Jan 22 2009

D. Miguel

Publicado por as 16:04 em A minha cidade

Chego tarde, mas não podia deixar de fazer referência a mais uma intervenção do mais miguelista republicano que conheço. Aprecio-lhe – sempre apreciei – a audácia com que diz a primeira coisa que lhe vem à cabeça, sobre qualquer assunto e a propósito de tudo e mais alguma coisa. O antigo Presidente de Junta (Penedo Gordo), promovido ao posto de vereador – o Princípio de Peter, lembram-se? – não perdeu as excelentes qualidades de poder disparatar sempre que encontra uma nesga, uma oportunidade. É uma qualidade, onde outros vêem um defeito. Se eu pudesse, nomeava-o já Presidente. Dele não esperamos promessas vãs nem políticas com floreados. É cada tiro cada melro. Ou, se preferirem, cada cavadela cada minhoca.
Eu gosto muito do Miguel. Do D. Miguel do PCP de Beja.

(ler aqui)

Share

22 Resposta a “D. Miguel”

  1. sempreempé diz:

    Todos os dias o visito aqui, contudo não costumo comentar.

    Mas hoje deu-me gozo ler este texto, as analogias são das melhores que já li.

    Há que desmascarar a incompetência.

  2. Revez diz:

    Senhor João Espinho

    Também costumo visitar o seu blog e nunca aqui tinha deixado um comentário ( há sempre uma primeira vez).
    No entanto atendendo às injustiças, inverdades e afirmações contidas no post, achei que devia deixar o meu comentário.
    1º Parece-me mal e a si não lhe fica bem, porque também é eleito, confundir propositadamente promoção com eleição. O actual vereador Miguel Ramalho foi eleito para a junta de freguesia de Santiago maior e voltou a ser eleito para vereador na Câmara Municipal de Beja.
    2º Do que conheço do vereador Miguel Ramalho, este não diz a primeira coisa que lhe vem à cabeça, como o João afirma na tentativa de diminuir a inteligência e ponderação da pessoa em causa.
    3º Parece-me inteligente e ponderado questionar o papel do Governador Civil nesta matéria, visto que é da responsabilidade do Ministério da Justiça e da Administração Interna e o Governador Civil ser o representante do governo no Distrito.
    4º Deixo este comentário porque conheço o Miguel há cerca de 23 anos, trabalhei com ele na Escola Secundaria D. Manuel na Associação de estudantes, na minha primeira experiência associativa. De facto não podemos esperar do Miguel Ramalho promessas vãs, mas podemos contar com muito trabalho e dedicação, que o diga a população da Freguesia de Santiago Maior sobre o seu trabalho como Presidente da Junta. Que se pronunciem os habitantes do concelho de Beja sobre o seu trabalho como vereador na C.M.B.

  3. FB diz:

    É o exemplo da não formação como homem e político no caso vereador da Câmara Municipal de Beja, pago por todos nós no exercício da sua actividade profissional, recorrer ao impropério para classificar o Governador Civil de Beja.

    Esta é a forma e os meios, passados 35 anos de democracia que este tipo de “comunas” debita palavras e classifica pessoas, e é este tipo de humanos que gere a autarquia, e parece “que não parte um prato e parte a loiça toda” com a má educação que nele está incorporada.

    É demais e estamos fartos !…

  4. PreDatado diz:

    Eu não conheço o Sr. Miguel Ramalho, mas acho que não fica mal dizer as verdades. Podes ter a certeza que encontrarás qualquer Governador Civil em qualquer inauguração de qualquer Distrito. Mas tirando isso também não sei para que servem os Governadores Civis.

  5. João Espinho diz:

    @pre – eu também posso questionar o papel dos GC’s, mas não preciso de ser mal criado e arrogante. Mas o Miguel é assim…

  6. Strogoff diz:

    Concordo na totalidade com este post e ainda acrescentava muito mais. Recordo o problema do Polidesportivo do NERBE, que além de desenquadrado, está mal localizado e colocado numa zona habitacional em que não faz sentido nenhum. Os problemas vão agora iniciar-se no que respeita a esse “mamarracho”. Foi também o Sr. Miguel Ramalho a pessoa que contrariou a palavra que o Presidente da Câmara prometeu aos moradores, e bateu o pé para que o Polidesportivo se mantivesse no local onde foi mal colocado! Afinal quem tem a palavra final? De facto tenho que dizer que com gente desta à frente da autarquia nunca iremos passar da “cêpa torta”, pois vereadores como o sr. em causa, dispensam-se em qualquer autarquia.

    Sr. Revez, se o conhece assim tão bem, deveria saber que certamente existem outras funções mais adequadas para esse senhor, mas ser vereador/presidente é que não!

  7. Reinaldo Louro diz:

    Os actos classificam quem os pratica!

    Será que o actual vereador Miguel Ramalho desejou marcar posição política com este tipo de declaração face ao silêncio da PCP/CDU do candidato à Câmara Municipal de Beja, e dizer presente, a todos os outros da mesma área que estão indecisos ???

    Nunca se sabe “se debaixo de uma má moita sai um bom coelho” ou são peças de uma máquina que convém desgastar, é tudo uma questão de táctica politica partidária, e quando se precente que o chão está a fugir debaixo dos pés …

  8. lmj diz:

    Este Miguel Ramalho é zero! Recordo-me perfeitamente o papel dele da situação que o Sr. Strogoff falou. Conseguiu anular a palavra do Presidente Francisco Santos e este polidesportivo horroroso aqui ficou num local impróprio. Esse senhor é um comunista muito mal formado e mal educado!

  9. zig diz:

    Desculpa meter a colher aqui, mas acho que estás a ser injusto com Miguel Ramalho! Pode não ter andado em escolas de alto gabarito ou ser um sr. doutor qualquer (desses então duvido muito mais), mas das experiências que tive com ele ultimamente nas questões do Cantinho dos Animais só são positivas! Para mim, ele é um homem justo e pode falar-se com ele. Pode parecer arrogante, mas por vezes até tem que o ser. Desdobra-se em inúmeros assuntos e claro, uma só frase mal articulada é logo aproveitada na comunicação social. Ele é directo, e pronto. Isso para mim é uma virtude e nunca um defeito.

    Pronto, já podes cair-me em cima, mas já sabes, sou mais alto que tu 🙂

  10. anabuleramos diz:

    Cada vez que me lembro do triste dia em que fui entregar o meu CV á Câmara de Beja… a forma como fui recebida pelo “outro” vereador que faz parelha com o aqui referido…Quase deitado na cadeira;um vocabulário …de fugir. Nivel zero. Mas convencido que é Lord mas, nada me garante que se isto mudar de cor os que para lá forem se´rão melhor. A Política fascina-me mas ao mesmo tempo mete-me nojo.
    já agora uma pergunta: Porque é que as associações de estudantes são o trampolim para iniciar a caminhada politica?

  11. só para perguntar diz:

    Ai tanta virgem ofendida com uma pergunta…
    Mas ainda não vi ninguem dizer duas coisas:

    1 – Para que serve o Governo Civil
    2- A quem compete resolver o problema

    E ainda para as virgens ofendidas o senhor Governador não é propriamente a Rainha de Inglaterra, já para não falar de alguns dislates que tem proferido no desempenho do mandato.

  12. João Espinho diz:

    Onde é que estão as virgens?

  13. José Ventura diz:

    Acho injusto e até infantil, do ponto de vista político, o ataque que aqui é movido a Miguel Ramalho. Considero, aliás, que MR deveria ser elogiado nesta sua inteligente intervenção. Aparecendo na frente de fogo, Ramalho está a concentrar as balas no seu próprio peito, agitando as tropas inimigas e, antes de tudo, fazendo com que estas denunciem as suas posições. Numa altura de abertura de trincheiras eleitorais, numa altura em que o PS ainda não tem exército mas já tem generais, numa altura em que a aparentemente inofensiva estratégia do PCP começa a enervar os socialistas, Ramalho aparece uma e outra vez na linha de fogo. E todos disparam contra ele, consumindo energias e munições mas deixando longe das miras o verdadeiro alvo a abater. Que é o próximo candidato do PCP à Câmara Municipal de Beja. E que nem será o “ferido em combate” Ramalho, nem o “desaparecido em combate” Xico Santos, mas antes o porta-aviões que o soldado Ramalho consegue manter encoberto pela neblina das suas sábias embora aparentemente patéticas atitudes: José Soeiro. Agora chamem-lhe parvo e malcriado, ao Ramalho. Ele é mas é um belíssimo e experiente animal político. Uma bela lebre que na altura certa lançará o fundista Soeiro.

  14. escroque@ diz:

    O preconceito tem apenas a ver com o facto do Miguel não ter um canudo e, apesar disso, ter ousado ser o melhor presidente de junta no anterior mandato.É ; COMPETENTE; JUSTO, HUMILDE. Está a fazer o seu caminho. Ainda vamos ouvir falar nele.

  15. escroque@ diz:

    Há coisas que tem a sua piada. Muita graça mesmo. Que eu saiba foi o eng. Guterrez a primeira pessoa a desvalorizar o cargo de GC. Depois seguiu-se o eng. Sócrates, o senhor COelhone e por aí adiante,,,,,,,Só agora uma virgen ofendida do PSD resolveu indignar-se….

  16. João Espinho diz:

    @escroque – quem a será a virgem, e logo ofendida, do PSD?

  17. Strogoff diz:

    Ó João estou a ver que o “praça” é muito frequentado pela “malta da foice e do martelo”, não é que tenha nada contra esta gente, sou apenas contra aqueles que não fazem nada, dizem asneiras e mentem, portanto nesse saco está incluído o “D. Miguel e sus Muchachos”, uma vez que MENTEM E ENGANAM OS BEJENSES!

    Ficam aqui apenas 2 perguntas:

    – O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Beja garantiu aos moradores que o Polidesportivo da Praceta do Nerbe seria desmontado e levado para outro local, porque não o fizeram? A palavra do Vereador vale mais do que a do Presidente?

    – A Câmara Municipal de Beja anda há cerca de 4 anos a dizer que vai colocar alcatrão na “Estrada das Apolinárias” (para quem não sabe, é a estrada à direita logo após passarmos a rotunda de acesso ao Bairro da Esperança), porque será que ainda não o fez? Onde anda esse dinheiro? Recordo que o Boletim Municipal com que a Autarquia engana os seus Munícipes já publicou essa informação há bastante tempo.

    Existem muitas mas muitas mais promessas que foram por água abaixo…

    Portanto, para todos aqueles que vieram defender uma pessoa que pouco mais que nada sabe, olhem à vossa volta e descubram o que há de bem feito na cidade. Acho que chegou a altura de dizermos BASTA!

    O D. Miguel de quem se fala e os outros D. Miguéis que por aí andam têm de marchar de vez da autarquia e talvez seja melhor voltarem à origens, ou seja, liderarem as Associações das Escolas de onde vieram, porque como o ensino também não está “flor que se cheire”, talvez o consigam melhorar!

    Estamos fartos de incompetentes!

  18. A Fuga do Caracol » Blog Archive » Strogoff no “Praça” diz:

    […] seguido atentamente o blog “Praça da República” e no post “D. Miguel” fui obrigado a comentar o que passo a […]

  19. Trinitá diz:

    Concordo com o Sr. Strogoff, nunca fiz nenhum comentário em relação ao Polidesportivo, mas, dado ser amigo intimo de um dos moradores junto ao famoso campo de futebol, acabei desta forma por acompanhar de muito perto toda essa polémica, e se não fosse vir de fonte segura, jamais acreditaria que o Sr. Vereador Miguel Ramalho teria uma palavra mais forte que a do próprio Presidente da Câmara, agora pergunto eu, para que serve um Presidente da Câmara?

  20. tigre alentejano diz:

    Pessoalmente conheço as 2 personagens em causa e… até no caracter são muito idênticas: O General como militar é directo… O comunista é frontal. A formação (escolar/académica/civismo…etc.) fica para um segundo plano sempre que existe pressão política – é habito ver lideres políticos perder a cabeça quando a temperatura sobe. O principio de Peter não se aplica a nenhum pois ambos já demonstraram competências no passado.
    Já agora existe uma proposta para acabar com os Governos Civis pois apenas servem para mais “tachos” visto o Estado ter o poder de decisão praticamente todo no Terreiro do Paço, o resto está como é sabido em Évora. Beja apenas serviu e serve para mandar recados a amigos ou conhecidos políticos, tanto Governadores como outros cargos da nossa praça.

  21. Conteudovip diz:

    Hum… Interessante como a política instiga tantas manifestações. Nada diferente aqui do Brasil.
    Só que aqui a luta por cargos supera os ideais.

  22. Conteudovip diz:

    … Então caiu um avião com políticos em um local deserto. Um homem que passou pelo local enterrou todos em vala comum…
    Questionado havia sobreviventes ele responde: – Alguns afirmavam estar apenas feridos, mas sabe como é políticos são mentirosos!

Deixe Uma Resposta