Out 07 2009

Autárquicas 2009 – Beja – Entrevista com o candidato Jorge Pulido Valente

Publicado por as 15:15 em Autárquicas 2009,Eleições 2009

Jorge Pulido Valente é o candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Beja

(entrevista igualmente publicada no Eleições 2009)

1 – Como pensa vir a conseguir “colocar Beja no mapa“, restituindo-lhe a “centralidade perdida”?
Jorge Pulido Valente – Esse objectivo será atingido através da concretização de uma estratégia e de um projecto de desenvolvimento assentes nos 6 pilares para a afirmação de Beja como verdadeira capital do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral. Entre outros instrumentos, há que dispor para esse efeito, de um Plano de Marketing Territorial, um Programa de Eventos de dimensão nacional e internacional, uma “marca turística” a partir de Mariana Alcoforado e, sobretudo, uma dinâmica muito forte de criatividade e inovação que permita colocar Beja na “moda” nas mais diversas áreas.

O PS nunca ganhou a autarquia bejense. Onde pensa ir buscar os votos que lhe faltam para ser presidente?

Jorge Pulido Valente – A nossa candidatura tem uma base eleitoral muito alargada, que vai da esquerda à direita, porque construímos um projecto de desenvolvimento não na lógica partidária mas sim dos interesses das populações e do concelho, conseguindo a participação de muitas centenas de pessoas nas sessões públicas de trabalho que realizámos para elaborar o nosso programa. Como dizemos, o nosso partido é Beja.
Os jovens, que habitualmente não votam, perceberam também que não se podem resignar e que agora é indispensável assumirem as suas responsabilidades na construção de um projecto novo e inovador, que lhes irá permitir um futuro mais promissor. Por estes motivos, as nossas listas têm percentagens muito elevadas de jovens e de independentes.

3. Caso vença as eleições, que projectos tem para o velhinho estádio Flávio dos Santos? E o que vai fazer à Biblioteca Municipal?

Jorge Pulido Valente – O primeiro passo será promover uma discussão pública muito alargada e devidamente preparada sobre estes temas, dado que é preciso que as populações nos digam o que querem e aquilo que consideram prioritário. Como base de partida para a discussão sobre o Flávio dos Santos há que definir se os actuais usos de toda aquela área são para manter ou se vamos vocacioná-la para dar resposta a outras necessidades, como por exemplo, novo parque urbano, unidades de apoio social para crianças e idosos, outras instalações desportivas de que a cidade carece, etc

Quanto à Biblioteca Municipal é óbvio que a primeira intervenção tem de ser de requalificação, reorganização e redinamização do espaço existente. No médio prazo, terá que ser pensado um novo edifício ou a transferência da área infanto-juvenil para um outro local mais aberto e com zonas exteriores (Jardim Público?), libertando área para o crescimento dos restantes sectores.

4. Sentiu-se ofendido quando o trataram por “reles funcionário”?

Jorge Pulido Valente – Mais do que ofendido, porque sei que não o sou, senti-me desiludido e revoltado pela atitude do actual presidente da Câmara, dado que revela grande falta de educação e de carácter. Para quem se diz um comunista culto e humano, esta desconsideração que fez a todos os trabalhadores da Câmara de Beja é reveladora da verdadeira personalidade e forma de estar de Francisco Santos. Na política como em tudo na vida há princípios que não podem ser esquecidos e não pode valer tudo. Para se ser respeitado tem que se respeitar os outros e não tentar humilhá-los.

Se for eleito Presidente da Câmara, qual a primeira medida que tomará?
Jorge Pulido Valente – Iniciar, desde logo, o trabalho de concretização das 12 medidas urgentes que propomos. Em termos muito concretos e imediatos será reunir com todos os trabalhadores da autarquia para lhes apresentar o projecto de desenvolvimento que iremos implementar e pedir-lhes a máxima colaboração nesse sentido.

6. Diga aos bejenses aquilo que ainda não teve oportunidade de dizer (porque ainda não lhe perguntaram nos debates e entrevistas).
Jorge Pulido Valente – Ao votarem em nós não estão a votar num partido mas sim num projecto de desenvolvimento e numa equipa para o concretizar. Confiem em nós e no nosso projecto porque a mudança vai valer a pena para todos!

Site da candidatura

Share

35 Resposta a “Autárquicas 2009 – Beja – Entrevista com o candidato Jorge Pulido Valente”

  1. Celso Pereira - Albernoa diz:

    Boa sorte JPV.

    Já agora gostaria de partilhar esta pérola ;

    Manuel Reis, coordenador regional diz que “estas afirmações não correspondem à verdade e que só por isso não merecem comentários porque a CDU pretende manter o nível elevado nas actuações e comportamentos eleitorais”.

    Estará este senhor a falar do nível elevado demonstrado em Albernoa pela caravana da CDU ?

    Caro Manuel Reis,não tinha necessidade de tanto,às vezes o silêncio consciente é das melhores armas para não perder a credibilidade.

    Cumprimentos,

    Celso

  2. Manuel da Silva diz:

    Jorge estou consigo, conte com o meu voto , os dos meus familiares e dos meua amigos que mesmo sendo doutra cor política , acreditam em si e na sua equipa! FORÇA!!!!!!!!!!!!!!

  3. Madalena diz:

    PS com vários pseudónimos há às carradas, valha-me Santa Engrácia, se esses votassem todos, ui, ui, o PS ganharia por uma margem muito grande.

  4. Euzinha diz:

    Jorge, você é a nossa salvação… Já chega deste “fascismo” com uma foice e martelo a disfarçar. Agora sim…

  5. balãodetinto... diz:

    Temos que acreditar nesta candidatura e vamos então votar no próximo dia 11, pois com BEJA A CRESCER já vimos como foram os últimos 4 anos. Se esta candidatura se apresentar também, e digo também, como um bluff então daqui a 4 anos vamos apostar noutro candidato. Sempre o melhor pela nossa cidade, sem olhar a partidos. Ou será que todos, mas mesmo todos, até os que andam na campanha CDU, acreditam no BEJA A CRESCER e que só eles fazem o bem. DIA 11 VAMOS LÁ!!!

  6. Espantado diz:

    Acabei de ouvir á pouco que afinal JPV não foi a primeira escolha do PS para a C M Beja, na Ovibeja José Socrates terá convidado, perante o ar atónito de muita gente, Francisco Santos para candidato do PSá C M Beja.
    E esta!

  7. Reinaldo Louro diz:

    Sempre gostei de assumir desafios a custo zero e sem contrapartidas materiais e financeiras, com cerca de 25 anos de dirigismo associativo, e sempre na qualidade de cidadão independente, mas com convições participativas e politicas, em prol de uma sociedade melhor e num concelho e cidade MAIOR E MELHOR !

    Cá em casa somos 4 e podes crer como adultos responsávéis e cívicamente interessados no desenvolvimento na Terra que nos viu nascer, criar e educar, nós em conjunto votaremos JPV, e essencialmente por BEJA É O NOSSO PARTIDO !!!

  8. Mario Rui diz:

    Celso Pereira
    Tem a certeza que pode falar de nivel?
    A sua intervenção recente em Albernoa, nos blogs onde escreve a falar de “mongoloides” com total falta de respeito pela dignidade das pessoas, dignidade é uma palavra que não cola em si.

  9. João Espinho diz:

    @mario rui/espantado – então? dupla personalidade? Ai, que esta gente anda nervosa…

  10. Mario Rui diz:

    Nãor me dei ao trabalho de trabalho de trocar de IP até que para o caso não importa nada. E sim, sempre que aqui venho uso dupla, tripla personalidade.
    E você João usa sempre a mesma?

  11. João Espinho diz:

    @mario – não tenha a mínima dúvida.

  12. moialmas diz:

    Vou votar em pires dos reis, porque para mim escolher entre um estalinista e um ex – estalinista é como tirar farinha do mesmo saco, como sempre preferi a Social democracia esta luta de galos passa-me completamente ao lado!

  13. " Esperança " diz:

    Dei por mim hoje a falar não com 1, 2 ou 3 simpatizantes do PCP / CDU, e com alguma supresa verifiquei que com dois deles funcionários da C. M. Beja, e apesarem de em 2005 terem votado Chico Santos agora desiludidos, vão optar pela MUDANÇA e vão votar útil e vão votar Jorge Pulido Valente, e reparem este tipo de voto não vale 1, mas sim vale 2.
    Explico exemplo:
    O PCP/CDU tinha 100 e o PS tinha 100 votos, o resultado final é o PCP/CDU 99 e o PS 101, aqui o 1passa a valer na circunstância eleitoral referida a valer 2.

    Entendido ?

  14. jorge diz:

    deixo aqui o meu muito obrigado a esta candidatura Jorge pulido valente, beja vai seguramente crescer com esta candidatura alargada, Beja merece realmente mudar para melhor, comunismo nunca mais.
    bem hajam bejenses heróicos.

  15. Celso Pereira - Albernoa diz:

    Ó mário rui, vá trocar as fraldas, então não vê que já não há paciência para responder a pessoas como o menino,seu grandessíssimo…………..bébé !!!

    Cumprimentos,

    Celso…..a personalidade (IP) tranquila

  16. João Carlos diz:

    Muito boas respostas. Revela serenidade, confiança e, acima de tudo, que tem o trabalho preparatório bem feito e já bastante consolidado. Eu VOTO JPV!

  17. Adivinho diz:

    Dona Esperança esse truque é mais velho que o cagar de cócoras.
    Louvo no entanto o trabalho que tem tido em arranjar tantos comentários procurando induzir a sensação de mudança, começem a preparar outros para justificar a derrota.

  18. Ortigão diz:

    Digam o que disserem, eu apesar de não gramar socialistas nem à “leia da bala”, vou votar Pulido Valente, pois estou farto dos comunistas na minha cidade. Já chega de asneiras. Atenção quer só quero votar apenas na mudança e não no PS, pois nunca votaria PS. Como prova disso quero que o Costa salte de Lisboa e vá para lá o Santana Lopes. Força JPV, vamos correr com os comunistas.

  19. @adivinho diz:

    Mais velho que o cagar de cócoras é o comunismo em Beja.

  20. Leão diz:

    JPV faz-me lembrar os Alcaides de Espanha
    Se lá formos a qualquer congresso encontramos o Alcaide a presidir à mesa e a intervir sabendo dos assuntos que se discutem.
    Já assisti a um congresso em Vale do Poço em que o então Presidente da Câmara de Mértola (JPV) discutiu os assuntos de maneira exemplar sabendo do que estava a falar e principalmente DEFENDENDO os interesses da região!
    É isto que eu quero para Beja, uma pessoa capaz de enfrentar os problemas da região e ao mesmo tempo não “puxar pelo rabo do cavalo”.
    E mesmo nunca tendo votado no PS, acho que desta vez as cores politicas devem ficar abaixo dos interesses da nossa região.
    Pela primeira vez sinto alguém capaz de mudar o rumo desta cidade e tenho esperança que JPV ganhe estas eleições.

  21. Chaparreira diz:

    JPV…? FS…?
    Ou melhor dizendo: Partido Socialista ou Partido Comunista?

    A cidade anda ao rubro! É ver os militantes e simpatizantes a poluir as ruas com papelada e sonoridades irritantes, numa altura em que toda a gente já está enjoada de política e tb já sabe onde vai colocar a cruzinha.

    De JPV ouve-se dizer que só anda atrás de “tachos”, mas a verdade é que fez um bom trabalho em Mértola.
    De FS ouve-se dizer que nada fez pela cidade nestes 4 anos, mas a verdade é que ele lá está, eleito pelo povo.
    Ambos criticam a falta de dignidade do adversário, em vários aspectos…

    JPV é a maior figura até aos dias de hoje, capaz de mudar as mentes comunistas enraizadas na cidade e freguesias.
    FS é uma grande figura comunista com bastante influência e, por ser médico, só cá está pq defende o melhor para a região.
    Ambos lutam e defendem o melhor para Beja.

    Como bejense e cidadão atento às notícias, acho que vamos ter um resultado muito próximo nestes dois partidos.
    Sei que alguns militantes/simpatizantes do PSD e BE votam no adversário PS…
    Sei que nalgumas associações da cidade, os militantes/simpatizantes CDU estão a cativar grupos de jovens para o voto…
    Sei que os jornais e as rádios da cidade andam a “puxar a brasa para a sua sardinha”…

    Até na internet, onde a credibilidade dos comentários e notícias pode ser duvidosa, vale tudo.
    Este Blog, por exemplo, com gerência social democrata, foi recentemente premiado com o prémio BLOG VICIANTE.
    Prémio bem merecido!!! É viciante!!!
    Mas convenhamos dizer que perde um pouco a qualidade quando se aceita e se publica todo o tipo de comentários, dirigidos por pessoas que só sabem criticar e ofender atrás de um teclado.
    Mais grave quando se trata das mesmas identidades utilizando nick name diferente.

    Bem haja a todos e que no Domingo ganhe o melhor.
    Ahh… eu não voto PSD, BE e muito menos na FAI.

  22. maria diz:

    JPV COMO SE EU NÃO O CONHECESSE!!! DEVE QUERER FAZER DE BEJA O QUE FEZ DE MÉRTOLA, SÓ GRANDES IDEIAS QUE CAIRAM EM BURACO FUNDO. ESTA DA MARIANA ALCOFORADO ATÉ ME FAZ LEMBRAR A EMPRESA DE TURISMO MERTURIS QUE FOI CRIADA. VOCES BEJENSES NÃO SABEM É O QUE VOS ESPERA. E DEPOIS, SE ELE GANHAR QUAL SERÁ O TACHO QUE ELE VAI APANHAR A MEIO E INTERROMPER O MANDATO? ESPEREM PARA VER.

  23. Celso Pereira - Albernoa diz:

    Eu voto JPV,porque vai ser um melhor Presidente de Câmara,porque é uma pessoa atenta e porque tem um projecto para o concelho de Beja incomparavelmente melhor e mais terra-a-terra ( literalmente até ) que o programa do partido comunista.
    Além disso,por muitos defeitos e falhas que muitos tem tentado arranjar ao JPV enquanto Presidente da Câmara de Mértola durante o seu mandato, sou da opinião, que para fazer melhor do que a gestão do Dr. Francisco Santos em Beja, não será preciso grande esforço.

    Cumprimentos,

    Celso

  24. João Espinho diz:

    @maria – não precisa gritar para se fazer ouvir!

  25. Reinaldo Louro diz:

    Mas será que alguém de bom senso imagina o eng. José Socrates, sequer dirigir esta proposta num almoço e pode acreditar nas palavras do comunista dr. Francisco Santos ?

    Já inventam tudo, e socorrem-se de todos os meios e mais alguns, para tentar confundir os menos elucidados, com trapalhadas, onde estão as provas do referido convite ?

    Se as tem, só tem que fazer uma única coisa demostre-a !

    Depois de 4 anos a encher-nos de promessas não cumpridas, quem é que ainda acredita em mais esta mentira, só para em desespero tentar uma auto-promoção, que não tem e nem nunca terá !

    Beja tem tudo a ganhar na MUDANÇA e tudo a perder se levar com mais 4 anos de mais do mesmo após 35 anos já contabilizados !

  26. timidoapoiante diz:

    Não me parece que JPV seja uma alternativa positiva ao desenvolvimento do concelho de Beja.
    Ao ler o programa eleitoral de JPV, não encontrei verdadeiramente propostas alternativas reais. antes pelo contrario, vi demagogia e jogos de palavras e recolha de propostas de alguns descontentes com a CMB, sem critério. Notei preocupação em aglutinar em torno desta candidatura todas as vozes descontentes, sem o conseguir.
    Pode ser opinião minha mas JPV, quando anunciou a sua candidatura esperava aglutinar em torno da mesma , PS, PSD, BE e descontentes. Não o conseguiu, e nem mesmo conseguiu unir o Ps em torno da sua candidatura.

  27. Celso Pereira - Albernoa diz:

    Claro que não, de certeza que a alternativa ao dr.xico é o próprio dr.xico, outra coisa não seria de esperar depois do excelente trabalho que conseguiu fazer em Beja transformando-a numa das cinco capitais de distrito mais desenvolvidas da Europa.
    Tenham santa paciência……já não existe pachorra para vocês.Saiam de casa,vão ver outros concelhos,vão ver as freguesias dos outros concelhos……….

    P.S. : Quero aqui também alertar que o dr.xico santos nunca foi a Évora,porque se o tivesse feito não dizia a barbaridade que disse ao comparar o centro histórico de Beja com o da referida cidade e dizer que o de Beja está mais desenvolvido.

    Cumprimentos,

    Celso

  28. Fernando Mamede dos Palcos diz:

    É isso mesmo Celso!
    Qual Zé Cabra, esse grande filósofo.
    Só se pode comparar quando se conhece. Eu não conheço, não comparo.
    Mas acho que até vou gostar de arroz, até hoje só tenho comido batatas.

    Vamos lá, pelo menos, dar 5 anos de férias aos moços da Rua Ancha. Pode ser?!

  29. sempre la diz:

    Estamos em contagem decrescente, anda por aí muita gentinha nervosa mas a querer parecer convicto! A ver Vamos o que vai acontecer.

    Quem depositar o voto no Sr. JPV não se queixe, porque em Mertola nao correu bem…..o que aconteceu??….pois é…… ele deve querer fazer o mesmo a nossa Cidade, então e essas pessoas fazem o quê depois, queixam-se…..quando já não houver nada a fazer!!

    Quanto ao voto útil!!! não sou a favor (nem que fosse para meu lado)…. eu voto nas propostas que vão de acordo com os meu ideais, que são boas para a Cidade e que sobretudo vêm de pessoas em que Acredito.
    Eu voto FRANCISCO dos SANTOS, com CONFIANÇA.

  30. Madalena diz:

    Pulido para ser Presidente em Beja, tem que ir para Mértola acabar o mandato, depois logo se verá.
    Entretanto escusam de andar a convidar comunistas para encabeçar listas do PS,;ou será que não têm ninguém com capacidades para isso?
    Então o Dr. Rui Sousa Santos não era um bom candidato? se esse não serve têm aquele que gosta de entregar medalhas, sempre pode acumular com o Governo Civil.

  31. Madalena diz:

    O semanário SOL na pág. 12 apresenta um estudo intitulado “Vive-se bem em Portugal”.
    É a conclusão do estudo nacional que avalia a Qualidade de Vida nos Municípios.
    A cidade de BEJA aparece entre “os melhores municípios para viver.
    Angra do Heroísmo; Portimão, Albufeira; S. João da Madeira; Funchal; Beja; Bragança; Cartaxo; Covilhã; Estremoz; Figueira da Foz; Grândola; Guarda; Leiria; Lisboa; Odivelas; Portalegre; Porto; Santo Tirso; Vila Real.
    Este ano, Évora é um dos concelhos que se junta aos participantes.
    Então, meus amigos, estão espantados? Pois eu não estou.
    Beja, é uma cidade com qualidade de vida, em termos de: Identidade, Cultura e Lazer; Acessibilidades e Transportes; Turismo; Diversidade e Tolerância; Felicidade; Saúde; Economia e Emprego; Ensino e Formação; Urbanismo e Habitação; Ambiente.
    Francisco Santos é sem dúvidas um grande Homem, e um Grande Presidente.

  32. El Juanito diz:

    Eu por mim, irei contribuir para a mudança!
    Já chegam de trinta e tal anos de pasmaceira (apesar de eu só a conhecer à 23 anos).

    RUA COM ELES!!!

  33. maria diz:

    sr. joão espinho: não gritei. agora estou a falar baixinho 🙂 cpts

  34. João Espinho diz:

    assim está melhor

  35. Praça da República » O Flávio dos Santos diz:

    […] avaliar o futuro do estádio Flávio dos Santos. Recorde-se o que, em Outubro do ano passado, numa entrevista a este blog, disse Jorge Pulido Valente: “O primeiro passo será promover uma discussão […]

Deixe Uma Resposta