Mar 07 2009

Beja: o estado das coisas

Publicado por as 11:30 em A minha cidade,Blogosfera


foto: joão espinho

” (…) só a apatia dos munícipes e a fragilidade em que se encontram os partidos da oposição – uns e outros se exercessem o seu dever de cidadania construiriam a alternativa democrática de que Beja está sequiosa – é que podem dar lugar à subreptícia assunção de que o que se passa, na marcação exarcebada dos símbolos do partido em maioria do poder local em território bejense, com utopias totalitárias, é normal(…)”
(ler aqui)

Share

10 Resposta a “Beja: o estado das coisas”

  1. Snoopy diz:

    Notável texto.
    Beja está “marcada”. Nos muros, nas fachadas, no património. No privado e no público.
    Pergunta-se apenas para quando no Castelo, no Museu de Sítio, no Cine-Teatro Pax-Julia ou na própria Câmara Municipal.
    Beja está “marcada”. Nem a aboradagem do tema em órgãos municipais conseguiu travar a entusiasmada expansão desta forma de “arte”.
    Beja está “marcada”. Não é dos cidadãos. É deles.
    Beja está “marcada”. É cidade comandada (e pintada) por jovens “Che”.
    Mas como escreveu o poeta: “Mesmo na noite mais triste, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não”.

  2. El Juanito diz:

    Por acaso já tinha pensado mandar-te um email com este assunto, o destas pinturas obscenas.
    Esta cor politica nem sequer respeita uma escola C+S. Concerteza não estará a pensar em mobilizar ali, futuras mentalidades da foice e do martelo!!!
    É uma vergonha!
    E mais vergonha é, o tempo que ali já estão, sem que ninguém responsável da escola as tenha mandado limpar.

  3. guga diz:

    E as responsabilidades do partido??nao deveriam ser eles a limpar a sujeira que alguns dos seus camaradas fizera???

  4. Aldeão diz:

    Acho que comparar Beja com o gueto de Varsovia é uma brincadeira de mau gosto. É pena que a autora não tenha reparado nisso há uns anos atrás!

  5. hpalma diz:

    Os funcionários dessa escola já desistiram de pintar a parede, uma vez que é tinta mal empregue.

  6. " Hobby and lobby " diz:

    Não sei se sabem mas os equipamentos escolares, e no caso concreto esta cena desagradável (ex: se fossem cartazes da feira da Cuba, já o vereador Miguel Ramalho tinha mandado retirar) da C+S de Santiago Maior, em Beja, e a manutenção dos mesmos nas várias áreas a responsabilidade e os meios, são de uma entidade local que por mero acaso é a Câmara Municipal de Beja, entendem agora a razão de ser de eles ainda lá se manterem ?
    Não dão ponto sem nó estes comunistas, o “Snoopy” ainda consegue ter escassa razão no que citou …
    A forma de estar em sociedade das pessoas que praticam estas acções e das que dão o “amém” e a “cassete” que têm de procedimentos é, estão connosco tudo bem ou são fascistas e anti-comunistas os que os contrariam, pensam ou escrevem de forma diferente e denunciam estas tristes realidades numa escola.
    Revolta é o que sinto por este estado de coisas, Beja orgulha-se por esta m..d. !!!
    Mudança é urgente !!!

  7. Jose chicharo diz:

    Parabéns caro Sr. João Espinho pela sua iniciativa, curiosamente já tinha visto varias pinturas em vários sítios da cidade e fiquei indignado, relembrei os tempos péssimos do pós revolução, os “anos quentes”.
    Aquela forma de estar sem respeito pelo próximo, ofendendo em actos de vandalismo a diferença, impondo as suas ideias pela força se necessário, todos os países com regimes comunistas no poder foram e são terríveis ditaduras de características malévolas, e mais indignado fico quando verifico que muita gente ainda apoia esta forma de estar, com uma mentalidade de provocação e confronto, adivinham-se tempos difíceis meu caro, sinto o ambiente a pulsar com perigosidade e as posições a extremarem-se, com muita facilidade se é que isso não é já uma estratégia bem delineada e em curso por parte do partido do governo no sentido de atirar toda a esquerda contra o centro e a direita atribuindo-lhe toda a culpa da crise; meu caro João Espinho “dividir para reinar” sempre assim foi e sempre assim será, toda a realidade em que vivemos é cíclica, e os fantasmas do passado estão a despertar para nos voltar a assombrar.

    Parabéns também pelo seu blog que segundo a minha opinião tem um desempenho e uma iniciativa excelente e na minha opinião você tem gerido muito democraticamente, deixai as más-línguas falar, a esses deixo-lhes uma famosa frase da nossa gíria “os cães ladram e a caravana passa”.
    Um bom fim-de-semana para si e restante componente familiar.

  8. Reinaldo Louro diz:

    Lamentável, destestável e reprovável.

    Num estabelecimento de ensino que tem alunos do 1º ao 9º ano, e que é Ensino Básico e Integrado, ou seja uma EBI na Santiago Maior, na cidade de Beja e em horário normal, e possue para além do citado a alfebabetizição para adultos e novas oportunidades até ao 12º ano, como se pode analisar estes “grafites políticos” que são feitos com moldes e tintas semi-profissionais do partido político autarquico dominante (até à data), que mais comentários poderão existir e emitir opiniões perante tão tristes realidades não corrigidas ou atenuadas.

    É o que temos na versão actual, será que merecem mais oportunidades de gestão ?

    Fica à sensatez e à sensabilidade de cada um dos cidadãos e eleitores.

  9. Luís B. diz:

    Senhor João Espinho
    Há muito tempo que leio o seu blogue e hoje decidi comentar.
    Em primeiro lugar os parabéns por este sítio onde nos é permitido ler o que pensa e onde se pode também ler aquilo que os outros pensam. Não devo estar enganado se disser que aqui em Beja foi consigo que aprendemos a ler blogues e que o seu será aquele que mais tem projectado a cidade e a região neste novo meio de informação – comunicação.
    O meu breve comentário serve para lhe dizer que louvo a sua forma de estar num meio onde são muitos que se vergam e ajoelham aos interesses e andam ao sabor do vento que mais lhes interessa. Vão sendo raros os que não se vergam.
    Ao fazer este comentário, envio-lhe tambem um mail mais pessoal que espero aceite como prolongamento deste comentário.
    Cumprimentos e desejos que não desista.

  10. Poix diz:

    Consultem e leiam a Constituição da Républica relativamente à propaganda politica e o seu direito!!!!
    E aproveitem para saber os direitos consagrados!!!

Deixe Uma Resposta