Jul 09 2009
Beja – Dia da Base Aberta
Integrando as comemorações do 57º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, a BA11 (Beja) abre as portas ao público, a partir das 09h00 do próximo Domingo, dia 12. Do programa constam:
– Exposição estática de aeronaves
– Exibições cinotécnicas
– Passeios em viaturas militares
– Baptismos de voo em Aviocar
As actividades decorrerão até às 15H30.
12 de Julho de 2009 às 23:24
Lamentavelmente, o programa acima descrito estava incompleto, passando a ser: – Baptismos de voo em Aviocar para familiares e amigos.
Há vários anos que sentia uma certa curiosidade em fazer um baptismo de voo num avião militar, quando tive conhecimento desta possibilidade peguei na família e, às 9h30 estávamos a preencher a inscrição obrigatória em troca de umas senhas de côr azul que nos abriam a porta para o tão desejado voo. E garanto que fomos dos primeiros, mas, as nossas senhas começavam no nº 246 e não havia sequer 50 visitantes aquela hora. Pois bem, às 10h00 começaram a chamar os números e um arco-íris de senhas das quais eu desconhecia o significado. Após várias horas de espera, cerca das 12h30 o nosso nº constava do lote agora anunciado ao microfone e fomos encaminhados num autocarro da Base para junto do avião onde havia mais uma selecção das tais senhas brancas, prioritárias. Apesar do tempo de espera eu achava que valia o esforço mas mais uma vez me enganei, e eis que, tal como balde de água fria para acalmar o calor intenso que se fazia sentir, recebemos a inesperada notícia que não haveria mais voos, pois estes acabavam às 13h00. Foi com perplexidade e indignação “controlada” que as cerca de 40 pessoas que ali se encontravam receberam a notícia como se fosse a coisa mais natural deste mundo, passar horas esquecidas debaixo de um sol abrasador, a ver os familiares, amigos, conhecidos e todos os que não eram simples visitantes, acabadinhos de chegar, passarem à frente, vezes sem conta para usar de um direito que todos os inscritos, supostamente teriam, mas só para inglês ver, pois das inscrições recebidas nessa manhã, desde as 9h00, ninguém voou.
A minha revolta é pelo desrespeito pelas pessoas e, principalmente, pela passividade de quem é desrespeitado, não se insurgindo perante abusos de poder de pessoas que estão ao serviço do Estado e como tal pagos pelos impostos de todos os contribuintes activos.
Paro o próximo ano agradeço que mencionem no programa:
BAPTISMOS DE VOO PARA FAMILIARES, AMIGOS, CONHECIDOS (VULGO CUNHAS) DOS FUNCIONÁRIOS DA F.A.P.
13 de Julho de 2009 às 9:50
@cristina – desconheço o que se passou, pois não estive presente. Sei, no entanto, que havia vários baptismos de vôo para contemplados em sorteios efectuados durante a Ovibeja. Seguramente que alguém mais habilitado poderá esclarecer o que relatou.
14 de Julho de 2009 às 22:27
Hummm!
Parece que não há por aqui alguém mais habilitado que possa esclarecer as senhas arco-iris!
Só estive lá depois dessa hora e só vi vôos de helicoptero. Não sei quantos vôos houve mas foram muitos.