Out 20 2009

in memoriam

Publicado por as 15:24 em Geral

Num momento de profunda tristeza, só me ocorre relembrar o primeiro “Olhar…” que Horácio Flores trouxe aqui à Praça.
Um abraço, caro Dr Flores, e obrigado por me ter ensinado a olhar.

971411harmonia_foto-joao-espinho.jpg
foto: joão espinho

Quando se deu o advento da fotografia, sobretudo a sua acessibilidade ao grande público, ter-se-ão, muito provavelmente, cometido dois enormes erros de prognóstico:
– que a nova técnica iria ter um papel meramente de documentação, sem nunca vir a atingir o nível de expressão artística
– que com o aperfeiçoamento da técnica, designadamente o então futuro domínio da cor, a pintura figurativa tinha os dias contados
E o que se veio a verificar foi que a pintura figurativa se manteria, a par da abstracta, que a fotografia ganharia as suas esporas de ouro para ser considerada como prestigiada arte plástica. E que poderia traduzir uma mensagem, como no caso vertente, ou até ter uma expressão artística parcial ou mesmo predominantemente abstracta.
Não tem, assim, qualquer sentido falar em competição entre a pintura e a fotografia: são duas modalidades diferentes de arte, de captação e expressão da beleza, como a escultura, a música, a literatura.
Horácio Flores

Share

11 Resposta a “in memoriam”

  1. Madalena diz:

    Todas as palavras são poucas para enumerar as qualidades do Dr. Flores.
    E talvez muitas sejam demasiadas para elogiar aquele que mais justiça fazia à palavra Homem.
    Era especial, e sabia-o e quando, por várias vezes, lho disse, revelava um saber estar ímpar.
    O Horácio partiu mas deixou-nos a todos mais ricos e só assim vale a pena viver.
    Justa homenagem João.

  2. José Bengala diz:

    Um abraço sentido de condolências à família, esposa e filhas, Marta e Rita.

    Tinha um grande apreço pelo homem, pelo médico e pelo seu saber estar, a nossa cidade ficou efectivamente mais pobre com a perda deste homem que foi um grande exemplo em muitos aspectos.

    Mas a vida é assim, todos nós somos chamados um dia a prestar contas pela nossa passagem terrena. E este homem vai ficar do lado certo, do lado dos que praticaram o bem neste mundo, onde cada vez há menos respeito pelo próximo.

    Obrigado pela lição Dr. Horácio Flores.

  3. Ricardo Cataluna diz:

    Foi um prazer conhecer o Dr. Flores. Sempre foi de uma grande simpatia e cordialidade. Guardo dele a melhor das impressões. Beja fica mais pobre. Os meus sentimentos à família.

  4. Vasquinho diz:

    Até sempre.

  5. Reinaldo Louro diz:

    Numa das últimas conversas tidas com o amigo ( de dezenas de anos ) o dr. Horácio Flores quando se dirigia de de sua casa frente ao Liceu para a Rádio Pax, onde colaborava à cerca de 16 anos, e tendo como palco o Largo do Carmo, trocámos impressões sobre a ” nossa ” cidade de Beja e o Alentejo, e as eleições autárquicas que aí estavam a chegar à data.

    Recordo já com imensa saudade o que me disse e os comentários que me fez, e a esperança que tinha de BEJA CAPITAL, poder ser um projecto vencedor e a necessidade de Mudança e Investimento, que poderiam gerar empresas e consequentemente muito e qualificado emprego sustentado.

    Falar e essencialmente saber ouvir o dr. Flores, era um prazer e uma honra, face à grandiosidade e humanidade, com que viveu e contagiou todos aqueles que de perto, com ele privavam.

    Já o era no passado e não o deixa de ser agora no futuro próximo agradecer a este açoriano naturalizado ” alentejano “, a obra e a dedicação que ao longo da vida no social e no profissional, fez por Beja e pelo Alentejo.

    Pessoalmente marcou-me mais do qualquer outra pessoa o seu SABER e a forma como o divulgava com uma humildade cativante e ainda na tarde de ontem do seu falecimento ( 15.30 h ) ao dialogar com a esposa e a sua filha Marta, à porta do espaço onde se encontra, esta me dizia o prazer que ele tinha tido no passado domingo apesar de internado ir ter votado e ter assistido, a uma vitória que também foi sua ao longo dos anos, e em que de uma forma ou outra contribuiu para que este dia chegasse a Beja.

    Um até sempre dr. Flores, guardarei de si os ensinamentos sábios e os diálogos tidos entre nós eternamente, e recordo as impressões / criticas construtivas / sugestões, a forma e meios que utilizava e como participava neste mesmo Blog PRAÇA da REPÚBLICA !

  6. Maria santa figo diz:

    OS MEUS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES DO DR FLORES ,FOI UM GRANDE MEDICO QUE TIVEMOS NO HOSPITAL DE BEJA

  7. maria espinho diz:

    Um grande médico. Um grande Homem. Condolências à familia.

  8. Pedro Silva diz:

    Como compatriota açoriano e oriundo da mesma Ilha, não poderia nunca deixar de prestar as minhas mais profundas condolências a toda a sua familia, que descanse em paz.

  9. Alcindo Armas diz:

    Utilizo as mesmas palavras que o meu amigo Pedro. A ilha das Flores também está de luto. Os meus sentimentos à familia e a Beja. Morre o homem, mas fica na memoria de todos a sua obra e historia.

  10. Luis Serpa diz:

    Nunca tive o privilegio de conhecer o dr. Flores, mas como florentino, sou obrigado a deixar aqui também as minha condolencias a familia, é sempre bom saber que alguém da nossa terra se destacou e levou o nome da nossa terra longe.
    Paz a sua alma

  11. Paula Camacho diz:

    O Dr. Horácio Flores foi a primeira pessoa com quem estive quando fui para Beja estudar, foi ele que me ajudou nos primeiros dias passados em Beja. Pois sabe sempre bem ter alguem da nossa terra para nos ajudar. Deixo aqui o meu agradecimento e as minhas condolências à familia. Assim como Beja, a Ilha das Flores também está de luto. Paz à sua alma.

Deixe Uma Resposta