Abr 05 2010
A luta continua, o padre vai prá rua!
video: joão espinho
Serpa, dia 5 de Abril. O pároco não permite que a imagem de Nª Sª da Conceição integre a procissão. O povo contesta. A GNR tenta controlar os ânimos. O povo revolta-se. Finalmente tudo se resolve: a procissão de Nª Sª da Guadalupe integra também a imagem que o pároco havia fechado a cadeado dentro da igreja.
Resta saber se “a luta continua”.
Ao meu lado uma devota: “A gente não precisa aqui dos cavalos. Tenho um lá em casa e monto-o todas as noites!”
foto: joão espinho
foto: joão espinho
O pároco anuncia que a imagem de Nª Sª da Conceição “vai sair”. O povo aplaude.
5 de Abril de 2010 às 19:55
A união do povo!
5 de Abril de 2010 às 20:01
[…] This post was mentioned on Twitter by João Espinho. João Espinho said: A luta continua, o padre vai prá rua! http://goo.gl/fb/nHk6v #geral […]
6 de Abril de 2010 às 15:01
Onde estava o mesmo povo para fazer cumprir a tradição quando, há 4 ou 5 anos, a mesma imagem não saiu no seu dia, levando o anterior pároco a cancelar a multissecular Festa de 8/12, porque nem 4 homens havia para levar o andor? Onde estava também quando das 3 imagens – N.ª Sr.ª de Guadalupe, da Conceição e de Fátima – foi retirada a de Fátima, que saía há 60 anos? Se são um povo tão devoto, onde estavam na Missa da Ceia do Senhor, na Adoração da Cruz, na Vigília Pascal e na Missa da Ressureição? Não haverá outros interesses para além da tradição? Fiquei decepcionado com o povo de Serpa, onde trabalhei e com quem convivi. A rudeza do acto, a incomensurável falta de educação e de civismo mancham Abril e a luta pela liberdade e dignidade. Tivessem ou não razão, as coisas não podiam ter seguido o rumo que seguiram. Embora agnóstico, creio que um acto de desagravo ao sacerdote é o mínimo que poderiam, justamente, fazer. Se fosse eu, não era o povo que me mandava embora, era eu que saía duma terra que, sendo bastião de tão altos ideais, trata assim uma pessoa em praça pública. Nunca pensei vir a dizer isto «mas tenham vergonha, nem um bicho se trata assim». Esperava muito mais do povo de Serpa… QUE DESILUSÃO!
6 de Abril de 2010 às 15:14
[…] Destaco comentário deixado neste post: […]
6 de Abril de 2010 às 17:22
Este padre não é Deus , mas pensa que é … . Este fulano que se diz padre é completamente intransigente, desrespeitador do povo e das tradições. Já foi corrido de várias aldeias nos arredores de Serpa e o povo de Serpa anseia pelo dia em que este homem cessar com as suas funções de padre, na nossa paróquia. Este homem tem afastado da iigreja e da religião muitos jovens de serpa e se cá continuar apenas ficará rodeado das beatas que o acompanham . Fora com ele e um bem haja ao padre Pato.
6 de Abril de 2010 às 17:28
O PADRE REALMENTE É BOM MAS NÃO É PARA DIFUNDIR A RELIGIÃO CRISTÃ , MAS SIM A SUA RELIGIÃO QUE ATÉ NEM SE SABE BEM QUAL ????
tALVESZ SEJA A DE AFASTAR AS PESSOAS DA RELIGIÃO CRISTÃ.
SR PADRE DEVIA TER VERGONHA , DEMITIR-SE E DEIXAR A POPULAÇÃO DE SERPA EM PAZ ..
NINGUÉM O QUER CÁ.
6 de Abril de 2010 às 17:32
sr padre tenha mas é vergonha e deixe a cidade de Serpa e os seus fieis em paz.
A população de Serpa há de correr consigo.
6 de Abril de 2010 às 17:34
UM HINO AO SENHOR PADRE DE SERPA .
ÉSTÁ NA HORA,…
ESTÁ NA HORA …
DE MANDAR ESTE PADRE EMBORA ….
6 de Abril de 2010 às 17:39
FORA COM ESTE ESTÚPIDO DO PADRE
6 de Abril de 2010 às 19:44
Como Serpense que sou, só gostaria de perguntar ao Sr. Francisco dos Reis se é natural desta terra ou se efectivamente só trabalhou cá de passagem…
Se foi só de passagem não sente como nós Serpenses as tradições que ao longo dos anos nos têm sido trasmitidas pelos nossos avós e bisavós.
6 de Abril de 2010 às 19:46
Com padres destes não é necessários mais inimigos…Ele sozinho chega!
Fora com o padre das beatas de Serpa, queremos um padre para o povo de Serpa.
6 de Abril de 2010 às 20:29
Nós aqui em barrancos tivemos de aturar esse padre durante 8 anos, por isso sabemos muito bem o que o povo de Serpa está a sentir. Em Barrancos durou esses anos todos pois a população não “liga” à religião. Mas ainda assim não deixou de haver inúmeros conflitos com ele. Aqui em Barrancos apenas para as beatas era como se fosse um deus, vá se lá saber porque, pois para o resto da população mais parecia o diabo. Pois enquanto aqui esteve demonstrou ser uma pessoa mal formada e covarde, pois por várias vezes fugiu aos conflitos que ele próprio criou.
O Bispo de Beja também sabe a peça que tem com ele, mas infelizmente para ele sobram-lhe poucos padres para se dar ao luxo de dispensar um.
Um abraço ao pessoal de Serpa.
6 de Abril de 2010 às 20:43
Muitos anos aí trabalhei e muito lutei pela preservação da tradição. Porém, não me alio a desordeiros e a mulheres histéricas que de tradição não sabem nada e culturalmente deixam muito a desejar, pois nem um post sabem ler. Garanto-lhe uma coisa, cara amiga, isto deveria ter-se passado no Norte. Aí ficavam sem padre 4 ou 5 anos e logo viam o que era a tradição.
Não defendo nem ataco o padre. Apenas analiso um facto que vi nos vários vídeos: um bando de arruaceiros que mancharam o nome de Serpa. Ainda por cima muitas da Igreja, só porque lhe tiraram o «poleiro», viraram a casaca. Lindo cristianismo. Ainda bem que sou agnóstico, porque com gente como a senhora perderia a fé com toda a certeza. Deixem-se de perseguições desprovidas de senso. No meio dum país cheio de problemas perdem tempo a insultar um padre e a fazer duma procissão um comício. Acha cristão irem rezando e, no final da reza, dizer «tomara que quando chegar à Cruz Nova caia morto»? Belo! Dei-me ao trabalho de ver se o padre tinha sido «corrido» das aldeias em redor: como é possível mentir para não admitir que se excederam. Só teve 2 paróquias e Serpa é a 2.a. Realmente deve ter sido corrido duma centena…veja lá também a matemática!!! E mesmo que o tivesse sido, volto a repetir: não se trata ninguém assim, com ou sem razão. Esta foi uma atitude cobarde, de cobardes, para cobardes. Os verdadeiros democratas o que têm a dizer dizem na cara, pessoalmente e sem alaridos. Tenham vergonha.
6 de Abril de 2010 às 20:58
Não interessa se se é de cá ou não. Tudo foi explicado nas missas anteriores seus estúpidos incultos! Aprendam a palavra de Deus! Aprendam a perdoar quem erra, e este erro não foi propositado! Se ouvissem as explicações do senhor padre nas alturas devidas sabiam o porquê desta mudança. Eu sou de Serpa, estou a estudar fora mas sempre que posso vou à missa. Não vi assim tanta gente na Vigilia Pascal como para dar BARRACA em frente à Igreja! A Igreja estava quase vazia e em frente à cervejaria do JB não se conseguia andar com tanta gente. Era esta a Tradição? Tomem tino e VERGONHA!!!! DEIXEM DE SER BURROS E INCULTOS. DEIXEM DE LER A REVISTA MARIA E PASSEM A LER A BIBLIA!!!
6 de Abril de 2010 às 21:03
JÁ AGORA SUA BURRA(ANA SOUSA) SABE QUEM É A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E O QUE REPRESENTA? LEIA A BÍBLIA SUA BESTINHA!!!! E JÁ AGORA APAREÇA LÁ NO DIA 8 DE DEZEMBRO PARA CARREGAR O ANDOR, QUE NUNCA HÁ NINGUEM PARA O CARREGAR!!! E TAMBEM DEIXE DE SE FAZER AINDA MAIS IGNORANTE AQUI ONDE TODAS AS PESSOAS PODEM LER!!!!
6 de Abril de 2010 às 21:12
@josé – vamos a ter moderação na linguagem. Obviamente que o seu outro comentário ficou encalhado na moderação.
6 de Abril de 2010 às 21:18
(ANA SOUSA) SABE QUEM É A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E O QUE REPRESENTA? LEIA A BÍBLIA. E JÁ AGORA APAREÇA LÁ NO DIA 8 DE DEZEMBRO PARA CARREGAR O ANDOR, QUE NUNCA HÁ NINGUEM PARA O CARREGAR!!!
6 de Abril de 2010 às 22:02
“O povo revolta-se. Finalmente tudo se resolve: a procissão de Nª Sª da Guadalupe integra também a imagem que o pároco havia fechado a cadeado dentro da igreja.”, a santa nunca teve fechada a cadeado, estava na sala das catequeses onde fica normalmente.
7 de Abril de 2010 às 15:27
É um vergonha para a cidade de Serpa fazer uma barafunda por causa de uma imagem de N.Senhora, tendo já uma no andor!!
Até os paises do terceiro mundo percebem isto!!
O padre que tá aí só vos quis ensinar que podeis tb venerar a imagem do Filho de Deus que é também Filho de Maria, pk so existe uma Virgem Maria! se as tradições estão com erros então corrigem-se!
A vossa tradição é tão bonita que em plena Pascoa, ofenderam Cristo com blasfémias e cuspiram para a sua imagem!!
isto não se diz! mas aconteceu!! e depois querem outra imagem da Mãe d’Ele?
Serpa tem mt k aprender… mas não falem de tradições… e só para recordar quem esteve no sermão desta procissão: “os vossos antepassados casavam-se na Igreja e tinham filhos; agora ninguem se casa na Igreja e matam os filhos” (aborto).
Esta é a verdadeira tradição… ou só precisam da Igreja para as procissões e santinhas?? sejam coerentes com aquilo que acreditam.. deixem as confusões sobre santas
isto foi um atentado contra a libertade religiosa e da livre expressão porque os católicos aceitaram a nova imagem que o padre pôs na procissão! eu vi as pessoas a baterem palmas á nova imagem, quando o padre a benzeu na Igreja, e a chorarem diante dela!!
os maçons e comunistas é que revoltaram os mais simples!
Serpa é terra de ditatura e não de liberdade!!
Deixem o padre, pk ele ao contrário dos ricassos maliciosos de serpa, sabe o que faz!
7 de Abril de 2010 às 16:44
Chega de ofenderem o povo de Serpa.
Somos um povo pacifico, e é por isso que tudo o que não presta vem cá parar… tal como a expressão que se costuma dizer “Tudo o que é bom vai parar ao cú de Sr. Caloilas”.
Não admito a ninguém que chame comunista a todas as pessoas de Serpa, existe gente de todos os partidos. Mas estamos a falar de religião e não de politica.
Ignorantes, Estúpidos, Burros,…, são todos aqueles que escrevem barbaridades sobre o povo de Serpa.
Serpa é a terra mais linda que existe, temos as nossas tradições e costumes, somos boa gente… Serpa recebe todos da mesma forma…
É pena que gente IGNORANTE não entendam isto…
7 de Abril de 2010 às 19:16
jose- “A Igreja estava quase vazia e em frente à cervejaria do JB não se conseguia andar com tanta gente”
se sabes que a cervejaria estava cheia é porque tambem la estiveste com certeza. lá por nao ir á missa nao quer dizer que nao acredite. para ir á igreja e andar a lamber as botas do padre como muita gente o faz, mais vale ficar em casa e ter fé a minha maneira
7 de Abril de 2010 às 19:24
Para todas as bestas que têm ofendido o povo de serpa devem viver no fim do mundo o unico sitio onde não haverá costumes e tradições ou então não são católicos e nao percebem a fé de cada um. Aqui em serpa a maioria da população deixou de ir á igreja por causa do Zé Alberto ele é que tem afastado todas as pessoas da igreja com as suas atitudes de ditador e é obvio que as pessoas prefiram estar nos cafés do que estar a ouvir e a ver este parvalhão que não diz nem faz nada como deve ser.
Eu tambem como filha da terra não admito a besta nenhuma que ofenda o meu povo pois só devem ser pessoas estupidas e burras serpa é uma terra de tradições que sempre se realizaram e hãode continuar a ser realizadas mesmo contra a padres burros e gente ignorante a festa é nossa e quem manda é o povo o Zé Alberto que tenha vergonha na cara e se vá embora sózinho nao nos obrigue a escurraçalo.
A QUEM ESTÁ A OFENDER O POVO DE SERPA QUE DEUS LHES PERDOE PORQUE SÃO PESSOAS ESTUPIDAS E IGNORANTES QUE NÃO SABEM AQUILO QUE DIZEM OU ENTÃO COITADINHOS SÃO ATRASADOS MENTAIS.
ESTAMOS NISTO COM O POVO DE BARRANCOS QUE TAMBÉM SOFREU BASTANTE COM O ZÉ ALBERTO MAS NÓS NÃO O QUEREMOS, PODEMOS DEVOLVE-LO??????????
OU ENTÃO ÁS PESSOAS QUE OFENDEM O POVO DE SERPA NÓS FAZEMOS UMA PROMOÇÃO COMPRAM O PADRE E LEVAM GRÁTIS AS RATAZANAS DA SACRISTIA, QUEREM COMPRAR???……………………………………PENSANDO BEM NÓS AINDA PAGAMOS PARA VOCES O LEVAREM, GENTINHA BURRA.
8 de Abril de 2010 às 12:15
Caro Filho de Fernando: PARABÉNS!
Caros Filha da Terra, Serpa e Povo (noutro post): METAM-SE EM CASA E VOLTEM À ESCOLA, MAL-FORMADOS. TÊM RAZÃO O POVO DE SERPA NÃO É ASSIM, MAS VOCÊS FELIZMENTE NÃO PERTENCEM A ESSE POVO BOM, OVELHAS NEGRAS!
8 de Abril de 2010 às 19:35
Depois do que vi,ouvi e que aqui se escreveu, pergunto (sem tomar partido) afinal não haverá um local apropriado para se discutir estes problemas sem ser na praça pública? Não haverá ninguém de bom senso capaz de levar os intervenientes a discutir os mesmos em sede própria?
Certo é que a procissão não é o local indicado para se ofender verbalmente seja quem for, atendendo ao respeito que a mesma merece.
Já agora quem de direito esclareça porquê em anos anteriores nunca havia gente suficiente para levar os andores no domingo de Páscoa, do Altinho para Salvador.
Como nota final, na procissão de 3ª feira tudo servia para ser alvo de criticas, será que afinal tudo está mal ?
Talvez haja mudanças a fazer tradições a respeitar mas deve prevalecer o bom senso e o respeito por todos os intervenientes.
Vamos lá como gente de bem discutir os nossos pontos de vista e chegar a conclusões mas não sejamos radicais.
Se alguns se excederam de certo que serão capazes de o reconhecer independentemente do lado que estiverem quer tenham ou não sido intervenientes directamente.
Espero que tudo se possa resolver.
9 de Abril de 2010 às 5:02
devem pensar que tao nalgum comicio do partido comunista!
9 de Abril de 2010 às 11:46
Venho pedir perdão aos verdadeiros cristão e principalmente ao sr. Padre a que tanto ofendi na minha ignorancia, iludida pelo povo em furia por outros motivos que nada tinham a ver com a santa.
Caí em mim e agora percebo a injustiça que cometi, tenho vergonha de mim mesma que atirei a primeira pedra mas agora compreendo e apelo ao povo que tb o faça.
Desculpem do fundo do çoração.
Fernanda
9 de Abril de 2010 às 16:50
Boa José.. agora depois de teres chamado selvagens, de teres trazido para o tema os Comunas e tambem de teres utilizado a praça publica para opinares, vens agora dar uma de bom Moderador e nunca fostes radical, olha reve o que escreveste aqui mo Praça. Ve lá que o Senhor Espinho até te pediu para teres moderação na conversa. Já agora e porque falas tanto no J.Branco será que tens comissão nas bebidas? Ó Ilustre Francisco no norte o Padre tinha levado uma carga de porrada e ai ficavam sem ele, lá até por um monte de pedras andam aos abraços e outras coisas mais.Pelos vistos já sei que foste a Barrancos será que sil ou estas a ser criativo? Olha consulta ” estadodebarrancos.blogspot.com ” e ficas com mais informações. Numa coisa tens razão ele não foi expulso, foi O Bispo que o tirou antes que os problemas criados pelo Padre toma-sem outras proporções, ai o Senhor Bispo actuo bem, eu continuo a escrever que o Senhor Bispo tem que sair de onde está e vir para a rua é ai que estão os problemas e os não crentes não praticantes… Pedro não pescava no Palácio mas sim nas ruas, deveria seguir o Exemplo de Cristo e Pedro e restantes Apóstolos, mas não pelos vistos eles não percebiam nada.
9 de Abril de 2010 às 18:06
Caro amigo Luis de certeza que está confundido e compreendo a sua confusão pois não me apercebi que já tinha havido um José a dar a sua opinião sobre o tema.
Eu pela minha parte apenas escrevi um comentário aquele que o Senhor chama de bom Moderador exactamente no dia 8 de Abril ás 16.50h isto para o Senhor me situar e mais não digo pois também posso compreender a sua confusão, mas aqui fica o esclarecimento, e quanto ás ofensas que me faz passam-me ao lado pois não partilho dessa maneira de estar mesmo quando não concordo
Como nota e para que não volte a acontecer acrescentei um P ao meu nome.
Sem rancor.
9 de Abril de 2010 às 18:51
Vamos mas é beber umas bejecas que isto já está tudo perdido e ainda não bebemos nada. Uns são ze outros não são, que grande confusão. Amigo Espinho nunca a Praça esteve tão cheia parece um arraial, o amigo nunca lhe passou pela cabeça e quando diz se O Padre consulta o Praça se calhar é melhor imprimir e enviar.Serpa é realmente uma grande Terra, que outra poderia movimentar tanta escrita. Sabem que mais vou beber uma ao J.B. , grande publicidade, eu tambem acho que um desses Zes tem lá comissão, o Chico e Manel do Lebrinha estão á rasquinha. Bom fim de semana a todos, beatas,não beatas, crentes,não crentes, praticantes, não praticantes e não partam nada.
9 de Abril de 2010 às 19:09
Pois é enquanto o Sr. vai beber umas bejecas alguém foi notificado para se apresentar no posto da GNR e parece que foi mais por vingança pessoal que por reais ofensas, como vê ainda vai correr muita tinta até que se encerre o assunto e já agora, va ao JB porque o Lebrinha está fechado só abre amanhã.
Se calhar a questão da moderação até fazia algum sentido não acha?
9 de Abril de 2010 às 19:11
@josé p – como é que é essa de “alguém foi notificado para se apresentar no posto da GNR” ?
9 de Abril de 2010 às 20:07
Caro amigo esse é um assunto que se o Senhor quiser posso a titulo pessoal esclarecer basta que me escreva para o meu mail.
E como disse houve certamente excessos e basta lermos o comentário da Fernanda para nos darmos conta que certamente se todos pudessem voltar atras certamente teriam agido diferentemente e quando digo todos falo das partes envolvidas e certamente que não estarei errado ao pensar assim.
Mas basta de polémica eu pela minha parte fico por aqui.
9 de Abril de 2010 às 21:44
olhem já chega de conversas!!
curiosamente já vimos alguns pedidos de desculpa do que se passou!
e olhando bem, há mais casos de pessoas diferentes que dão a sua opinião sincera e sem rodeios, do que aqueles que repetem sempre o mesmo!
esse tal de luis não sabe nada do bispo de Beja! tu é que precisavas de ir à cada do bispo, para conheceres a realidade e pores de lado os bispos do séc. XVI lol
olha, mas cuidado!! porque se bateres à porta aparece-te o porteiro D. António Dantas!
já agora se telefonares ouves a voz do secretário D. António Dantas!
e, se premitires, o encontrares por essas estradas não te admires… ele é que é o chofeur!!! lol
deixote esta entrevista para conheceres quem é o nosso bispo, que conhece o alentejo melhor do que tu… já gastou muita gasolina a tratar disso… Um abc e que te sirva de alguma coisa!
http://www.diocese-beja.pt/site/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=756
PS: não levantem calunias! a psicologia explica que quem diz o que não sabe, digamos que é “um pouco” frustrado!
e só saberemos a verdade da vida do padre de serpa, quando ele escrever as suas memórias, porque de resto nada se sabe e o que por aqui dizem… deixa muito a desejar… quer seja de Barrancos, Serpa… é tudo gente MUITO suspeita!
9 de Abril de 2010 às 23:45
O filho do Fernando é realmente um entendido em matéria da actividade do Bispo. Eu agora estou a gostar disto, então aqui o filhote diz ” não levantem calunias ” até parece que não foi ele que escreveu ” maçons e comunistas “… querem ver que agora quem disse foi o responsavel do Praça . Os de Barrancos , Serpa e outros ” são gente muito suspeita ” já estou a ver que não és de cá, deves ser das berlengas….. Eu tambem estou curioso e gostaria de saber onde é que o Francisco Reis trabalhou, querem ver que foi no JB- a grande Jorge tens que fazer uma noite de bar aberto…….A LUTA CONTINUA o ESPINHO VAI PARA A RUA.
9 de Abril de 2010 às 23:56
Ó Espinho á quantos dias não dormes? Não consegues sair da frente do computador, por este andar começas a ficar zombie. Eu tambem digo… A LUTA CONTINUA O ESPINHO VAI PARA A RUA….. vai á deita homem.
10 de Abril de 2010 às 1:35
Uma palavra para o Beco: diz-se aqui tanta coisa, que uma pessoa para acreditar tem de pesquisar…. foi o que fiz existem telefones e internet para saber sempre mais do que aqui se tecla… faz a experiencia.
mas vou parar senão ainda tiro um curso sobre todas as personagens deste drama.
quanto ao levantar calunias por maçons e comunistas, acho que nao minto… primeiramente porque a maçonaria é uma sociedade secreta que as faz pela calada (é preciso ter olho, lol ); comunistas porque se viu nas ultimas eleições em que o concelho de serpa foi todo CDU.
Que a Senhora do Guadalupe nos conserve o juizo! lol
10 de Abril de 2010 às 10:55
Fernando Filho, eu estou á vontade porque não sou comunista, maçom, bloco de esq., ps, só sou do BENFICA, pronto, mas reconheço que antes dos comunas Serpa o que era e Serpa o que é agora- verdade… bom deixa lá a politica. Alguem já aqui escreveu que o Padre se vai embora e ficamos sem Padre, quando se diz ficamos pelos vistos soumos todos!!!! Então o homem não era só dos Praticantes, então só alguns é que ficam sem ele! Como tambem aqui já alguem escreveu, para ter um Padre destes é melhor não ter nenhum. Eu ainda não percebi a tua razão de defesa do Padre. Tambem alguem já aqui escreveu o que este Padre tem tirado, o Zé do Castelo que levava a Cruz e só pela força dos Escuteiros é que ele voltou atrtaz e outras coisas que tu agora vais pesquisar, tu e´s valente para a pesquisa…….. A LUTA CONTINUA O ESPINHO PARA A RUA
10 de Abril de 2010 às 12:36
@travessa – na rua ando eu.
10 de Abril de 2010 às 14:10
Espinho… mais nada, querem ver que agora ainda te vão culpar por teres um BLOG, é que se não existisse onde é que o pessoal escrevia… continua O POVO É SERENO—- Firme como um calitro.
10 de Abril de 2010 às 20:48
lol o beco ou travessa, avenida,praça ou que fôr tem comentários intressantes!!! lol
Amigo eu antes de defender o padre defendo a verdade do acontecimento: saber da religião em concreto: a católica; ver a situação cultural e social do local: Serpa; e depois vejo os modos de agir dos intervinientes.
Tento não ir por comentários loucos ou desmedidos… já há muitos exemplos nos diversos postes!
Isto para mim não é uma luta, mas um juntar de argumentos que candidamente e com um pouco de humildade a quem custar, vão para um vertice que até agora tem revelado verdade de principios e acções (neste caso o pároco).
A situação inconveniebte segundo as minhas pesquisas (FONTE SEGURISSIMA) ja estava “combindada”!
Falta salientar algumas coisas:
1º Paróquia de Serpa é a que tem mais afluência de pessoas ao Domingo. Para ver com os olhos ás de ir lá às 11.30 (cuidado, porque podes ficar a contar como sendo mais um que entrou)
2º esta procissão é uma das maiores da “planice dourada” depois de moura, daí que houve muitas “maria vai com as outras”
e mais adiante continuarei com as minhas pesquisas.
11 de Abril de 2010 às 0:52
o fILHO DO FERNANDO, QUEREM VER QUE AGORA TEMOS AQUI UM CIENTISTA….. SÓ TENS QUE ESCREVER MELHOR, ORA VEJAMOS . COMBINDADA = COMBINADA… INCONVENIEBTE = INCONVENIENTE… INTERVINIENTES = INTERVENIENTES..INTRESSANTES = INTERESSANTES……….. MOÇO ESCREVE COM CALMA E DEVAGAR PORQUE PELOS VISTOS O ESPINHO AINDA VAI QUERER FICAR MAIS UMA MIGALHA, EMBORA A LUTA DEVE CONTINUAR………………………………… E O ESPINHO VAI PARA A RUA, QUANTO AO CONCURSO LANÇADO VOU TAMBEM VOTAR
ESPINHO VAI PARA A RUA … 2 ESPINHO FICA… 0
11 de Abril de 2010 às 0:56
@dicionário – não é preciso gritar!
11 de Abril de 2010 às 0:56
Para o Filho do Fernando ou já nosso tambem….. Não metas os de MOURA aqui se não é que o caldo entorna.Tambem quero votar e espero que não haja abstenções.
Espinho vai para a rua… 3 Espinho fica …… 0
11 de Abril de 2010 às 1:10
Sabem o que é que ia agora bem…….. era uma açorda de poejos, vejam lá se alguem se chega á frenta. Eu tambem sou cobtra as abstenções.
Espinho vai para a rua … 4 Espinho fica…..0
11 de Abril de 2010 às 1:16
Poejos tenho!
Espinho vai para a rua … 5 Espinho fica…..0
11 de Abril de 2010 às 1:21
Ó Espinho isto dos blogs deve dar muito dinheiro, não largas isto por nada. Já tomei a minha decissão ( a esta hora só nos dá para a maluquice ) vou fazer um BLOG e o nome é… vejam lá se adivinham……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….. o…………………………………..espinho……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….vai……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….para…………………………………………………………………….a………………………………………………………………rua
11 de Abril de 2010 às 1:29
Devem os Portugueses ir votar, ninguem pode ficar em casa, votar é um direiro e um dever. ao que está em causa nestas eleições é o que devemos fazer com o Espinho. Segundo a Comissão Nacional de Eleições o score é´o abaixo descrimado, mas ainda falta muito tempo, como tal peço que vão votar. VÂO VOTAR PORRA.
C.N.E.
Espinho vai para a rua …. 5 ……. Espinho fica….. 0
11 de Abril de 2010 às 1:34
Dá imenso dinheiro:
– Na próxima semana já cá tenho um Mercedes SLS AMG
– Estive com a namorada em NY na Páscoa que passou
– Está agendada a viagem 365 dias à volta do Mundo
Ah, se criares um blog compra um blackberry e configura-o para poderes gerir o referido blog, mesmo se estiveres a comer uma açorda de poejos 🙂
11 de Abril de 2010 às 1:39
Á grande Espinho, querem ver que na segunda depois da procissão apanhaste os poejos no guadiana, tú é que a sabes toda. Não sei se posso votar 2 vezes a C.N.E logo decide. Se calhar era bom que a que alguem organiza-se aqui em Serpa a maior Açorda do Mundo…. vamos a ver se pega… hoje estou mesmo criativo, se calhar o J.Branco era moço para estas coisas… vamos esperar, até pode ser que o nosso Amigo Zé ( o das comisssões ) meta uma cunha é que ele conheceo bem, está sempre a falar dele, alguma coisa deve haver.
Espinho vai para a rua ….. 6 Espinho fica …… 0
11 de Abril de 2010 às 1:43
Em NY não há procissões? Deve ter sido aborrecido pá
11 de Abril de 2010 às 1:46
Não conheço o J. Branco mas se organizarem uma açorda, avisem.
Espinho vai para a rua ….. 7 Espinho fica …… 0
11 de Abril de 2010 às 1:50
Guarda os poejos. Poejos a património nacional já.
11 de Abril de 2010 às 1:53
Espinho, Hoje apanhei uns cogumelos, e sabes uma coisa, cogumelos com poejos e cá um piteu, se quiseres apararece para o almoço , é só confirmares.
11 de Abril de 2010 às 1:59
Olha não votei anteriormente, cá vai
Espinho vai para a rua…. 8 Espinho fica…. o e agora vou tambem á deita, amanhã continuamos que isto não vai parar porque amanhã vem os das opiniões a esta hora uns devem estar bebados outros andam nas pesquisas e outros andam a pensar como vão tramar o Padre outros estão a preparar a defesa e olha que eu acho que os de Moura vão entrar ao barulho. Uma noite descansada
P.S. Já telefonei para o piquete da EDP, vão cortar a electricidade ai na rua.
16 de Abril de 2010 às 17:59
Sr. Espinho parece que desta vez a noticia gerou um rol de comentários pouco visto.
Por a minha parte apenas comento o numero de opiniões umas erradas outras mais ou menos certas e outras que nem me pronuncio.
No entanto parabéns a si por dar esta oportunidade ás pessoas de se exprimirem livremente, é que apesar de não haver censura, existem muitas represálias em muitos sectores da nossa vida social e económica o que é mais ou menos a mesma coisa.
Relembro um comentário de alguém ligado a uma rádio local que á pergunta porque é que os problemas sociais e económicos locais não eram objecto de discussão na rádio por as pessoas que os sentem , que tratam com eles directamente e diáriamente, respondeu “isso não vende o que vende é a musica e o desporto”.
Está tudo dito será só isso ou mais alguma coisa?
24 de Junho de 2010 às 19:25
A mesma história de outros locais. Pobre povo que ainda não entendeu que a Igreja é uma instituição privada que não tem outros membros de pleno direito do que os naturais elementos do clero. As pessoas sãp apenas clientes do culto e nada mais. Por conseguinte se não estiverem satisfeitas com o culto que a Igreja Católica exerce, devem procurar outra instituição do ramo.
Para mim de nada me importa o comportamento do padre da paróquia existente na área geográfica onde resido. O padre pode fazer a gestão que entender, pode vender o património da paróquia ou comprar mais, não contando com o meu dinheiro, é evidente. Pode inclusivamente fechar a actividade pastoral da paróquia.
Igrejas dentro do Cristianismo há muitas e todas elas desejosas de criar clientela para saciar a sua fome de riqueza e poder dentro da sociedade.
22 de Agosto de 2010 às 9:33
José deixa lá o cavalo que isso esta a corroer-te o cerebro!
O padre avisou das atitudes tomadas e as respectivas justificações uma semana antes na missa de domingo, que estava cheia, ninguém reclamou com as decisões pois os católicos perceberam essas ditas decisões. Chegou o pessoal que queria barraca e começaram a mandar vir, que fizeram evergonhar a cidade de serpa! Eu até entendo que queiram manter uma tradiçao mas para isso cumpram-nas como elas devem ser cumpridas e não tomem atitudes de escumalha como eu vi que queriam ofender o padre e quando a Nossa Senhora saiu para a procissao disseram:” Isto ja está resolvido, vou beber uma para o lebrinha!”, nem se deram ao trabalho de acompanhar a procissão!
Espero que comecem a abrir os olhos pois digo-vos que mais vale um padre que não gostem, sem o conhecer,do que nenhum para quando quiserem celebrar alguma cerimónia e acreditem que se este padre sair não haverá nenhum disponivel tão rápido!