Jul 04 2009
Falecimento
Faleceu hoje de manhã, em Beja, Carolina Almodôvar Fernandes. A D. Lina, viúva de José Joaquim Fernandes, em memória do seu marido, ofereceu o terreno onde foi construído o Hospital de Beja e uma siginificativa verba para a construção do mesmo. Contava 96 anos e era uma pessoa muito acarinhada na região. A casa onde residia (Casa da Torrinha) é um dos símbolos da cidade de Beja.
O funeral realiza-se amanhã, da Igreja de Santa Maria, pelas 12h00, para o cemitério de Beja.
Sinceros pêsames aos familiares.
foto: joão matos
Adenda chegada via mail(CHBA): “O Hospital de Beja, tal como o conhecemos hoje, foi criado pelo
Decreto-Lei n.º 45 226/63 de 4 de Setembro, publicado em Diário do
Governo (I série – n.º 208) . Neste documento pode ler-se:
“Pela benemérita D. Carolina Almodôvar Fernandes foram doados ao Estado, para serem aplicados na construção do hospital regional de Beja, bens avaliados em cerca de 14 000 contos, com a condição de ao referido hospital ficar ligado o nome do seu falecido marido, José Joaquim Fernandes, e de a obra estar concluída no prazo de três anos e meio. Segundo estudos já elaborados pela Comissão de Construções
Hospitalares, o custo da construção e do equipamento do novo hospital,com capacidade para 200 camas, susceptível de ulterior ampliação para cerca de 300, pode estimar-se em 16 000 contos, pelo que será diminuto o encargo a suportar pelo Estado.”
4 de Julho de 2009 às 21:23
Desde menino e moço sempre ouvia os meus pais falar da D. Lina, como uma referência da cidade de Beja e se em 1963 (passados 46 anos ter doado à data terrenos no valor de 13.000 contos e ainda uma verba financeira, que hoje valeriam centenas de milhões de euros), foi e é um acto único.
Pessoas como esta já devem existir muito pouco, paz à sua alma !
7 de Novembro de 2009 às 17:26
Era uma mulher extraordinaria.