Set 04 2009

Francisco Santos

santos-de-beja.jpg
foto: joão espinho

Presidente da Câmara Municipal de Beja, foi igual a si próprio no debate da passada quarta-feira.
A expressão “você não mandava nada, era um reles funcionário“, com a qual tentou atingir o candidato Jorge Pulido Valente (PS), vem no seguimento da habitual postura que o Presidente da CMB assume quando confrontado com qualquer tipo de contrariedade. Não se trata de uma atitude pontual. Quem já teve oportunidade de assistir às sessões da Assembleia Municipal (AM) sabe que Francisco Santos é deselegante na linguagem e que reage de forma pouco educada às críticas. Célebre ficará a sua expressão “Não me trates por Chico!”, arremessada em plena sessão da AM, com microfones ligados, a um eleito do PS (colega de medicina) e que não constará de nenhuma acta, desejando-se que a memória seja curta.
Não foi, portanto, novidade, a deselegante expressão empregue por Francisco Santos.
E faz muito bem quem não se sente, não é filho de boa gente.

Share

20 Resposta a “Francisco Santos”

  1. Manuel André diz:

    Sem dúvida. Concordo por inteiro com o post aqui escrito. Agora cabe a nós decidir se queremos que ele lá continue. E, já agora, parabéns ao Dr. Barriga pela intervenção, muito bem.

  2. Celso Pereira diz:

    ” A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.”

    Quem viu o debate de ontem na TVI sabe a que me estou a referir.O presidente da câmara de Beja dá pena tal foi a prepotência e pobreza de espiríto que transpareceu em cada intervenção que fez.Se a população do concelho de Beja tiver a infelicidade desta “reles” personagem ficar mais 4 anos, não consigo imaginar o estado a que esta cidade vai chegar.

  3. Carla Sousa diz:

    Já tinha ouvido falar no estilo do Sr. Presidente, mas nunca tinha ouvido nem visto pessoalmente. Realmente é de se ficar incrédula perante tal postura. E se na rádio ainda podemos imaginar que se calhar aquilo não é bem assim, ontem vi com uns colegas meus em Lisboa o debate na TVI24 e aquilo até fazia urticária. De facto, jamais pensei que uma pessoa que é Presidente de Câmara, que é médico e tem responsabilidades acrescidas na sociedade se permita comportar assim. Enfim, não me digam que já não há gentlemen no meu Alentejo.
    Para finalizar, apenas dizer que como dizia um colega meu o mais grave até nem é só a forma, mas sim a total ausência de conteúdo. Isto está bonito, está 🙂

  4. Strogoff diz:

    Não posso deixar passar esta situação em claro. O Sr. Presidente Francisco Santos, no debate promovido pela Rádio Pax, vira-se para o candidato pelo PS Jorge Pulido Valente e diz: “você ali não mandava nada, era um reles funcionário“.

    Que fique aqui bem claro, mas o que é que este Sr. Presidente manda lá na câmara? Ou será também um reles Presidente??

    Recordo-me bem da tão falada reunião que teve com os moradores da Praceta do NERBE, onde foi pedido que o Polidesportivo fosse retirado do referido local, uma vez que estava mal situado e prejudicava bastante todos os vizinhos. O Sr. Presidente Francisco Santos disse: “Fiquem descansados, porque se este recinto os prejudica, o mesmo será retirado, pois zelamos pelo bem estar de todos”.

    Moral da história, o polidesportivo não foi retirado por ordem do Sr. Vereador Miguel Ramalho.

    Fica aqui a questão, se os “reles funcionários” não mandam nada na Câmara, será que os todos os que são Presidentes mandam? Ou existirá alguém que mesmo não sendo Presidente, poderá mandar mais?

    Santa Paciência!!

    Nota: Vou transcrever este meu comentário, para o blogue “A Fuga do Caracol”

  5. A Fuga do Caracol » Blog Archive » Onde está a razão? diz:

    […] que no blogue “Praça da República”, deveria colocar um comentário a este assunto, e decidi também fazer um post com a transcrição […]

  6. Qui-Qui diz:

    Será que no H. S. Maria quando o dr. F.Santos foi para lá por direito adquirido num concurso também consideraram que ele lá não mandava nada, não passava dum “reles” médico???

  7. " Independente " diz:

    A reprodução de um homem cirugião de profissão, talvez tirado na URRS, e com o cartão do PCP, salvo erro foi escritorário na oficina na Rua da Lavoura, no camarada Narciso, o tal que entrou a seguir ao 25 de Abril em pleno Liceu de Beja, com uma espingarda ” Flober ” segundo me contarem, e que hoje licenciado e reformado, insulta quem pensa diferente.

    É este o homem que tivemos à frente da Câmara Municipal de Beja, é este o homem em que arriscamos ter mais 4 anos, se não existir o voto útil e o voto de protesto para vencer, contra esta ditadura de 35 anos de sempre do mesmo.

    As opções estão traçadas a decisão é de todos nós !!!

  8. Manuel da Silva diz:

    Estou estupefacto!
    Cheguei de férias e não ouvi o dito cujo debate, mas pelo que li e ouvi ao longo do dia na nossa cidade só tenho um comentário a fazer. reles é o presidente e todos aqueles que fazem parte do seu grupo , reles porque ao longo destes quatro anos não fez nada, BEja a crescer, para aonde? Só para os lados. Reles porque ofendeu todos os trabalhadores da Câmara excepto aqueles que o rodeiam, esses são os super a quem ninguém vê nada do que fazem , porque estão todos metidos na mesma panelinha.
    De facto, este senhor neste mandato de certeza fez com que muitos trabalhadores se sentissem reles, pelas atitudes que tomou….
    Bejenses acordem , esta gente não pode ficar lá outra vez, a nossa cidade está a definhar… agora até acabaram com o POsto de Turismo no centro da cidade. As portas de Mértola está moribunda, já não é aquele espaço do nosso tempo de liceu e escola, era para sermos uma cidade com vida , que nos orgulhássemos dela , e afinal o que temos?????
    Qualquer dia ainda vai aparecer uma anedota alentejana com o título : “Os Bejenses deixaram-se papar pelos comunas…, por culpa deles”!

  9. hpalma diz:

    Alguém conhece algum link para ver o debate da tvi24?

  10. El Juanito diz:

    RUA COM ELES!!!!
    Mais comentários para quê?!
    RUA COM ELES!!!!

  11. latente diz:

    O trabalho do Dr. Francisco Santos no Hospital de Santa Maria é conhecido.
    O trabalho do Dr. Jorge Pulido na Câmara de Mértola, é relativamente fácil de conhecer, passem por Mértola e falem com as pessoas, leiam os blogs de Mértola.
    Vão ver as Águas Bravas, viagem nos Paquetes que estão atracados em Mértola, viagem até ao Algarve pela estrada que JPV nunca aceitou que fosse executada, etc, etc, etc.
    Depois, votem em consciência.

    Ao CDS PP envio os parabéns, têm um candidato com grandes potencialidades para um futuro próximo. A haver mudança, que seja algo consistente e com futuro, o Dr. Ismael Pimentel tem grandes hipóteses, assim tenha uma equipa à altura.

  12. Luís Palminha diz:

    Penso que durante a próxima semana, irá ser possível ver o debate da TVi24 e da Rádio Pax (Gravado pela TV Alentejo) no YouTube…tudo dependerá da capacidade de resposta dos mesmos a publicar/ enviar o material.

    No entanto já deveria ser possível ouvir o debate no site da Rádio Pax (no fundo da página….clicar onde diz Autárquicas 2009) mas por algum motivo (técnico suponho) dá erro…

  13. Luís Palminha diz:

    Acabei mesmo agora de confirmar novamente o site da Rádio Pax e já está disponível para ouvir!

    (no fundo da página….clicar onde diz Autárquicas 2009)

  14. Manuel da Silva diz:

    Respondendo ao latente digo-lhe o seguinte, concordo consigo em dizer que o Dr. Francisco Santos é um bom cirurgião, mas como presidente da Câmara não vale nada, diga-me neste quatro anos de mandato o que é que esta gente fez?????????????
    Falo com muita gente de Mértola e não é essa a opinião das pessoas de lá, isso são conversas do grupinho comunista lá do sítio…
    Ao menos mudem e depois daqui por 4 anos julguem-no!
    Quanto ao Dr. Ismael não lhe conheço nenhuma obra e sendo eu da cidade e andando sempre por aqui, embora reformado, não o conheço nem sei donde veio.
    Sou PSD, embora não filiado e concordando em muitas coisas que o Dr. Paulo Portas diz, não ficava bem com a minha consciência se não votasse no homem que será o único que poderá dar volta à minha cidade, o único que terá a chance de ganhar aos comunistas.
    Nas outras eleições, pode o PSD contar com o meu voto ! Nas autárquicas é o Jorge que tem o meu voto, mas é o Jorge ,não o PS!

  15. José Chicharo diz:

    Gostaria este tal de Francisco Santos, chegar aos calcanhares do Dr. Barriga, em educação e nivel.

  16. " Esperança " diz:

    Estive no jantar ( pago individualnente ) da apresentação da lista à C. M. Beja, no NERBE, e na minha mesa de 8 pessoas estavam 7 independentes de esquerda e apenas 1 militante do PS.

    Noutras mesas vi muitos e bastantes pessoas independentes e ligadas por simpatia e militância ao PSD e até ao CDS, e se lá estavam devem ter a posição semelhante ao sr. Manuel da Silva.

    O que interessa é a mudança e o voto útil em quem pode ser presidende, porque os outros votos na prática serão nulos e não terão aproveitamento político.

  17. El Juanito diz:

    @Manuel da Silva :
    Concordo em parte consigo.
    Eu considero-me do PS mas neste caso, também voto no JPV e não no PS, sim porque este (o de Sócrates) não é o “meu” PS.
    E aqui em Beja não vejo alguém com força suficiente para desintrincheirar o PCP a não ser ele.
    Vamos mudar a cor da nossa cidade, ela merece!
    Cumprimentos.

  18. Latente diz:

    É isso mesmo ponham o cartaxinho na CMB e deixem o Pires a falar sózinho. Ele que desista a favor do Pulido e assim o PS ganha o PSD aos pontos.
    Afirmo aquilo que disse, Ismael Pimentel é melhor opção, e com esta posição do PSD ainda verei o CDS com maior votação.

  19. Luís Palminha diz:

    Ismael Pimentel a melhor opção?!

    “Instalar um regime de excepção em Beja e criar uma zona franca”

    “fui padrinho de Beja…”

    “tenho acompanhado à distancia a realidade de Beja”

    [utópico]

    Uma coisa eu dou razão…Ismael Pimentel demonstra uma grande formação em Discurso Politico, pois vêm de outra realidade…do centro politico do país…

    Eu pergunto, quais serão as reais possibilidades de alguém “caído de pára-quedas” conseguir realmente ganhar a Câmara Municipal de Beja?

  20. charlie diz:

    Costuma dizer-se que o pior é sempre o que está par vir.
    quer seja na continuidade, quer na mudança….

Deixe Uma Resposta