Fev 27 2009
PCP – Candidato anunciado
Resultado do inquérito levado a cabo aqui na Praça. Agradeço a todos os que nele participaram.
foto: joão espinho
Fev 27 2009
Resultado do inquérito levado a cabo aqui na Praça. Agradeço a todos os que nele participaram.
foto: joão espinho
31 de Janeiro de 2009 às 17:34
Hoje só vi o vosso Presidente da Câmara em vídeo! Terão sido ordens superiores que o impediram de estar numa cerimónia pública com o primeiro ministro, como faziam em Sines?
31 de Janeiro de 2009 às 18:01
Faz aí um inquérito para os outros partidos; era capaz de ser giro comparar-se no fim os resultados.
31 de Janeiro de 2009 às 20:19
Ou será da CDU!!
31 de Janeiro de 2009 às 23:12
Então não falta aí o rei dos broncos? Mister Miguel Ramalho. Não é por nada mas cada vez que ouço falar nessa aberração até fico mal disposto. Se a CMB só tem feito asneiras, pode dar graças a essa sumidade.
1 de Fevereiro de 2009 às 13:56
O Chico Santos, foi de férias 15 dias para Moçambique, e a Câmara de Beja não se fez representar por nínguém em Ferreira do Alentejo, na assinatura da IP 8, Sines para Beja, receio dos castigos ou premeditação ?
Vejam lá se o Jerónimo Sousa e o Comité Central do PCP não metem medo…
Estamos no século XXI e em 35 anos de democracia, e analisem estes comportamentos totalitários, mas o Manuel Afonso, presidente de Sines, estava lá demonstrado que as pessoas são mas importantes que os comités centrais.
1 de Fevereiro de 2009 às 14:09
Se os bejenses e eleitores do concelho de Beja, estão recordados em Dezembro de 2008, o orgão concelhio local do PCP de Beja, fez sair um comunicado a dizer que na reunião de 14 de Janeiro de 2009, seria dada informação sobre a matéria das eleições autarquicas.
O que se constata é que passado todos estes dias o asunto não está decidido, apesar do actual presidente mais do que uma vez ter dito que está disponível, o que não agradou ao PCP, daí o nome está a ser trato com pinças, e decerto pelo secretário geral, porque Beja é um bastião e a sua perca fará rombos enormes no seu todo.
Está a ser um “parto” muito difícil e prevejo supresas, no nome a encabeçar a lista e na equipa restante, já que a sua gestão ao longo destes 4 anos, tem posto a cidade e o concelho a “morrer” a conta gotas.
Eles (PCP) pela 1a. vez têm receios fundados que podem perder, esta é que é a verdade nua e crua !
1 de Fevereiro de 2009 às 14:20
@ameixa – ou está na China ou está de férias. Não faço a mínima ideia.
1 de Fevereiro de 2009 às 14:20
@pre – os outros candidatos já foram anunciados publicamente.
1 de Fevereiro de 2009 às 14:21
@joroca – qual é a diferença?
1 de Fevereiro de 2009 às 14:21
@strogoff – o D. Miguel? De longe o meu preferido!
2 de Fevereiro de 2009 às 12:19
Quem não percebe a diferença entre PCP ou CDU, não sabe nada…
2 de Fevereiro de 2009 às 12:34
@joroca – então explique lá; não exceda os dois parágrafos para não entediar demasiado os leitores da Praça.
2 de Fevereiro de 2009 às 13:07
Desculpem lá eu meter-me, mas eu explico “os verdes” apesar de respeitar os princípios, são para o PCP única e simplesmente um somatório de votos para a CDU ou anteriormente a APU, ou seja, um meio para atingir um fim, em termos de representatividade eleitoral.
É uma simples opinião!
2 de Fevereiro de 2009 às 19:18
O incumprimento do prometido nestes 4 anos é tanto, que o PCP/CDU não consegue justificar o injustificável, em Beja e restante concelho, basta analizar o respectivo programa de 2005 e falar com as pessoas no seu dia a dia, e a sua insatisfação, face às “mentiras” e às “promessas” dos comunistas.
A necessidade de unir e mudar é mais do que real, em cada dia que passa a nível local a cidade e as freguesias rurais estão a “morrer”, a necessidade de voto útil é cada vez mais premente e necessária, seja ela da esquerda ou do centro, e porque não também naqueles que se abstêm de participar.
Mais do mesmo é que não, já bastam 35 longos anos de populismo.
4 de Fevereiro de 2009 às 12:24
Os números da sondagem indicam que vamos ter mais do mesmo, como cabeça de lista e se tal se confirmar é a “morte” da cidade do comércio e seus postos de trabalho, e a continuação do não investimento particular na área da industria com os receios das greves da CGTP e PCP/CDU, e da falta de ideias de desenvolvimento, em Beja.
O oposto é mobilizar, participar e votar útil, nas próximas eleições autárquicas.
4 de Fevereiro de 2009 às 15:17
Ora aí está… para não entediar os leitores é que eu não vou explicar!! Mas digo-lhe que para mim, Comunista, existe uma grande diferença… Até porque lá vêem dois simbolos partidários diferentes no boletim de voto! Se tem influência ou não, isso já é outra coisa a analisar!
10 de Fevereiro de 2009 às 22:04
No dia de hoje ao trocar umas palavras com uma pessoa responsável e também independente, e bem conhecedora dos meadros da vida política autárquica alentejana e de Beja, chegámos à conclusão, que este ano vai ser um ano “quente” e que a “luta” eleitoral irá ser muito disputada, porque vai estar muita coisa em jogo.
Supresa das supresas, e contra o que é normal, existe muito nevorsismo no interior do PCP/CDU não só em relação ao cabeça de lista que irá ser a repetição de mais do mesmo, ou seja a estagnação, com o comunista dr. Francisco Santos, mas essencialmente no que se refere aos outros elementos que irão constituir a respectiva lista.
Eles são organizados e não gostam de dar passos em falso, e o atraso no anúncio é motivo de preocupação nas bases e as hesitações tem sido mais do que muitas passados mais de 1 mês do anunciado e eventual apresentação pública, estarão a criar um “tabú” comunista ?
11 de Fevereiro de 2009 às 0:23
O PCP, força aglutinadora de um pseudo partido denominado os verdes, que suponho não tenha a mínima expressão eleitoral e que apenas serve para poder apelidar uma chamada coligação democrática (ou não) mas que também se diz unitária, terá como cabeça de lista à CMB o dr.º francisco santos.
Não sou capaz de me referir às ulteriores propostas/promessas aquando das últimas autárquicas mas suponho que, mantendo-se ou não esta força partidária na praça do município, as alterações serão sempre mais sentidas a nível de forma que propriamente de substância.
De facto, se a mudança de cor servir tão somente para colocar outras pessoas no lugar daquelas cuja ideologia é apenas o serviço partidário e não o servir a cidade afigurasse-me algo absolutamente inóquo.
Por ainda ser jovem e nunca me ter deixado guiar por qualquer servilismo partidário (tendo eu as minhas próprias ideias e ideologias) mantenho-me utópico, sendo mais um dos muitos desiludidos com a política, que ve um país em que todos se procuram servir a si mesmo e nunca à coisa pública que é Portugal!
12 de Fevereiro de 2009 às 21:24
Em PORTUGAL e em Beja, que país e que justiça ?
A sociedade portuguesa , e os portugueses no seu conjunto ( existem e bem sempre com excepções ), atingiram o mínimo de dignidade cívica e política, contudo, cada vez existe mais um vazio de ideias.
A imagem transmitida pelos meios de comunicação social portuguesa, numa democracia que já com 35 anos deveria ser mais madura, continua a ser sustentada em especulação e suspeição, dá para ficar corado e envergonhado, e é pena este quadro instituicional e político, que a democracia do 25 de Abril de 1974 criou.
O pior é que a maior parte dos caluniadores são licenciados, letrados e importantes na mediatização, utilizando todos estes meios ao seu dispôr para mexer os “cordelinhos” ao serviço de partidos com sintomas estalinistas.
Quem está nas câmaras municipais vai para lá servir ou servisse do lugar ?
Uma boa questão que os eleitores podem colocar a si próprios, nestas “armadilhas” que duram décadas !
24 de Fevereiro de 2009 às 11:24
Democracia ??? é falso meus caros nada disso existe aqui neste pais de corruptos, o que existe meus caros é somente um conjunto de ladrões que tudo roubam do tesouro publico e depois manipulam a justiça e armam-se em vitimas alegando cabalas politicas. acabe-se com a podre republica deste laicos e republicanos, vigaristas e ciganos, isso tem sido aquilo que temos tido a quase 100 anos.
Faça-se um referendo aos cidadãos e questione-se se querem continuar a ter esta podre republica de gays e ladrões ou se preferem outra forma de estado, quem sabe uma monarquia parlamentar, pelo menos os paises que a têm todos estão melhores; que eu saiba só a França é a unica republica mais ou menos, todas as outras são desgraças; atenção não confundir republica com estados federais.
Já agora para aqueles que argumentam que os Reis gastam, muito…. eh eh eh eh que ignorancia pretensiosa, talvez com excepção da monarquia inglesa todas as outras monarquias Europeias têm orçamentos muito mais baixos do que os nossos Presidentes da Republica; e já agora para vossa curiosidade cada um deles que passa por lá não gosta dos cortinados do anterior e como tal manda substituir, só o senhor cavaco gastou mais de 600 000€ em novos cortinados.
Rasparam o fundo ao tacho e agora vêem raspar o fundo dos nossos tachos.
Deixo-vos com Guerra Junqueiro (1886)
‘ Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de
misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos
capazes de sacudir as moscas …’
26 de Fevereiro de 2009 às 19:10
Está quase a chegar o dia 1, será o de Março mas até parece ser o de Abril.
Vai uma aposta em relação aos nomeados:
1º Macho : Chico Santos;
2º Macho : Miguel Ramalho ;
3ª Femea : Enfermeira ( para prestação dos primeiros serviços após o acto eleitoral das autarquicas ).
27 de Fevereiro de 2009 às 18:17
Até estou arrepiado. Tirando a enfermeira, não se aproveita nada no pódio!
27 de Fevereiro de 2009 às 18:54
ok… mais 5 anos entregues aos bichos….
27 de Fevereiro de 2009 às 19:30
Não desesperem !!!
Existe alternativa, assim os bejenses o desejem, e a única opcção não é a abstenção, mas o contrário participando e não ficar resignado perante mais esta “calamidade”, de mais de mesmo, a juventude tem aqui também uma palavra deveras importante tanto no presente como no futuro.
A didatura de Salazar durou 48 anos e esta dura já há 35 anos, agora as nossas armas são o voto !
Para mudar, não basta criticar e apresentar soluções, é obrigação cívica e de cidadania, é indespensável votar !
28 de Fevereiro de 2009 às 0:18
E Viva o Poder Local.
A maior invenção do ser humano, que só tem paralelo com a grandiosidade e deboche da Roma Antiga.
28 de Fevereiro de 2009 às 12:43
A foto é eloquente do estado de espírito e do caracter do próprio.
Arrogante, só, olhar distante, “enforcado” com o nó da gravata e posse autoritária de eu quero, posso e mando.
Não vais longe porque desta vez a coisa vai piar mais fino, não esqueças que o Murro de Berlim já caiu há cerca de 20 anos …
28 de Fevereiro de 2009 às 15:08
Enquanto PS e PSD não se entenderem num candidato comum, o PC ficará por muitos anos na Câmara de Beja, infelizmente.
28 de Fevereiro de 2009 às 18:18
A nível nacional não o desejam e olhe que talvez não Delfos, e tudo é possível desde que haja vontade local de mudança autarquica, porque Beja está a “morrer”, quem a viu e quem a vê, e os números de 2005 (grosso modo), foram :
PCP/CDU – 8.200
PS – 6.800
PSD – 3.200
BE – 1.000
Abstenção cerca de 9.000 eleitores, tudo isto no concelho de Beja.
28 de Fevereiro de 2009 às 19:04
O Muro de Berlim nunca existiu, ou melhor: era um muro que dava jeito como referência física, porque o muro verdadeiro estava nas mentalidades, dentro das cabeças.
Dito de forma objectiva, aquele muro era uma peça do cenário mundial de então, mas quase virtual como se provou na sua queda feito quase à força de braços e de sorrisos.
E para quê derrubá-lo quando se descobriu que não servia para coisa alguma?
Daqui a alguns anos, alguém reclamará com o mesmo brado inflamado dos que se fizeram ouvir quando por todo o lado e aqui em Beja também, levantavam a voz contra o derrube das muralhas ancestrais das cidades Históricas.
Inúteis perante a fria precisão duma ogiva, por cá, as muralhas, o castelo, e todo o património construído e inútil, cumpre a missão de testemunho fisico da nossa memória colectiva. Para lá o pitoresco, cada pedra conta sangue e sofrimento, esvaídos na distância dos tempos.
Contudo, os muros continuam vivos.
E não apenas metaforicamente
Nos tempos de agora, continuam-se a fazer muros.
Físicos
Beja não escapa à moda dos condomínios privados, verdadeira antítese do conceito de polis. Do espaço inclusivo. Da cidade dos cidadãos, e não de bocados de cidade exclusivas, verdadeiras calcificações num corpo doente…
Outros muros não se vêem assim tão evidentes.
Mas são tão exclusivos como os outros.
E sufocam, tiram-nos o ar que precisamos respirar.
Sente-se a sua inutilidade, respira-se a falta da sua queda.
Mas não é preciso empurrar.
Tal como a bolha especulativa, tal como o outro que caiu da cadeira e ridiculamente rescuscitado com um D. Juán (lol e relol), todo o mundo é feito de mundança, e nada muda tão depressa o recorte dum horizonte como os gigantes com pés de barro.
Caiem por si como caiu o Muro de Berlim, muito antes do povo o ter deitado ao chão.
E perante a toma das novas qualidades, guardar-se ão os restos ( se sobrarem) na memória como peças inúteis e decorativas.
28 de Fevereiro de 2009 às 19:55
se isto nao é um bajolo…
28 de Fevereiro de 2009 às 19:57
arrastar isto nao é fácil. Mas só removido é que sai. Ainda nao viram????????
1 de Março de 2009 às 0:07
podias ter colocado uma outra foto do presidente, mas é mesmo para denegrir a pessoa.
Mas é preferivel ter ficado mal naquela foto, do que “mal na fotografia” como tens ficado já muitas vezes.
1 de Março de 2009 às 13:18
Quando o Sol vai baixo, as sombras alongam-se e os pigmeus julgam-se gigantes.
1 de Março de 2009 às 21:59
Xiiiii
Querem vêr que o PC andou distribuindo pelas aldeias, uma espécie de magalhães para os da terceira idade, ou seja aqueles que ainda acreditam no comunismo e actual presidente?!
Sim, porque quero crêr que só assim se justifica a quantidade de votos que o actual representante do PC tem.
Assim sendo estamos tramados, ele irá por cá ficar de pedra e cal, tal e qual o anterior ficou.
Desencalhem-nos porra!
Desencalhem Beja, desencalhem-nos rumo ao futuro, rumo ao progresso!!!
Cumps!
4 de Março de 2009 às 0:24
Faço votos para que deixe rapidamente a presidência da Câmara. Está provado que este senhor não tem palavra.
15 de Abril de 2009 às 14:42
preciso financiamento para comprar um carro novo
há alguem por ai que possa dar uma dica se no freeport ou no saco azul de felgueiras que financiaram as campanhas eleitorais do PS, os gajos dão qualquer ajudinha para eu comprar o carro???????