espinosa (matmático, neto do filósofo judeu Espinosa)
– Abade Correia da Serra,
os dois primeiros nascidos em Beja e o Abade nascido em Serpa
ou de cidades com ligações históricas:
– Sevilha (parece que já houve, na antiga estrada da circunvalação, actual general ….?)
– Andaluzia
– Algarve, Faro, etc.
Ou pessoas ainda vivas, felizmente, como:
– Nicolau Breyner (de Serpa)
– Eunice Muñoz (de Moura)
???????
5 de Maio de 2010 às 21:11
Bem realmente tem o seu quê de razão, onde andará este homem? Tambem axo que as medalhas servem para para homenagear quem tenha feito algo para a merecer, talvez se assim fosse teria-mos de homenagear até os foragidos das prisões!!
5 de Maio de 2010 às 21:43
@João Espinho
Não se preocupe, que tambem você, tal como os outros. Enquanto estiver vivo, estaremos a falar mal de vossa exa.
E que quando se for com os anjinhos (esperemos que daqui a muitos anos), lá estaremos a dar a medalhinha da praxe.
5 de Maio de 2010 às 21:44
Boa ó Espinho. E tambem aqui este teu bloghue já merecia uma medlha de oiro pois não dá o cú oaos facistas da camera. Chegas-lhes sem medo.
LOL
5 de Maio de 2010 às 22:35
ahahahahahah ate´me desmancho a rir
5 de Maio de 2010 às 22:42
Para mal dele e de alguns que por cá ficaram, ele o Chico Santos voltará à cidade de Beja, num futuro próximo, porque existe memória e o Ministério Público e a Polícia Judiciária, estão a mexer no processo das campanhas autarquicas realizadas nas instalações do GIRP da Càmara Municipal de Beja e a sala de visita será o Tribunal .
´
Obviamente, irá ficar na história pelo que fez por um lado e pelo que deveria ter feito e nunca chegou a fazer ou concretizar no prometido .
5 de Maio de 2010 às 22:46
João, eu sugiro a minha aldeia( Coreia do Alentejo, vulgo Albernoa ) para que essa homenagem seja posta em prática, até porque não será primeira vez que tal acontece aqui por estas bandas, dar o nome de uma rua a um pseudo-ex-comunista desaparecido. Além disso, será sempre uma forma deste povo agradecer ao dr. francisco santos a promessa que fez de que se fosse eleito ( há quatro anos ), os idosos deixariam de pagar a água que consumiam. Houve gente que acreditou e não foram poucos. Cá para mim acho que ele se referia à água………que vem do céu !! – Bom de qualquer maneira quem acabou por levar uma banhada foi ele…..quatro anos depois.
Cumpts,
6 de Maio de 2010 às 3:36
Deixe lá. Qualquer dia o Jorge Pulido dá-lhe uma medalha. Não é isso que gostava? Ser reconhecido pelo seu feitiozinho? Continue assim, e a medalhinha está no papo.
Abraços
6 de Maio de 2010 às 10:00
@ “Esperança”
…ele o Chico Santos voltará à cidade de Beja…
Sim, voltará a Beja montado num lindo cavalo branco! (Ainda estamos à espera que o outro volte!) 🙂
Acho bem um nome de Rua mas na tal Coreia do Alentejo ou num acampamento de certa etnia.
9 de Maio de 2010 às 1:43
Em primeiro lugar gostaria, caríssimo José Ramos, e apenas a titulo de curiosidade, informar que efectivamente temos uma rua na nossa cidade com o nome do Poeta Al-Muthahmid. Em relação aos restantes ilustres, por si citados, concordo plenamente com a pertinencia desse (eventual) acto de reconhecimento.
Em relação a este “post”….. nada de novo! O mesmo anti-comunismo primário de sempre que caracteriza não só o proprio “bloguista” como também os respectivos apóstolos cuja lingua, inadvertidamente mordida, certamente libertaria tão mortal veneno que decerto os faria agonizar num lento e doloroso bloqueio-neuromuscular. Suspeito que, mesmo assim, o tão pobre e podre substrato intelectual dos referidos artistas perdudaria até ao tão afamado : “Peido-Mestre” !
Debruçando-me agora sobre o conteúdo, propriamente dito, deste “post” não posso deixar de sentir uma certa instabilidade intestinal ao tomar conhecimento da intenção deste municipo em atrbibuir a medalha de merito a J.F.M.. Que mérito? O mérito de uma enome equipa que, mesmo tratada na base da chicotada emocional e do terror se esforçou por fazer daquela instituição cultural uma verdadeiro caso de sucesso? Resumimos tudo isso a….tão pouco? É certo que desde tempos imemoriais nos habituámos (nós os Tugas) às homenagens póstumas, tardias, e por vezes já pouco pertinentes MAS…..foi ha tão pouco tempo….ja se esqueceram da peça…..? Isto só pode dever-se, concerteza, à instalação cada vez mais precoce do amigo Alzheimer….. Com o devido respeito que a memória desse senhor no entanto merece, e reconhecendo o valor acrescido que ele teve para esse instituição, EU NÃO CONCORDO com a medalha de prata ou bronze ou …whatever…..Nesse caso reconheça-se o merito colectivo de toda a equipa!
Em relação ao ex-Mayor…..
Eu também concordo com a ideia da atribuição da medalha!
A distinção a um individuo, profissional distinto da Cirurgia, que numa infeliz decisão resolve vir prá terrinha emprestar a face a um executivo desgastado, podre, colado ao poder que nem a lapa á rocha…. O pobre coitado deve estar mesmo fodd…. da vida. :0)
Seja como for o SR DR já não é menino e se foi na conversa do Comité Estalinista Bejense….agora amanhe-se!
Em relação a esse mesmo Comité…..que triste têm sido as figuras, as observações, as vergonhosas declarações…
Eu, Ze Compadre, sou um homem daquela esquerda à qual os pseudo-fascizóides deste país apelidam de Extrema-Esquerda! LOL Mas porra….este senhores do Comité Bejense conseguem fazer sentir meninos muitos fascizóides da nossa praça (entenda-se que não é a da Republica!).
Será que estes senhores ainda não compreenderam que estão a ENVERGONHAR o seu próprio partido e respectivos camaradas? O mau perder, as perseguições, as vinganças, a falta de vergonha na cara, as suspeitas e/ou confirmações de trafulhices das grossas, fogueiras nos Paços do Concelho na noite das eleições!?!?!?! Era um mastro…!!?? LOLOL
Gente que Reinou nesta cidade durante seculos desde o 25 de Abril até ha poucos meses.. Sim, foi o povo quem os elegeu! Mas não foi o povo quem os fez ficarem burgueses e arrogantes e ditadores e eventualmente susceptiveis de qq dia serem convocados pelo MP…
….. Se eu fosse do Comité estava caladinho…..
SR DEUS DO BLOG, adoro o seu blog mas deixe la de ser tão anti-comunistazinho-primário….fica-lhe mal…. 🙁
SRS DO COMITÉ CENTRAL BEJENSE, adoro os ideais do vosso partido mas o vosso bigodinho Estalinista destapa-vos o rabo…… :0)
e por ultimo….. ha uma crise assim tão grande em encontrar figuas de mérito, do passado ou do presente? Chegámos ao ponto de ter de medalhar os muito dificilmente medalháveis….?
Saúdinha e PNN!
Zé compadre