Out 30 2009

Mudar de rumo

Publicado por as 10:47 em A minha cidade


foto: © zé espinho

É o que se espera para a cidade de Beja a partir de hoje.
Não se pense, porém, que a tarefa é fácil, pois o caminho está cheio de armadilhas.
Como tenho vindo a alertar alguns optimistas: “A luta continua!”.
E baixar os braços é o que os defensores do atraso e do sub-desenvolvimento estão à espera da nossa parte.
Por isso, mãos à obra.

Nota: Desejo a Jorge Pulido Valente e à sua equipa o melhor sucesso na empreitada que hoje começam. Os bejenses saberão agradecer.

Actualização
1- O vereador Miguel Ramalho abandonou a cerimónia assim que Jorge Pulido Valente iniciou o seu discurso. Isto já não é falta de chá. É falta de outras coisas, que me abstenho de aqui mencionar.

2 – A mesa da Assembleia Municipal é monocolor. Isto é: PCP. Não se esperava outra coisa.

Share

38 Resposta a “Mudar de rumo”

  1. Regina diz:

    Boa sorte!!

  2. Bocana diz:

    Andam doridos… Não esperavam tamanha cópula…

  3. Luis diz:

    O Dr. Francisco Santos era dos melhores que havia por lá, não estou a brincar.

    Imaginem o resto ….

  4. Reinaldo Louro diz:

    O prazer e a honra de ter assistido pessoalmente com uma sala incapaz de satisfazer as mínimas necessidades e com a denúncia pública de que a anterior gestão não convidou sequer o que devia realizar protocolarmente as instituições locais, ao acto de posse no reduzido, planeado e desorganizado espaço dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Beja, é totalmente absorvido pela ” HISTÓRICA ” tomada de posse de Jorge Pulido Valente e sua restante equipa camarária.

    O trabalho que os espera é ” brutal “, mas o desafio é motivador e com inteligência os resultados serão decerto alcançados, com a participação de todos e para todos os munícipes bejenses.

    O resto é passado e o futuro está já aí no presente !

  5. Ana diz:

    É realmente lamentável as atitudes e postura dos eleitos pela CDU. A não autorização da realização da cerimónia no pax julia é lamentável e só revela o receio de verem uma sala cheia no apoio e incentivo ao novo executivo.
    A saida do Sr. Miguel Ramalho no inicio do discurso do novo presidente da câmara é revelador de um profundo desrespeito pelos poderes e entidades públicas, pelo regime democrático em que vivemos e pela população do concelho que elegeu o novo executivo.
    A falta de ética, sentido democrático, respeito, dignidade que já estão a revelar os eleitos da CDU deixam prever 4 anos de guerrilhas e boicotes politico-partidários.
    Dr. Pulido Valente conta concerteza com muitos bejenses como eu, disponiveis para ajudar a construir uma cidade melhor…infelizmente tb conta com outros, a fazerem os possiveis para Beja não se erguer.

    Ao Dr. Loff, ao Sr. Miguel Ramalho, e outros, digo apenas…estamos atentos!

  6. Anti-Lelo diz:

    Alguem me explica porque motivo estava tão grande comitiva da nossa estimada comunidade cigana na tomada de posse da nova câmara? Estou a falar de ciganos, ciganos não de outros. Será que já começaram a cobrar algumas promessas vamos ficar atentos.
    Já agora segundo ouvi na rádio foi oferecido pela CDU ao PS um lugar na mesa da AM, o PS exigia a Presidência da mesma. Isto é PS, não se esperava outra coisa.

  7. João Espinho diz:

    @anti-lelo – você faz transparecer, mas percebe-se que não é nada ingénuo.

  8. A Fuga do Caracol » Blog Archive » Terminou hoje o comunismo em Beja! diz:

    […] cujo autor é José Espinho,  foi gentilmente cedida pelo João, mentor, criador e pai do Blogue “Praça da República” . 0 Comentarios Ler mais […]

  9. ze do telhado diz:

    ora bem ja toimaram p

    possse e tal foi ela que ate pôs o outro doente sim porque o saida inesperada no Miguel ramalho so podia ser indisposição nada mais, ate ficou mal disposto, este foi o principio??ehhhhe
    AH NAO OS DEIXARAM IR TOMAR POSSE NO pax julia??? ISSO SABIA EU O TAL sR MURTEIRA AINDA VOCES NAO SABEM da missa a metade vão sabem aos poucos ali ha regime e duro lollolol
    nao seusa o pax julia pos isto não se usa o gimonodesportivo por aquilo, nao se usa a piscina por aquilotro enfim ditaduras da CDU

    que mtos senhores e mtas senho sem terem, sido sem serem ou sem virem a ser comunistas tem detorpada o nome da CDU, tem feito peito que o ps psd cds este ao men os nao mentem sao o que sao

    aguardo ansiosamente a 1ª medida.
    xau beijos e abraçosa todos
    Ze do Telhado

  10. Euzinha diz:

    Para quem defendia a solenidade do acto, foram muito pouco éticos:
    – nem um micro havia para os eleitos tomarem posse;
    – não queriam que o Presidente discursa-se.

    Enfim acabou, vamos esquecer quem não merece a nossa atenção.
    Mas não se esqueçam ESTAMOS ATENTOS.

  11. John F. Kennedy diz:

    Para a Mesa da Assembleia “A CDU venceu com 20 votos, o PS obteve 18 votos e houve 1 voto branco.” (in RadioPax)

    CDU – 9 + 11* = 20
    PS – 9 + 6* = 15
    PSD – 1 + 1* = 2
    BE – 1

    Afinal a votação até poderia ter ocorrido de “braço no Ar” visto que a matemática é demasiado básica para levar a enganos…

    … ai o bloco que já começou no anti-sistema!

    (*inerências dos Presidentes de Junta de Freguesia)

  12. Bejense diz:

    Sr. Anti-Lelo, deixe-me esclarecê-lo.

    A CDU, faz apanágio que em situação de empate, o lugar da presidência deve ser da força mais votada. Concordo plenamente com isso e é a situação que se verifica em TODAS as juntas de freguesia. Nas eleições de 11 de Outubro, a votação da Assembleia Municipal deu empate técnico em número de eleitos, mas deu maioria de votos á lista do PS.

    Por uma questão de justiça, a Presidência do órgão deveria ser do PS. Em virtude das inerências, que na minha opinião pessoal não deveriam votar para a eleição da mesa do órgão, a CDU tinha a maioria . Como tal, o PS propôs que a mesa fosse constituída por presidência PS e restantes membros CDU.
    Em contra-proposta, a CDU propôs ficar com a presidência e o 1º Secretário, dando o último lugar ao PS.

    Isto não é Democracia, é Oposição.

    E Falta de Educação, como se viu em toda a cerimónia.

  13. Raquel diz:

    Oh João, desculpe-me se vou ser pouco polida mas….PORRA! Esses fulanos não se convencem que já ninguém “podia” com a CDU??? Que em Beja (à excepção dos velhotes que, como o meu avô, votam em cruz há quase 40 anos) quase ninguém se revê nas suas (falta de) ideias para o desenvolvimento da região? Que os únicos que acreditam (e acreditaram durante longos anos) na estrutura autárquica CDU, só o fazem porque têm eles próprios a ganhar com isso? É que não pode ser outra a razão…vivi mais de 20 anos em Beja e vi a cidade a definhar e esses senhores foram incapazes de fazer alguma coisa para inverter a situação, antes pelo contrário! Cada iniciativa que tomaram, quando as houve, deixava mais a descoberto o empobrecimento (a vários níveis) da cidade.
    Mas porque é que têm tanta dificuldade em “capacitar-se” que o tempo deles já foi? Os lugares de poder não são eternos, não são propriedade privada, existem para os eleitos servirem o povo que os elegeu… e quando não servem têm de dar o lugar a outros.
    Se querem mandar nalguma coisa, que constituam empresas, deêm emprego e aí já podem continuar a “mandar”…
    Confesso que estou a escrever isto com alguma raiva, porque chega a dar repulsa ler comunicados do PCP bejense e ler relatos da falta de educação, falta de vergonha e falta de sentido de Democracia com que esses senhores se têm comportado desde que o novo executivo camarário foi eleito, porque eu tive de sair de Beja (que é a minha terra e onde regresso sempre que posso) porque aí não encontrava trabalho e não podia construir a minha vida.
    Como diz o outro: eles que arranjem uma vidinha…

  14. ADOR diz:

    Será que os militantes e simpatizantes da CDU, sabem da má educação dos seus representantes?
    Será que tem uma azia tão grande, que não sabem estar na derrota (sim, porque se não sabem estar na derrota, muito menos sabem estar na vitória)?
    Será que na CMB, todos mandavam? ou era ditadura?
    Será que os veredadores da CDU pensavam que os cargos publicos eram para a vida?
    Será que sabem trabalhar nalguma função (não lhes é reconhecido mérito em nenhuma)?
    Tendo em conta, o elevado grau académico de alguns, tambem, se lhes esperava outro nivel de educação.

    Como tal, aconcelho a essas pessoas umas sessões de chá (talvez nas maltezinhas), ou, no caso de a azia ser tão grande ENO ou água ráz…

    Poderiam ter uma atitude diferente?

    Poder podiam, mas era a mesma coisa…

    Tenham postura e trabalhem para o bem da cidade, seus imbecis…

  15. gena diz:

    A partir de hoje ….já não olhamos para trás!!!

  16. Manuel da Silva diz:

    Têm mau perder!!!!!!!!!!! Hão-de pensar que estão na Rússia e que temos ser mandados por eles. O que eles não sabem é que os Bejenses estão atentos às armadilhas que deixaram e haja o que houver temos que continuar todos com o novo PRESIDENTE ! Ele não é ingénuo, já trabalhou com eles e já sabe o que a casa gasta…só quero ver ,ou melhor, já estou a ver os vira casacas daquela Câmara…
    O 25 de Abril chegou a BEJA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. A Rita Ribeiro diz:

    Óh JEspinho!
    Deixa lá de pôr a “bold” o Miguel Ramalho que isso é atribuir à estimável criatura a importância que ela já não tem; e pra mais tratando-se de comportamentos estilo casca grossa soviética.
    Outro aspecto: Uma Mesa de Assembleia Municipal não é eterna. Pode ser alterada por votação em qualquer altura desde que haja proposta nesse sentido. E para tal basta que haja um trabalho sério de cooperação do novo executivo com as “inerências” Cdu.
    Até a barraca abana !! É dar-lhe tempo.

  18. Filipe diz:

    Vamos começar uma nova era, não assistimos a uma 25 de Abril como alguns refiram, mas um período de desgoverno e oportunismo, a tomada de posse já foi um sintoma disso mesmo, os primeiros já apareceram para cobrar o que lhes foi prometido, mais virão. Vamos assistir ao depauperar dos bens municipais para cumprir favores que os eleitores, certamente não saberiam, o que é certo é que a cidade e o concelho vai ser uma fogueira de vaidades sem rumo onde a hipocrisia e o oportunismo vão reinar…. Vamos aguardar por o que aí vem, quem realmente gosta da cidade e do concelho de Beja, seja por afinidade natural ou não, terá que estar preparado para enfrentar um poder que desconhece a palavra democracia e que leva muito a mal o confronto de ideias…
    Vamos lutar um concelho melhor, contra esta canalha que aí vem com os dentes de fora….

  19. João Espinho diz:

    @filipe – você parou no tempo. O PCP já deixou a CMB. Actualize-se, homem!

  20. A Rita Ribeiro diz:

    Ah ganda Filipe. É isso mesmo homem.
    Se tivesses escrito isso há dez anos atrás pá, alguma vez o tipógrafo Saramago tinha ganho o Nobel?!

  21. Manuel Francisco diz:

    @filipe – A cidade de Beja levantou a voz e disse: ACABOU-SE, JÁ CHEGA.
    A partir de agora a palavra DEMOCRACIA passa a ter o significado que qualquer dicionário lhe atribui, e não PODE mais ter o significado que o dialecto da Rua da Ancha lhe atribui há 35 anos, isso tem um nome é COMUNISMO e NÃO SÃO SINÓNIMOS.

  22. Vitor diz:

    Ao Senhor Anti-Lelo:

    Fique desde já a saber que o que foi prometido aos membros da etnia cigana aquando dos nossos contactos com os mesmos, em particular no Bairro das Pedreiras, foi que caso vencessemos as eleições estariamos dispostos a reunir com o responsável pela mesma (patriarca) no sentido de analisarmos o que seria possivel fazer, nomeadamente no referido bairro(parque nómada), e simultâneamente, ao vivo, em directo e sem quaisquer receios deixámos bem vincado que teria de haver da parte deles mais responsabilização.

    Finalmente, creio que nem sequer vale a pena abordarmos a origem, na nossa cidade, deste problema bem como a falta de resolução do mesmo.

    Vitor Paixão
    Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira

  23. El Juanito diz:

    Tanta conversa acerca do tal senhor ter saído da cerimónia a meio desta.
    Ele apenas fez o que digo há muito tempo.
    Sempre disse: RUA COM ELES!!! E ele isso fez, foi para a rua.

    Agora que a Praça da Républica arreou a bandeira da foice e do martelo, desejo ao recém eleito presidente da camara municipal e sua equipa, força e determinação para levarem a bom termo o seu programa eleitoral.
    Estou certo que esta cidade irá sentir-se mais leve sem o peso do anti-progresso.
    Viva Beja Capital!!!

  24. Anti-Lelo diz:

    Parece que afinal sempre houve promessas feitas a estimada etnia cigana, isto a crer como verdadeiro, no post assinado pelo sr Vitor Paixão – Presidente da Junta de Santa Maria, não quer explicar melhor e em concreto qual foram essas promessas? E quanto é que as mesmas vão custar aos bolsos dos contribuintes?

  25. Jony diz:

    @Anti-Lelo
    Basta ler o programa eleitoral da freguesia de Santa Maria.

    O bairro da Esperança, merece ter escolas, piscina, serviços camarários, vias de comunicação em condições, etc.
    O nosso presidente, homem criado neste bairro, sabe perfeitamente as nossas carencias, e ninguém melhor que ele para nos representar.
    Deixem passar dois ou três anos, e o Carmo Velho, nem vai parecer o mesmo.

    Dr. Vitor, o Carmo Velho está contigo, e toda a freguesia de Santa Maria também.

  26. Pedro F. diz:

    Cambada de estúpidos, a CDU que se lixe mas pelo menos tenham respeito pelos eleitores CDU!

  27. José diz:

    Resido no Carmo Velho, estou muito contente com a eleição do meu amigo Vitor para presidente da Junta de Freguesia.
    Sei que ele vai fazer tudo para melhorar a situação da sua zona.
    Sei que já não vives no Carmo Velho, mas o teu coração continua lá, não te esqueceste das tuas raízes, é de louvar a tua eleição.
    Estamos contigo.

  28. M.Santana diz:

    Ao Ex-vereador Miguel Ramalho recomendo Kompensam Forte.Acaba com as asias por maiores que sejam

  29. Filipe diz:

    M Francisco, por mim até podia deportar todos os comunistas, agora ligar a palavra democracia a um bando de oportunistas!!!

  30. Filipe diz:

    Ah ganda Rita pá, continua assim pá, ainda vais parar á sala oval do município pá…

  31. Vitor diz:

    Sr. Anti-Lelo:

    Creio ter sido bastante explicito no meu post; se não percebeu ou finge que não percebe então lamento. Fui claro, transparente e honesto mas quando chego à conclusão que perante certas pessoas tal não vale a pena então limito-me a desistir. Passe bem e já agora, caso tenha alguma reclamação, critica ou sugestão a fazer agradeço que a coloque no local próprio, independentemente de pertencer ou não à Junta de Freguesia que presido. É nisto que consiste a verdadeira Democracia Participativa.

    Um abraço,

    Vitor

  32. Filipe diz:

    Sr. Vitor, PS não é igual a democracia…. Tenha isso em consideração e agradeça o tacho que tem… (não me refiro à Junta)

  33. jorge diz:

    agora que o sr Pulido Valente venceu a cmb, vamos todos os bejenses,desejar a maior sorte do mundo, pois Beja , não pode mais andar para trás, bem hajam bejenses vencedores, viva Beja capital

  34. laranjinha diz:

    Aguarda-se (e espera-se com muita convicção) que o Pires dos Reis aceite o que merece …..

  35. "Observadora atenta" diz:

    Face ao exposto (na maioria dos posts), resta-me ajudar a manter “fogueira” acesa!
    Realmente os “senhores do vermelho” não conseguem digerir, jamais, a vitória da equipa Beja Capital. Até quando? Coitados, chegam a fazer pena! Que os mesmos não tinham capacidades para continuar à frente do destino da capital do distrito já se sabia. Mas tamanha falta de educação? Francamente. É-se forçado a pensa: como puderam (des)governar Beja durante tanto tempo? Onde andavam todos os munícipes atentos? Sim, porque é preciso estar atento a pessoas que impedem constantemente o progresso e o desenvolvimento económico e social com receio de perderem os cargos. Porquê? Os cargos não são vitalícios. É preciso dar lugar a outros. Outros, competentes, capacitados e com visão estratégica capaz de projectar Beja no panorama nacional e internacional. São pessoas destas que Beja necessitava há muito. Felizmente chegou as mudança à nossa capital. Bem hajam todos e boa sorte para o mandato agora iniciado.

  36. tigre alentejano diz:

    Gostava de saber quando vai ser a 1ª Ass. Municipal e onde será? Deverá haver espectaculo, se o auditório da biblioteca não servir, agora seria mais justo (pelo teatro politico) que acontecera no Pax Julia.

  37. ZE DA BIA diz:

    Agora que o grande chefe ganhou espero que consiga dar a volta e que aquele encarregado que o quis por na rua do parque de materiais na altura da campanha assim que soube que tinha ganho abalou fugindo da sede da CDU para lhe dar os parabéns há sua sede de campanha espero que reconheça o erro que cometeu e que deixe de andar com os carros da empresa aos fins-de-semana as compras com a esposa esse senhor é um dos encarregados no parque na PC (protecção civil) já foi alguém no tempo dos outros…agora espero que não seja ninguém com o grande chefe.

  38. A Rita Ribeiro diz:

    Convém pôr as coisas no sítio embora tal se torne difícil com o capital humano disponível. Mas é o há, pelo que levará o seu tempo. Entre a “caça às bruxas” pura e dura e nada aconselhável e a “fraterna inclusão de todos” de duvidosos resultados pelo emergente perigo de contaminação, o Presidente saberá encontrar uma fórmula ajustada. Tornam-se imperiosas algumas decisões que mostrem claramente a todos os que acreditaram neste projecto que o caminho a trilhar é outro e bem diferente.
    Força Jorge !