Out 12 2009
Beja – Autárquicas 2009 – Destaques
Algumas notas que pretendo salientar:
A primeira, obviamente, vai para a derrota do PCP em Beja, perdendo para o PS a Câmara Municipal da capital do Distrito. Ainda em Beja, a derrota do PSD, ao perder o vereador e dois lugares na Assembleia Municipal. Curiosa a votação na freguesia de S. João Baptista (PSD), onde o candidato social-democrata à Câmara viu fugir 930 votos. Realce também para a derrota do PCP na freguesia urbana de Santa Maria. A cidade, decididamente, virou as costas ao PCP. O BE consegue eleger um deputado à Assembleia Municipal de Beja.
Ainda em Beja, um resultado que não me surpreendeu foi o da FAI (Força Autarquica Independente): os seus escassos 203 votos (1,08%) são o reflexo de uma candidatura que ninguém percebeu nem acolheu.
No Distrito de Beja, destaco a derrota de José Raúl dos Santos em Ourique, por um contundente 4-1 para o PS. A queda do PCP em Aljustrel também deve ser sublinhada, compensada com a conquista da Câmara de Alvito.
Em Mértola o Movimento Independente consegue mais votos (370) que o PSD (55).
Na cidade de Serpa, destaco a derrota do PSD, que perde o seu único vereador.
Olhando para o Distrito de Beja:
PS: Aljustrel, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira, Ourique
CDU: Alvito, Barrancos, Castro Verde, Moura, Serpa, Vidigueira
PSD: Almodôvar
12 de Outubro de 2009 às 0:43
Não referes os dois mil votos deslocados do PSD para o PS no concelho de Beja…
12 de Outubro de 2009 às 1:17
Só me custa este resultado, por ter que ouvir o ‘Pinóquio’ lisonjear-se pela conquista da Câmara de Beja, pelo PS.
Tirando assim o mérito ao grande movimento de concentração de votos que aconteceu em Beja por uma mudança necessária à região.
E isto deve-se a muitos populares e não só aos políticos.
Se se orgulha tanto, ao menos que ajude o seu camarada Pulido a fazer alguma coisa por Beja.
Parabéns a todos!! E espero que tenha valido a pena.
12 de Outubro de 2009 às 1:17
hó frade ele devia referir a mobilizaçao dos jovens ás urnas afinal ainda ha jovens em beja ke kerem o progresso ke mata a cdu fora com os comudistas…
12 de Outubro de 2009 às 2:10
Amigo Frade, seja como for…o objectivo foi alcançado!
Estamos todos fartos da arrogância com que os comunistas nos têm presenteado.
Agora ficaram a perceber que não são os donos de Beja!!!
Sempre frisei, se o comunismo acabou na Rússia, também irá acabar aos poucos em toda a Europa!
Em Beja, felizmente já era!!!
Viva BEJA!
12 de Outubro de 2009 às 2:12
parabéns pulido valente, finalmente tivemos o nosso 25 de Abril em Beja, e caiu finalmente o muro de Berlim.
bem hajam bejenses heroicos
12 de Outubro de 2009 às 2:42
Quem ganhou foi BEJA e os bejenses, depois de 35 anos de sempre mais do mesmo, agora a ” música ” é outra, como é mais do que óbvio felizmente funcionou o VOTO ÚTIL.
E pelos resultados citados que me desculpem o mérito de todos os outros vencedores, mas o que aqui se destaca são os resultados inequivocamente de BEJA CAPITAL e o das pirites alententejanas em ALJUSTREL !!!
12 de Outubro de 2009 às 10:38
pois em beja cantam a vitoria ao pulido valente pois espero que não se venhom arreprender mais tarde que ele nao faça o mesmo que fes em mertola deixou tudo arder
12 de Outubro de 2009 às 10:59
FINALMENTE EM BEJA FOMOS INTELIGENTES, AGORA…..vamos lá saindo, por esses campos fora……..
viva a liberdade, ontem foi um dos dias mais felizes da minha vida.
Viva a liberdADE, VIVA A DEMOCRACIA, chega de trotskianos.
ah ah ah aha hhahahahha ahahhahahaha
12 de Outubro de 2009 às 11:02
Olha frade, as pessoas são livres de votar onde querem E A VOCÊS DERAM O SINAL QUE JÁ NÃO OS QUEREM, REPITA NUNCA MAIS AQUI GANHAM
Eu fiz voto uitl e farei sempre contra essa praga chamada comunismo, vê-la se me queres impedir de votar onde eu quero..
Beja tem masi encanto na hora da despedida, ehehehehehehehe
12 de Outubro de 2009 às 11:54
finalmente ficámos livres dessa cambada de retardados…..vão se embora vão pshhhht
12 de Outubro de 2009 às 12:02
Esta vitória deve-se a uma união contra a CDU. Todos quisemos dar uma oportunidade ao Jorge Pulido, que eu espero que seja bem aproveitada.
O PSD não perdeu, ganhou connosco, sem eles nunca conseguiríamos. Esta vitória é de BEJA. Obrigado PSD.
12 de Outubro de 2009 às 12:46
bem, eu acho que tiveram de ser os bejenses a dar uma lição aos politicos para acabar com a comunagem.
tenho pena que em beja nunca tenha havido uma coligação ps / psd / cds com esse fim pois ha muito que se tinha dado a volta ou estAREI A VER MAL?
alem disto é obvio que o xico com a maneira como se apresentou e participou nos debates perdeu muitos votos, mas para mim, o tudo quero posso e mando do miguel ramalho sempre com aquela cara de enjoado é o principal responsavel da derrota do pc/cdu sem tirar o merito , como é obvio, ao jorge e à sua equipa.
e agora vamos ver e que ha condições ha.
12 de Outubro de 2009 às 12:53
Ficarei atenta a estadia do Sr. JPV,
Quanto tempo se vai aguentar a frente da CMB? como a vai gerir?
Tenho tambem o seu programa estarei atenta as promessas feitas por si. A ver vamos se os eleitores não se vão arrepender….. uma vez que acreditaram em tretas!
O que se vai passar deve ser igual ao que se passou em Mértola- segue-se então, a parte 2 e agora o filme é rodado na Cidade de Beja.
12 de Outubro de 2009 às 13:07
É uma “mudança de paradigma” importante para o nosso concelho e para todos os Jovens!
12 de Outubro de 2009 às 13:19
ò maria Santa figo, se Mértola tivesse ficado a arder se calhar não tinham optado novamente pelo PS…não acha….isso não são mais do que calúnias que os srs da CDU, (ontem, FINALMENTE derrotados), quiseram passar para denegrir a imagem do Dr. Pulido. A CDU sim, deixou Beja a arder…ou melhor…quase em cinzas……………Agora é hora de trabalhar e de mostrar a essa gente como se trabalha…pois acabou-se a “mama” de estar sentado á sombra da bananeira……A DEMOCRACIA VOLTOU A BEJA…….
12 de Outubro de 2009 às 13:50
Ao menos mudou!! Só por isso…Parabéns! Sinto muito pelas perdas restantes…mas agora vamos ver que mudanças reais se vão operar.
12 de Outubro de 2009 às 14:19
Parece-me assitir-se aqui a um contraditório consenso da asserção “os fins justificam os meios”, ao qual disseram opor-se…
Quanto à mudança – que mais tarde ou mais cedo teria de acontecer, espero que a CDU saiba analisar o que aconteceu e porquê, para que tire algumas lições, saudáveis para uma “cura de oposição”.
Aos distraídos, aproveito para informar que não vale a pena “mandar-me bocas”, pois há alguns dez anos que não calço esses sapatos…
12 de Outubro de 2009 às 15:05
João soube dos resultados das eleições atraves do teu blogue. Finalmente em Beja há democracia. Já chega dessa ditadura pre histórica a que eles chamam de comunismo. Infelizmente na minha terra, Barrancos ganhou a CDU, ou seja Barrancos perdeu.
um abraço,
zandre
12 de Outubro de 2009 às 15:28
grandes atrasados mentais ressabiados
12 de Outubro de 2009 às 15:40
Além do mérito do JPV, a derrota da CDU em Beja, é a prova provada de que a união faz a força, o não desperdício de votos pelos outros quadrantes politicos fez gerar uma força desincrustante capaz de remover a CDU de Beja.
Beja já clamava pelos ventos de mudança, do progresso.
É claro que tudo não vão ser rosas, deve haver muita erva daninha para remover e semear as sementes do progresso.
Atrair alguma industria, turismo, melhores condições de vida para que os nossos jovens não fujam de cá.
O slogan “Beja a crescer” era uma realidade, mas uma realidade com sentido oposto, ou seja, Beja a crescer mas de descontentamento.
Esperemos que a foice e o martelo se mantenham longe do poder e durante muito tempo, para que não venham estragar o começo de uma nova era.
De estranhar foi a análise dos media ao não referenciarem o resultado em Beja como um resultado verdadeiramente HISTÓRICO.
Mas isso pouco nos importa, o que importa agora é a grande tarefa de reordenamento do progresso para esta cidade.
Mais uma vez VIVA BEJA! VIVA BEJA CAPITAL!
Cumprimentos!
12 de Outubro de 2009 às 15:45
Beja viveu ontem, certamente, uma das noites mais bonitas da sua milenar História. Obrigado a todos quantos participaram, em paz, na grande festa da tolerância, da democracia e da liberdade que a cidade viveu pela madrugada dentro. A grande festa da viragem! Bem hajam eleitores do concelho de Beja. Agora sim demos a volta a isto!
12 de Outubro de 2009 às 15:51
Vamos ver se essa mudança vai ser positiva e se daqui a 2 anos não estão desejando o final do mandato, ou antes disso até, reconheçam a obra feita à CDU e deixem-se de hiproquisias!
O candidato do PS à Câmara de Moura pediu um resultado histórico e consegui-o, a maior vitória de sempre da CDU!!
12 de Outubro de 2009 às 15:57
Quero também agradecer ao moderador e dono deste blogue pelo excelente “serviço” que prestou à cidade de Beja ao dar às suas gentes a possibilidade da troca de ideias e de assim participarem no destino eleitoral desta capital de distrito.
Estou certo de que os blogues exercem uma função de catalisadores de opiniões. As pessoas comentam aqui o que seria quase impossivel de fazer em publico.
Em publico existe quase sempre o medo da exposição, o medo de ficarem “mal vistos” pelos vizinhos, colegas, amigos.
Os blogues dão a oportunidade às pessoas de se poderem expressar quase “secretamente”.
Assim é o voto. É secreto, para que as pessoas votem e se sintam seguras, sem receios de represálias.
Parabéns ao blogue e obrigado ao moderador pelo empenho e dedicação que a ele dedica.
João Espinho, vai daqui um abraço!
12 de Outubro de 2009 às 17:03
Amigo Chicharo não são trotskianos são piores são ESTALINISTAS puros e duros, deviamos enviar estes tipos para um Gulag a sério, visto que durante 35 anos transformaram Beja num atraso de vida!
12 de Outubro de 2009 às 17:19
A esperança e tudo qo que implica a mudança é grande, resta saber como está a CMBeja financeiramente para quem agora toma o rumo tenha espaço de manobra e, o que vai acontecer nas Ass. Municipais pois a CDU tem mais deputados.
12 de Outubro de 2009 às 17:25
Ana… a maior derrota de sempre da CDU… isso sim!!!!
12 de Outubro de 2009 às 17:33
@Juanito: para mim o alheamento dos media em relação à histórica noite de ontem em Beja não me surpreende nada. É aliás a prova mais que provada do que 3 décadas de comunismo fizeram a esta cidade: tiraram-na do mapa.
@Ana: não se preocupe que ninguém se vai embora. À CDU reconhecemos todos uma obra miserável e que atrasou Beja por muitos e muitos anos, quem sabe se recuperáveis.
12 de Outubro de 2009 às 17:45
Finalmente aconteceu, e não me interessa se vai fazer mais pela cidade do que fez o PCP até hoje, que foi nada, principalmente nos ultimos 8 anos. O que interessa é a MUDANÇA, porque vai permitir arejar a camara que cheira a bafio, está podre, está em decomposição, e acabar com a única reserva de comunas ainda existente e protegida da peninsula iberica. Uma coisa o JPV já leva adiantado, que é não ter de mandar fazer uma sindicancia a cmb, pois os anteriores pensando que lá iam continuar fizeram o favor de apagar os registos dos últimos 30 anos de escândalos das obras feitas nesta cidade. Obrigado, assim é começar práticamente do zero, sem histórico.
12 de Outubro de 2009 às 18:00
Acabou-se a mama em Beja e Aljustrel, se for preciso tenho kompensans para a azia! Já agora para aqueles que não compreendem o sentido da palavra democracia, eu digo-vos: o Povo é quem mais ordena! Mas é claro que a democracia em Cuba (do camarada Fidel) é bem melhor, ganha sempre o mesmo! Viva a Liberdade!
12 de Outubro de 2009 às 18:10
parabns ao joão desta casa q deu um grande contributio para a vitoria de domingo. isto tem q ser dito.
12 de Outubro de 2009 às 23:08
Não tenho dúvidas do excelente contributo do João e da praça para o dia de ontem.Eu ainda estou rouco da noite de ontem na Capital da Liberdade.
Só tenho pena que na minha aldeia não tenha sido possível destronar ( é assim que eles se sentem e comportam ) estas ” pessoas ” que nos “desgovernam”.
Sim, porque se eles fossem competentes e deitassem mãos à obra com vontade e ambição para fazer de Albernoa uma aldeia que nos desse orgulho,não tenham dúvidas que eu não punha entraves a ser governado por esta força política,agora o que se passa é que o interesse é fazer a gestão corrente da junta com os interesses partidários sempre lado a lado.Até ontem.Agora a música é outra.
P.S. : Procura-se um xico,vivo ou………… mal da barriga !!
Cumprimentos Valentes Barrigudos e Polidos
Celso,
12 de Outubro de 2009 às 23:20
@celso – recebeu o meu mail?
12 de Outubro de 2009 às 23:30
Ah, sim, e obrigado pela consideração, acredite que é recíproca.
Cumprimentos de Albernoa,
Celso
13 de Outubro de 2009 às 8:58
Parabéns Parabéns Parabéns Bejenses. A cidade e todo o concelho estão de parabéns. J. P. Valente cuidado camarada e amigo, cuidado com o ninho de ratos que durante mais de 30 (trinta Anos) minaram os solos dessa cidade. Humilde a acolhedor povo de Beja, não desmobilizem, mantenham-se atentos e vigilantes, pois 35 (trinta e cinco) anos de caciquismo comunista na cidade e no concelho, tem os seus tentáculos bem vincados, indo até onde menos se pode imaginar. Cuidado que cobardes como o são pois individualmente são cães raivosos disfarçados de cordeiros, pois só atacam em matilhas. Frontalmente acobardam-se mas pelas costas apunhalam e sabotam. Quem aqui vos deixa este relato por infelizmente já ter vivido essa experiencia. Dai a luta pela libertação de Beja na senda do desenvolvimento não ter acabado ontem, mas sim começado agora, para isso precisa o Presidente agora democraticamente eleito de muito apoio do Povo e de muita vigilância desse povo que denuncie publicamente com a verdade a mentira nas atoardas que a partir de ontem eles vão começar a lançar. Á senhora que diz ir andar de programa do PS na mão e atenta, lhe digo que isso não é surpresa da parte de uma comunista, pois a esse programa para os próximos 4 Anos junte-lhes os programas do PC disfarçado de CDU dos 35 anos passados, e percentualmente faça com verdade a comparação, ou será que a dita senhora vai agora reivindicar que ou PS faça em 4 anos aquilo que vocês não fizeram em trinta e cinco? E mais não só fazer como repara aquilo que vocês fizeram pouco e mal. Tenha juízo minha senhora que o povo bejense já acordou da sesta e já não se deixa adormecer com balelas.
13 de Outubro de 2009 às 9:36
Como é habito o PC nunca perde, ganha sempre sai sempre reforçado. Para o Sr. Jerónimo da Cova da coelheira, na visão dele do alto do morro de Pirescosco vislumbrando terras do nosso querido Alentejo, não é maisd do que uma horta ou um quintal da coutada de sua majestade D. Jerónimo, como tal para ele Beja e Alvito são a mesma coisa, pois o povo não conta, apenas o nº do município comnta. Comparar Alvito com Aljustrel é a mesma coisa em termos geográficos e populacionais
É mesmo igual. Alem de mais saíram reforçados em Portel onde alem de terem perdido uma freguesia perderam um vereador na câmara, Mas não perderam á moda deles ganharam. Enfim em MOURA uma estrondosa vitoria?????? Hahahahahahaha que gostosa gargalhada, assim como a estrondosa vitória em Almada hahahahaha. Pois já sabemos que somos a vós da reacção unidos para bater no PCP, por isso é que eles se camuflam de CDU e trocam o vermelho das bandeiras pelo verde e pelo azul. E os outros são que fazem cambalachos para iludir o povo? Como estes comunistas de alcofa saídos da reforma agrária são tão queridos. Para eles recordarem aqui lhe deixo uma pequenita recordação do seu recente passado. E recomendo que não bebam muita água da fonte dos esquecidos. http://www.youtube.com/watch?v=CbxGF7ZhHDM.
13 de Outubro de 2009 às 13:20
” Em publico existe quase sempre o medo da exposição, o medo de ficarem “mal vistos” pelos vizinhos, colegas, amigos.”
Caro Juanito, enquanto me chamar Celso Pereira hei-de ser sempre,mas sempre fiel às minhas convicções,que não são políticas dado que até sou anti-partidário,mas são estruturais, de carácter e essas são para mim as que fazem a diferença entre um Homem e uma vassoura de galinheiro.
Além disso a Verdade é incontornável, com talas ou sem talas nos olhos,ela existe diante de nós todos,uns enxergam-na outros não,mas não é por esse facto que ela é diferente.
Cumprimentos,
Celso Pereira da Coreia do norte…..perdão, de Albernoa
13 de Outubro de 2009 às 17:18
Ao senhor Tonho da Horta
Então para o senhor só este Presidente é que foi eleito democráticamente? Oa anteriores porque pertencentes à CDU não foram eleitos democraticamente? Pelo menos, a CDU não foi levada ao colo com os votos do PSD, que à partida rondarão mais de 2.500 votos transferidos para o PS. Tudo bem, vivemos em democracia e cada qual vota onde quer, pode-se criticar a CDU em muitas coisas mas, não se pode dizer as barbaridades que o senhor diz e vir fazer afirmações desonestas que critica aos outros. Convinha, se calhar, ir ao médico para ver se esse único neurónio que tem ainda terá salvação. Dito isto, parabéns ao PS pela sua vitória, daqui a 4 anos os bejenses serão novamente chamados a pronunciar-se. Sem dramas, meus senhores.
13 de Outubro de 2009 às 22:12
Tenho pena. Por isso é que nós não nos desenvolvemos. Anti-comunistas primários, anti-democratas, têm é que ser anti qq coisa. Não percebo e sinto-me indignado. Que cidade de vinganças, de gente sem nível. Sejam eles do PC ou do PS. Uma palavra. Vergonha. Tenho vergonha de serem pessoas de Beja.
Respeitem os outros e não se alimentem só do mal pois tb vos pode acontecer a vocês, um dia…
14 de Outubro de 2009 às 23:44
Tens nas palavras ” um doce amargo “, confundes insinuações e acusações de pessoas de bem, e optas debaixo do anonimato com o ” Giovanni Galli ” para dares umas bocas e meteres em causa o bom nome e o direito à liberdade de escolher e optar individualmente por aquilo em que acreditamos, e consegues meter em causa até a própria essencia da democracia, tem coragem e dá o nome ao autor a ditadura já terminou …
15 de Outubro de 2009 às 11:40
@Reinaldo Louro
Parabéns ao PS e a si tb.
Eu não estou a insinuar. Estou a dar a minha opinião. A liberdade permite-me dizer o que penso sem desrespeitar ninguém. Se acho que as atitudes são anti-comunistas e anti-democráticas digo-o, e foi apenas nesse sentido que o referi. Não torne isto pessoal pk não o é. Apesar de muitas coisas, sei distinguir as pessoas e respeito o sentido democrático, coisa que V.Exª nunca fez. Basta ver por todos os comentários que tem feito em muitos sites, inclusivamente da RPax. Um dia conversaremos pessoalmente, quando a poeira assentar. Terei todo o gosto em expor-lhe as minhas ideias e ouvir as suas e inclusivamente contar-lhe algusn pormenores que desconhece neste contexto eleitoral recente.
Mais uma vez, parabéns a si e ao PS. Em particular a JPV.
Terminaram aqui as minhas opiniões no Praça.
15 de Outubro de 2009 às 12:01
@ Reinaldo Louro
Uma ultima coisa que me esqueci.
Quero dizer/lhe que stou dispon]ivel para ajudar o Dr JPV para que alcance todos os seus objectivos. Acredito nele enquanto pessoa e desde aqui fica ja a minha disponibilidade de o ajudar, no que a mim disser respeito.
Terminaram aqui as minhas opiniões no Praça.
15 de Outubro de 2009 às 13:20
“Camaradas” está na hora de se conformarem e irem “pregar” para outra freguesia (o que acho improvável, pois, a pouco e pouco a vossa espécie vai definhando…)! Quando é que param para pensar que os vossos ideais estão ultrapassados e absoletos? Abram as mentes à modernidade e, sobretudo, ao novo paradigma político: política para a acção com pessoas válidas e competentes, independentemente da sua “bandeira partidária”, etc, etc… é esta visão abrangente e global da política que vos falta. Assim, mentalizem-se: NUNCA MAIS VOLTAM A BEJA. O vermelho já era!… A hora é de nuances multicores, uma primavera de outono!…
18 de Outubro de 2009 às 14:31
@: Celso Pereira
“Caro Juanito, enquanto me chamar Celso Pereira hei-de ser sempre,mas sempre fiel às minhas convicções”
Sr. Celso, espero que não tenha tomado o meu comentário como um ataque pessoal.
Apenas falei de uma forma genérica que as pessoas gostam de se exprimir aqui (nos blogues) pois fazem-no anónimamente.
E comprova-se que é verdade pois são raros os comentadores que aqui “assinam” o seu nome.
Penso que o seu caso e mais alguns, incluindo o moderador, são os únicos que se identificam.
Cumprimentos.
18 de Outubro de 2009 às 19:50
Pois é,pois é,ainda vivemos num País muito ” acinzentado” em que ainda muita coisa mete medo !!!
Cumprimentos,
Celso
25 de Outubro de 2009 às 14:13
“COMUNAS quero-vos bem longe de BEJA”
“PS – JPV, finalmente troxes-te algo de novo para nós bejenses”
“PSD obrigado pela vossa colaboração, sem vocês não eramos capazes”
é mesquinho o que vou dizer a seguir, mas não posso deixar de o dizer …
DULCE senhora residente no bairro apelidado de “Texas” em Beja, agora sim ande com a cornadura baixa os seus compadres comunas já se foram ehehheheeh, acabou a sua arrogância …