Dez 29 2009

Revista de 2009 (9)

Publicado por as 0:20 em 2009

O ano que agora termina foi dominado por um extenso ciclo eleitoral, em que os portugueses foram por três vezes chamados às urnas.
Deste ciclo destaco a vitória, em Junho (Europeias), do PSD, que não teve a capacidade de alcançar nas legislativas (Setembro) e manter nas autárquicas (Outubro).
A nível local, realço a vitória do PS em Beja e Aljustrel, municípios considerados bastiões comunistas e que, por razões distintas, passaram para as mãos dos socialistas. Em Beja, à derrota de Francisco Santos (PCP) junta-se o desaparecimento autárquico do PSD local, liderado por João Paulo Ramôa, que não elege verador na Câmara Municipal e vê a bancada social-democrata na Assembleia Municipal perder dois eleitos. Ainda no PSD, a derrota de José Raúl dos Santos, em Ourique, sendo esperada, foi considerada humilhante, para quem vinha de deputado à Assembleia da República e havia conquistado a liderança da distrital de Beja do PSD.
Saliente-se, ainda, o facto de o PCP manter a maioria absoluta na Assembleia Municipal de Beja, mercê das inerências dos Presidentes de Junta de Freguesia.
Também em Beja, destaque-se o surgimento de um movimento independente a concorrer às autárquicas. Um movimento que, nascido do nada, em cinzas se transformou, obtendo menos votos (203) que os expressos em branco (214).

Share

Não são permitidos comentários.