Out 21 2009

Fantasmas

Publicado por as 0:45 em Geral

O PCP está a ter sérias dificuldades em aceitar as derrotas.
Na vila de Cuba os comunistas dizem que houve “eventuais irregularidades” no recenseamento eleitoral ” com a inscrição, já depois das eleições para o Parlamento Europeu, de cidadãos de fora do concelho”.
Ora aí estão os fantasmas que perseguem o PCP. É que ” a Rádio Pax consultou os dados relativos ao concelho de Cuba no que se refere aos 3 processos eleitorais decorrentes este ano de 2009 e constatou que para as eleições europeias estavam inscritos em Cuba 4178 eleitores e para as legislativas e autárquicas houve uma redução do número de inscritos para 4164 nos dois últimos processos eleitorais.”
Que chatice….

(ler notícia)

Share

33 Resposta a “Fantasmas”

  1. Nuno Ramos diz:

    Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!

    http://armazemleonino.blogspot.com

    para apaixonados por cromos,jornais antigos, relatos de futebol, revistas antigas, etc… visite!

  2. Joroca diz:

    Para lhe levantar um pouco um véu sobre essas manobras, gostaria de lhe dizer que após as eleições Europeias recensearam-se 23 pessoas na Vila de Cuba, 1 delas e dou-lhe apenas este pequeno exemplo, porque há mais, tem 19 anos a sua alteração de recenseamento vem de Èvora e deu como nova morada no concelho de Cuba, o Estaleiro Municipal…. Isso mesmo .. o Estaleiro Municipal da Câmara de Cuba…

    AH! convém dizer que em Cuba ninguém a conhece, nem conhece a sua familia. Como disse este é apenas um exemplo PORQUE HÁ MAIS !!

    …. Afinal está tudo legal. O Comunistas é que têm dificuldade em aceitar as derrotas.

    E SR. João Espinho tendo dados destes em sua posse não lhe custaria engolir a derrota? Ou pugnaria por apurar a verdade?

  3. "Observadora atenta" diz:

    Realmente a “malta vermelha” não desarma. Francamente! Mas esses “senhores” pretendem o quê própriamente? Inverter tendências naturais? Travar o decurso da evolução social? Tenham discernimento e acatem a decisão do eleitorado. Este, através do voto, deu a vitória ao PS. O que pretendem os “senhores” fazer? Insultar tudo e todos? Inventar que houve “irregularidades”? Percebam de uma vez por todas que os Homens deste país desejam dos políticos outra atitude face ao poder.
    A política defendida pela CDU já demonstrou não ser a mais profícua e a mais consentânea para o desenvolvimento pretendido para a região. Novo rumo para o Alentejo! É isto que os munícipes desejam… e continuarão a demonstrar através do seu voto.

  4. Pedro F. diz:

    Até parece que essa é uma queixa iniciada pela CDU. Que eu saiba tanto o PS como o PSD já fizeram chegar queixas ao TC sobre alegadas irregularidades e esta é mais uma queixa e qual é o problema, estão com medo de serem apanhados? A CDU ao fazer uma queixa significa que não aceita a derrota? E vocês estão com medo disso? Ainda bem que o poder é pluripartidário porque senão com as vossas ideias não havia Democracia em Portugal.

  5. Joke diz:

    @Observadora atenta, parece que a senhora anda a observar mal, ou pelo menos deturpado.
    Ninguém quer inverter nada. Apenas se quer um processo eleitoral limpo.
    Se eu fosse candidato já tinha feito uma queixa no tribunal, pois as urnas com os votos foram transportadas sem estarem lacradas, como determina a lei. E não foram vigiadas pelas autoridades, ficaram depositadas na câmara, sem se saber bem quem lhe tinha acesso.
    A candidata do PSD Conceição Pires é que despolutou esta denuncia, a CDU apenas confirma as irregularidades.
    A lei não deve ser cumprida; TEM QUE SER CUMPRIDA, e os autarcas têm que começar a ser responsabilizados criminalmente por aquilo que fazem.

  6. João Espinho diz:

    @joroca
    @pedro f
    O mais interessante é ver o PCP, que dizia que o boato era uma arma da reacção, vir a público dizer: “Perante repetidas denúncias efectuadas nos últimos dias por cidadãos, de eventuais irregularidades cometidas durante o processo eleitoral(…)”. Isto é, provas fundadas não há, mas a apetecível agitação foi mais forte que o bom senso.
    Não aprenderam nada com a experiência de Mértola em 2001. Recordam-se?

  7. M R diz:

    Ontem foi a candidata doPSD que levantou a questão, apareceu tanto no Público como na rádio Voz da Planície, e então não estranharam? pelos vistos não foi só a CDU que detectou situações de irregularidade!

    POr isso Espinho, parece-me que está a ser um pouco sectário, pois quando a sua camarada denunciou esta situação não considerou que era um problema de digerir mal a derrota!

    Pelos vistos a denuncia pela mão da sua camarada foi parar ao Ministério público e à judiciária…

  8. João Espinho diz:

    @mr – desconhecia a posição da candidata do PSD. Na posse desse dado, não retiro uma vírgula ao que afirmei relativamente à dificuldade em aceitar derrotas. Seguramente que a candidata do PSD também estará a passar algumas dificuldades em digerir a derrota. Venha de lá o MP com a sua justiça para ficarmos todos mais esclarecidos.

  9. " Hobby and lobby " diz:

    Diz um ditado popular o seguinte :

    ” APANHA-SE MAIS DEPRESSA UM MENTIROSO ( PCP / CDU ) DO QUE UM COXO ” !!!

    O trabalho da Rádio Pax, em Beja, prova os números inequivocamente, só se na tabuada deles 2 + 2 não são 4 !!!

  10. Pedro F. diz:

    Ó Espinho, o Sr tem medo mas não tenha porque falcatruas eleitorais do seu partido só aconteceram no norte do país, pelo que se sabe e até agora. Falcatruas pproduzidas pelo PS aconteceram no norte e no sul, sendo que não passam de simples alegações e meras suspeitas pouco fundadas… mas que existem…

    Não se esqueça que o direito de impugnação é um direito que assiste a cada cidadão ou partido, por isso não se trata de admitir a derrota ou meia derrota, trata-se sim de exercer um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa, por isso não tente distorcer a Democracia.

  11. A M M diz:

    Ao tomar conhecimento da posição da CDU em Cuba lembrei-me de um caso, esse sim provado e comprovado, da Apu (movimento politico anterior à Cdu com PCP, verdes e MDP-CDE) em Ourique que para eleger o Sr. Felgueiras e derrubar , salvo erro o Dr Semedo, andou transferindo algumas dezenas de eleitores da cintura industrial para aquela vila alentejana.
    Não me recordo se teve ou não sucesso…

  12. Alentejanito diz:

    É dificil aceitar a derrota. Ainda por cima, quando a derrota é “imposta” por aqueles que deveriam tentar manter o seu resultado eleitoral. Esses é que foram derrotados. Mas talvez consiga o seu “tachinho” com esses comentários. Vá tentando que os dso PS são bons rapazes. Depois de darem os lugares aos seus amigunihos, pode ser que, mais dia, menos dia, se saia a sorte grande.
    Beijinhos

  13. Chaparreira diz:

    Que bem se respira na cidade de Beja… ainda ninguém reparou?
    Respira-se ar puro… depois de uma lufada de ar fresco e de uma promissora mudança política na cidade.

    Beja Orgulha-se de termos vindo Sempre a Crescer em busca de uma Beja Capital.

  14. A Rita Ribeiro diz:

    O Pc está condenado a um declínio lento mas inexorável entregue que está ao caciquismo dos seus controleiros, vulgares comunistas de contrafacção que à cautela “têm as quotas em dia”.

    SE verificarem todos os maus resultados são sempre explicados por culpas alheias e nunca por erros ou deficiências próprias e de orientação; (dos ditos controleiros) para os quais é mais cómodo tomar os desejos por realidades. Pudera !!

    Desiludam-se portanto os seus detractores. Deixem-nos em paz. Se a parede não se desvia eles baterão lá sempre com a cabeça …. por culpa da parede, portanto.

  15. BS diz:

    sou tão novo e já estou farto de ouvir falar de eleições. Ganhe quem ganhar, deixem que o número de votos mande. Não inventem situações a pensar que com isso ganharão ou perderão umas eleições a posteriori. Também me custou perder muita coisa na vida, e não só de eleições se traduz o que cá andamos a fazer. Nem todos os males da vida podem ser resolvidos com MP ou recontagens. Deixem actuar quem ganhou. Temos os próximos quatros anos para avaliar se a maioria decidiu da melhor ou da pior forma.

  16. Maria santa figo diz:

    pelo que se consta o pulido valente em beja já esta a mostrar trabalho já abriu um centro de saude vai fazer a rural beja boa muita coisinha assim e que é

  17. sugestão diz:

    Os comunistas estão a tornar-se numa espécie em extinção (felizmente para o nosso Alentejo) temos de lhes arranjar uma reserva protegida para evitar a sua extinção total…. pois gostava, no futuro, mostrar aos meus filhos e netos, aquela espécie tão peculiar e rara! Se o bastião de Beja e Aljustrel já foi desocupado… mantendo-se Serpa e mais alguns (poucos) concelhos, sugiro Serpa para Reserva Protegida!

  18. "Observadora atenta" diz:

    “Senhores” adeptos do “vermelho”, por mais que disfarcem e alegem “direitos liberdades e garantias” da CRP, toda a vossa postura é de uma inegável “raiva” contra aqueles que, não sendo sectários como vocês e nem tendo os vossos princípios e objectivos (sobejamente conhecidos de todos e já dados como obsoletos), ganharam democraticamente as eleições por esse país fora. Se os “senhores” são tão “capazes” como querem fazer crer porque não contribuem para o bem comum e apenas se preocupam em manter viva a “máquina partidária”? Porque impedem, onde quer que ainda proliferam, o desenvolvimento económico, por exemplo? Por obscurantismo, ou simplesmente receiam que vos retirem o “tapete”?
    ASSUMAM a LIVRE ESCOLHA DO ELEITORADO. Os “senhores” são realmente uma praga. UFF!!”!!

  19. El Juanito diz:

    E que praga!!!

    Nem com dumdum
    Se cala um.

    🙂

    Não lhes deêm mais troco, não vale a pena.

    “Os cães ladram e a caravana passa”

    Sábio provérbio popular.
    Sem qualquer ofensa de semântica.

  20. Maria santa figo diz:

    os xuxas por todo o lado sao sempre os mesmos nao gostom de ouvir,vela se dai a4 anos nao volta os comunistas para a camara de beja

  21. Rato dos Pomares diz:

    Lá está!!!! Um exemplo paradigmático de uma bernarda que verbaliza em tom de bloff. É certo que é um bloff ameaçador, quase uma maldição rezada com apuro obscuro . . . Mas não deixa de ser um bloff. Acho que vou passar a entrar no Praça de viseira posta e com uns dentinhos de alho espalhados por cima do teclado.

  22. eu diz:

    O ministério do ambiente, e os seus técnicos deveriam fazer uma limpeza ambiental por este Alentejo…

  23. José Chicharo diz:

    “A morte quando vêm, trás sempre uma desculpa”

    Para aqueles que gostam de lêr, leiam um pouco da história Politica do sec. XX e ai encontrarão muito sobre a origem dos modelos politicos em vigor e existentes no sEC.XXI; ai encontrarão também muita informação, fotos, videos descrições e relatos,acerca das crueldades praticadas pelos “ismo,s” o meu avô costumava dizer: olha filho tudo o que acaba em ismo não presta.

    Se calhar tinha razão……..

    Quanto ao ar que se respira…., bom sem duvida que agora as brisas trazem um ar mais saudável e colorido, mais alegre e menos ofegante, mais perfumado e menos azedo, mais progressista e menos arcaico, movido pelo devir em oposição á inercia.

    Que a Grande Pax Julia possa renascer para bem de todos.

  24. cp diz:

    Mas qual é o problema de alguns eleitores do PSD terem votado no PS? Então o PCP não é apoiado pelos Verdes? E não recebeu o voto deles????

    Os adeptos do PCP têm dificuldade em aceitar que as mesmas pessoas votem em partidos diferentes, como parece ter sido em Beja. Muitos que votaram PSD nas legislativas, duas semanas depois votaram PS nas Autárquicas. Isto tem um nome… DEEEMOOOOCRAAAACIIIAAAA!! E também… ELEIÇÕES LIVRES!!!

    Na URSS só se podia votar sempre no mesmo!!!!

  25. Pedro F. diz:

    Tantos democratas, isto é extraordinário, nunca pensei em ver tanta ignorância junta… Aceitem que na cultura partidária portuguesa existem mais de dez forças políticas e não apenas duas e respeitem todas bem como os seus eleitores porque ao chamarem de estúpidos os srs da CDU estão acima de tudo a chamar estúpidos aos seus eleitores. Ou vocês acham-se mais espertos? Pelo menos esperteza é coisa associada aos alentejanos, secalhar é por isso. Aprendam a fazer política.

  26. joroca diz:

    Alguém escreveu com o meu “user” mas não me importo, porque esse é apenas um caso! E caso não saibam a malta sabe fazer contas!! Sabe que talvez entre os que tenham morrido e os que se tenham recenseado haja mesmo assim um decréscimo de votantes. O que é certo é que relativamente às últimas autárquicas votaram mais 195 pessoas e não me parece que estas tenham movimentado mais gente que as outras! Além disso… Senhor Espinho e o seu blogue que suporta a reacção, não é o boato que é reacção mas todos aqueles e aquelas que aqui comentam e sofrem de anti-comunismo primário, agora aqui têm aquilo que o sr. Espinho defendia, uma aliança com o PS para que o voto na cidade possa começar a rodar para o PSD! Irá perceber que não é isso que vai acontecer mas sim a figa do seu eleitorado para o PS. E esperemos que o senhor P. Valente, que tem um CV assente em órgãos públicos por eleição ou nomeação, não tente aplicar em Beja o conceito de Democracia que aplicou em Mértola, conceito esse muito igual ao do sr. Orelha! Viva às novas Ditaduras!! Agora já percebo o seu sentido de oportunidade, sr. Espinho, na foto que conseguiu tirar na noite das eleições!! Aposto que até votou no PS…

  27. joroca diz:

    http://www.autarquicas2009.mj.pt/autarquicas2009/#none

    ja agora por curiosidade e não é assim tão dificil!

  28. joroca diz:

    http://www.autarquicas2009.mj.pt/autarquicas2009/#none

    corrijo o endereço acima e peço que comparem os valores de 2005 com os de 2009. Não custa nada!

  29. joroca diz:

    http://jornal.publico.clix.pt/noticia/25-10-2009/psd-e-pcp-voltam-a-contestar-acto-eleitoral-em-cuba-e-apelam-ao-ministerio-publico-18086592.htm

    PSD e PCP voltam a contestar acto eleitoral em Cuba e apelam ao Ministério Público
    Por Carlos Dias

    Suspeitas sobre eventuais irregularidades cometidas nas eleições autárquicas continuam a agitar o concelho alentejano

    *
    Partilhar
    * Imprimir
    * Comentar
    * Enviar

    * Diminuir
    * Aumentar

    As eleições decorreram a 11 de Outubro, o apuramento geral, presidido pela juíza da comarca, confirmou a vitória do PS no concelho de Cuba e o Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o protesto apresentado pelos sociais-democratas. Mesmo assim, os resultados continuam a ser contestados pelo PSD e pelo PCP.

    O PSD voltou a solicitar ao TC a impugnação do acto eleitoral e pediu a intervenção do Ministério Público (MP), alegando novas anomalias de que vai tendo conhecimento em cada dia que passa. Os comunistas, que tiveram menos 63 votos do que os socialistas e que alegam que isso se deveu “muito provavelmente” ao voto de “um número indeterminado de não residentes no concelho” também vão pedir a intervenção do MP.

    Maria da Conceição Gomes Pires, candidata do PSD, sustenta as suas suspeitas na contradição entre o decréscimo populacional no concelho e o aumento do número de eleitores que se verificou entre 2005 e 2009. A candidata afirma que “existem pessoas que não são do concelho”, que deram como local de residência a casa de outras pessoas sem que estas os conheçam, e que “também houve situações de pessoas vivas, dadas como mortas e que não lhes foi permitido votar nas suas freguesias porque não constavam nos cadernos eleitorais”. O PÚBLICO teve acesso a um documento onde uma moradora na freguesia de Faro do Alentejo solicita às autoridades a averiguação do recenseamento eleitoral de um indivíduo, que “utilizou” a sua morada para se recensear.

    João Português, cabeça de lista pela CDU, adianta que a elevada afluência de votantes depois das 17 horas, lhe causou “estranheza”. Com efeito “houve mais de 500 votantes que nas legislativas e mais 200 que nas autárquicas de 2005”. O candidato revela ainda ter confirmada a residência de um eleitor que “está recenseado em Évora”, mas que “aparece nos cadernos eleitorais de Cuba” e apresenta como residência “os estaleiros municipais”. Pelas suas contas, houve “120 votantes não residentes e mais 40 da etnia cigana” e “19 foram recenseados após as eleições europeias”.

    O representante do PS na Assembleia de Apuramento Geral alega que “em momento algum foi apresentada por quem quer que seja” qualquer referência à irregularidades agora alegadas.

  30. João Espinho diz:

    @joroca das 18h54 de 24/10 – Na noite das eleições não peguei na máquina fotográfica nem tirei fotografias. Mas tenho pena.

  31. Celso Pereira - Albernoa diz:

    Como é possível as pessoas não se “tocarem” ? Mas que consciência é a desta gente ? Triste,muito triste mesmo era votar no partido comunista e deixar a cidade caminhar para o abismo.Ou será que são tão fanáticos que não percebem que era isso mesmo que iria acontecer.Mais,eu votava em qualquer partido,em qualquer lista, MENOS naquela que a cdu propôs para Beja.Isto será dificil de compreender ?

    Cumprimentos,

  32. Pedro F. diz:

    Sr Celso, então a sua forma de tentar mudar algo é apenas a de falar mal da CDU? Porque raio é que nunca propos algo positivo enquanto a CDU lá esteve? Tinha medo? Parece habitual…

    Se votasse em beja, votaria em todas as listas menos na lista onde estivesse o JPV! Ele é apenas político por dinheiro… Vocês sabem quanto ganha o presidente de câmara de beja? Deveriam saber…

  33. Pedro F. diz:

    Já agora Sr Celso porque raio é que o sr insiste em praticar TT com aquele seu Samurai? É que você não tem jeito nenhum para a coisa…

Deixe Uma Resposta