Mai 12 2010
Alentejanos de 2ª
foto: joão espinho
Ainda sobre a interrupção da circulação na linha ferroviária do Alentejo, destaco o comentário de um leitor:
-
“A linha actualmente só está electrificada até Bombel. Agora, por 55 milhões de Euros, vai proceder-se à electrificação da linha entre Bombel e Évora. Consta também que a estação de Évora vai ser completamente reformulada (modernizada) e que Évora receberá uma 2.ª estação – Évora Norte -, para o futuro TGV (não coincidente com esta intervenção de agora. Será em 2013 e não afectará a ligação Beja-Lisboa).
Isto tudo para concluir uma coisa: não sou contra nenhuma das intervenções que se irá fazer, com beneficios exclusivos para Évora, ainda que o comboio deixasse de circular na nossa linha durante aproximadamente 1 ano, se tivesse contemplada, na empreitada geral prevista, a intervenção que falta ou de que se “esqueceram”: A ELECTRIFICAÇÃO DA LINHA TAMBÉM ATÉ BEJA!
Vai perder-se uma grande oportunidade (E agora nem vale a pena pensar nisso porque nem há projecto para electrificação até Beja). Ficaremos, para já, 1 ano sem comboio e daqui por 1 ano estaremos exactamente na mesma, se não ainda mais fragilizados em termos de uma futura continuidade, ou não, do serviço ferroviário para o Baixo-Alentejo.
E se um dia, mais tarde, se decidir electrificar a rede até Beja, ficaremos outro ano sem comboio!
Parecem aqueles serviços que abrem valetas nas ruas e passeios… Primeiro o gás, depois a tv por cabo, depois as águas, cada um à sua vez.
Assim não! Alguém, da CP ou da REFER ou de ambas, está a tratar-nos claramente como alentejanos de…2.ª.”
Sobre o assunto, gostaria de ouvir as opiniões do Governador Civil de Beja e de Jorge Pulido Valente, assim como a de outros autarcas cujos concelhos irão ser afectados por esta interrupção na circulação ferroviária.
12 de Maio de 2010 às 10:26
[…] This post was mentioned on Twitter by João Espinho. João Espinho said: Alentejanos de 2ª http://goo.gl/fb/2AIwI #aminhacidade […]
12 de Maio de 2010 às 10:59
“Sobre o assunto, gostaria de ouvir as opiniões do Governador Civil de Beja e de Jorge Pulido Valente, assim como a de outros auatarcas cujos concelhos irão ser afectados por esta interrupção na circulação ferroviária.”
E acha que eles se preocupam com esse assunto, eles até têm bons carros (pagos por todos nós) para se deslocarem para onde muito bem lhes apetecer.
Conhece a frase ” O Povo é sereno ” ?! Pois bem, este assunto é apenas umas das consequências do Povo ser Sereno.
Vamos lá a vêr se daqui a uns anos não será a estrada (IP8) da A2 para Beja que fique sem manutenção por haver a A2 que liga Lisboa ao Algarve e não interessar a ligação para Beja.
12 de Maio de 2010 às 11:47
E o aeroporto ou terminal civil? já ninguém fala…
12 de Maio de 2010 às 12:13
Pois.
É preocupante este esquecimento.
Sem linha electrificada até Beja e numa ligação que não é rentável para a CP, já sabemos calcular como termina esta história.
Não caberá às câmaras e associações do Baixo Alentejo fazer algo para que esta realidade seja diferente?
O povinho (mesmo deixando de ser sereno) pouco pode fazer…
12 de Maio de 2010 às 13:49
O Governador Civil , como tropa disciplinado ,só fala quando o Pita Ameixa e o PS autorizam.O JPV deve andar de viagem.As Associações empresariais são uma pobreza , só servindo para alguns pseudo-empresários que as dirigem se servirem.
12 de Maio de 2010 às 15:05
“O povinho (mesmo deixando de ser sereno) pouco pode fazer…”
Não conhece a frase ” O Povo é quem mais ordena! ”
Pois penso que está na hora de mudar de frase. O Povo tem de deixar de ser tão sereno e passar a ordenar!
No norte do país isso acontece, por aqui, é como dizia o Mario Lino. Jamais!!!
12 de Maio de 2010 às 15:58
@El Juanito: Apoiadíssimo!!
Fala-se comenta-se e mais nada!
Alentejanos de 2ª é uma delicadeza…Ainda por cima o sacrificío é dos Bejenses!
Só cá é que se vê isto! Oh país de Terceiro Mundo!
Se as cores mudaram sobre as expectativas de mudança, pois que agora se faça ver essa mudança senão a pasmaceira continuará a ser a mesma. Cohones e tomates é o que a malta precisa!! Ou só se fazem greves e manifestações sob interesses partidários e sindicais??
@Dário Brissos: pareces muito “sereno”…o inicío da mudança é na mentalidade e querer de cada um!!
Cumps
12 de Maio de 2010 às 17:50
@Alentejano: Muito bem e concordo contigo.
Agora responda-me: o que pode fazer o “povinho” se não tiver uma entidade ou um grupo de associações por detrás?
O início da mudança pode estar na mentalidade e no querer de cada um, mas não é suficiente.
Não me venhas com manifestações de sair para a rua, a gritar e a defender direitos. Achas que isto se resolve desta maneira?
Este “esquecimento” resolve-se entre paredes, numa mesa redonda, com senhores de gravata e sapato engraxado.
Infelizmente, são os interesses partidários e sindicais que conseguem fazer mudar alguma coisa neste país.
Não estou a dizer que concordo, mas é assim que as coisas funcionam. Engana-se quem pensa o contrário.
12 de Maio de 2010 às 18:05
Isto está cada vez melhor. Só falta aumentarem os combustiveis…
12 de Maio de 2010 às 18:22
De facto é uma vergonha. E os n/ representantes não dizem nada?Que lástima!Quase que vale a pena fazer como em Valença!… bandeiras espanholas as janelas… era o que eles mereciam.E o triste de tudo isto é que em Beja “não passa nada!não se houve um protesto, uma reacção,nada.Uma tristeza
12 de Maio de 2010 às 18:35
P: Como é que colocam em prática os acordos internacionais para alcançar as metas de redução do carbono?
R: Eliminando os comboios Lisboa-Beja-Lisboa que são puxados por locomotivas alimentadas a diesel e emitem muito CO2.
P: Mas se electrificarem a linha obtem-se uma redução de emissões?
R: É verdade. Mas o investimento é demasiado elevado.
P: E isso quer dizer exactamente o quê?
R: Quer dizer que havendo um aeroporto em Beja está assegurada uma alternativa para viajar entre a capital do país e a capital do Baixo Alentejo.
P: Mas esse investimento não é superior?
R: Mas já está feito.
P: E os aviões?
R: Isso é um problema que terá que ser resolvido com as companhias aéreas. Repare que há companhias de baixo custo que estarão interessadas neste nicho de mercado.
12 de Maio de 2010 às 18:55
Lembram-se quando se falou na supressão nos comboios Lisboa-Évora?
A alternativa era manter os comboios até Beja e quem quisesse ir para Évora mudava de composição em Casa Branca.
Em Évora as forças moveram-se e o comboio ficou como estava.
Dentro de um ano será: linha directa Évora-Lisboa-Évora e o pessoal de Beja, Cuba, Alvito etc. vai agarrá-lo a Casa Branca
A diferença daquele tempo para hoje é que o comboio de Évora não chegou a parar…
Ou, a intenção era a do presente e criou-se aquela encenação para nos enganar.
Eu desde que vi um padre mandar os seus paroquianos para o diabo, acredito em tudo.
12 de Maio de 2010 às 19:17
Dá que pensar o facto de o IC Beja-Lisboa já existir muito antes do IC Évora-Lisboa. O então RAMAL de Évora era servido por uma velhissima automotora que dava ligação ao IC para Lisboa-via Barreiro ou Algarve / Beja …
Sem comboios (por um ano, até ver), com o “belíssimo” acesso á auto.estrada, “enfeitado” com uma placas que indicam o Aeroporto(!), Beja será apetecível para quê e para quem?
Ainda será cedo para julgamentos precipitados sobre a actual Câmara mas era bom que o povo visse algum sinalzinho ainda que ténue de mudança em relação ao passado.
12 de Maio de 2010 às 22:37
Sim, parece-me que o voto na mudança está um pouco a sair pela culatra (e contra mim falo).
Parece-me que de mudança foram só mesmo as moscas, o seu habitual pousio continua o mesmo.
É urgente um sinal da tão esperada mudança.
É urgente um sinal de esperança para a cidade.
Este executivo não pode deixar cair no esquecimento as vias de comunicação terrestre.
É caso para perguntar- “que passa coño?!”
🙁
13 de Maio de 2010 às 10:31
Mui bien…
13 de Maio de 2010 às 11:41
Exmo. Sr. Jorge Pulido Valente:
O povo está dividido e incrédulo.
Há quem diga que é cedo para criticar o seu trabalho, outros não.
Há quem diga que tem feito um bom trabalho, outros não.
Há quem diga que já houve uma ténue mudança, outros não.
Pois eu acho que está MESMO na hora de fazer julgamentos sobre a Câmara de Beja!
Podemos esquecer e aceitar os cortes no 25 de Abril e no feriado da cidade, mas a extinção do comboio inter-cidades nunca!
Ficar pávido e sereno, é aceitar a exclusão que temos sido alvo até agora.
Não fazer nada, é dizer que não existe mudança em relação ao anterior executivo.
Afinal, para que nos serve um executivo da mesma cor do Governo?
Não era suposto haver um maior diálogo a nível de projectos e de desenvolvimento para a região?
Não permita o povo pensar que a CMB não se preocupa com a extinção deste comboio inter-cidades.
Eu votei na mudança, por isso está bem na hora de deixarmos de ser serenos e CRITICARMOS o seu trabalho!
13 de Maio de 2010 às 16:14
Só tenho pena de não haver comboio no Rosal !
Rosal a Madrid via Poceirão e Lisboa é já ali….
Mas não há ninguém em Beja?????
13 de Maio de 2010 às 20:40
Assim iamos, assim vamos e assim continuaremos…. Évora a crescer e Beja a esquecer. Os nossos politicos devem todos, ganhar o premio da incompetência.
13 de Maio de 2010 às 21:43
@H. Ramos
se a ti te gusta, a mi me encanta…..
17 de Maio de 2010 às 17:51
Nunca ninguém o admitiu, mas se Beja não ficou sem intercidades da CP ha uns anos, foi porque o anterior presidente da Câmara de Beja labutou forte e feio para o evitar!! Disso ninguém fala… E agora o senhor da mudança, que não é mais que um choramingas e queixinhas, porque passa o tempo a queixar-se das finanças da Câmara de Beja, para daqui a 4 anos aparecer como o Salvador com a recuperação financeira do municipio e obra feita, que tem feito!? Calado que nem um rato… se a Câmara fosse da CDU que diria o senhor João Espinho!? Calhando também seria mais incisivo… assim sendo fica-se pela curiosidade das opiniões dos autarcas!!
17 de Maio de 2010 às 18:00
@joroca – o anterior presidente pode ter labutado forte e feio (a gente notou) mas custa-me a crer que a sua voz tenha tido força suficiente para evitar o que, agora, por outras vias, se verifica.
E não tenha dúvidas que seria bem mais incisivo.
18 de Maio de 2010 às 16:40
Ai sim!? Se este fizesse o mesmo em vez de andar a dormir… talvez evitasse mais uma vez um tratamento desigual!! Mas na última frase já disse tudo!!
19 de Maio de 2010 às 16:31
….olhem que eu já ouvi o próprio presidente dizer que
estas são obras necessárias e que feitas desta
maneira (sem circulação de comboios) …vão
ser muito mais rápidas!!!!
19 de Maio de 2010 às 18:07
Ai sim d. gena!? mas ele não disse que o mesmo tipo de intervenção feita no norte ocorreu durante a noite enquanto os comboios circulavam durante o dia!? Esse senhor é como muitos do PS… fala do que sabe e do que não sabe!! Enfim… foi o que elegeram!
19 de Maio de 2010 às 21:43
@joroca- mas de Beja para … o Norte…há tanta diferença!!!!
Eu tenho receio é que a “rapidez” apregoada seja um mau sinal para nós….
21 de Maio de 2010 às 16:45
Cara d. gena eu entendo a sua preocupaçao, eu próprio também a tenho!! Acho que a apregoada Beja Capital vai mesmo à vida… mas pergunte ao sr. pulido pouco valente e ao autor deste blogue o que já fizeram para alterar a situação!? Eu sei o que tinha feito o sr. pulido pouco valente até há uns tempos….