Nov 10 2008
A queda do Muro de Berlim
-
No dia 9 de Novembro de 1989 caiu o muro de Berlim, e com ele se desmoronou o império soviético. Hoje, ainda há quem ande, com saudades, nos escombros, a tentar juntar as pedras.
Lido aqui.
Nov 10 2008
Lido aqui.
10 de Novembro de 2008 às 13:39
E até hoje o local do muro levanta quetões sociais pertinentes. Aquele espaço está devoluto e ninguem sabe o que fazer ali. Que tipo de intervenção? O que fazer aquele espaço? Como intervir e não colidir com a memória colectiva? Fazer um tipo de memorial? Relembrar para sempre ou tentar esquecer?
10 de Novembro de 2008 às 14:00
@patricia – toda a linha onde se encontrava o Muro está bem visível e foi feita de forma a não apagar a memória. Foi essa a vontade dos berlinenses. Um resto (1300 metros) de Muro, porém, foi preservado, tendo nele sido gravadas várias pinturas (julgo que 106). É a East Side Gallery, cujas pinturas estão a ser recuperadas. A polémica surgiu com a verba aplicada nesta recuperação, pois as pinturas são posteriores ao derrube do Muro. De resto, basta ir a Berlim e verificar onde estava o Muro e o célebre CheckPoint Charlie é hoje uma atracção turística (com a recuperação da guarita e a instalação de um Museu).
O problema de Berlim não é o Muro derrubado, mas de algumas mentalidades que não conseguiram adaptar-se à realidade ocidental. Günter Grass qualificou como “anexação” a reunificação das duas Alemanhas. E vivendo-se em Berlim, percebe-se o porquê dessa qualificação.
11 de Novembro de 2008 às 17:27
Juntar da pedras (do muro) ou joga-las á cabeça dos socialistas?