Out 01 2009
Autárquicas 2009 – Beja – Entrevista com o candidato João Lemos
foto: José Tomé – Correio Alentejo
João Lemos é o candidato pelo Bloco de Esquerda à presidência da Câmara Municipal de Beja.
1 – O que o motivou a candidatar-se à Presidência da Câmara Municipal de Beja?
João Lemos – A minha candidatura resultou do convite do Bloco de Esquerda para concorrer como independente à Câmara de Beja. Houve uma troca de idéias frutuosa, e surgiu uma base de consenso quanto aos modelos de desenvolvimento a implementar, e às prioridades de intervenção, com vista a obter mais prosperidade, bem repartida e sustentável em termos de ambiente e futuro, e melhor qualidade de vida, para os habitantes do Concelho, quer na área urbana, quer nas áreas rurais.
2 – Do seu programa de candidatura, qual a proposta que considera ser a mais importante para o desenvolvimento da cidade e do concelho?
João Lemos – A nova realidade de descalabro financeiro mundial, que não tem fim anunciado, fruto dum modelo de desenvolvimento baseado em especulação financeira desmedida, e economias sobreaquecidas para gerar lucros instantâneos (só para alguns…), e desperdiçando matérias primas preciosas, gera uma nova realidade. Assim há que adoptar novas soluções que passam por reforço do investimento de proximidade, nos projectos de longa duração dirigidos a recuperar edifícios, no ambiente, no apoio social domiciliário e nas energias renováveis. Os grandes investimentos habitualmente não trazem benefícios directos nem palpáveis à população residente no concelho, mas apenas aos grandes investidores, habitualmente de fora.
3 – Como é que vai “despertar” as gentes de Beja que, de acordo com uma sua recente entrevista, estão adormecidas?
João Lemos – Farei o possível por gerar e disponibilizar informação rigorosa e pertinente, mas não depende tudo só de cruzadas individuais. Se for eleito esse potencial aumenta muito, claro.
4 – Caso seja eleito Presidente da Câmara, qual a primeira medida que vai tomar?
João Lemos – A primeira é criar uma estrutura de apoio directo logístico, jurídico, técnico, (e eventualmente financeiro) a todos os projectos que se dirijam ao concelho de Beja, e que respeitando o ambiente tragam mais actividade económica, seja pela constituição de cooperativas, associações, parcerias de empresas, etc, e que incidam directamente no terreno a curto prazo.
5 – Diga aos bejenses aquilo que ainda não teve oportunidade de dizer e que ainda não lhe perguntaram (em entrevistas e debates).
João Lemos O voto dito útil, em oposição ao voto em consciência, tende a ser descartável e ignorado uma vez utilizado. Não tenha medo de apostar !!!
(entrevista igualmente publicada no “Eleições 2009“)
1 de Outubro de 2009 às 19:31
Ex socialista apoiante de João Lemos e Bloco de Esquerda, com a votação da últimas eleições, não venceremos, mas com mais alguns apoiantes, vamos de certeza ter representação na vereação.
Voto BE
1 de Outubro de 2009 às 23:49
não me levem a mal…mas onde está o programa da candidatura do Dr. João Lemos?!
posso encontrar a mesma na internet?
2 de Outubro de 2009 às 0:56
O Bloco de Esquerda, em Beja, não tem representatividade significativa nas eleições autárquicas, contrariamente ao valor numérico sucedido nas legislativas e nas do parlamento europeu .
2 de Outubro de 2009 às 9:50
Com o respeito que me merece o João Lemos, ele sabe que tanto eu como muitos outros colegas e amigos não lhe vamos dar o nosso voto. Não porque ele não seja boa pessoa ou lhe faltem competências, mas sim porque o nosso grande objectivo é mudar e aí temos de ser racionais. Na Assembleia talvez votarei Bloco ainda não sei, mas para a Câmara tanto eu como o meu pessoal vamos votar no candidato do PS, o Pulido Valente.
5 de Outubro de 2009 às 22:21
Eu sou do Bloco de Esquerda, voto no Bloco para a minha Freguesia e Assembleia Municipal, mas voto no Pulido Valente para a Câmara Municipal porque é o único que tem hipóteses de tirar de lá este Presidente e companhia Lda e acabar com estes mais de 30 anos de adormecimento!
6 de Outubro de 2009 às 0:11
A mensagem e o entender da necessidade do voto útil, na Câmara Munipal de Beja, é a nossa ” ARMA ” de contrariar este 35 anos de sempre de mais do mesmo, atitude correcta e louvável destes dois últimos comentaristas, eu também como cidadão independente, voto JORGE PULIDO VALENTE, todos juntos temos agora a melhor oportunidade de sempre !
6 de Outubro de 2009 às 22:54
Lá estão os apoiantes do sr. engenheiro sócrates a fazerem-se passar por votantes do Bloco de Esquerda.
Não sejam ridiculos, nós vamos votar com quem nos identificamos mais, e com o PS não é concerteza.
Quando temos candidatos, não vamos deixar de eleger um vereador, para eleger um presidente de outra força partidária qualquer.
Não tentem enganar o eleitorado, preocupem-se é com a governabilidade do país e com o vosso engenheirozeco.
6 de Outubro de 2009 às 23:07
@jony – ou você tem uma família muito grande ou então é um verdadeiro apreciador dos heterónimos pessoanos, a avaliar pelas vezes que você muda de nome. Xiça!