Out 01 2008
Correio do leitor
Sobre o campo recentemente instalado na Urbanização do NERBE, recebi mais uma missiva:
“Após alguns dias de silêncio, tudo levava a crer que o tão falado polidesportivo do loteamento do NERBE iria ser retirado do local onde está. O motivo pelo qual este pensamento existia, resultou da reunião que os moradores tiveram com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Beja, no passado dia 12 de Setembro. Nessa reunião debateu-se o mini-campo UEFA, que se considera colocado em local impróprio. Alguns moradores argumentaram que aquele campo estava a criar enormes problemas e que a única solução sería a sua desmontagem. Os elementos da CMB presentes propuseram algumas soluções alternativas, para que o campo se pudesse manter no local onde foi instalado, como por exemplo a substituição das madeiras por rede, entre outras. Prontamente todos os moradores que se dirigiram à autarquia reprovaram estas ideias e mostraram que a única solução possivel era a de retirar o campo daquela zona habitacional.
O Sr. Presidente da CMB mostrou-se receptivo e ouviu tudo o que os moradores tinham para dizer. A conclusão desta reunião agradou a todos os presentes, pois o Sr. Presidente da Camara disse que o campo seria retirado do local, para isso os moradores tinham apenas que aguardar algum tempo de forma a que fosse estudado o local em que o campo iría ser colocado.
Perante todo este ambiente de paz, os moradores esperaram, apesar dos utentes do polidesportivo não lhes darem descanso.
Curiosamente, no dia 30 de Setembro, ao lado dos Grafitis já pintados na madeira do campo, apareceu também uma placa a dizer: “Informa-se que é expressamente proibida a utilização do Polidesportivo enquanto decorrerem as obras de requalificação”. Significa isto que a CMB deu a entender que o campo não podería ser usado enquanto as obras não terminassem, o que causou algum incómodo aos moradores, pois o que se esperava, era que o mesmo fosse retirado.
Consta-se que o Vereador do Urbanismo, o Sr. Miguel Ramalho, esteve recentemente no local e informou alguns moradores que o Polidesportivo é para se manter no local e que vão apenas substituir as madeiras pela rede, portanto não será retirado.
Se assim fôr, afinal onde é que está a palavra do Sr. Presidente? Vamos aguardar…”
1 de Outubro de 2008 às 16:27
Isto é incrivel. Recomeçou tudo outra vez. Então se o Sr. Presidente da Camara recebeu os moradores e lhes prometeu que o campo sería retirado, como é que se pode dizer que o campo vai ficar no mesmo local, efectuando-se apenas uma substituição da madeira pela rede? Afinal de contas, quem é que manda? Mas que pouca vergonha vem a ser esta? Já nem pergunto onde está a palavra do Sr. Presidente, mas sim…Quem é que tem a última palavra? Será o Sr. Vereador ou o Sr. Presidente?
1 de Outubro de 2008 às 17:13
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia… o people deve tar pior que baratas; bem mas com as redes sempre é diferente.
1 de Outubro de 2008 às 18:04
Não sei porque tantos problemas com o polidesportivo…frequento a zona e nunca vi nada que possa perturbar assim tanto…suponho que a maior queixa será o barulho. Mas se acham que como estava é que era bom…piso em terra batida e devoluto. Se não o tivessem feito queriam um!
1 de Outubro de 2008 às 18:19
Acho que, para além de desmontar este polidesportivo se deva também, nas próximas eleições desmontar este “poli-colectivo” que se encontra á frente dos destinos da nossa cidade.
Também tenho queixas graves acerca da gestão feita pelo actual executivo, dos espaços verdes da zona onde moro. Infelizmente mais não posso dizer sobre o assunto.
1 de Outubro de 2008 às 21:22
Estou chocado com esta iniciativa abortada pela câmara, pois nunca pensei que o Sr. Francisco Santos faltasse ao que prometeu aos moradores. Eu parece-me é que o veneno está a ser injectado pelo vereador do urbanismo, pois já ouvi falar algumas coisas que não são lá muito favoráveis a essa pessoa. Em relação à conversa da Sra. Patricia, gostava de lhe deixar aqui uma pergunta no ar. Se frequenta a zona, talvez seja uma das pessoas indesejadas pelos moradores ou então trabalha na CMB. Eu conheço um dos moradores e de facto quando estive em casa dele, pior não podia ter sido, pois via-se de tudo.
Esta CMB não devería ter vergonha? Acho que devem saltar do poleiro já em 2009, pois com estas iniciativas vergonhosas e a casmurrice que transbordam, não chegam a lado nenhum e os bejenses estão fartos desta gente mentirosa e arrogante.
1 de Outubro de 2008 às 22:54
Na data própria e antes da reunião eu avisei, para ficar tudo escrito e trazerem acta do contéudo e das decisões e acordos realizados com os “personagens” da Câmara Municipal de Beja, já que por experiência própria, sei que dão o dito por não dito, e a prova está aí infelizmente nua e crua, para os que aí próximo residem na zona do referido espaço, e acreditem que tem razão.
Direito ao silêncio e ao repouso, e sem palavrões e imagens reais impróprias para as crianças e senhoras, era o que se passava e é o previsto para o futuro.
Existem autores de comentários que sabem que falo verdade, lamento a vossa frustação e em espirito estou convosco, e dizem-se eles defensores dos mais fracos e dos direitos humanos…
Sugestão para resolução do problema, elaborar um abaixo assinado, para uma “manif” pacifica de moradores organizada e autorizada, darem a conhecer aos meios de comunicação e pedirem uma reunião ao governador civil, são os óbvios procedimentos e não desistam com a luta que iniciaram e peçam colaboração da Junta de Freguesia de S. João Batista.
As palavras de promessas levam-nas o vento e o assumir de responsabilidades é o que está à vista.
1 de Outubro de 2008 às 23:11
Essa Senhora patricia nao sabe do que esta a falar , a defender os responsaveis por esta barbaridade, façam como o Senhor FB diz enquanto e tempo e quanto mais tempo se perder pior e para os habitantes dessa urbanização, pois um jardimm sem esse campo de Futebol, punham outros baloiços relva umas plantas , pronto tudo menos , um campo de futebol.
2 de Outubro de 2008 às 0:08
É muito triste tudo o que se está a passar após termos sido recebidos na C.M.B. e dialogarmos com o Sr. Presidente.
Sei de tudo o que lá se passou porque sou um dos moradores e também estive presente. Entrámos 6 pessoas no gabinete e todos ouvimos a mesma resposta. Da boca do Sr. Presidente saiu: “A última coisa que nós queremos é prejuducar os moradores, e como vocês são os prejudicados, fiquem descansados que nós vamos retirar de lá o campo”. Relembro que esta frase dita pelo Sr. Francisco Santos no passado dia 12 de Setembro, foi ouvida pelos 6 moradores e pelo Sr. Bexiga Fialho que também se encontrava presente na reunião. Foram estas as palavras que nos iludiram durante estes dias e nos levaram a pensar que o campo ía mesmo mudar de localização.
Senhor FB, concordo com tudo o que diz no seu comentário e vamos ter em consideração tudo o que referiu, pois estes senhores não podem gozar assim com os moradores.
Como sou pessoa de uma só palavra, pretendo agora reunir com os restantes moradores que estiveram presentes na C.M.B. na tal reunião com o Sr. Presidente, e voltar ao mesmo local com a maior brevidade, pois quero enfrentar o executivo que nos prometeu uma coisa e nos está a dar outra completamente diferente. Quero ouvir directamente da boca do Sr. Presidente, que nos disse que o campo sería retirado, que tal situação já não vai acontecer…só assim acreditarei!
2 de Outubro de 2008 às 10:38
Afinal de contas quem é que esse Miguel Ramalho pensa que é? Cheira-me a que isso não vai dar boa coisa.
2 de Outubro de 2008 às 13:35
É sempre a mesma coisa se o município, faz algumas melhorias, ou dá algum lazer para a população, levantam-se as vozes das grutas, se não fazem levantam-se as vozes das montanhas, a final que querem vocês….Existe uns montes abandonados, que está na moda, as vozes podem comprar e morar no campo no silêncio da noite e dia, a passar um riacho está muito em voga…..penso que algumas pessoas deviam aproveitar até porque contribuíam para a desertificação do nosso Alentejo.
2 de Outubro de 2008 às 16:01
Olha outro, este adepto também deve ser discípulo do Sr. vereador.
2 de Outubro de 2008 às 16:23
Como morador apresento a seguinte reflexão, iniciando-a com algumas constatações:
– Distância entre Polidesportivo, o parqueamento de automóveis dos moradores e um dos prédios – aprox. 8 metros;
– Idade média dos utilizadores desta infra-estrutura – 18 anos;
– Horário de utilização – das 08h às 02h da manhã;
– Comportamento da C.M. Beja – idêntico ao dos políticos do nosso país;
No que diz respeito a esta arrogante posição da C.M. Beja e após ter sido confrontado com esta aberração urbanística enquanto morador, sentimentos como ansiedade, angústia e até revolta, têm pautado o meu dia-a-dia. No entanto, o primeiro pensamento que me ocorreu (entre muitos outros que estão inerentes à gravidade desta situação) foi o da Teoria do Caos.
Para os menos informados, a lei básica da Teoria do Caos afirma que a evolução de um sistema dinâmico depende crucialmente das suas condições iniciais. O comportamento do sistema dependerá então da sua situação “de início”. Se analisarmos o mesmo sistema, sob outras condições iniciais, logicamente ele assumirá outros caminhos e mostrar-se-á totalmente diferente do anterior.”
Ora bem, para compreender melhor esta lei procurei alguns exemplos para demonstrar a complexidade da Lei supra mencionada. Assim decidi seleccionar a seguinte:
Um exemplo tradicional é o “Efeito Borboleta”, que diz essencialmente: “uma borboleta bate asas na China e causa um furacão na América”, por mais absurdo que pareça, é a realidade, os fenómenos climáticos são de comportamento caótico e de difícil previsibilidade.
Conclusão: Como deverão calcular penso que este exemplo encaixará no comportamento da C.M. Beja relativamente a esta matéria, ou seja de carácter caótico e de difícil imprevisibilidade.
2 de Outubro de 2008 às 23:56
Vou continuar atento, numa atitude cívica de vigilância, pela força da razão que vos assiste como moradores, jamais esqueçam que “0 povo (moradores) unido jamais será vencido” e dando uma colaboração escrita dos caminhos a percorrer, porque podem crer que atavés da presistência e luta, a Câmara Mun. de Beja, nas “personagens” do seu predidente dr. Francisco Santos e do vereador do urbanismo Miguel Ramalho, eles perante vós mentiram e isso não será esquecido independentemente do que vier a acontecer.
Como é possível nos dias de hoje responsáveis autarquicos fazê-lo ?
Que ilações e sentimentos podem os moradores ter, após este conjunto de decisões ?
Meus senhores estamos no século XXI e é inacreditável o que está a suceder e isto é apenas uma amostra…
A vossa união, o vosso dinamismo, a vossa luta, o vosso querer e muitos outras “coisas” serão a vossa vitória final !…
3 de Outubro de 2008 às 10:19
Espero que a mentira com que a C.M.B. nos prendou seja apenas um boato e que retirem rápidamente a porcaria do campo que aqui colocaram.
3 de Outubro de 2008 às 10:54
Para os mais teimosos, deixo a indicação de alguns bons exemplos para localização destas infra-estruturas:
Cidade de Évora (Zona Urbana, no entanto com uma localização distanciada das residências e prédios urbanos)- Dista mais ou menos entre 20 a 30 metros dos parqueamentos de automóveis e residências.
Vila de Rio de Moinhos (Concelho de Borba) – Em pleno contexto rural
Cidade de Almeirim (Freguesia Rural)
Espero que estas indicações sejam úteis para uma reflexão séria sobre esta matéria. Não sou contra a instalação deste tipo de infraestruturas, apenas considero que existem locais próprios e mais convenientes para a sua implementação na cidade de Beja.
Caros autarcas, não se esqueçam que o vosso objectivo principal é o bem-estar da comunidade e para isso não será suficiente, somente apresentar obra. Essa obra deve reflectir o debate e a participação democrática de todos os agentes locais, pois caso contrário, caímos na imposição das ideias pela força, na não discussão das ideias e projectos municipais e como consequência na insatisfação das pessoas!
Como morador, encontro-me disponível para encontrar soluções e conjuntamente com os restantes moradores enfrentar este problema de forma construtiva e democrática.
3 de Outubro de 2008 às 21:07
Tenho opinião própria sobre o assunto, já a dei mais do que uma vez, e a “teimosia e a mentira” só podem conduzir a uma situação de conflito que pelos motivos descreminados é já uma triste realidade.
Como se pode gerir uma autarquia com promessas e mentiras, como se pode ter credebilidade se o que se diz na cara das pessoas não se realiza na prática?
Vão ter que dar a mão à palmatória ( Câmara Municipal de Beja ), com o objectivo inequívoco de daí tirar proveitos políticos ou seja ” jogam os foguetes e apanham as canas” explico:
Criam um problema, geram um conflito e depois aparecem como salvadores e conciliadores, e o problema levantado afinal tinha uma hipótese que só “eles” tinham a solução, é a maneira airosa com que se saem das situações e tentam criar empatias e ganhar “votos” já que as eleições são daqui a 1 ano.
E agora digam que não são espertos, é esta a táctica do costume e que está gravada na “cassete” do PCP/CDU, peço desculpa na nossa era já é CD ou DVD, estes autarcas “comunas” têm todos a obrigação de estudar e agir pela mesma cartilha que o comité central dilibera!
3 de Outubro de 2008 às 23:57
Cá estou eu uma vez mais a escrever e a dar a razão total aos moradores. Pensei que toda esta calma, era sinónimo de que a autarquia tinha percebido o erro que cometeu, mas já vi que me enganei. A mentira é um acto cobarde que demonstra frustração e parece que a Camara Municipal de Beja mentiu aos moradores. O sr. Presidente e o sr. Vereador são a prova de que a cidade de Beja não pode manter a mesma côr em 2009, porque não se admite que sejam tomadas decisões destas que prejudicam bastante os moradores. Acho que todos vós se devem juntar de forma a fazerem-se ouvir na cidade e até mesmo na comunicação social. Se precisarem da minha ajuda no que respeita à parte de divulgação pelos diferentes canais, podem contactar-me. Já há quem tenha o meu contacto. Estou à vossa inteira disponibilidade.
Não esqueçam que vos foi dita uma coisa, que pelos vistos a Camara agora diz que já não irá cumprir. Não deixem que esta gente vos prejudique. FALEM!!!!
Vocês vão conseguir!
4 de Outubro de 2008 às 17:09
Longos são os anos que a nossa cidade é dirigida pelos mesmos, talvez 34… ? ? ja não sei ao certo; durante a epoca Carreira Marques, pelo menos nos primeiros mandatos ainda vimos alguma capacidade do presidente, agora meus caros, agora meus caros… bom temos um Pseudo Presidente e uma junta coorporativa que na realidade governa na sombra defendendo os seus interessses pessoais e não os da autarquia e seus munícipes; o que a cidade precisa é de um Presidente e de um grupo jovem com maturidade e liberto de partidos politicos, pessoas independentes, que a sua politica sejam os interesses da região, do distrito, da cidade de Beja, do Baixo Alentejo; e isso que precisamos e não de Médicos reformados; com todo o respeito que tenho por si Sr. Francisco Santos que sei que é uma excelente pessoa e um grande medico, mas se quer ajudar a sua terra ajude-nos naquilo que tão bem sabe fazer, como médico, o nosso hospital tem falta de pessoas como voce, porque como Presidente deixa muito a desejar, mas é assim não podemos ser bons, em tudo isso ´e mera utopia.
4 de Outubro de 2008 às 23:03
Sr. José Chicharo, partilho da sua opinião e de facto também tenho alguma consideração pelo Sr. Dr. Francisco Santos, o que não acontece pelo eterno Miguel Ramalho, pessoa essa que deveria estar refundido nos meandros do comunismo de há 50 anos atrás. Acho que o futuro não é risonho para esta autarquia, pois quem votar CDU nas próximas eleições, não votará Francisco Santos, mas sim, Miguel Ramalho. Este é o grande problema da nossa cidade…enquanto este senhor andar metido nas decisões da nossa cidade, Beja nunca irá avançar. Façam barulho e apresentem queixa! Senhores moradores, eu estou do vosso lado!!!
4 de Outubro de 2008 às 23:41
Senhor Pulido Valente, a autarquia está à sua espera. Apesar de eu não ser uma mulher socialista, faço votos para que consiga destronar esta cambada de mentirosos. Força!
5 de Outubro de 2008 às 1:19
Retirem o campo urgentemente e alterem o projecto de forma a darem uma nova idéia ao local onde este está. É necessário com alguma urgência que este “antro” vá para outro lado. É bom que a CMB faça alguma coisa rápidamente.
Já agora, onde anda a Sra. Dra. Ana Rosa? Pois se é a Presidente da Junta de Freguesia de S. João Batista, como deixa que construam uma vergonha destas?
6 de Outubro de 2008 às 0:07
[…] base na informação do blog “Praça da Républica em Beja“, retirei estas fotos que retratam o péssimo trabalho da nossa […]
6 de Outubro de 2008 às 15:08
Sr. Pedro Aires: Se sou indesejada na zona ainda ninguem me o disse e mesmo que me o diga o meu trabalho não vai mudar de sitio…e não nao trabalho na CMB mas espero um dia conseguir um tachinho porreiro!
6 de Outubro de 2008 às 20:36
ORGANIZEM-SE E EXPONHAM A QUEM DE DIREITO COMO MORADORES AS VOSSAS RAZÕES!
A Cãmara Municipal de Beja, não possui o poder absoluto, tem entidades que a fiscalizam e a financiam, parar é consentir a obra, tentem desmacarar quem vos mentiu nos lugares próprios.
LUTEM COM A FORÇA DA RAZÂO QUE VOS ASSISTEM, ESTÁ NAS VOSSAS MÃOS A SOLUÇÃO!
6 de Outubro de 2008 às 23:26
Concordo sr. FB, nós vamos continuar a lutar, e vamos ver quem é mais teimoso. Agradeço a todos aqueles que manifestam a sua solidariedade com os moradores que nos ajudem da forma que puderem, pois estamos convictos e certos que somos os donos da razão.
8 de Outubro de 2008 às 20:04
Sr. PG, e restantes subscritores, o Sr. vereador Miguel Ramalho, é um dos vereadores que toma decisões e substitui o Sr. presidente da Câmara, sempre que este não pode estar ausente
8 de Outubro de 2008 às 20:18
Sou morador e fui um dos presentes na reunião do dia 12 de Setembro, não há mais a dizer, já foi tudo dito, sou um dos seis que testemunham as palavras do Sr. Presidente, a sétima pessoa presente provavelmente nunca irá abrir boca.
9 de Outubro de 2008 às 9:54
Sr. Farto em primeiro lugar quero dizer que está desenquadrado com o assunto, pois aqui ninguém aqui disse que o Sr. Miguel Ramalho não substituia o Sr. Presidente na sua ausência. O problema que temos neste momento é que o Sr. Miguel Ramalho parece é que substitui o Presidente em qualquer situação, mesmo quando o Sr. Presidente está presente.
A C.M.B. agora andou a colocar nas caixas do correio dos moradores um papel informativo onde salientam a continuidade do campo, apenas sendo efectuadas algumas alterações, como por exemplo a substituição da madeira por redes, o controlo em termos de horário etc etc etc. Quero aqui deixar bem claro ao executivo camarário que não serve de nada andarem a tampar o sol co a peneira, pois como já foi dito várias vezes, a única solução é retirarem o campo do local onde o construiram indevidamente. Aviso desde já estes senhores da C.M.B. que as coisas certamente não irão ficar por aqui, porque se pagamos as contribuições, não toleramos de forma alguma as obras mal projectadas nesta cidade e muito menos a “FUGA À VERDADE”, e o Sr. Presidente da Câmara fugiu à verdade aos 6 moradores que recebeu no passado dia 12 de Setembro no seu gabinete, quando lhes disse que o polidesportivo seria retirado.
Meus senhores não andem agora com papelinhos informativos nas caixas de correio porque não adianta nada. Vamos continuar a lutar pelos nossos direitos e podem ter a certeza de uma coisa, as coisas daqui pra frente vão começar a ser muito diferentes.
9 de Outubro de 2008 às 10:24
Após ter enviado ontem um email para a C.M.B. onde alertei a urgência de uma reunião com o Sr. Presidente da Câmara Municipal, recebi hoje um telefonema a informar que se quisermos reunir terá que ser com o Sr. Vereador Miguel Ramalho. Foi-me dito que o Sr. Presidente viu o email que enviei, mas que quem está a tratar desse assunto do polidesportivo é o vereador Miguel Ramalho, ora quer isto dizer, que o Sr. Presidente já se descartou das responsabilidades que assumiu connosco e não quer dar a cara. Parece que se este assunto não for resolvido conforme foi prometido pelo Sr. Presidente, teremos que optar por outros meios.
9 de Outubro de 2008 às 10:54
Após tudo o que se está a passar só tenho uma frase a dizer: “A cidade de Beja está muito mal gerida”.
9 de Outubro de 2008 às 11:32
Vizinhança, vamos avançar com um Abaixo-Assinado o mais urgente possível, para demonstrar que não são só 6 moradores descontentes, porque com reuniões com a sua Ex.ª o Sr. Presidente a coisa não vai lá.
O documento entregue em mão, numa reunião de Câmara antes do período da ordem do dia.
Depois das obras estarem concluídas, dificilmente vão tirar o polidesportivo.
Não vamos baixar os braços porque quem cala consente!
9 de Outubro de 2008 às 11:43
Estou de acordo. Vamos em frente, temos que mostrar aos Alentejanos, a Câmara que temos na nossa cidade.
9 de Outubro de 2008 às 18:13
É vergonhosa a forma como vocês moradores estão a ser tratados. Querem um conselho? Avancem para tribunal. De certeza absoluta que vão ganhar, pois existem muitos pontos que não estão dentro da legalidade.
9 de Outubro de 2008 às 21:56
Sr. Imj, lei lá melhor o meu comentário irónico sobre o Sr. Vereador Miguel Ramalho, “… sempre que este não pode estar ausente …” quero dizer que substitui sempre o sr. Presidente, ausente ou em corpo presente!
9 de Outubro de 2008 às 22:13
É uma vergonha, o Sr. Presidente já não nos quer receber, dá o dito por o não dito e encaminha-nos para o Sr. Vereador Miguel Ramalho, este Sr. Vereador em conversa informal junto ao polidesportivo, após dar a sua opinião (negativa) disse a alguns moradores, eu estava presente, “… mas se têm uma reunião marcada com o Presidente, já agora vão ouvir o que ele tem para vos dizer …”, achando o Sr. Vereador que o Sr. Presidente nos faria a mesma conversa.
Começo a dar a razão ao Sr. Farto que com alguma ironia e por outras palavras diz que o Sr. Vereador Miguel Ramalho está acima do Sr. Presidente.
10 de Outubro de 2008 às 0:32
Tendo vindo a acompanhar este triste episódio desde o seu inicio, resta-me dar um grito de alerta a todos aqueles que prezam a democracia e o respeito para com os outros:
Unidos lutaremos por esta causa até ao fim, pois a razão está a nosso favor e é nestes momentos que detectamos a hipocrisia e como são medíocres aqueles que se intitulam de nossos representantes.
FORÇA, VAMOS LUTAR
25 de Janeiro de 2009 às 22:31
Já começaram os problemas. A culpa de tudo isto é da dupla Francisco Santos/Miguel Ramalho. Será que não têm olhos na cara para colocarem infraestruturas destas longe das casas das pessoas? Estão ali grandes aberrações.