Jan 12 2010
Crime na Câmara Municipal de Beja
imagem daqui
De acordo com notícia da Radio Pax “a Câmara de Beja entregou uma queixa no Ministério Público por terem sido encontrados indícios e provas concretas da elaboração dos materiais de propaganda da CDU nas campanhas eleitorais de Beja, Mértola, Ferreira do Alentejo e Cuba nos serviços da Câmara Municipal de Beja, nomeadamente no Gabinete de Informação e Relações Públicas.”
Aguardam-se reacções do PCP.
(recordam-se do que aqui escrevi?)
Actualização:
– a posição de Pires dos Reis, candidato do PSD nas Autárquicas de 2009.
– Nota de imprensa da Câmara Municipal de Beja (1)
(1) CÂMARA MUNICIPAL DE BEJA DENUNCIA IRREGULARIDADES E APRESENTA QUEIXA NO MINISTÉRIO PÚBLICO
A Câmara Municipal de Beja informa que fez chegar aos serviços do Ministério Público uma queixa sobre alegadas irregularidades no uso de equipamento e outros meios municipais ao serviço da campanha eleitoral autárquica da CDU em Beja e noutros Concelhos.
De acordo com o Executivo, há fortes indícios e provas de que terão sido elaborados e impressos materiais de propaganda eleitoral da CDU, entre outras situações lesivas do bom nome da Autarquia, nos serviços deste Município, nomeadamente no Gabinete de Informação e Relações Públicas (GIRP), aos quais não serão alheios responsáveis políticos da CDU, anteriores e actuais, dentro e fora do concelho de Beja.
O Executivo da Câmara Municipal de Beja deposita toda a confiança na justiça, aguardando o célere desenrolar do processo, bem como das suas conclusões, pois esta parece configurar uma situação bastante grave e lesiva do bom nome do município e da gestão autárquica e que envolve um considerável rol de pessoas e bens.
12 de Janeiro de 2010 às 14:13
Áininaaaa!!!!!!! Sei que muita gente já havia falado nisso… mas assim tão concretamente… Ui! Até me dói a mim. Peço desculpa mas estou em crer que iso possa vir a representar o maior rombo de que me lembro no muro de Berlim da nossa região!!!
12 de Janeiro de 2010 às 15:12
Sr. Espinho:
Pronto!
Já se sabe para onde foi o dinheiro não declarado.
E agora?
Como cidadão inexperiente nesta matéria, que consequências poderão resultar desta denúncia, uma vez comprovada?
Poderá a câmara reaver algum dinheiro, ou o resultado fica-se apenas pela má imagem e gestão do anterior executivo?
Pode-nos explicar?
12 de Janeiro de 2010 às 15:23
Costuma-se dizer que contra factos (neste caso provas) não há argumentos… portanto estou muito curioso sobre o que irá ser publicado no Alentejo Popular desta semana para além do que irá ser o teor do “possível” esclarecimento que o Vereador Miguel Ramalho irá prestar aos munícipes…
…
12 de Janeiro de 2010 às 15:51
…só mesmo para dizer que o feitiço já se voltou contra as “bruxas”
http://cacabruxas.blogs.sapo.pt sucumbiu…
porque será?!
12 de Janeiro de 2010 às 16:02
@kennedy – Eles anunciavam: “Este caldeirão é um local de denúncia. Não nos jogam areia para os olhos, nós é que vos jogamos patas de morcego e unhas”. Agora dão-nos o erro 404. Fatalidade de quem se mete com bruxas.
12 de Janeiro de 2010 às 17:12
E os pobres dos funcionários que trabalharam nisso obrigados o que lhes vai acontecer, alguém me sabe dizer? Se calhar são eles que vão pagar com isto tudo, em vez dos bandidos da Rua Ancha!
12 de Janeiro de 2010 às 18:28
então, ainda não temos respostas do nosso camarada e fiel vereador Miguel Ramalho?Talvez seja mais um truque do PS para não cumprir o programa? Miguel Miguel, oh miguel…se a camara podia ser melhor sem ti podia, mas não era a mesma coisa.
Agora levas com as provas nas trombas, tu e mais a outra cambada que anda la.
12 de Janeiro de 2010 às 18:30
@chaparreira – julgo que a questão não é essa. Foi apresentada uma queixa por haver indícios de material de propaganda da CDU ter sido feito em instalações, com materiais e por pessoal da CMB. A ser verdade, a bola de neve tenderá a aumentar. Aguardem-se esclarecimentos e desenvolvimento do assunto.
12 de Janeiro de 2010 às 18:33
@joão filipe – os funcionários militantes/simpatizantes terão trabalhado voluntariamente. Os outros … a ver vamos!
12 de Janeiro de 2010 às 18:33
os pobres coitados? partindo do principio que toda a gente percebe que fazer material de propaganda de campanha politica numa camara municipal não será correcto, esses trabalhadores compactuam com essa ordem de trabalho e não protestam? não vêm a publico dizer o que se passa? não têm um SINDICATO?
pode ser que me engane, mas neste caso os santos também devem pagar pelos devedores!
12 de Janeiro de 2010 às 18:34
@papa caçadores – ao PCP resta apresentar queixa por difamação.
12 de Janeiro de 2010 às 18:37
Joao espinho,
Eles queriam era continuar a comer e a comer do bom e do melhor, e tudo as nossas custas. Agora vão começar a comer alias, a beber da quinta pata de um cavalo
12 de Janeiro de 2010 às 19:27
Já que estamos numa de reavivar a memória,(eleições), o PCP/CDU, em Beringel, se não estou em erro ofreceram (nas últimas autárquicas), à população, linguiças ou sandes(porque quem ia ganhar era o PS…). Terá sido com dinheiros de Beringel ou Beja???
12 de Janeiro de 2010 às 19:34
João
Que tu és anticomunista primário, eu sei.
Que és desonesto intelectualmente, eu desconfiava.
Mas esse é o problema que só a ti diz respeito.
Agora chegares a este ponto, foi uma surpresa, má.
Não tens o direito de usar aquela fotografia para ilustrar o teu post, chamando criminosos ás pessoas que estão na mesma. Que eu saiba, por enquanto apenas existem suspeitas e mesmo que tenha havido algum crime, este não foi praticado pelas pessoas que ali estão expostas. Muito provavelmente a forma como esta colocado o post, isso sim pode ser considerado crime de difamação.
Conheço bem algumas das pessoas que estão na fotografia a quem tu chamas criminosos, e posso garantir-te que não cometeram o crime de que tu as acusas.
Antes pelo contrario, algumas daquelas pessoas tem dado um contributo enorme ao desenvolvimento do nosso concelho, são referencias nacionais nalgumas áreas
Deves no mínimo um grande pedido de desculpas aos visados. Eu não o aceitava e podes ter a certeza que se eu fosse um dos visados resolvia o caso a chapada e ao murro, talvez assim aprendesses a não ser tão leviano e a não brincar com o bom nome das pessoas.
12 de Janeiro de 2010 às 19:34
Pera aí que a procissão vai no Adro!!
Deixem-nos chegar aos cheques passados a certas e determinadas individualidades ao serviço do partido!! Puxem as linhas todas e sigam os rastos, que o resto salta logo!!!
Onde será que anda o Sr. Miguel Ramalho???
É uma vergonha para o PCP também a nível nacional!!
Cumps
12 de Janeiro de 2010 às 19:43
Eu não acredito que o Manuel Reis (que acho que é o chefe do PCP de Beja) naquele programa da Rádio Voz da Planicie desta tarde, quando o homem do PS puxou o assunto disse qualquer coisa como “que essa situação não é importante e que só estão a tentar desviar as atenções da governação!”!
HAJA PACIÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!
12 de Janeiro de 2010 às 19:53
eu já sabia disso tudo! e ainda que possa ter sido ordens superiores, tanto é ladrão o que rouba como o que fica à porta, e usurpação de dinheiro publico É CRIME. será que os funcionários envolvidos vão ser expulsos? era um favor que faziam à própria câmara já que os funcionários da câmara do GIRP são fracos de criatividade e de trabalho. toca a renovar a casta com pessoal com mais formação e competência!
12 de Janeiro de 2010 às 19:54
@revez – deves estar com algum problema de interpretação, mas o problema é teu. Quando tenho que chamar alguma coisa a alguém, faço-o e assumo. A questão é a fotografia e quem nela está retratado? Não vás por aí.
Para que conste: não alimento verborreias estéreis. Nem ao murro nem à chapada.
12 de Janeiro de 2010 às 20:39
Coitados, são tão previsiveis que até dói. Não será vergonha para o pcp porque o pcp nunca perde ou passa vergonhas, o que acontece é que existem diferentes tipos de leituras desta situação, e a que esse miguel vai escolher é a mais estúpida porque será necessáriamente a que lhe assenta melhor.
Cumpts,
12 de Janeiro de 2010 às 20:50
Isto é uma vergonha! Produzirem as campanhas da CDU de Beja, Mértola, Ferreira do Alentejo e Cuba na Câmara Municipal de Beja. Então e as campanhas nos outros concelhos. Isto é um escandalo! Uma descriminação dentro da CDU pela CDU. Então os candidatos à Câmara Municipal de Vidigueira não tem direito à “VIDA”. Sabem o que é que esta história têm de um fim feliz e comum. Todos os Candidatos…não ganharam…
12 de Janeiro de 2010 às 20:58
Na vida, nunca ninguém consegue nada sózinho !
Tudo é feito do trabalho de equipa e isso não se deve ignorar, no PCP / CDU !
Neste caso face à diversidade, e ao número de pessoas envolvidas e localidades, a premeditação foi evidente !
Admito porque conheço pessoalmente alguns das várias pessoas candidatas às autarquias vizadas e o planeamento foi ” quase ” perfeito, mas …
É como tudo na VIDA, as consequências dos factos são indesmentíveis, e decerto muita gente vai ter de se sentar nos bancos dos réus, pede-se JUSTIÇA !!!
12 de Janeiro de 2010 às 21:05
Toda a gente sabe, e toda a gente tem conhecimento. As Câmaras ajudam as freguesias e concelhos do distrito, que se elegem pelo mesmo partido. Está bem! O facto de ser costume, isso não vai legitimar o crime.
Pronto, podiam ter sido um bocadinho mais “espertos” e terem apagado as provas do computador e das impressoras.
… Mas afinal, o que tenho sentido, é que o que muda não é nada ou nada musa. O novo presidente só fala mal do antigo. Ah! Também é sempre assim. Quem chega, acha sempre que consegue fazer melhor, e também acha que É melhor.
Agora só o tempo o dirá, e para isso vamos ter que esperar.
A primeira desculpa está dada, Pulido Vante não pode fazer mais nada porque o antigo presidente deixou BURACO financeiro.
12 de Janeiro de 2010 às 21:35
Força e não tenham medo. Investiguem e vão mais fundo a ver se esse tipo de práticas desaparecem de vez! E, já agora, podiam dar uma olhada a ainda mais coisas!!!!
12 de Janeiro de 2010 às 22:16
usem o easyrecovery para recuperar ficheiros eliminados nos discos, podem recuperar até material que estava presente nos discos antes de serem formatados.
revirem tudo, mas pah… façam-nos nas horas livres!
Durante o horário de expediente VÃO MAS É TRABALHAR!!!
Gostava de saber quem está a pagar esta caça às bruxas… chega de enxovalho.
Já sabiam / desconfiavam deste tipo de situações à muito tempo. A gente quer é pão (e porrada. Força Revez! 🙂 )
12 de Janeiro de 2010 às 22:43
@revez
“…posso garantir-te que não cometeram o crime de que tu as acusas.”
fiquei curioso com esta sua frase e tenho que lhe perguntar, se
no PCP ou na CDU (como preferir) o partido salta por das chefias (não informando o executivo, nem ninguém do executivo) para que os funcionários por si, encomendem material e façam a produção dos suportes de propaganda politica?
qual é o objectivo? demonstrar que existia um “poder oculto” por parte do PCP / CDU e que o executivo era composto por marionetas? ilibar o executivo?
e ainda, se me permite…
“algumas daquelas pessoas tem dado um contributo enorme ao desenvolvimento do nosso concelho…”
está a brincar com a maioria do eleitorado, ou seja, com a população de Beja, não está?!
convém concretizar… é que se na foto está gente que tem dado um ENORME contributo ao desenvolvimento do nosso concelho… então é porque deveríamos IMORTALIZAR COM ESTÁTUAS, RUAS E AVENIDAS, TODOS OS QUE NÃO ESTÃO NA FOTO E QUE TÊM DADO UM AINDA SUPERIOR CONTRIBUTO! (não concorda?!)
tenho dito!
12 de Janeiro de 2010 às 22:54
Ainda bem que a malta do PS apostou em empresas da região para as suas campanhas. A malta da CDU como “é moderna” foi gastar “a massa” em empresas de fora que se pagam bem…e depois na recta final… tiveram que poupar com mão de obra e meios da C.M.B. A Campanha da CDU foi como comprar pulóveres Lacosta aos ciganos numa manhã chuvosa…o barato…saiu….CARO…
12 de Janeiro de 2010 às 23:18
Ó Nelson M, que coisa, não é Lacosta é Lacoste! Aprenda a escrever em vez de andar falando sobre o que não sabe, ai, ai… Falem de roupa, por exemplo…. é muito mais interessante, Lacosta ou seja la o que for, deixem lá os PCP’s descansarem um pouco que também merecem!
12 de Janeiro de 2010 às 23:31
joão,
não sei a que problema de representação te referes? tu lá saberás.
O problema é mesmo a fotografia e quem nela esta. Que eu saiba, candidatos, mandatario e apioantes, não tinham rigorosamente nada a ver com o eventual crime a que te referes. Se és tão frontal como dizes (duvido) terias posto a fotografia dos responsaveis – executivo e funcionarios.
Que eu saiba as possiveis situações de irregularidade, foram cometidas por alguem, com nome e com responsabilidades politicas ou laborais, pelo que não deves, a não ser por má fé meter tudo no mesmo saco.
Tu és do PSD? Certo?
que tal um titulo de um post com a tua fotografia a dizer Crime no BPN (o Dias loureiro é do PSD, certo?)
Ou um outro tambem com a tua fotografia , fazendo referencia a actividade politica e sexual do teu colega de partido – Jose Raul dos Santos. Gostavas?
E volto a dizer-te que se eu tivesse naquela fotografia…
12 de Janeiro de 2010 às 23:42
John F. Kennedy
tenho pena, realmente muita pena de não o ter conhecido. (tambem esta defunto?)
Como sabe, ou se não sabe fica a saber, as perguntas que me faz eu não as posso responder, pois estou afastado da politica activa ha algum tempo, desconheço actualmente a organização do PCP/ CDU.
Sabe, eu tenho dificuldade em elogiar amigos, mas vou dar-lhe umas pistas: cultura, medicina, associativismo.
Se for bom observador e conhecedor da vida do concelho, vai encontrar os exemplo de que falo.
12 de Janeiro de 2010 às 23:43
@revez – não falei em “representação” mas sim em interpretação
do verbo interpretar = tomar em determinado sentido.
Quanto à fotografia: não ofendi ninguém, não acusei nenhum dos retratados.
O resto é como te disse: verborreias.
12 de Janeiro de 2010 às 23:58
Infelizmente …
O relatado não é ainda tudo, com o passar do tempo e com provas concretas outros factos e outros elícitos penais, irão surgir no curto e médio prazo, cometidos pela gestão PCP e CDU, na Câmara Municipal de Beja, é uma questão de saber aguardar e as informações irão surgindo com provas concretas, e participadas a quem de direito !
13 de Janeiro de 2010 às 0:37
O Sr. Revez tem muita graça, deve ser mais um dos imcompetentes que arrastaram a região para o estado actual com teorias que desde o dia 9 de Novembro de 1989 que caducaram, TODOS os municipies sabem que foram usados dinheiros e verbas do municipio para campanha própria seja ela Oficial ou não oficial (vai-me dizer que os belos e fantásticos cartazes do “Beja orgulha-se” não eram campanha a favor da CDU?), agora das duas uma, ou o Tribunal de Contas acanha-se ou prova mesmo que houve irregularidades e ai os senhores da Rua Ancha irão ter de engulir um sapinho, e dos grandes!
Isso da Cultura e do Associativismo é muito engraçado, não é por alguém ser médico que dá um bom Presidente de Câmara (estas últimos 4 anos que o digam)!
13 de Janeiro de 2010 às 2:56
por todos os blogs e sites noticiosos que permitem os comentários, vejo muita gente que não percebe ou entende minimamente de GESTÃO de EMPRESAS ou PESSOAL…
passaram-se cerca de 55 dias úteis desde a tomada de posse do novo executivo?
queriam que o novo executivo iniciasse trabalho a 100% com a mesmíssima estrutura orgânica que foi deixada pela CDU?
sei que a vontade de mudança é muita, mas tenham santa paciência, é preciso primeiro reestruturar a casa, instalar novos mecanismos de controlo que sejam do agrado da equipa que entrou. ISTO É NORMALÍSSIMO. chama-se a isto LIMPAR & ARRUMAR A CASA.
daí que se tenha concretizado esta situação, daí que se tenha iniciado a auditoria, daí que a CMB continue em gestão por duodécimos até à data de aprovação do PLANO em ASSEMBLEIA MUNICIPAL!
é que, como munícipe, também sinto essa pretensão pela mudança, por um bom trabalho, mas sei que no inicio é difícil. Há que ter em atenção que é o LIMPAR & ARRUMAR de uma casa com 33 anos de um tipo de funcionamento. Imagino, como gestor, que não será tarefa fácil!
como cidadão e gestor, a única coisa que peço é trabalho, transparência e justiça!
13 de Janeiro de 2010 às 8:40
Não sei como é que a malta mais velha vota nestes sacanas. E ainda por cima gozam com a população a dizer que “beja orgulha-se” cara*** que os F***
13 de Janeiro de 2010 às 13:40
Está já a decorrer um abaixo assinado em Beja e no concelho, para enviar o Xico Santos e o Miguel Ramalho para o Haiti, porque lá as necessidades são muitas por outo tipo de lamentáveis acidentes, e eles poderias ORGULHAR-SE, entendem ???
13 de Janeiro de 2010 às 16:03
Ora cá está…o que se tem vindo a descobrir. Era um “casulo” com quase 40 anos.
13 de Janeiro de 2010 às 16:06
[…] das minhas passagens assíduas pelo “Praça da Republica” deparei-me com isto: Leiam mais aqui 0 Comentarios Ler mais […]
13 de Janeiro de 2010 às 16:48
Oh sr. revez, após ter lido todos os seus comentários, penso que o senhor está “molhado”!
13 de Janeiro de 2010 às 18:52
Francamente Sr. Revez. Tanto quanto podemos ver a fotografia ilustra apenas a noticia de que (supostamente) houve intervenção e utilização de meios públicos para “financiar” aquela campanha – veja o cartaz e as pessoas! Ou não terão sido aqueles os candidatos? Bem como o mandatário? Portanto a fotografia aplica-se “que nem uma luva” pois trata-se daquela campanha e daqueles candidatos! Com isto não significa que todos os que lá estão soubessem que assim se estaria a passar (nem o contrário). Não conheço o Sr. Espinho e nem ele precisará que o defendam mas sinceramente em altura alguma disse ou sequer sugere que foram aquelas pessoas a cometer algum crime ou sequer que foram cumplices (mas o contrário também não se poderá afirmar) pelo que é no minimo irritante e ridicula a forma como o Sr. coloca ou “vê” as coisas. Já quanto ao alegado “contributo”, naquela foto apenas reconheço uma ou duas pessoas que serão merecedoras dessa observação, pese embora (quase) todas elas mereçam o meu respeito.
“Que eu saiba, candidatos, mandatario e apioantes, não tinham rigorosamente nada a ver com o eventual crime a que te referes…” – Todos eles? Tem assim tanta certeza?
13 de Janeiro de 2010 às 21:21
[…] este assunto, leia-se a posição do Secretariado da DORBE do PCP de Beja. Perceberam agora? Eu […]
13 de Janeiro de 2010 às 23:47
Estou completamente estupefacto com este Revez
com que então
´candidatos, mandatario e apioantes, não tinham rigorosamente nada a ver com o eventual crime a que te referes´
– será que os candidatos não são senão uns paus mandados pelo Comité da Rua da Ancha sem saber o que se passa na Campanha, quem paga, o quê, quem? Se é assim, mais uma razão para não votar CDU/PCP/Verdes melancias, ou por outra, nestes paus mandados.
´e podes ter a certeza que se eu fosse um dos visados resolvia o caso a chapada e ao murro´
Porra, afinal ainda existe a brigada Brejnev, a tal que espalhou o terror em Beja até ao 25 de Novembro? Se assim é, este revez
13 de Janeiro de 2010 às 23:49
este Revez está 30 anos atrasado, que acorde, estamos em 2010 e com tres meses de democracia pluralista em Beja. Adapte-se, porra.
14 de Janeiro de 2010 às 9:34
“Não seríamos verdadeiros comunistas se não soubéssemos modificar inteiramente nossa tática de conformidade com o momento. Todos os recuos, todos os zig-zags da nossa tática têm um único fim: a revolução mundial.” (Dimitrof)
No caso do anterior executivo camarário, o fim já sabiamos qual tinha sido e a táctica soubemos agora.
“A melhor propaganda anti-comunista é deixar um comunista falar.”
– Neste caso do “camarada” revez, é só deixar escrever.
P.S : A actual presidente da junta de Albernôa, é funcionária da Câmara, e sempre estranhei como é que durante os três meses ( antes das penúltimas e últimas eleições autárquicas ), deixava de trabalhar no seu posto de trabalho para se dedicar a 100 % à campanha. Estranhei……. agora já não.
Cumpts,
14 de Janeiro de 2010 às 12:51
Sr. Revez, sugiro que REVEZE o seu firmware/ideologia da foicita e do martelito por um firmware mais actual.
Como aqui já se provou com vários comentários individuais, o senhor não tem razão. Ainda mais que, com violência nada se resolve. Como alguém aqui disse, o Brejnev e os seus métodos já eram.
Firmware/Ideologia – analogia.
Firmware=é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.
Ou seja, modo de pensar pré-programado em tempos idos.
19 de Janeiro de 2010 às 22:31
João, há quem não goste de ouvir umas verdades! Enfim, é natural. PERDERAM os compadres que os alimentavam! Por fim a pobre da Catarina Eufemia vai poder descansar em paz. Na Cuba do Castro ainda há muito espaço.
3 de Fevereiro de 2010 às 11:10
Caros Sr(a)s Comunistas que fizeram campanha ou pertenciam às listas candidatas pelo partido comunista.
Quem pagou o vossos cartazes inestéticos e medonhos que colocaram em diversos pontos da cidade? Onde foram feitos? Tem facturas da despesa?
Realmente utilizarem dinheiro de uma Autarquia endividada, para realizarem a campanha do vosso partido a essa autarquia, e a de mais três/quatro deixa no mínimo algo a desejar a nível moral e deontológico. Depois surgem actores e pseudo actores a querer que sacudam a “agua do capote” dos cabeças de cartaz dessas referidas listas, realmente!
Cada vez me pergunto mais, o que lá andaram a fazer 35 anos? a enriquecer à custa do povo que tanto apregoam certamente! sim, porque mais não fizeram.
E no fim, ainda aparece um certo vereador a afirmar que são ataques pessoais. Será que tem vergonha na cara? Será que consegue entrar de cabeça erguida em algum lugar? o partido deu-lhe indicações, do que deveria dizer, ou foi a sua parca inteligência que lho ditou?
Quanto aos actores ou pseudo actores deste teatro, sugiro peguem na trocha e rumem à “Baía dos Porcos”, pois só lá devem ter cabimento, isto se o Sr Fidel os aceitar.