Nov 26 2009

Beja – A requalificação do Bairro da Mouraria

Publicado por as 7:45 em A minha cidade

Share

3 Resposta a “Beja – A requalificação do Bairro da Mouraria”

  1. Proposta Séria diz:

    Em tempos idos jamais veriamos a promoção de uma iniciativa municipal neste blog.
    Outros tempos

  2. João Espinho diz:

    @p séria – atrás dos tempos, tempos vêm. Algum problema?

  3. Luís Palminha diz:

    Sou estudante de Arquitectura de Gestão Urbanística e como Bejense, vejo este projecto de forma muito critica.

    Um projecto que se pretende afirmar pela construção de um Silo automóvel com cerca de 20 lugares (como será a gestão deste silo? será privado? e os moradores?), a operação de repavimentação de todas as ruas desta parte da nossa zona histórica através da criação de uma autêntica “manta-de retalhos” e por fim, aquela que me parece ser a vertente mais interessante deste projecto, a requalificação de uma pequena parte da nossa muralha e a sua transformação para possibilitar o percurso pedonal ao público em geral.

    Volto a reiterar que não me parece de todo a melhor das opções gastar milhões para mudar pavimentos, sobretudo, se estes forem a repetição do erro do projecto polis, nomeadamente da nossa praça da república. Estou a falar, muito especificamente da pedra mármore de Trigaches da Praça da República.

    Se se reparar na planta identificada como A-03 (no canto inferior direito de cada planta) pode-se verificar a repetição deste tipo de pavimento no projecto. (identificado como TIPO 3 – Lajetas de Pedra Mármore de Trigaches).

    Ainda falando de pavimentos e até porque na nossa zona histórica vivem imensos idosos, espero que este projecto seja revisto até à data do inicio dos trabalhos, porque estas lajetas de pedra mármore são extremamente perigosas durante inverno e em qualquer estação do ano, sempre que chova ou que se acumule humidade à sua superfície. Pergunto-me se não seria mais óbvio, aproveitar toda a verba que vai ser gasta na repavimentação da mouraria, para dotar todo o centro histórico da cidade de corredores ao centro das ruas (à semelhança das ruas em Serpa e outras cidades), em que este corredor se baseia numa superfície mais estável e confortável (estou a falar de vantagens para carinhos de bebés, idosos, deficientes motores, etc).

    Julgo que ainda muito se vai falar sobre este projecto.

Deixe Uma Resposta