Penso que os Bejenses vão agora finalmente ter a oportunidade de gozar a tão apregoada liberdade, que sucessivamente tem vindo a ser adiada na nossa tão amada cidade. é tempo de unir esforços e conseguir atingir o desejado patamar de desenvolvimento a que tem sido vedada. temos o problema da da passagem de testemunho, das forças de bloqueio etc.
É uma realidade.
Aquilo que tanto se apreguou dos colaboracionistas de o Regime (Salazar) tiveram nestes últimos anos uma actuação pelo menos idêntica sem se aperceberem. Estavam nos serviços (Câmara) com medo de exprimir opiniões que fossem contrárias ao regime (do PC).
Penso que muitos estarão neste momento a exprimentar o qeu os pais ou eles próprios exprimentaram nos primeiros tempos do 25 de Abril. Vê-se em Beja um sem número de associações que não são mais do que células do Partido comunista para manter e controlar todas as mentes mais fracas ou sem alternativa, subjugando-as a uma forma de pressão inaceitável. veja-se o extenso Património da autarquia que se encontra à mercê do PC e as suas associações, imprensa etc.
É meu desejo é que se reflita sobre a utilidade e continuidade destes apoios.
Não vamos já falar de tachos do PS, mas o que é facto é que com o PC não eram só tachos era o trem de cozinha completo com faqueiro, baichela e tudo o que pensavam ter direito.
Se calhar uma auditoria externa às contas da autarquia seria no meu entender a primeira medida do executivo, nem que fosse publicado apenas oportunamente. Não sei porquê só me faz lembrar o periodo após a queda do muro de berlim as movimentações da STASI, ou as quedas dos regimes autoritários de leste….
Beja conta com todos para que o investimento e o desenvolvimento seja uma realidade. vai com certeza absoluta ter de se priorizar investimentos e anular todos os pesos mortos (em termos económicos) para que se canalize essas verbas para investimento reprodutivo e em prol de todos e não apenas só de alguns…
Teria muito mais para dizer como cada um dos meus patrícios, mas quero deixar aqui o desafio a que todos contem a sua história, o seu sentir.
Só pode vir ( a alegria, a esperança, a modernidade, o investimento, o futuro melhor para os nossos jovens)
Depois desta enorme mensagem que todos os bejenses fizeram passar, penso que é tempo de finalmente avançar para a modernidade, para um futuro mais jovem e fresco. Que todos possam contribuir para um melhor futuro da nossa cidade.
Parabéns a todos os que amam esta cidade.
Segundo Pulido Vaente o 25 de Abril de 1974 chegou a Beja dia 11 de Outubro de 2009.
O que significa que o Alentejo tem um pequeno atraso de cerca de 35 anos…
Menos mal. Quando acabar o mundo ainda por cá andaremos mais 35 anos também.
Falta saber quando começa ele a limpar os cargos da cidade. Não demore que há muito boy à espreita.
AGORA SIM e obrigado a todos independentemente da ideologia que perfilam respeito, pela CONFIANÇA atribuida a Jorge Pulido Valente e sua restante equipa.
Desde o 25 de Abril de 1974 até 11 de Outubro de 2009, pasaram 35 anos, 5 meses e 16 dias de sempre de mais do mesmo e sempre com as mesmas ideias e ideais.
Previsivelmente entre 12 de Outubro de 2009 e o dia previsto de tomada de posse antes do final do mês ( última semana corrente mês ) factor tempo é ou pode ser determinante para ” certas ” atitudes de limpeza de gavetas e eventualmente de ficheiros, na tentativa de não deixarem rasto …
Sou um jovem de Beja e que mora em Beja. Tenho uma imensa tristeza deste acto eleitoral autarquico. Em primeiro lugar não concordei com a forma como o anterior Presidente Francisco Santos começou a campanha. Acho que foi arrogante e que não dignificou os valores de esquerda. Acho também que Pulido Valente conseguiu “esmiuçar” tudo ao pormenor.
Sinto-me totalmente defraudado por uma população que se tornou anti-comunista e anti-democratica. Fui militante do PCP e nãome identifico mais com os seus métodos, mas também não me identifico com a forma subreptícia de fazer politica de fazer politica como aconteceu entre o PS e o PSD. Deixei de acreditar na cidade e nas pessoas. Agora vão dançar as cadeiras para o PS, e o PSD vai ter o seu pagamento de votos com terrenos lá para os lados do estádio Flávio dos Santos. Espero que os leitores do PSD acordem e vejam o oportunismo de certos personagens. Enquanto bejense sinto-me enxovalhado e indignado. É triste perceber os interesses a que estamos sujeitos. Nada me move contra as pessoas mas não perfilo o método pelo qual atingiram o poder.
Se é verdade que alguns merecem ser “saneados”, existem muitos e bons funcionários na Câmara de Beja, que inclusivamente são do PCP e de muitos outros partidos.
Não acredito que Pulido Valente consiga também parar o máquina do PS. E só terá a perder com isso.
Ele já está a tentar meter medo aos funcionários camarários quando diz que a Câmara está armadilhada. Mas está como estão todas as do PS ou do PSD, com muitos anos consecutivos de mandatos.
Temo que este PS na Câmara de Beja seja um flop e que ao fim de 4 anos tudo esteja na mesma ou pior.
Uma mensagem a Pulido Valente: Separe o trigo do joio mas pense sempre que lida com pessoas, seja qual for a sua orientação partidária. Nunca se esqueça que a vida dá muitas voltas…
“Uma mensagem a Pulido Valente: Separe o trigo do joio mas pense sempre que lida com pessoas, seja qual for a sua orientação partidária. Nunca se esqueça que a vida dá muitas voltas…”
Podem-me chamar de ingénuo,inocente,o que quiserem,mas na minha opinião só existem duas maneiras de fazer as coisas,a maneira correcta e a maneira errada.
Eu acredito piamente que o JPV vai respeitar todos os funcionários da CMB e claro reconhecer aqueles que são uma mais-valia para o projecto BEJA CAPITAL.Eu acho que esta é a maneira correcta de agir.
Exº Sr, todos deverão contar para Beja e não só para Beja Capital. Esse é o problema. O JPV, que não reconheço neste tipo de posições, está a amedrontar os funcionários da CMBeja e isso é de mau tom. Ora dá uma no cravo, ora na ferradura.
Pessoalmente e de uma maneira geral, gosto da sua maneira de estar e não consigo entender estas atitudes anti-democráticas e anti-comunistas de JPV. Não se deve cuspir no prato onde já se comeu e sinto uma enorme indignação por todas estas posturas quando o que se recomendava era um sentido elevado de diálogo e uma forma de estar com responsabilidade. O JPV tem de ser o Presidente de todos, inclusivamente dos comunistas. E digo-lhe mais se isso acontecer mais facilmente contribuirá para esbater o PCP em Beja. Caso contrário dar-lhe-á mais força.
E nem tudo é simples na vida, como diz o Celso. Antes fosse. Nao existe só o preto ou o branco. Existem muitos outros tons, muitas sensibilidades diferentes.
Quanto à sua terra (Albernoa) já pensou pq é que o PS não ganha? Eu digo-lhe porque conheço muito bem a vossa realidade: falta de postura. Precisam de ganhar as pessoas sem arrogâncias. Gostei muito do vosso cabeça de lista pelo PS, que conheço pessoalmente, mas as atitudes de outros fizeram com que não ganhassem a junta.
Não gosto do trabalho nem da vossa presidente de Junta e acho que Albernoa tb podia ser mais, mas o problema são as alternativas. E vocês não as têm. Não é só o cabeça de lista que ganha as eleições. É todo o elenco.
Cumps
Caro “Celso Pereira – Albernoa” os meus solidários cumprimentos, vivemos com o mesmo mal, a minha terra é a Salvada. O epicentro da “coisa”…
Aproveitando para comentar a intervenção do sr. “Giovanni Galli”, não percebi quando acusa JPV de amedrontar os funcionários da CMB e de ter atitudes anti-democráticas e anti-comunistas.
Aproveitava também para desafiá-lo a justificar os mais de 30 anos de regime comunista na Salvada, 30 anos marcados por inúmeras situações obscuras, enfim, relato-lhe um comentário de uma cidadã de meia idade, que não pertenceu sequer á lista de apoiantes, para ter noção do que me refiro, então a sra no porta-a-porta da campanha do PS, diz isto:”Se é para roubar, que sejam antes os nossos (CDU)!!” Uma pessoa que até era vista com alguma credibilidade…(claro até ao momento)!!
Ora como é que se consegue lutar contra isto? Oh homem não me fale em falta de postura que nem com a cabeça aberta se mudam estas mentalidades.
Giovanni Galli vai pregar sermões para a tua terra, amedontrar, amedontraram estes comunas durante 35 anos todos aqueles que não partilham as suas ideias, perseguiram, roubaram e inclusive assassinaram.
Tenham calma, vão existir as tão esperadas mudanças, já chega de ofensas, tenham juízo, não cataloguem as pessoas se eles estavam a governar o Munícipio era porque o povo queria, por isso culpem o povo. Vamos a ver se o PS não vai fazer o mesmo que critica que os comunas tenham feito. Os ditos comunas são pessoas e como tal existem bons e maus, e amigo Celso, vc não é comuna mas não me parece que seja nem boa pessoa e pelo que me consta nem bom profissional, anda de galho em galho e nínguém o quer. parece-e ser uma pessoa muito mal formada e mal educada e na sua terra ninguém o grama. Além disso, se os do PS fossem todos bons porque é que o vosso amigo matou o outro????? se calhar era comuna???? Vivam em Paz e deixem o Sr Pulido trabalhar condignamente e honrar a política em Portugal sem vinganças, são pessoas precisam de trabalhar e desde que o facam e sejam bons profissionais o que interessa a cor política????
Uma breve análise às eleições autárquicas 2009 em Albernoa. A CDU ganhou em Albernoa mas não foi por mérito, não foi pelo trabalho realizado nestes últimos 4 anos, foi porque eles têm uma maneira até fácil de fazer com que ganhem sempre, de uma forma desavergonhada, ilegal mas fácil, já que o povo é manipulável. A forma de ganharem é esta: eles precisam de ter entre 290 a 310 votos e assim ganham por exclusão de partes ( o máximo que o PS já teve em Albernoa foi 280 votos em 2001).
Exemplos: em 1997 tiveram 307 votos, em 2001 tiveram 301 votos, em 2005 tiveram 298 votos e agora em 2009 tiveram 302 votos !! Ninguém me convence que não é estranho, até porque eu já estava à espera dos votos deles se situarem neste intervalo dos 290 até aos 310. Devem ter pensado que ninguém reparava. Quando digo que a CDU não ganhou por mérito em Albernoa não quero dizer que não tivesse ganho com mérito noutros lados, por exemplo, não me estranhou o facto da CDU ter ganho na Cabeça Gorda, porque nos últimos anos cumpriu 90 % daquilo que prometeu há 4 anos, na Trindade também acho que a CDU apresentou trabalh; agora, em Albernoa, o executivo da Junta não cumpriu 30 % daquilo que prometeu há quatro anos, e isso é dificil de compreender ( para alguns ) porque é que as pessoas ainda acreditam nesta gente. A explicação para compreender isto é fácil, é que as pessoas não acreditam nem deixam de acreditar, são manipuladas até mais não e “vendem-se” por uma telha, por uma saca de cimento…por uma promessa mesquinha pensando talvez que isso lhes vai modificar o seu futuro (até famílias que sempre votaram PS).
Como é possível que o candidato pelo PS tenha perdido as eleições por 74 votos (a maior diferença desde há quatro eleições para cá) se ele foi o melhor candidato que o PS apresentou em Albernoa desde que há eleições autárquicas ? Sobre a lista, posso-vos garantir que era irrepreensível e incomparavelmente melhor que a lista da CDU, e digo isto porque os conheço a todos e sei onde estava a vontade e a ambição de fazer as coisas.
Sobre o programa, acrescento que era muito honesto sem grandes projectos megalómenos porque apenas se propuseram às coisas que eram realmente possíveis de fazer sem enganar quem votou neles. Podem dar as justificações que quiserem, mas de certeza que nenhuma me convence.
Existe muita falta de coerência e de honestidade nas pessoas.Se a CDU tivesse feito um grande trabalho em Albernoa, acreditem que até eu votava neles, assim é incompreensível e de uma falta de visão a toda a prova.E sobre falta de postura apenas quero acrescentar que elementos afectos à CDU passaram na tarde de domingo pela mesa de voto e só não chamaram “pai” a elementos da lista do PS. Até houve zaragatas com um elemento afecto à CDU a desferir um murro num adolescente que teve que ir para o hospital.
Portanto, caríssimo galli, não me venha dar lições de como é a minha aldeia, porque eu moro cá há 36 anos e estou desperto para estas questões desde os 18.
🙂
Ele disse que vinha!
O grande José Cid disse na ovibeja que voltava de novo a Beja em outubro.
Então, acho que sim, acho que vem.
Cumps!
@:
“Desde o 25 de Abril de 1974 até 11 de Outubro de 2009, pasaram 35 anos, 5 meses e 16 dias de sempre de mais do mesmo e sempre com as mesmas ideias e IDEAIS”
Quais ideais?! Talvez a esmagadora maioria dos comunas da região não faça sequer ideia do que foi o comunismo.
Refiro-me concretamente as enormes bolsas de votos da CDU na região, que são a terceira idade. No tempo destas respeitaveis pessoas era raro alguém estudar, o que aprenderam sobre comunismo foi o que lhes iam dizendo no tempo do prec nas reuniões oraganizadas pelo PCP. Ou seja, lavagens cerebrais.
Por isso interrogo-me, ideais, quais ideais?! Bahh!
Aceitem os ventos da mudança, abram as portas ao progresso que vos bate à porta!
Cumprimentos para todos e VIVA Beja. VIVA Beja Capital.
@José Chicharo
Como se vê pelas suas palavras, V.Exª é desleal e deve ter muito pouca educação. As atitudes ficam para quem as pratica. Apenas estava a colocar a minha opinião que deve ser respeitada, tal como eu respeito a sua. Agora não lhe admito essas palavras a si, pk em perimeiro lugar não me conhece, e em segundo lugar a sua falta de educação é de tal ordem que não tem explicação. Não seja sectário. Devo acrescentar que sou bejense de gema e toda a minha vida vivi aqui. Por isso tenho tanta legitimidade de ter as minhas opiniões como você as suas. Ao contrário de si, eu respeito a sua opinião. Mas não concordo com ela.
@Celso
Quanto a si, apenas tenho de referir que tb existiram provocações da parte de elementos do PS aquando da caravana da CDU e um elemento próximo de si, proferiu algumas palavras pouco abonatórias (para ser simpático) a pessoas da CDU.
Não concordo com nada de extremismos praticados por elementos da CDU ou PS e entendo que não contribuem para uma vida democrática leal. O problema é que a parte politica se tornou tb em parte pessoal e esses são erros fáceis, que não se devem cometer.
Volto a dizer-lhe que gostei imenso do candidato do PS e não aprecio nada a candidata da CDU mas o melhor é ficarmos por aqui, pois as minhas ideias estão claras.
Cumps
@José Chicharo
Só uma última coisa que me esqueci. Se diz que “Na Cuba alguns elementos comunistas ameaçaram com catanas, repito de catanas em punho elementos que festejavam a vitoria do PS, é assim que eles são”, esquece-se o que aconteceu em Ermelo no norte com o candidato do PS a assassinar elementos do PSD?
Pois…
Talvez V.Exª se identifique com esse tipo de actos. Eu digo-lhe que os repúdio a todos.
” Talvez a esmagadora maioria dos comunas da região não faça sequer ideia do que foi o comunismo.”
Talvez ???!!! – 99 % dos comunistas da minha aldeia nunca ouviram na vida deles falar em Karl Marx.E nesta percentagem não estou só a incluir o pessoal da terceira idade,também inclui o actual executivo da junta que é cdu.Penso que é elucidativo.
A CDU teve a “sorte” imposta pelo resto do país de aqui encontrar um povo muito respeitável quanto oprimido pelas alcateias das grandes herdades. Digo imposta pelo resto do país porque do tejo para cima não tinham qualquer hipótese de “assentar” arraial e prégar as “preciosas” ideias do comunismo.
Ainda me lembro, por alturas PREC, o meu pai falar que o falecido Álvaro Cunhal estava a tramar o país com as suas ideias. Resta dizer que viviamos na estremadura e que o meu pai era apenas um simples carteiro dos CTT. Portanto, apenas um elemento do Zé Povinho e também apenas só com a 4ªclasse. Com isto quero dizer, que apesar de não ser uma pessoa letrada tinha a percepção de que o comunismo não era bom, tinha esta percepção porque era o que se falava em toda a região acima do tejo, logo, por ali a foice e o martelo não tinha qualquer hipótese de se implantar.
Assim, aqui no alentejo o PCP foi rei em terra de cegos.
Felizmente as novas gerações estudam e estão bastante elucidadas do que é o comunismo e a sua obra. Daí se ter conseguido esta vitória do JPV, tendo também grande mérito o “movimento” do voto útil.
Vi, nesta campanha a CDU, na região oferecer vinho, a oferecer a construção de estadio novo, a oferecer bilhetes para touradas, a dar empregos quase às centenas só para angariar votos.
Meus senhores, sejam justos e apontem lá as grandes obras que se fizeram em Beja, pelo menos em 23 anos que é o tempo em que vivo cá.
Tirando os hipermercados e McDonald (que são investimentos privados) pouco por cá se fez. Existem agora umas grandes obras recentes que é o alqueva e o ainda por acabar aeroporto, vamos vêr e esperamos que sim, que venham a dar frutos. Mas só isto não chega, é necessária industria para trazer movimento para região.
Cumprimentos.
É lamentavel que pessoas que se dizem “capazes” não tenham o grau de discernimento que se deseja!
Desculpem-me os mais “castos” mas face à conjuntura política actual, os ânimos estão ao rubro e a vontade de “picar no bicho” é mais que muita.
Quando é que param para repensar a vossa atitude de menosprezo para com as pessoas competentes e honestas (no caso, os recém-eleitos do PS)? Aquilo que se pretende aqui é trocar opiniões, ainda que divergentes, mas de modo civilizado e sem pôr em causa o bom nome e reputação alheios. Para que conste, a liberdade de expressão ainda é um Direito Fundamental consignado na CRP. Logo, e porque vivemos num país democrático, é perfeitamente lógico que assim se proceda. Sem querer valorizar esta questão, mas sim a que motivou esta abordagem, escrevo este “desabafo partilhado”: é lamentável que se utilize este espaço para difamar pessoas. Pessoas que já deram provas suficientes do seu profissionalismo e das suas capacidades, em prol do bem comum, no caso, em proveito da região. Mais lamentável ainda quando alguns factos levados à “praça pública” são inverdades sem qualquer fundamento e sem qualquer interesse para a comunidade, apenas visando a ofensa pessoal.
Seria de todo útil e interessante que, em vez de apontarem o “dedo crítico” apresentassem sugestões criativas e inovadoras, capazes de serem tidas em atenção por quem de direito. Só assim estaremos perante uma comunidade com sentido crítico, assertiva e com legitimidade para opinar sobre os assuntos que lhe dizem respeito. Ou melhor: seria de todo interessante que os “senhores” aprendessem com aqueles que tendo uma visão estratégica para a região contribuem, utilizando os recursos postos à sua disposição, para o desenvolvimento do Alentejo.
Será que os “senhores” não assumem de vez a DERROTA? Pergunto-me.
“…amigo Celso, vc não é comuna mas não me parece que seja nem boa pessoa e pelo que me consta nem bom profissional, anda de galho em galho e nínguém o quer. parece-e ser uma pessoa muito mal formada e mal educada e na sua terra ninguém o grama.”
Caríssimo “eu”,você não é meu amigo de certeza e assim sendo não sabe sou boa ou má pessoa,se sou bom ou mau profissional,se sou bem ou mal formado ou se sou bem ou mal educado.
Agora o que se passa é que eu nem devia responder porque não sou pessoa de me justificar principalmente a quem não conheço,e ainda mais sem me sentir beliscado em nada,mas enfim….
Defina andar de galho em galho? Está-se a referir a macacos ? Ninguém me quer ? Para ? É em termos profissionais que ando de galho em galho ?
Até pode ser,mas só se você entender andar de galho em galho ter 36 anos e trabalhar há 8 anos e quatro meses numa instituição privada.
Sobre a parte de ninguém me gramar,vou por outro lado,é que nem todos tem o privilégio de ser meus amigos.Percebeu ou quer que faça desenho ?
Já agora,mesmo não o conhecendo vou-lhe mostrar que me preocupo consigo e por isso aconselho-o a ter umas consultas….no Dr. Areal….ou no Dr.Paradela . Tenho dito e assunto encerrado.
Agora é que vai ser!!! a verdadeira liberdade………
conseguimos derrotar os comunistas, iremos correr com eles, um a um da Câmara, para colocar todos os nossos companheiros de luta. Eu cá por mim fiz o que podia, uma campanha à minha maneira para ajudar o Jorge.
E como o prometido vai ser cumprido, já tenho garantias do meu amigo Reinaldo Louro para fazer parte da equipa… e dar umas boas vassouradas naquela gente vermelha e pôr tudo dali pra fora. Viva a cidade de Beja.
como é qu é possivel ainda haver pessoas a devender o comunismo prepotente e arrogante de beja???nao sabem mesmo o ke é o comunismo….rua txxtóoo comunas…
13 de Outubro de 2009 às 13:11
o quê? a chuva? ou será a democracia em Beja?
13 de Outubro de 2009 às 13:38
Eu acho que sim…não sei o quê, nem onde….mas aposto pela positiva 🙂
13 de Outubro de 2009 às 14:41
Claro que não, acho que anda desaparecido……a carpir as mágoas.
Cumprimentos,
Celso
13 de Outubro de 2009 às 17:05
Penso que os Bejenses vão agora finalmente ter a oportunidade de gozar a tão apregoada liberdade, que sucessivamente tem vindo a ser adiada na nossa tão amada cidade. é tempo de unir esforços e conseguir atingir o desejado patamar de desenvolvimento a que tem sido vedada. temos o problema da da passagem de testemunho, das forças de bloqueio etc.
É uma realidade.
Aquilo que tanto se apreguou dos colaboracionistas de o Regime (Salazar) tiveram nestes últimos anos uma actuação pelo menos idêntica sem se aperceberem. Estavam nos serviços (Câmara) com medo de exprimir opiniões que fossem contrárias ao regime (do PC).
Penso que muitos estarão neste momento a exprimentar o qeu os pais ou eles próprios exprimentaram nos primeiros tempos do 25 de Abril. Vê-se em Beja um sem número de associações que não são mais do que células do Partido comunista para manter e controlar todas as mentes mais fracas ou sem alternativa, subjugando-as a uma forma de pressão inaceitável. veja-se o extenso Património da autarquia que se encontra à mercê do PC e as suas associações, imprensa etc.
É meu desejo é que se reflita sobre a utilidade e continuidade destes apoios.
Não vamos já falar de tachos do PS, mas o que é facto é que com o PC não eram só tachos era o trem de cozinha completo com faqueiro, baichela e tudo o que pensavam ter direito.
Se calhar uma auditoria externa às contas da autarquia seria no meu entender a primeira medida do executivo, nem que fosse publicado apenas oportunamente. Não sei porquê só me faz lembrar o periodo após a queda do muro de berlim as movimentações da STASI, ou as quedas dos regimes autoritários de leste….
Beja conta com todos para que o investimento e o desenvolvimento seja uma realidade. vai com certeza absoluta ter de se priorizar investimentos e anular todos os pesos mortos (em termos económicos) para que se canalize essas verbas para investimento reprodutivo e em prol de todos e não apenas só de alguns…
Teria muito mais para dizer como cada um dos meus patrícios, mas quero deixar aqui o desafio a que todos contem a sua história, o seu sentir.
Desafio lançado
13 de Outubro de 2009 às 17:22
Se a ignarância pagasse impostos, dizia que, o carnaval tinha começado mais cedo.
Então voces não veem televisão, a temperatura vai subir e muito.
13 de Outubro de 2009 às 17:29
Só pode vir ( a alegria, a esperança, a modernidade, o investimento, o futuro melhor para os nossos jovens)
Depois desta enorme mensagem que todos os bejenses fizeram passar, penso que é tempo de finalmente avançar para a modernidade, para um futuro mais jovem e fresco. Que todos possam contribuir para um melhor futuro da nossa cidade.
Parabéns a todos os que amam esta cidade.
13 de Outubro de 2009 às 20:37
Segundo Pulido Vaente o 25 de Abril de 1974 chegou a Beja dia 11 de Outubro de 2009.
O que significa que o Alentejo tem um pequeno atraso de cerca de 35 anos…
Menos mal. Quando acabar o mundo ainda por cá andaremos mais 35 anos também.
Falta saber quando começa ele a limpar os cargos da cidade. Não demore que há muito boy à espreita.
13 de Outubro de 2009 às 21:56
AGORA SIM e obrigado a todos independentemente da ideologia que perfilam respeito, pela CONFIANÇA atribuida a Jorge Pulido Valente e sua restante equipa.
Desde o 25 de Abril de 1974 até 11 de Outubro de 2009, pasaram 35 anos, 5 meses e 16 dias de sempre de mais do mesmo e sempre com as mesmas ideias e ideais.
Previsivelmente entre 12 de Outubro de 2009 e o dia previsto de tomada de posse antes do final do mês ( última semana corrente mês ) factor tempo é ou pode ser determinante para ” certas ” atitudes de limpeza de gavetas e eventualmente de ficheiros, na tentativa de não deixarem rasto …
13 de Outubro de 2009 às 22:03
Sou um jovem de Beja e que mora em Beja. Tenho uma imensa tristeza deste acto eleitoral autarquico. Em primeiro lugar não concordei com a forma como o anterior Presidente Francisco Santos começou a campanha. Acho que foi arrogante e que não dignificou os valores de esquerda. Acho também que Pulido Valente conseguiu “esmiuçar” tudo ao pormenor.
Sinto-me totalmente defraudado por uma população que se tornou anti-comunista e anti-democratica. Fui militante do PCP e nãome identifico mais com os seus métodos, mas também não me identifico com a forma subreptícia de fazer politica de fazer politica como aconteceu entre o PS e o PSD. Deixei de acreditar na cidade e nas pessoas. Agora vão dançar as cadeiras para o PS, e o PSD vai ter o seu pagamento de votos com terrenos lá para os lados do estádio Flávio dos Santos. Espero que os leitores do PSD acordem e vejam o oportunismo de certos personagens. Enquanto bejense sinto-me enxovalhado e indignado. É triste perceber os interesses a que estamos sujeitos. Nada me move contra as pessoas mas não perfilo o método pelo qual atingiram o poder.
Se é verdade que alguns merecem ser “saneados”, existem muitos e bons funcionários na Câmara de Beja, que inclusivamente são do PCP e de muitos outros partidos.
Não acredito que Pulido Valente consiga também parar o máquina do PS. E só terá a perder com isso.
Ele já está a tentar meter medo aos funcionários camarários quando diz que a Câmara está armadilhada. Mas está como estão todas as do PS ou do PSD, com muitos anos consecutivos de mandatos.
Temo que este PS na Câmara de Beja seja um flop e que ao fim de 4 anos tudo esteja na mesma ou pior.
Uma mensagem a Pulido Valente: Separe o trigo do joio mas pense sempre que lida com pessoas, seja qual for a sua orientação partidária. Nunca se esqueça que a vida dá muitas voltas…
13 de Outubro de 2009 às 22:14
Claro que vem!
13 de Outubro de 2009 às 22:29
Mas,neeeeem pensar!!!!!
OHOHOH!!!!
14 de Outubro de 2009 às 10:37
“Uma mensagem a Pulido Valente: Separe o trigo do joio mas pense sempre que lida com pessoas, seja qual for a sua orientação partidária. Nunca se esqueça que a vida dá muitas voltas…”
Podem-me chamar de ingénuo,inocente,o que quiserem,mas na minha opinião só existem duas maneiras de fazer as coisas,a maneira correcta e a maneira errada.
Eu acredito piamente que o JPV vai respeitar todos os funcionários da CMB e claro reconhecer aqueles que são uma mais-valia para o projecto BEJA CAPITAL.Eu acho que esta é a maneira correcta de agir.
Cumprimentos,
Celso
14 de Outubro de 2009 às 11:45
@ Celso Pereira – Albernoa
Exº Sr, todos deverão contar para Beja e não só para Beja Capital. Esse é o problema. O JPV, que não reconheço neste tipo de posições, está a amedrontar os funcionários da CMBeja e isso é de mau tom. Ora dá uma no cravo, ora na ferradura.
Pessoalmente e de uma maneira geral, gosto da sua maneira de estar e não consigo entender estas atitudes anti-democráticas e anti-comunistas de JPV. Não se deve cuspir no prato onde já se comeu e sinto uma enorme indignação por todas estas posturas quando o que se recomendava era um sentido elevado de diálogo e uma forma de estar com responsabilidade. O JPV tem de ser o Presidente de todos, inclusivamente dos comunistas. E digo-lhe mais se isso acontecer mais facilmente contribuirá para esbater o PCP em Beja. Caso contrário dar-lhe-á mais força.
E nem tudo é simples na vida, como diz o Celso. Antes fosse. Nao existe só o preto ou o branco. Existem muitos outros tons, muitas sensibilidades diferentes.
Quanto à sua terra (Albernoa) já pensou pq é que o PS não ganha? Eu digo-lhe porque conheço muito bem a vossa realidade: falta de postura. Precisam de ganhar as pessoas sem arrogâncias. Gostei muito do vosso cabeça de lista pelo PS, que conheço pessoalmente, mas as atitudes de outros fizeram com que não ganhassem a junta.
Não gosto do trabalho nem da vossa presidente de Junta e acho que Albernoa tb podia ser mais, mas o problema são as alternativas. E vocês não as têm. Não é só o cabeça de lista que ganha as eleições. É todo o elenco.
Cumps
14 de Outubro de 2009 às 11:47
comunistas vao morrer longe para nao cheirarem mal! chega de mandarem em mim e na minha cidade!!!txxxtóoooo
14 de Outubro de 2009 às 11:48
viva ao pulido valente…conseguiu…
14 de Outubro de 2009 às 16:27
” mas as atitudes de outros fizeram com que não ganhassem a junta.”
Desculpe que lhe diga , mas está muito longa da realidade.
Cumprimentos,
Celso
14 de Outubro de 2009 às 17:37
Olhe que não Celso… Olhe que não… Conheço muito bem a realidade de Albernoa, por dentro. Mais do que aquilo que imagina.
Cumps.
14 de Outubro de 2009 às 18:08
Boas,
Caro “Celso Pereira – Albernoa” os meus solidários cumprimentos, vivemos com o mesmo mal, a minha terra é a Salvada. O epicentro da “coisa”…
Aproveitando para comentar a intervenção do sr. “Giovanni Galli”, não percebi quando acusa JPV de amedrontar os funcionários da CMB e de ter atitudes anti-democráticas e anti-comunistas.
Aproveitava também para desafiá-lo a justificar os mais de 30 anos de regime comunista na Salvada, 30 anos marcados por inúmeras situações obscuras, enfim, relato-lhe um comentário de uma cidadã de meia idade, que não pertenceu sequer á lista de apoiantes, para ter noção do que me refiro, então a sra no porta-a-porta da campanha do PS, diz isto:”Se é para roubar, que sejam antes os nossos (CDU)!!” Uma pessoa que até era vista com alguma credibilidade…(claro até ao momento)!!
Ora como é que se consegue lutar contra isto? Oh homem não me fale em falta de postura que nem com a cabeça aberta se mudam estas mentalidades.
MCumps
14 de Outubro de 2009 às 18:20
Giovanni Galli vai pregar sermões para a tua terra, amedontrar, amedontraram estes comunas durante 35 anos todos aqueles que não partilham as suas ideias, perseguiram, roubaram e inclusive assassinaram.
Vai pregar para outra freguesia
14 de Outubro de 2009 às 18:25
E já agora para aqueles que não sabem:
Na Cuba alguns elementos comunistas ameaçaram com catanas, repito de catanas em punho elementos que festejavam a vitoria do PS, é assim que eles são.
14 de Outubro de 2009 às 21:32
Tenham calma, vão existir as tão esperadas mudanças, já chega de ofensas, tenham juízo, não cataloguem as pessoas se eles estavam a governar o Munícipio era porque o povo queria, por isso culpem o povo. Vamos a ver se o PS não vai fazer o mesmo que critica que os comunas tenham feito. Os ditos comunas são pessoas e como tal existem bons e maus, e amigo Celso, vc não é comuna mas não me parece que seja nem boa pessoa e pelo que me consta nem bom profissional, anda de galho em galho e nínguém o quer. parece-e ser uma pessoa muito mal formada e mal educada e na sua terra ninguém o grama. Além disso, se os do PS fossem todos bons porque é que o vosso amigo matou o outro????? se calhar era comuna???? Vivam em Paz e deixem o Sr Pulido trabalhar condignamente e honrar a política em Portugal sem vinganças, são pessoas precisam de trabalhar e desde que o facam e sejam bons profissionais o que interessa a cor política????
14 de Outubro de 2009 às 22:47
Uma breve análise às eleições autárquicas 2009 em Albernoa. A CDU ganhou em Albernoa mas não foi por mérito, não foi pelo trabalho realizado nestes últimos 4 anos, foi porque eles têm uma maneira até fácil de fazer com que ganhem sempre, de uma forma desavergonhada, ilegal mas fácil, já que o povo é manipulável. A forma de ganharem é esta: eles precisam de ter entre 290 a 310 votos e assim ganham por exclusão de partes ( o máximo que o PS já teve em Albernoa foi 280 votos em 2001).
Exemplos: em 1997 tiveram 307 votos, em 2001 tiveram 301 votos, em 2005 tiveram 298 votos e agora em 2009 tiveram 302 votos !! Ninguém me convence que não é estranho, até porque eu já estava à espera dos votos deles se situarem neste intervalo dos 290 até aos 310. Devem ter pensado que ninguém reparava. Quando digo que a CDU não ganhou por mérito em Albernoa não quero dizer que não tivesse ganho com mérito noutros lados, por exemplo, não me estranhou o facto da CDU ter ganho na Cabeça Gorda, porque nos últimos anos cumpriu 90 % daquilo que prometeu há 4 anos, na Trindade também acho que a CDU apresentou trabalh; agora, em Albernoa, o executivo da Junta não cumpriu 30 % daquilo que prometeu há quatro anos, e isso é dificil de compreender ( para alguns ) porque é que as pessoas ainda acreditam nesta gente. A explicação para compreender isto é fácil, é que as pessoas não acreditam nem deixam de acreditar, são manipuladas até mais não e “vendem-se” por uma telha, por uma saca de cimento…por uma promessa mesquinha pensando talvez que isso lhes vai modificar o seu futuro (até famílias que sempre votaram PS).
Como é possível que o candidato pelo PS tenha perdido as eleições por 74 votos (a maior diferença desde há quatro eleições para cá) se ele foi o melhor candidato que o PS apresentou em Albernoa desde que há eleições autárquicas ? Sobre a lista, posso-vos garantir que era irrepreensível e incomparavelmente melhor que a lista da CDU, e digo isto porque os conheço a todos e sei onde estava a vontade e a ambição de fazer as coisas.
Sobre o programa, acrescento que era muito honesto sem grandes projectos megalómenos porque apenas se propuseram às coisas que eram realmente possíveis de fazer sem enganar quem votou neles. Podem dar as justificações que quiserem, mas de certeza que nenhuma me convence.
Existe muita falta de coerência e de honestidade nas pessoas.Se a CDU tivesse feito um grande trabalho em Albernoa, acreditem que até eu votava neles, assim é incompreensível e de uma falta de visão a toda a prova.E sobre falta de postura apenas quero acrescentar que elementos afectos à CDU passaram na tarde de domingo pela mesa de voto e só não chamaram “pai” a elementos da lista do PS. Até houve zaragatas com um elemento afecto à CDU a desferir um murro num adolescente que teve que ir para o hospital.
Portanto, caríssimo galli, não me venha dar lições de como é a minha aldeia, porque eu moro cá há 36 anos e estou desperto para estas questões desde os 18.
Cumprimentos,
Celso
15 de Outubro de 2009 às 0:46
Vem ou não vem? Não sei – vou esperar sentado…
15 de Outubro de 2009 às 10:16
🙂
Ele disse que vinha!
O grande José Cid disse na ovibeja que voltava de novo a Beja em outubro.
Então, acho que sim, acho que vem.
Cumps!
@:
“Desde o 25 de Abril de 1974 até 11 de Outubro de 2009, pasaram 35 anos, 5 meses e 16 dias de sempre de mais do mesmo e sempre com as mesmas ideias e IDEAIS”
Quais ideais?! Talvez a esmagadora maioria dos comunas da região não faça sequer ideia do que foi o comunismo.
Refiro-me concretamente as enormes bolsas de votos da CDU na região, que são a terceira idade. No tempo destas respeitaveis pessoas era raro alguém estudar, o que aprenderam sobre comunismo foi o que lhes iam dizendo no tempo do prec nas reuniões oraganizadas pelo PCP. Ou seja, lavagens cerebrais.
Por isso interrogo-me, ideais, quais ideais?! Bahh!
Aceitem os ventos da mudança, abram as portas ao progresso que vos bate à porta!
Cumprimentos para todos e VIVA Beja. VIVA Beja Capital.
15 de Outubro de 2009 às 11:03
@José Chicharo
Como se vê pelas suas palavras, V.Exª é desleal e deve ter muito pouca educação. As atitudes ficam para quem as pratica. Apenas estava a colocar a minha opinião que deve ser respeitada, tal como eu respeito a sua. Agora não lhe admito essas palavras a si, pk em perimeiro lugar não me conhece, e em segundo lugar a sua falta de educação é de tal ordem que não tem explicação. Não seja sectário. Devo acrescentar que sou bejense de gema e toda a minha vida vivi aqui. Por isso tenho tanta legitimidade de ter as minhas opiniões como você as suas. Ao contrário de si, eu respeito a sua opinião. Mas não concordo com ela.
@Celso
Quanto a si, apenas tenho de referir que tb existiram provocações da parte de elementos do PS aquando da caravana da CDU e um elemento próximo de si, proferiu algumas palavras pouco abonatórias (para ser simpático) a pessoas da CDU.
Não concordo com nada de extremismos praticados por elementos da CDU ou PS e entendo que não contribuem para uma vida democrática leal. O problema é que a parte politica se tornou tb em parte pessoal e esses são erros fáceis, que não se devem cometer.
Volto a dizer-lhe que gostei imenso do candidato do PS e não aprecio nada a candidata da CDU mas o melhor é ficarmos por aqui, pois as minhas ideias estão claras.
Cumps
15 de Outubro de 2009 às 11:08
@José Chicharo
Só uma última coisa que me esqueci. Se diz que “Na Cuba alguns elementos comunistas ameaçaram com catanas, repito de catanas em punho elementos que festejavam a vitoria do PS, é assim que eles são”, esquece-se o que aconteceu em Ermelo no norte com o candidato do PS a assassinar elementos do PSD?
Pois…
Talvez V.Exª se identifique com esse tipo de actos. Eu digo-lhe que os repúdio a todos.
Cumps
15 de Outubro de 2009 às 11:18
” Talvez a esmagadora maioria dos comunas da região não faça sequer ideia do que foi o comunismo.”
Talvez ???!!! – 99 % dos comunistas da minha aldeia nunca ouviram na vida deles falar em Karl Marx.E nesta percentagem não estou só a incluir o pessoal da terceira idade,também inclui o actual executivo da junta que é cdu.Penso que é elucidativo.
Cumprimentos,
Celso
15 de Outubro de 2009 às 14:01
A CDU teve a “sorte” imposta pelo resto do país de aqui encontrar um povo muito respeitável quanto oprimido pelas alcateias das grandes herdades. Digo imposta pelo resto do país porque do tejo para cima não tinham qualquer hipótese de “assentar” arraial e prégar as “preciosas” ideias do comunismo.
Ainda me lembro, por alturas PREC, o meu pai falar que o falecido Álvaro Cunhal estava a tramar o país com as suas ideias. Resta dizer que viviamos na estremadura e que o meu pai era apenas um simples carteiro dos CTT. Portanto, apenas um elemento do Zé Povinho e também apenas só com a 4ªclasse. Com isto quero dizer, que apesar de não ser uma pessoa letrada tinha a percepção de que o comunismo não era bom, tinha esta percepção porque era o que se falava em toda a região acima do tejo, logo, por ali a foice e o martelo não tinha qualquer hipótese de se implantar.
Assim, aqui no alentejo o PCP foi rei em terra de cegos.
Felizmente as novas gerações estudam e estão bastante elucidadas do que é o comunismo e a sua obra. Daí se ter conseguido esta vitória do JPV, tendo também grande mérito o “movimento” do voto útil.
Vi, nesta campanha a CDU, na região oferecer vinho, a oferecer a construção de estadio novo, a oferecer bilhetes para touradas, a dar empregos quase às centenas só para angariar votos.
Meus senhores, sejam justos e apontem lá as grandes obras que se fizeram em Beja, pelo menos em 23 anos que é o tempo em que vivo cá.
Tirando os hipermercados e McDonald (que são investimentos privados) pouco por cá se fez. Existem agora umas grandes obras recentes que é o alqueva e o ainda por acabar aeroporto, vamos vêr e esperamos que sim, que venham a dar frutos. Mas só isto não chega, é necessária industria para trazer movimento para região.
Cumprimentos.
15 de Outubro de 2009 às 16:32
É lamentavel que pessoas que se dizem “capazes” não tenham o grau de discernimento que se deseja!
Desculpem-me os mais “castos” mas face à conjuntura política actual, os ânimos estão ao rubro e a vontade de “picar no bicho” é mais que muita.
Quando é que param para repensar a vossa atitude de menosprezo para com as pessoas competentes e honestas (no caso, os recém-eleitos do PS)? Aquilo que se pretende aqui é trocar opiniões, ainda que divergentes, mas de modo civilizado e sem pôr em causa o bom nome e reputação alheios. Para que conste, a liberdade de expressão ainda é um Direito Fundamental consignado na CRP. Logo, e porque vivemos num país democrático, é perfeitamente lógico que assim se proceda. Sem querer valorizar esta questão, mas sim a que motivou esta abordagem, escrevo este “desabafo partilhado”: é lamentável que se utilize este espaço para difamar pessoas. Pessoas que já deram provas suficientes do seu profissionalismo e das suas capacidades, em prol do bem comum, no caso, em proveito da região. Mais lamentável ainda quando alguns factos levados à “praça pública” são inverdades sem qualquer fundamento e sem qualquer interesse para a comunidade, apenas visando a ofensa pessoal.
Seria de todo útil e interessante que, em vez de apontarem o “dedo crítico” apresentassem sugestões criativas e inovadoras, capazes de serem tidas em atenção por quem de direito. Só assim estaremos perante uma comunidade com sentido crítico, assertiva e com legitimidade para opinar sobre os assuntos que lhe dizem respeito. Ou melhor: seria de todo interessante que os “senhores” aprendessem com aqueles que tendo uma visão estratégica para a região contribuem, utilizando os recursos postos à sua disposição, para o desenvolvimento do Alentejo.
Será que os “senhores” não assumem de vez a DERROTA? Pergunto-me.
15 de Outubro de 2009 às 19:38
“…amigo Celso, vc não é comuna mas não me parece que seja nem boa pessoa e pelo que me consta nem bom profissional, anda de galho em galho e nínguém o quer. parece-e ser uma pessoa muito mal formada e mal educada e na sua terra ninguém o grama.”
Caríssimo “eu”,você não é meu amigo de certeza e assim sendo não sabe sou boa ou má pessoa,se sou bom ou mau profissional,se sou bem ou mal formado ou se sou bem ou mal educado.
Agora o que se passa é que eu nem devia responder porque não sou pessoa de me justificar principalmente a quem não conheço,e ainda mais sem me sentir beliscado em nada,mas enfim….
Defina andar de galho em galho? Está-se a referir a macacos ? Ninguém me quer ? Para ? É em termos profissionais que ando de galho em galho ?
Até pode ser,mas só se você entender andar de galho em galho ter 36 anos e trabalhar há 8 anos e quatro meses numa instituição privada.
Sobre a parte de ninguém me gramar,vou por outro lado,é que nem todos tem o privilégio de ser meus amigos.Percebeu ou quer que faça desenho ?
Já agora,mesmo não o conhecendo vou-lhe mostrar que me preocupo consigo e por isso aconselho-o a ter umas consultas….no Dr. Areal….ou no Dr.Paradela . Tenho dito e assunto encerrado.
Cumprimentos,
Celso
15 de Outubro de 2009 às 23:02
Agora é que vai ser!!! a verdadeira liberdade………
conseguimos derrotar os comunistas, iremos correr com eles, um a um da Câmara, para colocar todos os nossos companheiros de luta. Eu cá por mim fiz o que podia, uma campanha à minha maneira para ajudar o Jorge.
E como o prometido vai ser cumprido, já tenho garantias do meu amigo Reinaldo Louro para fazer parte da equipa… e dar umas boas vassouradas naquela gente vermelha e pôr tudo dali pra fora. Viva a cidade de Beja.
15 de Outubro de 2009 às 23:17
como é qu é possivel ainda haver pessoas a devender o comunismo prepotente e arrogante de beja???nao sabem mesmo o ke é o comunismo….rua txxtóoo comunas…
16 de Outubro de 2009 às 16:56
se for a chuva, pró meia da semana que vem é capaz.