Fev 04 2010
A urgência da mudança
Era esperada a incapacidade do PCP em aceitar a derrota nas autárquicas bejenses de Outubro. O PCP lida mal com a democracia, apesar de andar com a boca cheia da mesma.
Adiante.
Vamos lendo, por aí, alguns ressabiados opinadores sobre a ausência de acções que espelhem as promessas eleitorais do programa “Beja Capital”. Para esses, os 6 pilares já estariam construídos e, se lhes fosse possível, de imediato derrubados, sem recorrer aos veredictos populares expressos em eleições. A gente conhece a estratégia e não denunciá-la é aceitá-la como pura e inocente.
Ao longo de 35 anos o PCP dominou a cidade e o concelho, minando, ora por via directa ou através de alianças ainda por explicar, os caminhos do desenvolvimento. Compreende-se, pois, que a família comunista reclame pela urgência de mudança. Percebe-se, por isso, que as estruturas locais do PCP estejam mais preocupadas em evitar o escrutínio dos seus mandatos do que fazer oposição com propostas concretas alternativas.
O actual executivo camarário tem um longo e árduo caminho a percorrer. Acreditar que o pode fazer com a ajuda de quem lhe mina esse caminho, é de uma enorme ingenuidade.
Beja votou a favor da mudança. Cumpra-se a vontade do voto!
4 de Fevereiro de 2010 às 16:34
João Espinho, óptimo texto.
Conciso, directo e incontestável!
4 de Fevereiro de 2010 às 16:40
“Beja votou a favor da mudança. Cumpra-se a vontade do voto!”
Então porque não muda?!
Que não estejam todos os pilares de pé, ainda se comprende, mas um, ao menos começado já ía dando jeito não?!
Governem porra, ainda nem um orçamento conseguiram fazer.
4 de Fevereiro de 2010 às 16:55
@beja – cuidado com as ejaculações precoces, ok?
4 de Fevereiro de 2010 às 17:16
Dou, a este post, de 45 a 60 comentários! Nem as receitas mais apetitosas do Blog da Leonor Seixas (“Flagrante Delícia”) lá chegam!
4 de Fevereiro de 2010 às 17:21
@rato – sabes uma coisa? estive tentado em fazer um post a perguntar: “onde está o rato dos pomares?”. Estás bem?
4 de Fevereiro de 2010 às 17:23
Já agora: a leonor ainda não tem lá a receita de um bom salame. Imperdoável.
4 de Fevereiro de 2010 às 17:30
“O PCP lida mal com a democracia, apesar de andar com a boca cheia da mesma.”
Nem mais.
Aliás, o PCP acha-se o único “detentor” da democracia, e quem for contra o PCP é contra a democracia.
4 de Fevereiro de 2010 às 17:44
Tenho andando por aí! Está tudo bem. Não tenho comentado porque quando faço a revisão dos textos, ora considero que não serão relevantes para o assunto (quando estou para o corrosivo) ora sou atormentado por algumas experiências anteriores, quando fico com a sensação que há mais para dizer e sobretudo que há como dizer de maneira diferente.
É pena que a “moça” não aceite sugestões (faz parte das regras do blog). Não sei se já tem salame. Vou investigar!
4 de Fevereiro de 2010 às 19:03
Depois de ter reflectido sobre o assunto e agora já com uma certa distância do “acontecimento”, venho partilhar esta pérola convosco. Eu sempre tenho dado o nome pelo que escrevo aqui e, claramente que não vou mudar a postura e a forma como encaro e assumo tudo o que digo e escrevo. Se bem me lembro, uns post’s atrás falou-se na RA, e nas comemorações da mesma pela parte da inenarrável rvp. Ora , eu como tenho uma péssima opinião pelas duas, vislumbrei a oportunidade de comentar e ao mesmo tempo escrever o que penso. Cheguei à conclusão que apesar de uma delas ter poder de encaixe ( a RA já morreu ), a outra que com o tempo irá ficar moribunda, não tem esse dito poder. Com isto quero dizer, que a mandado de alguém (ou não), um sr. jornalista da rvp, de seu nome teixeira correia, deslocou-se ao meu local de trabalho a fim de fazer queixa do que aqui escrevi. Não quero deixar de referir que os comentários que escrevi foram às 21.16 h e que eu normalmente deixo o trabalho às 17.00 h. Será medo porque se lhes acabou a mama ? Será que eles nunca ouviram falar da liberdade de expressão e opinião ( agora tão em voga ) ? Será do tempo ? Será que será ?
P.S. ; Obviamente que será preciso muito mais para me ” tirar do ar” !!!!
Cumpts,
4 de Fevereiro de 2010 às 19:52
Meu caro
Concordo plenamente consigo no entanto, posso dizer-lhe que há já muita gente que os apoiou que não estão satisfeitos. Custa-me escrever isto mas é a verdade!Conversando com alguns funcionários, os mesmos, sentem-se enganados…a casa está a ser arrumada, mas nalguns casos muito mal arrumada. Não há tempo para nada nem para ninguém… isso é mau, muito mau.
Cumprimentos.
4 de Fevereiro de 2010 às 20:20
@sofia – à sua expressão “posso dizer-lhe que há já muita gente que os apoiou que não estão satisfeitos” contraponho a minha “O actual executivo camarário tem um longo e árduo caminho a percorrer. Acreditar que o pode fazer com a ajuda de quem lhe mina esse caminho, é de uma enorme ingenuidade.”
Isto é: quem votou JPV votou, essencialmente, na mudança. Porém, muitas das vozes que se vão ouvindo a exigir “obra” não votaram JPV nem apoiaram o mesmo. Acredito que haja alguma ansiedade em ver “obra feita”, mas não acredito que essa “obra” comece a surgir sem que primeiro se ponha “ordem” na casa. Os caninamente fiéis (do PCP) tudo farão para obstruir que se avance. Ao actual executivo resta limpar a casa sem medos. O que duvido venha a acontecer.
4 de Fevereiro de 2010 às 20:34
João
Acredite que eu quero que eles vençam, votei e continuo a ter confiança no JPV e na sua equipa. Sei que como tudo estava e é muito difícil de um dia para o outro aparecer tudo feito. Também sei que o Jorge está a trabalhar 18 a 19 horas por dia. O que escrevi foi para chamar a atenção, pois são esses PCP que ainda se encontram na Câmara que ,se calhar, estarão a fazer tudo para as coisas correrem mal e quem votou neles ficar desanimado e porem muitos pontos de ????
Isto é sòmente uma chamada de atenção para eles!
4 de Fevereiro de 2010 às 20:48
@sofia – estamos, portanto, de acordo. Mesmo sem “limpeza”, não se pode exigir que, em 3 meses, se possa cumprir seja o que for de um ambicioso programa.
4 de Fevereiro de 2010 às 21:06
João
Estamos de acordo!
O meu maior desejo é que esta nossa cidade mude para melhor, muito melhor ! E eles vão conseguir !
4 de Fevereiro de 2010 às 21:19
@sofia – um ponto de discórdia: eles vão conseguir!
Nós é que temos que conseguir. Através de participação cívica, de propostas, de críticas, de protestos. Mas os munícipes, há muito, que abdicaram de ser cidadãos. Esta cidade tem futuro?
4 de Fevereiro de 2010 às 21:25
Não desesperem porque a qualidade das pessoas que tomaram posse em 11 de Outubro é inquestionável, porque se o não fosse, decerto os ” ataques ” seriam já mais do que muitos e provas são inexistentes da sua incompetêcia, bem pelo contrário .
As irregularidades, os crimes e as burlas surgem hora a hora, nos mais variados departamentos e onde os processos se encontram e abrem para os analizar, não só na câmara como nas empresas municipais e por denuncias de quem foi enganado .
Como em tudo na vida não é em 3 / 4 meses, que se consegue corrigir o realizado em 35 anos, mas sejamos honestos nem tudo o concretizado felizmente é mau e vamos acreditar no BEJA CAPITAL e nos seus 6 PILARES !
Temos que dar tempo ao tempo, é tudo uma questão de paciência democrática !!!
O ” Celso ” tem razão a papa e a mama financeira fixa da ex-autarquia, vão num futuro próximo acabar e a Rádio Voz da Planície pode ter os dias contados, pelo menos daquela ” vaca ” com tetas sem fim de euros …
4 de Fevereiro de 2010 às 21:27
Um aparte: Ler as actas da CMB e da AMB pode ser muito engraçado, vão do drama à tragicomédia em 2 linhas. Julgo que seria muito interessante assistir às mesmas ao vivo mas não encontro na agenda da CMB as datas, existe algum sitio onde se possam saber essas datas?
Aliás, até aconselho a todos os munícipes a assistirem ou pelo menos lerem as actas.
4 de Fevereiro de 2010 às 21:43
@ai ai ai – uma correcção: a 11 de Outubro foram as eleições. A tomada de posse deu-se a 30/10.
4 de Fevereiro de 2010 às 21:46
@x – as actas são ridículas e não transmitem o que se passa na AM. A expressão “não me trates por Chico” foi ocultada… assim como outras coisa.
4 de Fevereiro de 2010 às 21:49
Sim, a tomada de posse deu-se 19 dias e 19 noites depois…..foram os 19 dias dos apagões……..aquilo foi trabalhar 24 sobre 24 h. E mesmo assim…….porra, é preciso ser mesmo incompetente !!!! Nem no fazer bem, nem no fazer mal houve competência.
Cumpts,
4 de Fevereiro de 2010 às 22:43
Eu, pelo que ouço na Pax e vou lendo, parece-me é que já fizeram mais em 3 meses que o Chico Santos em 4 anos! Pelo menos há actividade quase todos os dias, enquanto esses senhores da CDU a única coisa que vão fazendo é tentar desculpar o indesculpável e atirar em todos os sentidos pois parece que não sabem fzer mais nada! O povo fartou-se deles e castigou a sua arrogância!
5 de Fevereiro de 2010 às 0:20
Este post e alguns dos comentários são muito elucidativos do que está em curso na CM Beja, “limpeza”, e os comunistas é que lidam mal com a democracia. Por outro lado o desejo incontrolavel de acabar com a Rádio Voz da Planicie, uma medida também muito democrata, vão continuando assim que vão longe. E com o JPV a trabalhar 18 por dia ainda não conseguiu fazer o Orçamento?
5 de Fevereiro de 2010 às 0:39
João, como sabes, não sou de Beja mas tu e outros blogs, mas principalmente tu, obrigas-me a ficar atento à tua cidade. Por isso, quando venho ao teu blog e o artigo me interessa no sentido do conhecimento do que se passa por aí, leio também os comentários. Mas por vezes fico um pouco apalermado com o que leio. Claro que fico mais apalermado porque se calhar (se calhar, é favor) já sou um bocado palerma. Tão palerma ao ponto de não ter percebido mais de uma referência feita à “limpeza” (de pessoas, obviamente). E fiquei cá a pensar com os meus botões, que ainda são mais palermas do que eu: então estes gajos, ganham a Câmara e vão fazer “limpeza” de pessoas? Será saneamentos do mesmo tipo dos de há 30 e tal anos atrás, mas agora de cor diferente? É mesmo de saneamentos estalinistas que os comentários falam (incluindo um teu) ou estou a entender tudo errado? Esclarece aí o amigo. Um abraço.
PS. Olha eu não me importo nada que haja quem goste de salame, mas não sei se a vossa/nossa amiga Sofia já “postou” uma sericaia? É que eu sou mesmo mais pela sericaia de preferência com ameixa e tudo. Qual o endereço do blog?
5 de Fevereiro de 2010 às 7:10
@pre – para haver mudança não são necessários saneamentos ( isso é coisa para o PCP encapotadamente fazer), mas sim alterações nas chefias das equipas.
5 de Fevereiro de 2010 às 10:02
Nas chefias das equipas, quais?
podes dar um exemplo?
5 de Fevereiro de 2010 às 11:06
em todas. não é possível cumprir duas políticas antagónicas. a não ser que se seja camaleão….
5 de Fevereiro de 2010 às 19:12
Mas afinal o que pode entender por “tachos” ? – Será que não é legítimo um gestor gostar de se ver rodeado de gente competente e da sua maior confiança ? – Será que não é legítimo ele reorganizar a “empresa” pondo as “peças” no seu devido lugar, de forma a maximizar a dinâmica da mesma ? – Quando falo em confiança será sempre a confiança na capacidade de trabalho da pessoa que é recrutada para o mesmo. Claro que esta legitimidade se torna fundamental quando na “empresa” existem pessoas que se encontram em cargos estratégicos e de destaque, e que, por uma razão ou por outra não se encontram motivadas (para não ser mauzinho) o suficiente para cumprir os objectivos que a mesma se propõe.
Na minha opinião, “tachos” são sempre a contratação de pessoas que à partida, nunca serão mais-valias para atingir esses mesmos objectivos. E quando for esse o caso, claramente que não estou de acordo.
Cumpts,
5 de Fevereiro de 2010 às 20:53
Para esclarecimento de todos e sem ser advogado de defesa de ninguém e pelo conhecimento que tenho, nem 1 único funcionário camarário ou de empresas municipais foi despedido, o que está a ser feito e bem, é não renovar contratos de trabalho ou estágios defenidos em tempo, e que por motivos operacionais e profissionais não justificam a renovação.
Esta é a VERDADE, nua e crua !!!
Se alguém tiver exemplos contrários, só tem é de demostrar o contrário, com funções e nomes !!!
5 de Fevereiro de 2010 às 22:20
É muito difícil aceitar por ” alguns ” a derrota democrática e porque outros se mascaram, cito …
Sofia de Mello Breyner
VEMOS …
…………….. OUVIMOS …
………………………………….. LEMOS …
…………………………………………………… E NÃO PODEMOS IGNORAR …
5 de Fevereiro de 2010 às 23:12
@ João Espinho:
“…quem votou JPV votou, essencialmente, na mudança…”
Esta frase é que é o cerne da questão, frase com a qual concordo plenamente e tb contribui.
Mas tb é claro que não se consegue lavar em três meses, o surro entranhado de mais de três décadas.
Temos de ter paciência e confiança no novo executivo.
Agora é tempo de dizer- “Os cães ladram e a caravana passa”.
Cumps!
5 de Fevereiro de 2010 às 23:43
35 anos é muito tempo. Uns meses é pouco para alterar algo. É necessário dar algum tempo, sería imcompreensivel não o fazer. Mas que a tarefa é complicada, isso é, com a crise local e nacional vai ser uma missão “impossivel”.
6 de Fevereiro de 2010 às 2:48
@João – Sabe bem que o que não falta na CMB são camaleões. Mas estou consigo, todas as chefias substituídas. Sabemos que se fosse o inverso 35 anos PS ou outro partido qualquer e entrasse agora a CDU, especialmente esta cáfila local actual era isso mesmo que acontecia e sem dúvida que é uma condição essencial para se levar a cabo o programa eleitoral de uma forma minimamente eficaz.
6 de Fevereiro de 2010 às 12:58
eles disseram “o nosso partido é beja “o partido são eles mesmos andam atraz uns dos outros copletamente á toa, a secretária do presidente foi para lá como decoradora interesa-se mais por mudar as cores das janelas e arrumar todo o espaço fisico e agora para acabar com o resto vão promover a tecnicas superiores duas funcionárias ,uma militante da CDU toda a sua vida a outra que fez toda a campanha ao lado da CDU porque fazia questão de ser vista uma vez que a sua ambição era ser tecnica superior e o antigo executivo tinha-lhe prometido ,essa mesma funcionaria vendia a alma ao diabo se fosse preciso para alcançar os seus objectivos – isso mesmo !agora este executivo vai ser o BOBO DA Corte ao dar-lhe exectamente o que os outro não lhe deram e daqui por 4 anos vão torcer a orelha e não vai pingar nada. os funcionarios saõ perseguidos policamente são humilhados e tratados como se não tivessem sentimentos , muitas das vezes nem bom dia dizem mas é tudo uma questão de principios e educação.
6 de Fevereiro de 2010 às 23:42
No passado existia um meio de comunicação bi ou trimestral camarário chamado BOLETIM MUNICIPAL, ainda existe e está a ser elaborado ou era concebido nos computadores que estão no Ministério Público ???
A população do concelho de Beja, carece de informação de todo o tipo e de todas as matérias, informar é formar. é urgente !!!
7 de Fevereiro de 2010 às 16:34
Parece-me que o Joaquim tocou nalguns pontos nos quais , não deixa de ter razão. Há mais funcionários com licenciaturas na CMB por isso espero que, conforme vai arrumando a casa que os promova pois há muitos que nunca foram PCP e votaram e fizeram propaganda pelo actual executivo.
Também não se podem esquecer dos funcionários que já com mais de trinta anos serviço camarário, sempre foram postos de parte pelos anteriores executivos porque eram de outras cores políticas , mas que sempre desempenharam muito bem as suas funções. Esses, também o executivo deverá ver caso a caso e se os poder compensar … melhor.
Quanto à sua última parte não sei , não trabalho na Câmara para saber se dizem bom dia ou não . Mas pelo conheço do JPV e do vereador Velez, creio que não são pessoas para isso antes pelo contrário, dos outros desconheço.
Mas olhe que ,o anterior executivo ainda cumprimentava menos, o ex-presidente passava pelos funcionários na rua e nem lhes dizia nada, virava a cara.
Embora , como disse anteriormente , alguns funcionários estejam desanimados (aqueles que votaram nesta equipa), estou convicta que, a casa está sendo arrumada por prioridades e que as coisas vão melhorar para todos funcionários , municipes etc.. ” ROMA E PAVIA NÂO SE FIZERAM NUM DIA”
7 de Fevereiro de 2010 às 16:51
Roma e Pavia não se fizeram num dia !!
A visão humana deveria ser mais abrangente e aproveitar os 360º do seu campo de visão, mas na realidade e infelizmente muitos dos humanos usam somente parametros de visão de angulos de 45º e 90º graus e como tal não vêm para além desse campo, limitando assim as suas ideias e conhecimento.
Este elenco vencerá o desafio com ajuda de todos nóse daqueles que usam bem os seus campos de visão.
Cumprimentos SR.JOÃO, continue com o seu Blog ele é uma referencia da nossa terra na divulgação da nossa cultura, gastronomia, costumes, etc… e leva o nosso nome muito longe, em todo o mundo.
7 de Fevereiro de 2010 às 17:38
Amigo Celso,deixe-me trata-lo assim,eu venho lendo os seus comentarios, e penso para comigo o senhor que se diz tão recto, e quer sempre a verdade sera quando for a tribunal como arguido tambem fala a verdade? Tambem vai dizer o que fez a uma senhora que é capaz de ser sua mãe e ainda por cima uma senhora com vários problemas de saúde onde o senhor a ofendeu e humilhou na net, tudo isto por causa da politica.
Pense na vida, no respeito e na educação que temos que dar a nossa familia.PENSE BEM, DEIXE OS OUTROS VIVEREM A VIDA DELES.
7 de Fevereiro de 2010 às 20:08
Os Bejenses têm que ser mais bairristas … acreditarem que a Mudança Chegou e que todos juntos poderemos mudar a nossa linda cidade. Muitas vezes deixamo-nos abater , mas há que pensar positivamente e lutar, continuar a lutar para nos sentirmos orgulhosos da nossa cidade e do executivo que elegemos.
Continuo a ter confiança no JPV e acredito que a pouco e pouco , ele conseguirá arrumar a casa e fará com que todos os funcionários se sintam bem e formem uma equipa digna do nome BEJA , cidade de Mariana Alcoforado, Mário Beirão e tantos outros nomes dignos dela…
8 de Fevereiro de 2010 às 20:19
eu tambem confio no JPv e o resto da equipa será que está a sua altura! acredito que tudo se vai arrumar só é pena que apenas tenham hipóteses “aquelas que dançam conforme é a musica” .
sofia Maria não me lembro do outro executivo ter tratado mal os funcionarios de outra cor politica , eram muito mais humanos.
8 de Fevereiro de 2010 às 20:51
há aí umas semas houve uma polémica por causa dos dos directores de projecto terem sido promovidos sem concurso e Agora ? a duas técnicas que vão para a CPCJ e para lidador nomeadamente como é que irão ser promovidas? deixo-vos esta questão.
8 de Fevereiro de 2010 às 22:13
Estive a ler o comentário da D. Cesaltina a meu respeito e descortinei várias semelhanças no conteúdo e na forma a que se refere a essa tal “senhora” que eu alegadamente ofendi, com uns mail’s que troquei há um tempo atrás, com um pseudo-jornalista que “trabalha” numa pseudo-radio aqui de Beja.
E passo a transcrever ; – “É sabido que a comunicação social só é boa, quando fala bem de nós u dos
nossos, quanto é o contrário, os espanhóis tem um noma para si: F…. da
P…
O senhor está a pressumir que foi só uma pessoa (uma mulher) que fez a
notícia. Olhe que pode estar enganado. Uma coisa coisa posso garantir-lhe:
A outra senhora, garanto-lhe que é uma MULHER muito
Honrada.
A terminar digo que a rádio, esta ou outra, são EMPRESAS PRIVADAS, não tem
que estar ao serviço do público, esse dever é da Antena 1 ou da RTP que
são públicas, são pagas com o nosso dinheiro, o seu e o meu.
Sem pretender tomar as “dores” de ninguém, apresento-lhe os meus
respeitosos cumprimentos.
Teixeira Correia”
Meu caro, para si e mais alguém, deixo-vos com este pensamento do Alberto ;
“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”
Cumpts,
9 de Fevereiro de 2010 às 10:23
Expressamente para Cesaltina- que precisa de ser Iluminada……
Cesaltina….ou lá o raio que sejas…meio homem, meio rato, com nick de mulher…..Achas mesmo que um tribunal tem disponibilidade para dar atenção a zangas de vizinhas. Atina-te…..Aliás se fizerem uma pesquisa no Tribunal de Beja com o nome dessa senhora vão ver que é reincidente…..já teve casos bem graves em tribunal e, ela sim, como arguida, teve que pagar indeminizações às outras partes….Mesmo assim não engole a língua…Tu devias fazer o mesmo: engolir a língua.
Conheço essa senhora há 30 anos e garanto-te que a descrição, ou ideia que tens da dita cuja, ou que ela te passou, não corresponde à realidade. Sempre tem sido uma pessoa problemática, com vizinhos, colegas de trabalho,etc.
Cesaltina deixo-te com duas ideias que deviam merecer alguma reflexão, pela tua parte, e agora tens tempo para isso, parece que o entra e sai da câmara já não é tão grande, até já tens tempo para fazer visitas ao domicílio……Aqui vai: ” Quando apontares um dedo, lembra-te que há três dedos virados para ti”, tão certo como o facto de que “é pela boca que morre o peixe”.
PS: Cesaltina se fizesses bem o teu “trabalho” em vez de andares por Beja “laureando a pevide” saberias que o tudo deu em nada….C’est la vie…..
Celso: Relax…take it easy…..
9 de Fevereiro de 2010 às 19:41
Joaquim
Não diga isso, só eram humanos para quem queriam , não para todos. Eu sei daquilo que falo, se não não o escrevia. Não quero aqui citar nomes porque não tenho autorização das pessoas para o fazer, se elas me derem autorização descanse que em breve lhe darei a resposta.
Mas como não tenho compromisso com ninguém, no dia em que achar que este executivo falhou, serei a primeira a dizer e a comentar, até lá a ver vamos….
Quanto ao resto dos assuntos aqui tratados, penso que não têm nada a ver com aquilo que aqui estávamos aqui a discutir.