Abr 16 2009

Demasiado Photoshop

Publicado por as 8:30 em Fotografia


foto: Klavs Bo Christensen

Na Dinamarca, três fotógrafos concorrentes à “Fotografia do Ano” foram obrigados a apresentar ao júri os ficheiros RAW (originais) referentes a trabalhos a concurso.
As dúvidas do júri? Excesso de Photoshop.


foto: Klavs Bo Christensen

(via Ponto Media)

Share

Uma Resposta a “Demasiado Photoshop”

  1. ze espinho diz:

    antigamente quando eram feitas as fotos, havia varios tipo de papel para que os tons de cinza fossem mais ou menos , o tempo de revelação dava mais claro ou escuro, varios tipos de filme com mais ou menos contraste, mais ou menos grão, o retoque dos negativos para tirar imprefeições, rugas etc, para não falar em fotógrafos de “renome” com fotografias de pessoas colocadas nos locais estudados previamente etc, etc,….
    hoje com o photoshop e os seus variados pug-in ‘s abre-se um universo de efeitos que a meu ver em muito vieram alargar as possibilidades de um trabalho final. se gosto de todos ? é claro que não já que muitos distorcem a realidade fotografica, mas utilizar o retoque digital para corrigir erros de luz , de cor, de contraste, endireitar linhas, no meu entender é salutar.
    Pedir ficheiros originais Raw ( ficheiros proprios para serem corrigidos) para atribuir premios, é no meu entender uma asneira já que um juri tem que ter o conhecimento do que está e para que está julgando e concretamente nestas fotos não se coloca um carro descaputavel com pessoas num cenario de guerra e destruição ( manipulação digital ), mas corrigem-se luzes e acentuam-se certos promenores e contrastes.
    Não confundir retoque digital com manipulação digital , que isto sim altera por completo uma imagem mas que agora é mais um campo da fotografia.
    Penso que um regulamento de um concurso tem que prever todas estas variaveis, mas fotografia é um mundo, é arte e o trabalho final é que tem que ser julgado , ou gosta-se ou não se gosta….

Deixe Uma Resposta