Ago 28 2009

Descubram as diferenças

A fotografia que se segue está nos outdoors da campanha autárquica da CDU:


foto: joão espinho

Esta, que aqui em baixo reproduzo, vem na página 13 do Boletim Informativo do Município de Beja (edição Maio/Junho 2009) onde, na ficha técnica, se pode ler que “Redacção: GIRP”.

As fotografias do Boletim não têm assinatura, pelo que creio tenham sido registadas pelos fotógrafos do GIRP (Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Beja).
A minha questão é a seguinte: o GIRP está ao serviço da CDU? Não, será a resposta, pois isso indiciava uma promiscuidade ilegal. Então, resta-nos uma alternativa: a CDU está ao serviço do GIRP.
Pronto, já sei: estavam 2 fotógrafos no mesmo dia – um a trabalhar para o GIRP (Câmara Municipal) e outro para o PCP (CDU). Como somos ingénuos, vamos acreditar que assim foi!!!!

Share

42 Resposta a “Descubram as diferenças”

  1. Rato dos Pomares diz:

    Esta é uma pedra lapidar do paradigma territorialista de desenvolvimento. O “tal” desenvolvimento local, integrado e sustentável, o tal desenvolvimento que pode contrariar as “crises globais” . . Quando escasseiam os recursos, há que os saber fazer articular, multiplicar e exponenciar os resultados . . Nada de ostentação, nada de esbanjamento!!! Assim é que é! Parabéns ao GIRP, parabéns à CDU. Além disso os pendões com imagens heróicas, já passaram de moda!

  2. whois diz:

    Portugal é um pais de interesseiros, mesquinhos, invejosos, sebosos, patos bravos e afins, portanto não há absolutamente nada a fazer relativamente a filhas da pu***** em campanhas, e bem estávamos nós se isto só se passasse em campanhas eleitorais. O facto é que a nossa sociedade é assim.

  3. do contra diz:

    Não sejas assim João,

    O homem é do Povo…não tem tanta roupa assim.

    ou então…

    Há mesmo uma promiscuidade intolerável, própria de quem já está há muito tempo no poder e não percebe a diferença entre o Partido e o Estado.

    Meus Senhores,

    Isto não e a China, nem a Coreia, nem Cuba!

    E aqui, em Portugal o uso de meios públicos para fins privados tem um nome muito feio…

    Mas…talvez seja apenas porque o homem só tem um fato, que o vai usando nas várias ocasiões….

  4. Anónimo diz:

    Pois é!!!!!!!!!!

  5. Luís Palminha diz:

    por falar em fotografias do “nosso” Presidente da CMB

    http://www.playmygame.com/game/m3ngn96

    no link que vos deixo, o objectivo acertar com TARTES, na “FOTOGRAFIA” do Sr. Presidente da CMB

    uma boa maneira de descomprimir!

    (o jogo é bastante cómico, divertido e simples de jogar…ah e está assinado por mim)

  6. Anónimo diz:

    Até dói tanta promiscuidade! É uma vergonha! E o que me espanta a mim é o facto de depois o Dr. Francisco Santos onde quer que vá andar a apregoar a moral e os bons costumes contra os mostrengos da direita e do centro-esquerda!

  7. Ovelha Ronhosa diz:

    Segundo parece, o escriba de serviço milita num partido que, despudoradamente, gasta milhões numa campanha em que apresenta um programa eleitoral aconchegado numa singela folha A4. Como o bom senso não abunda nas latitudes que o senhor bloguista frequenta, ele sente que ainda pode criticar campanhas eleitorais de quem quer que seja. Infelizmente para quem lê, a sua análise politica tem o mesmo valor estético das “fotos” que apresenta.

  8. João Espinho diz:

    @ronhosa – no comentário, gosto especialmente das aspas. Bom fim de semana.

  9. FS diz:

    Essas fotos foram tiradas por um fotografo que é amigo pessoal do dr. FS e cedidas para a campanha.

    Fiquem bem

  10. Ovelha Ronhosa diz:

    Ainda bem que gostou das aspas. Mas, devo dizer, também não quis criticar o autor da foto (agora não vou colocar aspas, para não parecer perseguição). Apenas pretendia significar: a fotografia apresentada não parece passível de suscitar questões de autoria. O senhor presidente ficou parado 10 segundos, em pose. E o fotógrafo terá tirado duas fotos (para o caso de na primeira ele ter ficado de “olhos – mal – fechados”). Pelo último comentário, o fotógrafo será amigo do político em questão… O que parece arrumar a questão no devido baú das “coisas sem qualquer importância”.
    Faça-nos um favor: tente perceber se na Cabeça Gorda o PS ofereceu vinho, emprego e consultas, para que se possa distinguir se o cartaz (de duvidável gosto, concordo) é uma calúnia ou uma denúncia. Uma coisa garanto (e o escriba deste blog acreditará se quiser): eu vi o PS, num concelho do distrito de Viseu, oferecer presuntos e prometer o rendimento mínimo (acho que agora se chama de inserção, o que merece o meu aplauso, porque no mínimo importa inserir).

  11. João Espinho diz:

    @fs – a coisa complica-se. Acreditando no que diz, o Dr FS tem um amigo que lhe tirou as fotografias para a campanha (foram cedidas). A mesma fotografia aparece na campanha e no boletim municipal (datado de Maio/Junho). Na ficha técnica do referido Boletim não aparecem os créditos das imagens, pelo que será o GIRP responsável pelas mesmas. Tendo o GIRP (que eu saiba) 2 fotógrafos, nenhum deles terá sido, por isso, o autor da imagem que aparece simultaneamente nos cartazes da CDU e no Boletim Municipal. Estamos perante a figura de um “fotógrafo mistério”, que abdica de dar o seu nome a trabalhos profusamente conhecidos (e cedidos gratuitamente). É bom ter amigos assim!

  12. FS diz:

    O fotógrafo em questão até trabalha na câmara ao que sei. Agora se é no GIRP ou não isso já desconheço.

    Já agora quero dizer que voto Francisco Santos….

  13. João Espinho diz:

    @ovelha – (o ronhosa vem de ronha?) – releia o seu primeiro comentário e veja para que lado tinha a espingarda apontada. Estou habituado aos “tiros” e até os agradeço. Adiante.
    Quanto ao que se oferece em campanha, preferia que me dessem um presunto à promessa de Beja “a crescer”. É que o presunto come-se. A promessa de “crescimento” vende-se nas farmácias, com receita médica. Como o candidato é médico, está tudo entendido…
    ( e a questão só está arrumada por razões óbvias )

  14. Carlos diz:

    Caro João Espinho,
    há gente que continua a querer atirar areia para os olhos dos outros e passearem-se como se não houvesse amanhã. Não deixe é que o tomem por parvo e faz muito bem em responder categoricamente às pseudo-JUSTIFICAÇÕES de espuma dadas pelos emissários do costume, como se a partir daí tudo estivesse certo e esclarecido.
    O dia em que tudo isso muda há-de chegar e depois é vê-los! 🙂

  15. rc diz:

    Queria dizer ao João Espinho que todas as dúvidas levantadas ficarão, com toda a certeza, esclarecidas quando a CDU apresentar as suas contas de campanha. Nessas terá obrigatoriamente de vir discriminada a factura do fotografo de serviço ou em alternativa o recibo de donativo no valor do mesmo. Nessa altura saberemos quem foi o fotógrafo. Nem me passa pela cabeça que isso não conste das contas da campanha pois se tal acontecer essa é a segunda incongruência das mesmas – relembro o caso dos donativos proibidos em dinheiro (caso dos envelopes do Pax Julia aquando da apresentação da candidatura) e testemunhadas pelas câmaras de televisão. O rigor do PCP será um mito ou serão “Os Verdes” que desta vez estão por conta da logística? 🙂

  16. Jose Chicharo diz:

    Quanto é ostentação que aqui alguem referiu, bom meu caro deves ser cego, pois só tu não vês os jipes BMW e só tu não sabes das mansões no Brasil, força povinho sabugo.

  17. Rato dos Pomares diz:

    @ José Chicharo . . . O quê? Já chegámos à difamação? Diga-me o nome de um só comunista . . . um só, desses homens (e mulheres), trabalhadores abnegados e de ideais coerentes, um que tenha aplaudido de pé e de punho no ar o camarada dirigente V. G. quando distribuiu o património dos capitalistas pelo povo, . . .um só que não tenha repudiado as medidas “sabujas” dos sucessivos governos quando desvirtuaram esses ideais….. um só, desses, sobretudos desses que estavam no alto do púlpito a educar o povo para as heróica referências do passado revolucionário, que tenha hoje um “mercedes”, um jeep, uma (ou mais) casa(s) de férias, um “monte”, uma herdade, acções obrigações ou participações ou um outro qualquer bem material desses . . . que denunciam qualquer capitalista incauto, em fácil ostentação exterior de riqueza! Não há nem um . . . nem unzinho . . . até porque na porta ao lado vive um camarada desafortunado. É fartar vilanagem. Difamação é que não!

  18. " Esperança " diz:

    Quando não têm argumentos optam pela difamação e insultos, pensarão que ainda estão no PREC ?

    “Quem os viu e quem os vê, meu raminho de alecrim ” !

    Os tempos mudaram e mudam a cada momento, a queda do Muro de Berlim em 1989 e já passaram 20 anos não vos serviu de lição e ensinamento, nos novos ventos democráticos que sopram ???

  19. Jose Chicharo diz:

    Para si Sr. Rato dos pomares, aqueles que gritavam abaixo aos ricos, abaixo aos latifundiários, a terra aquem a trabalha, etc…, quando se apanharam nos poderes autarquicos, fizeraam precisamente aquilo que criticavam, engordaram, e engordaram, hoje estão mais ricos que os ricos.

  20. Jose Chicharo diz:

    E já agora, eu não me escondo de baixo de nicks, dou a cara e emito as minhas opiniões com frontalidade.

  21. João Espinho diz:

    @jose chicharo – relativamente ao nick “rato dos pomares”, essa questão não se coloca. É pessoa que está identificada mas, por razões que só os pomares saberão, não considera ser relevante divulgar aqui o seu verdadeiro nome. Mas que é um rato dos pomares, pois é capaz mesmo de ser.

  22. Jose Chicharo diz:

    ehe eheh, Obrigado pelo esclarecimento caro Sr. José Espinho, é que na realidade aprecio e admiro. quem com frontalidade como o Sr. expõe aqui as suas ideias e opiniões, é facil “atirar tiros quando se está barricado detrás de um nick, mas enfim… talvez por haver gente demais como esta é que pais está como está.

    Cumprimentos para si e continue com o seu Blog, eu irei passando pela Blogsfera e obviamente pelo seu como ponto de referencia da nossa terra, pelo menos aqui e em grande parte de blogosfera, existe a liberdade de pensamento, embora nem sempre poderemos ter as mesmas opiniões, embora na sua maioria seja concordante.

    E espero a nossa cidade possa melhorar, ja chega de gente arcaica, mesmo detestando a “pinoquiomania” irei cocntribuir com o meu voto para a mudança, talvez o Sr. Jorge possa fazer algo por nós, visto que já não vai estar voltado para os Generais do terreiro do Paço, tal como aqui a muito eu afirmei.

    cumprimentos

  23. João Espinho diz:

    @jc – não me trate por “José” pois o meu irmão não gosta de confusões. E eu também não. Volto ao tema dos nicks e anonimatos. Neste caso, a pessoa em causa está mais que identificada. E eu tenho que respeitar a vontade do comentador. Já agora: leu bem o que o “rato” escreveu? Leia duas vezes. E vai perceber como se pode ser irónico num simples comentário.
    Cumprimentos.

  24. Jose Chicharo diz:

    ups, peço desculpa pelo lapso, obviamente que sei que é o João, foi despiste.

    Vou reler

  25. João Espinho diz:

    @jc – está desculpado. Fico à espera da reacção à releitura 🙂

  26. Jose Chicharo diz:

    pois de facto revela ironia, e algumas contradições, também me parece que quer usar palavras bonitas, mas tem dificuldades em as encaixar no texto, também me parece alguem dotado de algum fanatismo.

  27. Rui Safiro diz:

    Gosto bastante do jogo do luis palminha.
    vou só deixar aqui uma dica, todos os panfletos do sr.Presidente da camara de beja(Francisco Santos) que chegarem a minha casa vão servir para limpar o rego do S, se o papel for de boa qualidade 😀

  28. Rato dos Pomares diz:

    Palavras bonitas? Só se for povo e “mercedes”. Ainda por cima “mercedes” não conta porque está entre aspas e pretende significar outra coisa que não viatura automóvel alemã, dotada de mecânica impecável, com linhas, regra geral, sóbrias e muito confortável. Não me confundam. Eu sou o Rato dos Pomares e não o Rato Almiscarado de Dorso Listado, primo em segundo grau que vive nas montanhas do Paquistão. Esse sim, é fanático. Ninguém da família fala com ele desde que um dia apareceu na festa de anos do primo Castor (irmão do Polux), com um “saco de gatos”! “suspiro”

  29. anónimo diz:

    Sr. João Espinho….esta é a 2ª vez que visito este “seu” espaço e mesmo assim (com tanta pouca vez) denoto um certo recalcamento em particular e uma certa frustração geral!!!!
    Penso que poderia canalizar a “sua” inteligência para algo mais proveitoso do que “atacar e atiçar com actos e palavras” o executivo da CMB….OH JOÃO TROQUE A VACA POR FEIJÕES E ASSIM PODERÁ CHEGAR AO CÉU PARA VER O QUE ESTÁ ATRÁS DAS NUVENS!!!!!!

  30. João Espinho diz:

    @anónimo – Amén!

  31. Anti-comunas diz:

    anónimo deves ser mais um rato do esgoto vermelho, infelizmente a cidade tá minada deles, mas estou convicto que a desratização vai chegar em breve.

  32. Euzinha diz:

    Os “ratos dos pomares” estão ficar assustados… é pena é insistirem em manter a ignorância aqueles que sempre trataram doa pomares… pobre povinho enganado com foguetes e touradas.

  33. Rato dos Pomares diz:

    @anti-c…., permita-me a correcção. Essa espécie (Ratus rubra, ssp subterrâneos) já não existe. Está extinta. Não podemos dizer o mesmo do Ratus rubra ssp incoerentis que, esse sim, apresenta uma população viável, e relativamente estável, porém dependente de oscilações conjunturais associadas ao brilho do foguete, ao aceno do bilhete ou o apelo de mais altos valores pessoais. Já o Ratus rubra rubra . . . é pena que esteja em declíneo acentuado. Era muito importante que não se extinguisse nem hibridasse com a ssp incoerentis.
    @ euzinha – e outro(s) . . . um, ou mais do que um, de nós, não percebeu qualquer coisa. Admito que tenha sido eu. Afinal, eu também sou um reles roedor.

  34. ZORBA diz:

    “…uma espécie de cegueira que não nos deixa ver para além dos territórios albernoenses!)”

    Desculpem,mas não me identifico com essas pessoas “politicamente invisuais”.Quase tudo o que foi dito é a realidade,mas quem não pensa a politica pela sua cabeça também não pensa nos beneficios que a mesma pode trazer à sua vida,e não pensando na vida que se desenrola diante dos olhos é sinal que se está perfeitamente a cagar para tudo e todos.
    A questão aqui como já referi anteriormente,não tem a ver com os partidos mas sim com a competência e principalmente a ambição das pessoas para ocuparem esses cargos e desenvolverem trabalho em prol dos outros.
    São muito poucos os que sabem verdadeiramente quais são as realidades das ideologias politicas e quais os tópicos pelos quais se regem.Obviamente que isso é fruta a mais até porque não será isso que se pede às pessoas,mas claro que todos sabemos (penso eu) que as eleições são deturpadas porque na cabeça dos mais pobres de espirito ( e são muitos) o dia das eleições autárquicas em Albernoa é como se fosse o jogo do 25 de Abril entre solteiros e casados, com as diferenças que é só de quatro em quatro anos e é entre ricos e pobres.
    De acordo com a ideologia comunista a forma para superar os problemas da nossa sociedade seria a derrocada dos ricos para estabelecer uma nova sociedade pacífica,livre,sem classes e sem governo. Por outras palavras, era acabar com os ricos para ficarmos todos pobres e amarmo-nos todos uns aos outros como se não houvesse amanhã.Apesar de não me identificar com esta ideologia também não me identifico com outra qualquer, mas sim com pessoas sérias,honestas,competentes e ambiciosas.O resto é paisagem……………

    ZORBA, O ANTI-PARTIDÁRIO

  35. latente diz:

    Ok

  36. latente diz:

    Rato dos Pomares não se trata assim a família. Tu sim és o prototipo do proletariado, sem bens móveis ou imóveis, nem em Beja e arredores, e, nem sequer no Algarve.
    Deverias defender alguma ideia em concreto, como qualquer mortal faz.
    A tua ideologia sei qual é … mas deixo ao escrutinio de quem “conseguir” lêr os teus posts.

    Latente

  37. latente diz:

    Rato dos Pomares, os ratos são os primeiros a abandonar o navio, por isso não digas disparates.
    Quem ganha um ordenado tem o direito de o gastar como quiser, inclusivé na aquisição de um BMW ou Mercedes.
    Quem não tem casas na praia, utiliza as dos outros …

  38. burro diz:

    Parece que o administrador anda a apagar alguns post´s, então a vida não são só rosas, também tem espinhos. E parece que tendenciosos quanto baste !!!

  39. João Espinho diz:

    Ó burro (latente), vê lá se te orientas, certo?

  40. El Juanito diz:

    Eh Eh Eh!
    Isto escolhe-se cada nick e depois até dá para “mangar” com o assunto!
    Refiro-me ao nick “burro” 🙂

  41. less is bore diz:

    sei por fonte segura, que nas semanas antes das eleições, o GIRP esteve fechado de tarde a imprimir e a fazer cartazes publicitarios para a cdu

  42. Praça da República » Crime na Câmara Municipal de Beja diz:

    […] (recordam-se do que aqui escrevi?) […]