Ago 25 2009
Touradas em Beja
No passado dia 12 de Agosto, na qualidade de deputado municipal, enviei ao presidente da Assembleia Municipal de Beja o seguinte:
“Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia Municipal de
Beja
Na qualidade de eleito municipal, solicito a V. Exª se digne questionar o executivo da Câmara Municipal de Beja sobre as razões que levaram o referido executivo a adquirir ingressos para o espectáculo tauromáquico realizado em Beja no passado dia 9 de Agosto, qual a quantidade de ingressos adquiridos, qual a despesa com a aquisição dos mesmos e qual o critério para a sua distribuição gratuita.”
A resposta:
“Exmº Senhor João Espinho
De posse do seu e-mail de 12 de Agosto de 2009 no qual coloca questões ao executivo relativamente ao espectáculo tauromáquico, encarrega-me o Senhor Presidente da Câmara Municipal de informar v. exlª que a Câmara Municipal de Beja adquiriu 500 ingressos a 10€ cada para apoiar o evento comemorativo dos 100 anos da Praça de Touros de Beja, a exemplo do apoio a outras organizações como a OviBeja.
Os ingressos foram distribuidos pelos vários serviços da Câmara Municipal de Beja, pelos utentes do Centro Social do Lidador e pelos utentes do MURPI.
Com os melhores cumprimentos
João Daniel
Gabinete da Assembleia Municipal”
Independentemente da questionável razoabilidade desta acção, o que mais me confrange é a forma como o Presidente da Câmara trata um eleito municipal. Não é o proprio a responder, não delega num vereador ou num técnico da CMB. Não! Manda um funcionário administrativo responder a uma questão colocada por um eleito. Assim se vê a forma como Francisco Santos olha para o órgão municipal que, a meu ver, deveria ser a casa da democracia.
Ou será que isto só acontece por eu me chamar João Espinho?
25 de Agosto de 2009 às 11:35
eu vou mais longe, será que ele teve direito de voto na resposta a dar?
25 de Agosto de 2009 às 11:56
O que não é nada correcto e nada ético é andarem a dar bilhetes por aí em período pré-eleitoral, sem critério nenhum! Mais, este tipo de “apoio” como dizem ter sido feito, é anti-ético e uma má prática que deve ser abolida o quanto antes do nosso panorama. Há quem lhe chame de subsídio encapotado e há quem, dado o período eleitoral, lhe chame outras coisas mais que não vale a pena trazer para aqui.
O que a CM Beja fez foi uma vergonha e um insulto aos Bejenses. Mas parece-me que já vale tudo na hora das eleições.
25 de Agosto de 2009 às 13:48
Já viram se o PSD e os outros partidos agora tivessem a mesma educação lá faziam um cartaz igual aos da Cabeça Gorda contra a CDU… a falar de consultas, empregos, touradas e “touradinhas” 😉 Ah pois é!
25 de Agosto de 2009 às 21:52
A atitude fica para quem a pratica e pelas (in)justificações dadas fácil será concluir, que fica aqui e agora demonstrado se não fosse a denúncia pública, o caso nem sequer seria comentado e a ” tourada ” passaria despercebida mas a ” lide ” e os objectivos claros terias ficado omitidos, por clara conveniência politica/ partidária do PCP/CDU actual gestor dos recursos financeiros da autarquia bejense e com o dinheiro de todos nós !
Porque razão o acto da compra e o critério de distribuição não foi previamente anunciado na reunião de câmara, na Assembleia Municipal ou dado conhecimento através dos orgãos de comunicação social ?
Porquê ?
A caça ao voto autarquico e não só, foi e é intolerável em democracia, com dinheiros públicos !!!
26 de Agosto de 2009 às 0:06
Fui ” ROUBADO ” porque assisti ao espectálo e paguei 30 Euros e o bilhete mais barato era na bilheteira 25 Euros, como é que uma entidade pública como a Câmara Municipal de Beja compra a uma privada bilhetes a 10 Euros, como e porquê ?
O mercado e a actividade económica, e o fisco cobrou IVA sobre que valor, qual era o valor facial nos bilhetes ?
A direccção de Finanças de Beja e os seus inspectores não vão verificar este tipo de actividade económica e os seus (nossos) impostos ?
26 de Agosto de 2009 às 2:24
Já muita gente demonstrou a sua indignação óbvia perante o episódio da tourada mas quero aproveitar este espaço para mostrar a minha raiva porque não me calhou nenhum bilhete. Sim, sou funcionário da autarquia; Sim, exerço na Praça da Republica – a do Pelourinho; Não, não estava de férias; Não, não faço ideia porque a maior parte dos meus colegas tiveram direito a bilhete e eu e mais uns quantos ficámos de fora.
Posso não concordar com os bilhetes mas já que compraram…………. Outra: aquando das Ovibejas a CMB compra um convite para cada funcionário mas os técnicos superiores apanham um convite duplo e os restantes funcionários – que até ganham menos, claro – apanham um simples
Porquê? Não faço ideia!!! E não, não sou técnico superior. E sim, tenho dor de corno!!!!
26 de Agosto de 2009 às 15:20
Não será antes porque a politica cás no burgo é mesmo assim?
O dinheiro é “deles” e não de todos nós!
Abraço,
26 de Agosto de 2009 às 16:09
Realmente…quem discute este assunto desta forma só pode mesmo ser uma cambada de papalvos…
Como se alguém fosse votar na CDU por lhe darem um bilhete para a tourada! Ainda se fosse um bilhete da lotaria, e premiado!!
Tenham juizo senhores..
27 de Agosto de 2009 às 0:23
Não concordo com essa da caça ao voto autárquico.
Não será antes caça ao voto tauromáquico ?
27 de Agosto de 2009 às 22:38
Face a tudo o exposto é tudo uma grande vergonha política, porque acabo de ouvir que os pobres do PCP e carenciados da CDU, vão gastar na campanha legislativa 2 MILHÕES DE EUROS !
Criticam os os outros com 30 e 40% de eleitores, e eles apenas com 10% em valor percentual conseguem ” per capita ” gastar mais do que todos os outros partidos e coligações.
É necessário ser intelectalmente sério e os comunistas dizem uma coisa mas na prática fazem presisamente o contrário.
São hábeis a mentir e a dar o flanco na arte de se fazerem coitadinhos, mas no real são uns burgueses .
1 de Setembro de 2009 às 15:04
Será que tb haverá bilhetes de borlix para a malta do costume agora na rural beja?! Penso que haverá rural beja, pelo menos o José Cid disse que voltava cá em outubro.
E se vem o Cid, também não me admirava nada que voltasse o Tóni das garotas graúdas!
Bem, mas a questão principal é saber se haverá bilhetes de borla para a malta do costume, se houver, eu também quero, também sou munícipe neste município. 🙂